O que é WordPress? Confira as 10 vantagens de investir na maior plataforma de conteúdo do mundo
Você sabe o que é WordPress? Essa é simplesmente a plataforma mais usada no mundo quando o assunto é gerenciamento de conteúdo em páginas da web. Sendo assim, se o seu intuito é aumentar a visibilidade do seu negócio e atrair mais clientes, está na hora de conhecer todos os segredos da plataforma!
Para começar a entender TUDO sobre o que é WordPress e quais são suas funções e benefícios, é necessário ter claro que a plataforma WordPress é um CMS (Content Management System ou, em português, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo).
Isso quer dizer que até quem não possui conhecimentos técnicos de programação front-end (HTML e CSS, por exemplo) consegue criar e administrar uma página online.
E é toda essa facilidade e praticidade na criação, postagem e manutenção de conteúdo que faz o site WordPress ser a plataforma de criação e gerenciamento de sites mais usado do mundo.
Segundo balanço da W³Tech, em maio de 2018 a ferramenta era a responsável por 60% das páginas da internet.
Afinal, a plataforma permite a criação de qualquer tipo de site: sejam sites de negócios, blogs ou até portfólios. Tudo de acordo com as necessidades do usuário!
Ficou interessado na proposta da plataforma? Confira então o conteúdo sobre o que é WordPress e saiba TUDO sobre ela e como usá-la a favor do seu negócio:
O que é WordPress?
Como dissemos no começo do texto, o WordPress é um CMS usado para administrar sites, blogs, e-commerces, portais de notícia e diversos outros tipos de páginas online.
Lembra da informação de que 60% dos sites ao redor do mundo usam a plataforma?
Pois é, observe a imagem a seguir e veja com seus próprios olhos o quanto o WordPress faz os outros CMSs comerem poeira:
E essa popularidade não é à toa, viu?!
Ele só conquistou tantos usuários mundo afora por conta do poder que dá a qualquer um de criar e gerenciar uma página na web, mesmo não sendo um especialista no assunto.
Isso porque com ele é possível incluir de forma fácil imagens, áudios, vídeos, documentos e ainda escolher formatos e layouts disponibilizados pela plataforma, tudo com o objetivo de tornar melhor e mais fácil a experiência dos usuários.
Ou seja, entender o que é WordPress e qual o motivo da sua popularidade não é uma tarefa difícil.
O ponto principal aqui é, além de aprender o que é WordPress, entender também quais são suas funcionalidades e os benefícios que a plataforma oferece para o seu negócio.
Para que serve e como funciona o WordPress?
A plataforma possui duas versões disponíveis aos usuários:
A primeira é uma plataforma gratuita de hospedagem de site, a qual funciona com o uso do software do WordPress online.
Além de ser mais simples de editar a estrutura, nesse domínio você se preocupa apenas em produzir e publicar conteúdo.
Já a segunda é um site no qual você pode baixar gratuitamente o código fonte da plataforma para instalar em um outro servidor e domínio.
Depois disso você pode customizar a sua página do jeito que quiser!
Mas além de gerenciar o conteúdo do seu blog ou site, com a plataforma WordPress também é possível desenvolver sites de portfólio, lojas virtuais, jornais, revistas, gerenciador de projeto, diretório de eventos e assim por diante.
Ambas as versões apresentadas compartilham um sistema semelhante: um dashboard de administração da página com categorias no menu e suas respectivas funcionalidades.
Fácil, não é mesmo?
Agora que você sabe o que é WordPress e para que ele serve, vamos conhecer suas funcionalidades?
Funções básicas do WordPress
- Postagem e edição de conteúdos básicos;
- Inserção e edição de arquivos de mídia (imagens, vídeos e áudios);
- Criação de novas páginas, menus, categorias e tags para o site-blog;
- Moderação de comentários;
- Filtro de SPAM nos comentários;
- Análise de dados básicos de acesso;
- Edição de layout;
- Gerenciamento dos níveis de permissão para os administradores da página;
- Criação, aplicação e edição de plugins e extensões;
- Exportação e importação de dados do site-blog.
Seções disponíveis
- Editor de páginas e posts;
- Biblioteca de mídia com recursos para edição de imagens;
- Gerenciador de comentários;
- Editor de aparência do site;
- Editor de widgets;
- Gerenciador de plugins;
- Gerenciador de temas;
- Gerenciador de usuários;
- Configuração de URLs amigáveis;
- Plugin anti-spam (Akismet).
Qual a importância e o diferencial em usar o WordPress na produção de conteúdo?
Depois de conhecer tudo sobre o que é WordPress e o que ele oferece aos usuários, vamos conhecer as vantagens de usar essa ferramenta?
1- Experiência de uso intuitiva
Você pouco precisará se preocupar com linguagem de programação se optar por trabalhar com o WordPress.
Isso porque quando você editar um texto, por exemplo, vai parecer que está usando o Microsoft Word. Fácil, não é?!
Você pode inserir negrito ou itálico no seu material, por exemplo, da mesma forma como faz para incluir essas formatações no Word.
Você apenas terá de selecionar o trecho e com apenas um clique escolher a formatação que deseja.
Mas a acessibilidade não fica restrita a edição de texto, pois qualquer processo na plataforma é feito por meio de poucos cliques sem a necessidade de nenhuma linha de código de formatação, como no caso da inserção de links e imagens, por exemplo.
2- Flexível às plataformas de busca com auxílios para SEO
A estrutura padrão das páginas e posts já possui todos os elementos HTML necessários para o Google e outros buscadores entenderem e indexarem seu conteúdo nos resultados de uma busca.
Com a adição de alguns plugins, como o Yoast SEO, é possível turbinar ainda mais a sua estratégia de otimização de sites (SEO).
Você pode contar com indicações pontuais e valiosas sobre alterações que você pode fazer para posicionar melhor seu conteúdo na página de resultados da web.
Se você quiser saber mais sobre o que é SEO e todas as estratégias de posicionamento, confira nosso guia sobre o assunto.
3- Migração e alteração do plano de hospedagem
Se em algum momento você precisar alterar o seu plano de hospedagem, a migração de instalação é bastante simples.
Isso porque algumas empresas de hospedagem até oferecem o procedimento como um serviço gratuito.
Assim você pode trocar de servidor de modo muito fácil.
4- Fórum
O WordPress dispõe no site um Fórum aonde é possível tirar dúvidas e ganhar experiência com especialistas na produção de conteúdo.
Para quaisquer dúvidas que você tiver você pode encontrar a resposta nas discussões no Fórum.
Ou ainda, se você precisar contratar alguém para customizar ou incrementar o seu WordPress, você pode encontrar designers, desenvolvedores e programadores especialistas na plataforma.
5- Instalação fácil
O download do WordPress dura cerca de 5 a 10 minutos e é um dos diferenciais em relação aos concorrentes.
A empresa afirma que elas costumam durar até menos tempo dependendo da conexão de internet.
Além disso, a facilidade e rapidez não são só na instalação, mas também em suas atualizações, as quais são um dos pontos de maior investimento dos desenvolvedores da plataforma.
Fica cada vez mais interessante saber o que é WordPress por conta dos benefícios da plataforma, não é?
6- Alta oferta de plugins e extensões
O objetivo com as extensões e plugins é ampliar as funções do WordPress e melhorar a experiência para administradores de sites e visitantes.
Existem extensões que criam galerias de fotos, aumentam a segurança do site e ainda melhoram a velocidade de carregamento das páginas, por exemplo.
E para você aproveitar tudo e mais um pouco que o WordPress pode oferecer existem cerca de 50 mil plugins para instalação e os principais são gratuitos!
Top, não é mesmo?
7- Troca de templates sem alterar o conteúdo
Se, por algum motivo, você não estiver satisfeito com o template (padrão de layout) do seu blog, não tem problema! No WordPress online você pode alterar sem dificuldade.
E o melhor: os conteúdos já postados não se perdem!
O que muda apenas é a forma como esses conteúdos já postados passam a ser apresentados visualmente para o público. Assim, com um template WordPress mais atrativo, facilita-se a leitura e pode-se cativar e reter mais leitores.
8- Utilização em dispositivos móveis
Para ganhar em acessibilidade, o WordPress também disponibiliza o acesso à plataforma por dispositivos móveis.
Assim, se você usa smartphone ou tablet com sistema Android ou iOS, pode fazer o download do WordPress APP para gerenciar seu site ou blog na palma da sua mão.
E o melhor: o WordPress APP funciona tanto para os sites do WordPress.com, quanto do WordPress.org.
Outro ponto bastante interessante é que o WordPress APP tem código aberto. Isso significa que os usuários têm liberdade para editar a plataforma, assim como seu layout, por exemplo.
Com o código fonte do sistema WordPress aberto, qualquer pessoa pode editar, aprimorar e personalizar suas versões, temas e plugins.
Simples assim.
9- Atualizações constantes
A quantidade de atualizações do WordPress é uma consequência da participação ativa da comunidade de desenvolvedores na plataforma por meio do Fórum.
Desde a versão 0.7 (Primeira) até a 4.8 (Última, lançada em junho de 2017), foram pouco mais de 30 atualizações que aperfeiçoaram a usabilidade do sistema e o tornaram mais seguro e funcional
10- Adaptação diferenciada
Quer uma loja virtual, mas não sabe por onde começar? Deseja ter um site com uma área exclusiva para determinados clientes? Ou, quem sabe, um blog de notícias?
Dentro do WordPress você pode produzir o que sua criatividade permitir! Ele é bastante flexível e pode se transformar de acordo com suas necessidades.
Bom, agora que você sabe o que é WordPress e suas funcionalidades, está na hora de entender qual das plataformas usar!
Mas qual o melhor: WordPress.com ou WordPress.org?
Como falamos no início do nosso estudo sobre o que é WordPress, existem duas plataformas disponíveis.
Ao pesquisar na internet pelo termo “WordPress” ou “O que é WordPress?” no Google, por exemplo, imediatamente é possível encontrar dois domínios disponíveis na pesquisa: www.wordpress.com e www.wordpress.org.
Surge a dúvida, então: qual é a diferença entre eles? Veja a seguir:
Sabendo da diferença entre uma plataforma e outra, além de já saber o que é WordPress, precisa entender qual delas melhor se encaixa aos objetivos do seu negócio e mãos à obra!
BÔNUS: curiosidades sobre o WordPress
O blog norte americano “Torque.io” dispôs em seu site uma lista de curiosidades sobre o WordPress com o título “Surprising WordPress Statistics”, em português: “Estatísticas surpreendentes do WordPress” (Tradução Livre).
Nessa lista, conseguimos entender a importância e o lugar que o WordPress assume na produção de conteúdo na WEB. Confira algumas delas aqui:
- O WordPress alimenta conteúdos de 27% da internet inteira;
- 24 posts são publicados a cada segundo no WordPress ao redor do mundo;
- Blogs WordPress recebem 22 bilhões de visualizações por mês;
- Blogs WordPress recebem 46.6 milhões de comentários por mês;
- Existem mais de 2.7 milhões de buscas globais no WordPress;
- Só o WordPress versão 4.6 possui 24 milhões de downloads;
- Apenas 40% dos sites WordPress estão atualizados;
- O WordPress é traduzido em 72 línguas.
Viu só? Os resultados da plataforma são de fato impressionantes!
Agora você tem claro o que é WordPress e quais são as funcionalidades da plataforma!
A compreensão de o que é WordPress te ajudará a utilizar todos os muitos recursos que a plataforma oferece para obter o tão sonhado engajamento e alinhamento com seus clientes.
Como dissemos, a partir do WordPress você pode gerar um domínio e criar um website ou plataformas como as de blog, por exemplo.
Inclusive, há aqui no nosso blog um conteúdo completo com dicas incríveis sobre como criar um blog top!
Mas por fim, uma das maiores vantagens sabe o que é WordPress e como usá-lo é ter um grande ganho em produtividade.
Gastando menos tempo, o investimento em estrutura e processo pode ser potencializado, fazendo com que os conteúdos tenham base para garantir mais qualidade.
Isso ajuda a tornar seus clientes mais satisfeitos, ajudando na boa imagem da sua empresa e na fidelidade dos seus usuários.
Se você quiser ainda melhorar a imagem do seu negócio, vale descobrir o que é branding e investir na gestão da imagem de uma marca.
Caso tenha se interessado pelos temas, confira conteúdos completos sobre o que é CMS e Marketing de Conteúdo também. É só clicar nos links e ficar mega interado dos assuntos!
Se quiser ainda mais dicas, confira o blog da Ideal Marketing!