Saiba como fazer análise de dados para ter resultados melhores com o Web Analytics

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Publicado: 10 de setembro de 2018 | Atualizado: 4 de dezembro de 2019.

O que é Web Analytics? Saber fazer uma análise de dados é essencial para quem deseja colher resultados melhores. Afinal, só encontra o ouro das vendas quem não tem medo de escavar o terreno.

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A tomada de decisões é um dos momentos mais importantes no dia a dia de uma empresa, bem como um dos mais difíceis.

Isso porque qualquer passo em falso pode comprometer os resultados da sua empresa e fazer com que ela fique um pouquinho mais longe do sucesso.

Por isso, contar com dados é importante, pois eles te ilustrarão o cenário da forma mais clara possível, sem a interferência de um olhar parcial em todas as áreas da sua empresa, inclusive no Marketing.

Com uma análise de dados é possível entender melhor o comportamento do cliente e enxergar brechas nas estratégias e corrigi-las a tempo.

Para isso, contar com o Web Analytics é essencial para uma empresa que quer obter resultados cada vez melhores!

Ainda não conhece a ferramenta? Então confira o conteúdo:

O que é Web Analytics?

Web analytics

O Web Analytics é a técnica de medir, coletar, analisar e produzir relatórios de dados de navegação e interação a fim de entender e otimizar sites.

Ou seja, ele consiste na prática de pegar todas as informações geradas pelas ações dos visitantes para entender esses comportamentos.

Dessa forma você consegue melhorar o seu produto e assim criar estratégias mais concretas e com menos risco de darem erradas.

E isso terá um impacto positivo no seu negócio, quer saber mais sobre ele? Confira o próximo tópico.

As vantagens do Web Analytics

Como falamos ao final do tópico anterior, aderir a prática de analisar os dados da web ajuda os profissionais do Marketing a terem cada vez mais a mentalidade data driven e tomarem melhores decisões.

Isso porque entender o comportamento online das pessoas que interagem com a sua empresa é essencial para criar ações assertivas.

Afinal, quanto mais você sabe sobre o seu cliente, melhor será o seu produto e o processo de venda.

Com isso, os seus resultados também serão melhores. Segundo uma pesquisa da faculdade americana Harvard, 5% das empresas que passaram a usar o Web Analytics começaram a ser mais produtivas.

Mas para essa realidade também fazer parte da sua empresa, primeiro você precisa saber como fazer uma análise de dados de pesquisa. Vamos aprender então?

Como fazer uma análise de dados?

Analisar dados

Para conseguir extrair informações valiosas nesse mundaréu de dados, é preciso entender que existem dois tipos de estudo a ser feito.

Isso porque dessa forma você conseguirá enxergar a situação por diversos ângulos diferentes e assim compreender o que deverá ser feito a seguir.

Vamos saber mais sobre isso?

Análise de dados quantitativos

A análise de dados quantitativos é a primeira fase do estudo, pois com ela conseguimos obter um resumo da situação e ter um panorama geral dela.

Então, o foco aqui é no que aconteceu, para assim termos um relatório padrão e a partir disso desenrolar outras perguntas para entender essas informações.

Como, por exemplo, qual foi o resultado em cada processo, o que chamamos na análise de ad hoc, e qual foi a parte com pior desempenho, denominada Drill Down.

A partir disso podemos seguir para a próxima etapa, a qual é enxergar as soluções para esses problemas encontrados.

Análise de qualitativos

Bom, depois de ter alguns números em mãos, é hora de compreender os processos que levaram até eles, bem como realizar uma análise preditiva.

Isso é, deduzir por meio deles as ações que devem ser feitas para que a sua empresa consiga colher bons resultados.

Para isso, além de entender porque tal situação está acontecendo, procure pensar em alternativas e o melhor cenário possível as quais elas podem resultar.

Dessa forma você consegue enxergar o cenário como um todo para enfim conseguir criar ações mais assertivas.

Conheça as principais ferramentas do Web Analytics

Ferramentas

Você certamente chegou a essa parte do conteúdo pensando: “ok, já sei como fazer uma análise de dados de pesquisa, mas onde é que eu consigo coletar essas informações?

A boa notícia aqui é que existem boas ferramentas no mercado que fazem toda essa mineração de dados por você!

Vamos conhecê-las?

Google Analytics

O Google Analytics é a ferramenta para análise e coleta de dados mais usada pelos profissionais de Marketing graças a sua facilidade de uso.

Isso porque quem quer acompanhar os resultados do seu site o consegue de forma bem simples e completa, pois a plataforma entrega todos os tipos de dados sobre a sua página.

Com ele você consegue obter desde dados sobre visitas até o tempo de permanência na página de maneira bem intuitiva e pronto para realizar uma análise conforme ensinamos aqui.

Adobe Analytics

Parecida com a plataforma do Google, o Adobe Analytics é mais completa no sentido de oferecer soluções até para varejistas e lojistas que desejam integrar seus e-commerces na ferramenta.

Além disso, ele também ajuda o usuário a realizar a análise dos dados a fim de que este tenha ideias mais assertivas para gerar resultados mais positivos

Ou seja, com essa opção você estará assessorado tanto para coleta de dados quanto para fazer a análise deles.

Aprendeu a usar o Web Analytics? Então mãos à obra!

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Neste conteúdo você tomou coragem e entrou em um mar profundo de dados para saber como melhorar os resultados do seu negócio.

Isso porque por meio do Web Analytics nós vimos como conhecer melhor o cenário que está gerando os atuais resultados da sua empresa.

Com isso, é possível também conhecer mais sobre o comportamento dos seus visitantes e clientes e planejar ações mais assertivas.

Dessa forma você não só terá clientes mais satisfeitos como também conseguirá obter resultados muito melhores!

Se você quiser mais dicas para potencializar a sua estratégia, confira o conteúdo sobre as melhores técnicas de marketing digital.

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