Venda por indicação: aprenda a fazer do cliente um aliado
Venda por indicação é uma prática comum no dia a dia do consumidor. Afinal, quem não gosta de falar sobre produtos e serviços de qualidade e ainda ser recompensado? Acompanhe o conteúdo e aprenda mais sobre essa abordagem.
Falar sobre um produto ou serviço de qualidade é algo corriqueiro na vida das pessoas. Isso porque, quando adquirimos algo que gostamos, tratamos logo de indicar para amigos e familiares.
Apesar de parecer algo informal e até mesmo simples, essa prática é na verdade observada e incentivada pelas marcas ao redor do mundo. Nesse cenário, a venda por indicação é vista como parte importante do processo de divulgação da empresa.
Mas, o que antes era feito apenas por pessoas que gostavam de uma compra, agora se tornou algo um pouco mais complexo, envolvendo recompensas, programas de indicação e uma conexão mais próxima entre organização e consumidor.
Quer saber mais sobre a venda por indicação e como a sua empresa pode aproveitar essa onda? Acompanhe o conteúdo.
O que é venda por indicação?
A venda por indicação é um método onde os próprios clientes de uma empresa a divulgam para seu ciclo social. Nessa abordagem, a marca utiliza sua autoridade e a boa experiência de compra do consumidor para se tornar aliado dele.
Isso significa que, para que essa estratégia obtenha sucesso é preciso que os clientes estejam satisfeitos com sua compra e toda a vivência que teve com a organização. Portanto, é um trabalho em via dupla, uma vez que o empreendimento deve fazer sua parte.
Justamente por ser um caminho em conjunto com o consumidor, a organização deve traçar estratégias para assegurar que esse cliente se sinta compelido a divulgar suas soluções.
Isso pode ser realizado em campanhas pontuais ou até mesmo programas de indicações com recompensas especiais.
Vale ressaltar que, a venda por indicação acontece também em ambientes digitais. Isso porque, com a popularização das redes sociais, agora as pessoas mais do que nunca falam sobre suas experiências de compra.
Por que a venda por indicação é importante?
A venda por indicação é uma estratégia poderosa de divulgação, portanto deve ser trabalhada com cuidado. Se feita com atenção aos detalhes, esse método traz resultados positivos, tanto para a marca quanto para o consumidor.
Confira as principais vantagens:
Redução do CAC
Com essa abordagem, o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é reduzido de forma significativa. Isso porque, o novo consumidor já conhece a empresa e suas soluções por meio da pessoa que realizou a indicação.
Sendo assim, ela já chega até essa organização sabendo exatamente o que quer e o que conseguirá. Isso faz com que seu ciclo de compra diminua e acelera a negociação.
Dessa forma, a empresa se torna capaz de focar no que realmente importa e pode investir apenas na venda, sem precisar educar esse consumidor desde o início.
Maior retenção de clientes
A retenção de cliente acontece quando, mesmo com diversas opções, o consumidor escolhe a sua empresa novamente. É por meio disso que a organização entende que suas ações estão sendo um sucesso.
Por meio da venda por indicação, o novo consumidor já ouviu coisas muito boas sobre o empreendimento e, por ter confiança na pessoa que indicou a empresa, sabe que sairá satisfeita.
Aumento de conversão
Ao receber uma indicação a chance de compra é bem maior, isso porque, confiamos em nosso amigo ou familiar que nos falou sobre uma empresa.
A partir disso, a negociação acontece com maior naturalidade e simplicidade, uma vez que a empresa está frente a frente com uma pessoa que já tem boas expectativas sobre ela.
Sendo assim, com um bom atendimento e qualidade no produto ou serviço, essa pessoa tem a resposta final de que a empresa vale sim a pena e continuará voltando.
Como criar um programa de venda por indicação
Gostou de conhecer mais sobre a venda por indicação e não sabe por onde começar? Veja o passo a passo de como criar um programa de indicação.
Entenda o público
Compreender o público-alvo é a primeira etapa para qualquer estratégia de marketing e vendas. Afinal, é assim que a empresa encontra os canais e abordagens certas.
Portanto, vale criar uma persona, personagem semi-fictício para descrever o cliente, para entender a fundo quais são as abordagens certas a se tomar.
Para isso, busque pelos clientes satisfeitos da sua empresa e comece a tecer uma relação mais próxima com eles. Isso pode ser feito por meio de conteúdos exclusivos para esse perfil.
Escolha a mecânica
Agora que a sua empresa encontrou as pessoas certas para o programa de indicação, chegou a hora de começar a estruturar o programa em si.
Nessa etapa é importante colocar no papel quais são os objetivos da empresa com essa ação, o que ela pode oferecer aos consumidores e quais serão os meios de comprovar a indicação e sua efetividade.
Defina a recompensa
Que as pessoas gostam de falar sobre suas experiências positivas já sabemos, mas para que essa estratégia seja mais assertiva e traga os resultados esperados para a empresa, é preciso que esse consumidor ganhe algo em troca. É aqui que entra a recompensa.
Esse prêmio não deve ser algo muito desejado, isso porque, pode atrair pessoas que só querem o item e não tem uma relação de fato com a marca. Mas, também não pode ser algo irrelevante para não desmotivar os participantes.
Invista em vantagens como:
- Cupons de desconto;
- Kits especiais;
- Upgrades de planos;
- Assinaturas em streaming;
- Itens exclusivos.
Faça o regulamento
A regulamentação é uma etapa fundamental na hora de criar um programa de indicação. Com ela, os clientes conseguem entender o que precisam fazer e quais são os benefícios.
Portanto, crie um documento com todas as informações descritas de forma clara e transparente. Dessa forma, o seu negócio garante uma experiência positiva e livre de problemas.
Esteja presente
Faz parte do processo acompanhar todo o caminho das estratégias de perto para garantir maior eficiência. Sendo assim, construa um diálogo com os consumidores e esteja disponível para qualquer eventualidade.
Reúna feedbacks, comentários nas redes sociais e faça pesquisas de satisfação de forma esporádica. A partir disso, faça melhorias na regulamentação do programa para elevar a experiência dos clientes e os resultados da empresa.
Una marca e cliente para potencializar as vendas
A venda por indicação é um método onde o consumidor fala sobre sua experiência com o produto ou serviço de uma marca para seu ciclo social. Por meio dessa pessoa, a empresa ganha novos clientes sem precisar entrar em contato com eles.
Essa prática é comum no dia a dia dos consumidores e entrou na lista de estratégias de grandes marcas. Agora, são os empreendimentos que pensam em meios de potencializar essa ação e beneficiar quem os indica.
Isso é feito por meio de programas de indicação, onde a marca oferece benefícios para as pessoas. Com isso, a experiência do cliente fiel fica ainda mais positiva e a organização ganha em aumento da taxa de conversão, redução do CAC e maior retenção.
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