Como utilizar o Visual Merchandising no seu negócio digital?

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Publicado: 23 de setembro de 2021 | Atualizado: 26 de outubro de 2021.

Você já ouviu falar em Visual Merchandising?

Se ainda não, o Visual Merchan nada mais é do que a forma que você apresenta seu produto aos clientes. Por exemplo, em um ambiente físico: a forma como você arruma suas prateleiras, a música ambiente e até o cheiro são colocados estrategicamente para que o cliente permaneça mais tempo na loja.

No entanto, com o início da pandemia e a migração de grande parte dos consumidores para o ambiente online surgiu a enorme necessidade de se reinventar virtualmente, pois o número de e-commerce também cresceu, gerando grande concorrência. 

Com isso, o Visual Merchandising passou a ser uma das maiores e melhores estratégias para atrair clientes à sua loja. 

Para te ajudar a entender como aplicar isso em seu negócio digital, separei 3 dicas:


1. Invista em sua logomarca

Analisando algumas lojas, é possível perceber que existe uma grande necessidade de mudança quando se trata da identidade da marca. Muitas e-commerces não se atentam ao fato de que a sua logomarca é a cara do negócio. É dela que o cliente se lembrará quando ouvir o seu nome e é por isso que ela precisa ser única. 

Se você visitar o Instagram do Saúde Vianet, por exemplo, pode identificar a mudança visual que a empresa abordou em meio a pandemia, deixando a rede social mais atrativa e marcante para os visitantes, ao mesmo tempo em que é única e conceitual.

Um erro muito comum é utilizar modelos prontos de logomarcas e mudar apenas o nome da empresa, por isso é possível encontrar tantas logos iguais na internet. 

Se você quer marcar presença na mente do consumidor, comece a pensar se sua logomarca está fazendo um bom papel.

2. Entenda como os seus concorrentes estão se posicionando.

Você já deve ter ouvido falar que se você quer fazer diferente, precisa antes saber o que os seus concorrentes estão fazendo.

Analisar como os seus principais concorrentes estão agindo lhe dará uma visão mais aberta do fazer. Muitos se esquecem de que é neles que está resposta do que devemos fazer para crescer nosso negócio. Principalmente quando usamos o ponto fraco dele a nosso favor. 

Também funciona assim quando se trata de Visual Merchandising digital. 

Observar quais estratégias a concorrência está utilizando para atrair e fidelizar seus clientes e montar a sua estratégia baseada nessa análise pode ser uma forma de conseguir um ambiente virtual que seja capaz de chamar atenção e despertar o desejo.

3. Humanize o seu negócio

Um dos principais pontos positivos sobre o Visual Merchan no ponto de venda físico é a interação que o cliente tem com os produtos, a loja e também os vendedores. Porém, quando se trata de um negócio virtual, há um déficit quando falamos em humanização do negócio.

A grande dificuldade das lojas online é fazer com que o cliente sinta que não está apenas em um ambiente online, mas que também está lidando com pessoas naquele site ou rede social. 

Por isso, fazer um bom gerenciamento do conteúdo é importante. Mostrar que se importa com o cliente, com a qualidade do serviço e não tentar apenas empurrar a venda para cima do cliente pode fazê-lo sentir-se mais confortável para retornar ao ambiente online.

Não somente isso, mas a atenção disponibilizada no momento da compra, com canais de comunicação fáceis de serem utilizados e respostas ágeis, irão fazer com que o consumidor sinta ter mais atenção da loja no momento de sua compra e até mesmo após a compra. 

Retomando o exemplo do Saúde Vianet, eles possuem um canal direto de contato com o cliente, onde eles podem tirar suas dúvidas diretamente com o setor de suporte ou administrativos. Esse tipo de organização é interessante para mostrar ao cliente que ele não está lidando apenas com a tecnologia, mas com pessoas. Você pode visitar o site deles e entender seu posicionamento.

Conclusão:

O Visual Merchandising Digital é capaz de fazer muito pela sua empresa, contanto que saiba utilizá-lo bem. É preciso estudo visual, mas também estudo sobre a mente do consumidor no ambiente online. Muitos estão interessados apenas em vender e esquecem-se de tornar a experiência agradável para o comprador. Não caia nisso. Os consumidores estão mais espertos e prezando tanto pela qualidade do serviço ou produto, quanto pelo quanto à loja parece agradável. Lembre-se que uma loja limpa, arrumada e conceitual passa mais confiança que uma bagunçada e com foco apenas na venda.