Vendas 2022: quais são as tendências e estratégias para o ano
Vendas 2022, quais são as novidades do ano para esta área que é uma das mais importantes de qualquer empresa? Trouxemos aqui no conteúdo 9 tendências para impulsionar seus resultados!
Nos últimos anos muita coisa mudou no mundo por conta da pandemia, que fez com que pessoas e empresas se adaptassem a novas realidades.
Hoje, pós-pandemia, surgiram várias tendências que vieram para ficar na área de vendas. E para ter sucesso com elas é preciso estar atento ao comportamento do consumidor e os movimentos do mercado como um todo.
Afinal, novas estratégias de vendas surgem justamente para atender novas necessidades. Assim sua empresa garante maiores resultados estando mais bem alinhada com as dinâmicas do público.
Então confira abaixo 9 tendências de vendas 2022 que trouxemos para te ajudar a planejar o ano. Reinvente-se e desfrute do sucesso que as novidades oferecem para as empresas!
Mundo híbrido
Uma das tendências de vendas 2022 inegavelmente é o mundo híbrido, ou seja, a realidade mesclada entre virtual e presencial.
Isso porque durante a pandemia, a internet deu forças para todos os negócios que apostaram em tecnologia.
Afinal, tudo passou a ser digital: reuniões, encontros, eventos, compras e assim por diante.
E isso também acabou mostrando às empresas que é possível diminuir custos e otimizar processos, pois elas se adaptaram bem à realidade virtual e muita coisa que passou a funcionar perfeitamente no online.
A estratégia de inside sales, por exemplo, foi uma das que ganhou notoriedade nesse cenário. Isso porque as vendas internas oferecem às empresas:
- Menos custo de deslocamento dos profissionais;
- Maior capacidade de atendimento ao cliente durante o dia, já que o processo acontece por ligação, email ou mensagens instantâneas à distância;
- Menos desperdício de tempo das equipes de vendas;
- Mais uso da tecnologia para aumentar a produtividade com o apoio de ferramentas de automação de tarefas para facilitar as rotinas;
- Mais reuniões feitas por videoconferências.
Além de tudo isso, pelo modelo de inside sales possibilitar o trabalho remoto de vendedores, ele abre novas portas de emprego. Afinal é possível captar candidatos a vagas de várias regiões e independente da distância.
Isso porque a empresa não fica limitada a contratar profissionais apenas da mesma cidade, por exemplo, uma vez que eles podem trabalhar de forma remota.
Dados seguros e protegidos
Outra tendência muito forte para a área de Vendas 2022 é a segurança e proteção de dados.
Isso porque os ataques cibernéticos às empresas aumentaram 78% na América Latina em 2021, segundo o Panorama de Ameaças feito pela Kaspersky. E isso depois de já terem crescido significativamente em 2020.
Inclusive, o levantamento também mostrou que o Brasil é o país que mais sofre ataques na região. Nossos negócios sofreram mais de 5 milhões de tentativas de roubo de dados e extorsão só em 2021.
O fato é preocupante e indica a necessidade cada vez maior das empresas investirem em proteção de dados.
Desejo de compras online e suporte digital
Não só mudou o cenário de vendas para as empresas, como também o de compra para os consumidores.
Isso porque 41% dos líderes de venda afirmaram que seus clientes preferem atendimento digital e 38% desejam fazer mais compras online, segundo o relatório Tendências de Vendas de 2021, realizado pela Zendesk.
Além disso, um estudo do Gartner prevê que 80% das interações para vendas B2B deve acontecer digitalmente até 2025.
Ou seja, o mercado e seus consumidores como um todo estão cada vez mais inclinados a fazer compras online.
Inteligência Artificial para impulsionar as vendas
Outra tendência de Vendas 2022 diz respeito ao uso de inteligência artificial para dar impulso nos resultados.
Isso porque os softwares de Inteligência Artificial são ferramentas incríveis para ajudar as equipes comerciais em processos e tarefas diárias essenciais para a área. Assim, ajuda a garantir uma maior produtividade do time e impulsionar os resultados.
Além disso, a inteligência artificial permite reunir informações sobre os prospects que podem ser usadas para desenvolver estratégias de marketing e vendas e fazer planejamentos prévios de forma mais assertiva.
Vendas via WhatsApp
Hoje, o WhatsApp é a principal ferramenta de contato para a maioria dos brasileiros. Ele está presente em 99% dos celulares do país, segundo a edição de 2020 da pesquisa Panorama mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel no Brasil.
Isso porque a maioria das pessoas preferem responder mensagens do que receber uma ligações.. Principalmente no sentido comercial, devido às empresas de televendas e telemarketing, que investem em venda de impacto, abordando clientes de forma fria e insistente.
Já com mensagens no WhatsApp, as pessoas ainda não têm uma resistência tão alta e negativa assim.
Além disso, a ferramenta é uma excelente alternativa para empresas novas ou pequenas. Especialmente quando ainda não têm loja online ou equipes grandes de atendimento, por exemplo.
Assim, nenhum interessado fica sem receber retorno e você não perde vendas!
Criação de novos e-commerces
Segundo o estudo Market Review, “Tendências do E-commerce para 2022”, produzido pela Bornlogic junto da Opinion Box, nos próximos 12 meses, no Brasil, 49% das pessoas pretendem comprar mais pela internet.
E isso porque existe muita conveniência na compra online. O cliente pode realizar a compra em qualquer horário e de qualquer lugar do mundo, ainda receber o produto no conforto da sua casa.
Além disso, esse mesmo estudo mostra que o lugar favorito das pessoas fazerem compras online é o próprio site das lojas, ou seja, mora aí a força do e-commerce.
Então, as equipes de Vendas 2022 de sucesso devem estar direcionadas para aproveitar as vantagens do comércio digital.
Uso do CRM para rotinas produtivas
Uma outra tendência de Vendas 2022 é adotar rotinas inteligentes e escaláveis, que ajudem a empresa a ter um crescimento previsível.
Para isso, é fundamental contar com um CRM de vendas. Nele basta cadastrar o seu funil, suas etapas, as tarefas que devem ser realizadas e os detalhes do processo comercial.
Além disso, você pode salvar todo contato que tiver com seus clientes por meio do CRM, incluindo e-mails, ligações, mensagens do WhatsApp e assim por diante.
O CRM permite que a área trabalhe com organização, previsibilidade e produtividade.
Por fim, o que realmente define um CRM é: produtividade. Tudo que Vendas 2022 precisa para alavancar resultados e mudar cenários.
Employee Experience para impactar diretamente nos resultados
Quando o assunto é tendências para Vendas 2022, não tem como deixar de fora o Employee Experience, que é a estratégia que investe na experiência do colaborador.
Isso porque se o colaborador tem bem-estar é natural que sua produção mude positivamente.
Para quem trabalha com vendas e atendimento isso é essencial, afinal o cliente sente quando está sendo atendido por alguém feliz e com vontade de trabalhar.
Ou seja, o bem-estar do colaborador impacta diretamente em como o cliente enxerga seu negócio e em seus resultados.
Um estudo feito pela Pipedrive mostra que 61% dos representantes das grandes empresas varejistas se sentem desvalorizados em seus trabalhos e isso impacta diretamente na estratégia de venda.
Reconhecer e recompensar os pequenos e grandes sucessos dos colaboradores já é uma forma de motivá-los, por exemplo.
E a tendência de Vendas 2022 é que as empresas invistam cada vez mais na experiência do colaborador.
Social Selling para usar os canais de vendas à favor do negócio
Vendas 2022 não serão as mesmas para quem não investe nas redes sociais, ou melhor dizendo, no Social Selling.
Rever a forma de investir nesses canais de vendas é uma tendência fortíssima. Afinal os clientes buscam cada vez mais informações online antes de fechar negócio e compram online muito mais do que faziam no passado.
Além disso, usar as redes sociais para construir relacionamentos mais significativos e aumentar a visibilidade da marca por meio do engajamento online é um potencial que deve ser muito bem aproveitado.
Automação de Marketing para tornar o trabalho mais ágil e unificado
Outra tendência de Vendas 2022 é contar com o apoio de plataformas de automação de marketing.
Isso porque elas te ajudam a atrair visitantes, otimizar taxas de conversão, criar relacionamentos e mensurar resultados em uma só ferramenta.
Fora que algumas delas ainda oferecem o suporte de especialistas da área, como é o caso da ferramenta de automação de marketing digital da Ideal Marketing.
A importância de contar com uma plataforma de automação de marketing é justamente integrar as equipes de Marketing e Vendas, facilitando a visualização dos resultados e clareando as etapas do processo e da estratégia.
Isso torna os resultados muito mais assertivos e promissores.
Vendas 2022: impulsione o setor que sustenta sua empresa!
Agora você sabe quais 9 novidades para Vendas 2022 para impulsionar seus resultados!
O mundo pós pandemia precisou se adaptar a novas realidades e muitas mudanças vieram para ficar.
O segredo é: esteja sempre atento ao comportamento do consumidor e os movimentos do mercado.
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