Vendas e Marketing: descubra porque um não pode viver sem o outro

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 19 de fevereiro de 2020 | Atualizado: 4 de março de 2020.

Vendas e Marketing não podem viver separados! Afinal, suas responsabilidades para que as Vendas de produtos/serviços aumentem cada vez mais estão interligadas. Então, se isso acontece na sua empresa, está na hora de mudar o cenário.

Se você se deparar com a frase “Vendas e Marketing não precisam trabalhar juntos”, corra!

Essa frase precisa ser descartada imediatamente da sua cabeça.

Isso porque esses dois departamentos precisam estar alinhados para que o negócio continue funcionando de maneira próspera e sustentável, caso contrário, o fracasso pode estar prestes a bater na porta.

Mas não se desespere! Separamos aqui bons motivos para você unir as estratégias imediatamente e começar a mudar o rumo dos seus resultados. Confira!

Você sabe a principal diferença entre Marketing e Vendas?

Antes de mais nada, você precisa entender que o Marketing, nada mais é que um processo que precisa de planejamento para que haja também produção.

Para isso, em conta com 4P’s essenciais: Produto, Preço, Praça e Promoção.

Isso quer dizer que é necessário contemplar estratégias de preço, promoção e distribuição de ideias, além de bens e serviços e pontos de Vendas físicos e/ou onlines.

É importante que, diante desse conceito, você compreenda também que o Marketing tem como principal objetivo saber quem é e como está o mercado por meio dos olhos do comprador e não da empresa.

A partir disso, gestores conseguem elaborar um planejamento cada vez mais estratégico, uma vez que há a possibilidade de segmentar o mercado e inovar em suas estratégias como um todo, envolvendo os 4P’s que citamos.

Por sua vez, a segmentação é feita depois de muito estudo para que seja possível criar todas as ações de Marketing necessárias para que o seu negócio consiga chamar a atenção e reter os seus potenciais clientes, chamados de leads.

E como eu faço isso?

Hoje, geralmente são utilizados muitos esforços voltados para a Publicidade e Propaganda, bem como Marketing de Relacionamento, Marketing Digital, Inbound Marketing, Branding, entre outras estratégias.

Dessa maneira, conseguimos encontrar mais um objetivo para o Marketing: o de aumentar a taxa de Vendas dos produtos ou serviços do seu empreendimento.

Mesmo que a intenção seja aumentar o brand equity, por exemplo, no final sempre haverá as Vendas como principal motivação para o giro financeiro da empresa.

Afinal, é o setor de Vendas o responsável por trazer receita para a empresa e o de Marketing o responsável pela criação de estratégias para potencializar resultados.

Então, podemos dizer uma coisa: em uma estratégia de qualidade não há Marketing sem as Vendas e nem Vendas sem o Marketing.

Isso porque o direcionamento de todos os vendedores é feito por meio do Marketing, a fim de atrair as pessoas certas para comprar o que elas desejam na sua loja.

Agora, a grande diferença entre as Vendas e Marketing é que o segundo está sempre pensando para frente, no futuro, sempre construindo um caminho para percorrer, enquanto as Vendas acontecem no agora, no presente, pois há a participação do cliente e o giro de receitas para o negócio.

No entanto, vai aí um alerta: não tem como viver pensando no futuro ou viver somente no presente, pois é necessário um bom planejamento para manter a relação entre Marketing e Vendas boa.

Para crescer de forma sustentável e sólida, Vendas e Marketing precisam estar com seus objetivos completamente atrelados.

Afinal, é a relação entre Marketing e Vendas que pode revolucionar seus resultados de maneira efetiva e crescente.

No fim das contas, as Vendas fazem com que os consumidores conheçam de fato o seu empreendimento, mas sempre começando pelo engajamento e as estratégias do Marketing.

E qual a importância da integração de Vendas e Marketing?

Você já deve estar começando a perceber que Marketing e Vendas precisam se tornar parceiros essenciais para o seu negócio.

Isso porque cabe ao Marketing iniciar toda a Jornada de Compra do consumidor juntamente com os potenciais compradores dos seus produtos ou serviços.

Assim que todos esses leads estiverem “maduros” o suficiente, eles são passados para a equipe de Vendas, que os trata como oportunidade de negócios.

Nesse cenário, fica evidente constatar que as tarefas dos times de Vendas e Marketing são bem divididas para trazer a lucratividade para o seu empreendimento, mas são interligadas.

Não à toa, nós sempre diremos para você manter esses dois departamentos integrados e alinhados com as informações precisas. Sem Vendas e Marketing unidos, pode ter certeza que de algum lado sua empresa vai sofrer.

Portanto, vamos deixar claro que: o Marketing atrai e nutre os potenciais clientes para deixá-los prontos para compra.

Em seguida, ele entrega esses leads para as Vendas, que podem fechar a compra com maior facilidade.

Talvez você nunca tenha imaginado quanto a relação entre Marketing e Vendas impactaria nos seus resultados, não é? Mas, com certeza está mudando esse cenário.

A relação entre Vendas e Marketing na jornada de compra

Para realizar as Vendas dos produtos ou serviços da sua empresa é necessário ter um preparo do cliente.

Isso porque os seus potenciais consumidores são conhecidos como leads frios no começo do funil de Vendas – que é um processo pelo qual as pessoas passam até chegar á etapa de finalizar a compra.

Esses leads frios nada mais são que indivíduos que não conhecem a sua marca e nem o produto ou o serviço vendido, não se engajam com suas ações ou não demonstram interesse.

Por outro lado, quanto mais a pessoa estiver pronta e perto de efetuar uma compra e se engajar com o seu negócio, ela se torna um lead quente.

Por isso, em cada etapa do Funil de Vendas (Topo, Meio e Fundo), você precisa elaborar uma estratégia que esteja relacionada com Vendas e Marketing.

Para que isso ocorra, no entanto, o Marketing precisa se atrair e nutrir os leads corretamente com o uso de conteúdos úteis e relevantes, direcionados exclusivamente para o seu público-alvo e Vendas abordá-los no momento certo e de maneira assertiva.

Consegue enxergar a relação entre Marketing e Vendas? Prepare-se para os resultados!

Já está convencido que sua empresa precisa atrelar a estratégia de Vendas e Marketing agora mesmo?

Como foi possível ver até aqui, ambos os departamentos não podem viver separados, pois cada um tem as suas responsabilidades para atrair clientes, mas ambos estão relacionados com o resultado do seu negócio diretamente.

Sendo assim, comece a apostar em Vendas e Marketing unindo os setores. Eles não são rivais!

A relação entre Marketing e Vendas precisa ser a melhor da empresa. Afinal, lembre-se: isso impactará diretamente nos resultados do seu negócio.

E para aprimorar ainda mais suas estratégias, indicamos que leia o conteúdo sobre Como Implementar um processo de Inbound Marketing e Inbound Sales.

Essas duas estratégias podem ser tudo que você estava precisando para alavancar de uma vez por todas sua empresa!

Bons negócios!

Compartilhe nas Redes Sociais!