8 dicas para aumentar as vendas on-line da plataforma e-commerce da sua empresa
Quem conhece os segredos de como aumentar as vendas on-line está sempre a frente a concorrência. Se você quer fazer parte desse time de sucesso, confira 8 dicas para vender igual água.
Com o avanço da internet e dispositivos eletrônicos, as plataformas de e-commerce ganharam um importante espaço na vida das pessoas e possuem um grande potencial para alavancar o sucesso de um negócio.
Mas para isso é preciso estar atento as melhores práticas para atender melhor os clientes e conseguir aumentar as vendas.
Só assim é possível ficar na frente da concorrência e almejar objetivos cada vez maiores.
Então, se você quiser saber como faz para conseguir tudo isso, confira nossos tópicos e veja 8 dicas para aumentar as vendas on-line na plataforma e-commerce da sua empresa.
Por que investir em uma loja virtual?
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o mercado virtual teve um faturamento de quase R$ 60 bilhões em 2017.
E a tendência é que esse valor cresça cada vez mais, pois as vendas on-line caíram de vez nas graças do consumidor.
Isso porque o processo é simples e cômodo, afinal a pessoa não precisa sair do conforto do seu lar para comprar, pagar ou receber o produto.
Pelo lado das empresas, entre as vantagens podemos citar menos burocracia e o poder de ser capaz de atender pessoas em qualquer lugar, simultâneamente e com baixo custo operacional.
Mas para aproveitar todos os benefícios de uma plataforma e-commerce e aumentar as vendas on-line é preciso ter certas atitudes.
Vamos conhecer quais são elas?
8 dicas para aumentar as vendas on-line do e-commerce da sua empresa
Bom, como vimos no tópico anterior, o cenário da plataforma e-commerce não poderia ser mais positivo.
Mas para que a sua empresa consiga colher todos os benefícios dessa estratégia, primeiro você precisa conhecer muito bem o seu público.
Para isso, realize pesquisas frequentemente para saber o que eles sentem falta e o que precisa melhorar no atendimento.
Assim você consegue ter uma boa base para estruturar a sua estratégia de vendas e aproveitar o máximo das dicas a seguir.
1. Invista em uma experiência omnichannel
Não é segredo para ninguém que a internet afetou nossas relações, inclusive as comerciais, já que o acesso a informação é livre.
E com cada vez mais recursos à disposição, as empresas estão em uma situação na qual devem aproveitar esses recursos para otimizar o atendimento aos clientes.
No caso das vendas on-line, isso quer dizer integrar todos os canais de venda e deixar a cargo do consumidor a decisão da melhor opção.
Ou seja, você deve oferecer para ele a oportunidade de escolher se prefere comprar em uma loja online ou física, se prefere retirar na loja ou receber em casa… enfim, as combinações são muitas na chamada experiência Omnichannel.
2. Pense nos dispositivos móveis
Uma das características do avanço da tecnologia é que passamos a realizar muitas atividades pelos dispositivos móveis, dentre elas comprar em uma plataforma e-commerce.
Sendo assim, é muito importante que o site da sua loja possua um design responsivo, isso é, que ele não perca a funcionalidade quando acessado em telas de tamanhos diferentes.
Dessa forma, o seu possível cliente poderá visitar e realizar compras na sua plataforma e-commerce de qualquer aparelho se perder a qualidade na operação.
3. Fique de olho na taxa de abandono de carrinho de vendas on-line
Uma das principais métricas de uma plataforma e-commerce é a taxa de abandono de carrinho de vendas on-line.
Isso porque é preciso entender as razões pelas quais um lead que percorreu toda a jornada do consumidor resolve desistir da compra faltando tão pouco para concluí-la.
Ao diminuir a taxa de abandono de carrinho e resolver as questões que impediam os leads de concluírem a compra, você consegue aumentar as vendas on-line da sua empresa!
4. Utilize as redes sociais
As redes sociais são uma excelente ferramenta estratégica para se aproximar do público e identificar novas oportunidades de negócio.
Isso porque por meio desse canal é possível estabelecer uma comunicação próxima com seus possíveis clientes e ouvir quais são suas necessidades mais urgentes.
Para isso, invista em uma boa estratégia de marketing para fortalecer o relacionamento entre vocês, criando publicações de qualidade e respondendo a todas as questões.
Além disso, você também pode facilitar a vida de seus leads ao deixá-los utilizarem as informações de contato das redes sociais para criar a conta em sua plataforma e-commerce.
Assim eles poderão gastar esse tempo otimizado na conclusão de uma compra, por exemplo.
5. Faça parte de um marketplace
Além de uma plataforma e-commerce própria, também é possível realizar vendas on-line por meio de marketplaces, ou seja, uma espécie de vitrine virtual para diversas lojas.
O marketplace também possui a grande vantagem de permitir que você venda seus produtos em lojas reconhecidas pelo público, o que atribui confiança e credibilidade a sua empresa.
Essa opção é interessante pois dessa forma você aumenta a presença da sua marca para além do nicho o qual está acostumado a atuar.
E se não bastasse isso, ao estar presente em um marketplace você também reduz alguns custos operacionais, pois algumas questões de planejamento e logística ficam a cargo dos responsáveis pelo site.
6. Adote um sistema de gestão eficiente
Apesar da simplicidade, cuidar de uma plataforma e-commerce exige alguns cuidados cruciais para o seu bom funcionamento.
Dessa forma você consegue ter um controle melhor sobre o estoque, pedidos e até outras questões importantes para o sucesso das suas vendas on-line.
Se você quiser saber mais sobre o assunto, confira nosso artigo sobre sistema de gestão empresarial.
7. Invista em conteúdo
Não é segredo que se o produto não for bom, as vendas provavelmente também não serão.
A mesma coisa acontece com o conteúdo do seu site, se ele não for explicativo, claro e objetivo, seu cliente pode ficar confuso durante a navegação do site e acabar desistindo da compra.
Além disso o conteúdo é o principal responsável por posicionamento quando se pensa nas técnicas de SEO.
Detalhar as descrições de seus produtos e investir em conteúdos relevantes, ou seja, que tenham a resposta para a pesquisa do usuário são formas de melhorar seu conteúdo.
Então se você deseja aumentar seu tráfego e consequentemente suas vendas, o conteúdo pode ser uma das chaves para melhorar essas métricas.
8. Aposte na estratégia da Nova Era
Já ouviu falar em Inbound Marketing? Se não, saiba que ele pode ser o diferencial para garantir o interesse do cliente em sua marca e produtos.
Isso porque diferente do Outbound Marketing que é o marketing convencional, o Inbound Marketing cuida da educação do cliente antes de oferecer algo para ele.
Esse processo é feito por meio de conteúdos de qualidade e outras técnicas que ajudam o cliente a perceber sua marca e porque ela pode ser a melhor para a necessidade dele.
O Inbound é um conceito relativamente novo, mas que quando bem feita pode trazer um bom retorno para sua empresa.
Mas ele não é a mesma coisa de Marketing de Conteúdo, okay?
Para você entender a diferença entre esses dois veja nosso conteúdo sobre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.
Coloque as dicas em prática e veja aumentar as vendas on-line do seu negócio
Nesta publicação você viu que a plataforma e-commerce é a bola da vez do mercado e que o cenário é positivo inclusive para os próximos anos.
Mas para aproveitar a onda, é preciso conhecer alguns segredos das vendas on-line em plataforma e-commerce.
Por isso, te mostramos 8 dicas simples para aumentar as vendas on-line da sua empresa e trazer o sucesso para o seu negócio.
Mas antes de mais nada, você precisa conhecer bem o seu público, pois só conhecendo suas preferências a sua estratégia será assertiva.
E para você garantir o acompanhamento e progresso de sua empresa, não se esqueça de ver nosso conteúdo sobre sistema de automação.
Caso se quiser mais dicas sobre plataforma e-commerce e como aumentar as vendas, confira o blog da Ideal Marketing.
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