Você tem um perfil de empreendedor no varejo? Descubra!
Muitos profissionais têm o sonho de “ser o seu próprio chefe”, mas isso não significa que realmente possuem as habilidades e um perfil de empreendedor adequado. Especialmente quando falamos do setor varejista, conhecido por ser altamente dinâmico e competitivo.
Empreender não quer dizer apenas abrir uma empresa, mas também se tornar um líder que saiba lidar com desafios, imprevistos e até mesmo identificar oportunidades de crescimento e expansão.
Mesmo com uma equipe de alto nível ao lado, o empresário precisa entender de todos os aspectos do negócio para somar nos processos, ter iniciativa e visão do futuro.
O que queremos dizer é: não basta ter vontade e um sonho, é fundamental conhecer suas habilidades e saber como adaptá-las e desenvolvê-las para ser um varejista de sucesso. Além, claro, de identificar quais características são necessárias para liderar uma marca do varejo.
Vamos conhecer quais são elas? Continue a leitura e descubra!
Tipos de perfil de empreendedor no varejo
Antes de falarmos sobre o perfil de empreendedor no varejo, cabe compartilhar que existem tipos que se destacam devido a determinados pontos fortes e fracos.
Conhecer sua categoria ajuda a identificar habilidades existentes e outras que precisam ser aprimoradas. Vamos lá!
Perfil criativo
O empreendedor criativo é cheio de ideias inovadoras e possui bastante imaginação. Além de se adaptar muito bem a mudanças e situações sob pressão, também pensa “fora da caixa” na hora de planejar e executar atividades.
Ele costuma dar mais autonomia às equipes, estimulando sua participação e criação de ideais. Esse movimento é conhecido como intraempreendedorismo, uma prática de todos os profissionais atuarem como empreendedores, oferecendo mais inovação ao negócio.
Perfil administrador
O empreendedor administrador possui facilidade de analisar dados e cenários e criar um planejamento estratégico completo e detalhado. Com alta capacidade analítica, tem um olhar minucioso para a gestão financeira e avaliação de riscos e oportunidades de negócios.
Perfil realizador
O empreendedor realizador é dinâmico, prático e proativo, sem medo de colocar a mão na massa para executar tarefas e conquistar metas e objetivos.
Perfil integrador
Já o empreendedor integrador é, como o nome já indica, altamente eficiente em integrar pessoas e mobilizá-las em prol de um objetivo comum. Fica evidente, portanto, sua capacidade de liderança, sendo uma inspiração e referência para os profissionais.
Perfil promotor
O empreendedor promotor também possui bom relacionamento interpessoal, integrando pessoas, mas seu foco é outro: contato com clientes, parceiros e fornecedores.
Logo, costuma ser um bom vendedor e negociador, com perfil cativante e persuasivo.
É importante lembrar que, na verdade, é difícil um profissional ser apenas um tipo de empreendedor, porém, ele possui um ou dois que mais se destacam diante suas habilidades, como comunicação, análises, tomada de decisão etc.
Sendo assim, é possível desenvolver características para aprimorar a gestão no varejo e, além de ser um bom líder, também se tornar um excelente administrador de negócios.
Principais características de um empreendedor varejista
Se você está curioso em saber se realmente possui as principais características de um empreendedor varejista, chegou o momento! Confira abaixo as mais demandadas pela função.
Criatividade
Não é preciso ser um artista, porém, no mundo dos negócios, quanto mais criativo o empresário for, melhor. Afinal, imprevistos acontecem e nem sempre a melhor solução é a tradicional.
A criatividade diz respeito, portanto, à capacidade de encontrar soluções diferentes para os problemas.
Curiosidade
Ser curioso significa que gosta sempre de aprender. E isso é excelente para um empreendedor! Ter interesse por assuntos diversos serve como inspiração e referência para executar suas atividades e ter uma visão mais realista de sua loja.
Liderança
Ser líder é diferente de ser chefe. O chefe manda, e o líder dá o exemplo e inspira.
Logo, para ser um empresário e comandar lojas e franquias, é fundamental ter habilidades comportamentais e técnicas de gestão, atuando de forma ativa no dia a dia do negócio.
Planejamento
Outra característica de um empreendedor é sua aptidão para planejar estratégias e ações práticas para atingir os resultados desejados. E isso inclui determinar metas a curto, médio e longo prazo.
Profissionais com perfil analítico possuem grandes habilidades de planejar e executar, tirando insights valiosos de dados do negócio.
Proatividade
Quem muito espera, fica para trás. Não é um ditado, mas poderia ser. Principalmente no ramo varejista que é dinâmico e sofre mudanças constantes. Sendo assim, ter iniciativa e proatividade é essencial para lidar com a rotina da gestão.
Lembramos que ser proativo não é realizar todas as tarefas que aparecem. Um líder também sabe delegar ao profissional mais indicado para realizar a atividade e, depois, conferir os resultados.
Sem medo de errar
Ninguém gosta de errar, é verdade. Porém, os erros também ensinam bastante, mostrando que existem outras alternativas a serem escolhidas.
Portanto, o empreendedor precisa ter coragem e não ter medo de errar. Uma ideia pode ser genial no papel, mas, na prática, não ter performado tão bem assim. E não tem problema, basta analisar os pontos de melhoria e aprimorar as próximas ações.
Nesse contexto, o empresário assume riscos calculados, ou seja, sem ser ousado demais, investe em ações inovadoras que podem fazer grande diferença em caso de sucesso.
Persistência e resiliência
Essas duas características dizem respeito a não desistir diante das dificuldades. Afinal, ser dono de um negócio, seja qual for o setor, não é uma das tarefas mais fáceis. A gente sabe.
Por isso, o profissional deve ter uma personalidade mais forte, não desistindo de projetos facilmente. Ele deve saber o momento de recalcular a rota para ter disposição de recomeçar.
Outras características do perfil de empreendedor
- Comprometimento: ter um perfil de dedicação total ao trabalho, mostrando responsabilidade e envolvimento com o negócio.
- Autoconfiança: é preciso acreditar em si mesmo para conquistar os objetivos.
- Persuasão: saber influenciar e motivar pessoas, como clientes, equipes, fornecedores, investidores e mais.
- Ética: não só no varejo, mas em qualquer tipo de negócio, é fundamental ter ética e honestidade.
Apesar de serem muitas características, saiba que não é obrigatório ter todas elas como seus pontos fortes para abrir uma loja ou franquia. Porém, é importante ter um momento de reflexão e entender quais delas precisam ser aprimoradas para facilitar sua gestão no varejo.
Este artigo foi escrito pela F360, plataforma de gestão de financeira para lojas e franquias, que torna o gerenciamento desses negócios muito mais eficiente, seguro, fácil e dinâmico.