Vantagens da automação de e-mail marketing: 14 razões para investir na estratégia
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 3 de agosto de 2021 | Atualizado: 26 de outubro de 2021.
Quando o assunto é estratégia de marketing digital, o e-mail marketing é um dos canais de comunicação que não ficam de fora, seja em ações de Inbound ou Outbound. Entretanto, o alcance de excelentes resultados depende da forma como uma campanha é executada, e nesse sentido você precisa conhecer as vantagens da automação de e-mail marketing.
O e-mail marketing apresenta um ROI médio de 3800%, isso significa que a cada $1 investido, $38 voltam para a empresa. Mas, como alcançar esses resultados?
Sem dúvida preocupações como segmentação da lista de leads, personalização da comunicação, qualificação de leads e criação de um relacionamento eficiente com a base de contatos são indispensáveis na busca por taxas de conversão que realmente impactam o caixa da empresa.
Para que tudo isso possa ser posto em prática, uma das saídas é investir na automação de marketing.
A automação de marketing funciona a partir do uso de softwares que permitem que uma série de atividades possam ser realizadas automaticamente, por meio de uma programação prévia de suas equipes.
Por exemplo, a automação de e-mail marketing permite que e-mails sejam enviados para os leads da empresa, de acordo com o comportamento de cada um em relação a outros materiais da organização.
Quando isso é realizado por um sistema de automação a equipe ganha em produtividade e eficiência, de fato, a adoção da automação de marketing amplia em 53% aumento médio da taxa de conversão. A seguir, vamos analisar as vantagens da automação de e-mail marketing.
Vantagens da automação de e-mail marketing
Uma ferramenta de automação de e-mail marketing auxilia a empresa em diversas atividades, entre elas:
- captura e gestão de leads,
- segmentação de contatos,
- qualificação de leads,
- envio de e-mails personalizados,
- realização de testes A/B,
- criação de fluxos de nutrição,
- monitoramento das campanhas.
Esse conjunto de ações, que passam a ser possíveis com o software de automação de e-mail marketing, traz muitas vantagens para a empresa, principalmente, no que diz respeito:
- a qualidade de comunicação com o lead,
- na eficiência dessa comunicação,
- no estímulo ao avanço rumo à conversão.
Uma campanha que envolva o e-mail marketing automatizado tem a capacidade de fazer a nutrição de leads de maneira adequada, oferecendo conteúdo relevante para cada persona, em cada etapa do funil de vendas, e levando o lead pelas etapas da jornada de compra, até a tomada de decisão.
Isso sem falar na contribuição que oferece para o setor de vendas, afinal, por meio da automação, a empresa é capaz de ampliar em até 451% sua taxa de leads qualificados, que poderão ser encaminhados para vendedores, no momento em que estão mais propensos a fazer uma compra.
Dessa forma, as vantagens da automação de e-mail marketing impactam além do setor de marketing, mas também o setor de vendas, que perde menos tempo com leads que ainda não estão prontos para comprar.
Não podemos esquecer que a nutrição de leads deve ser segmentada considerando a persona, a etapa da jornada de compra em que ela está , seu papel de compra, o conteúdo em que está interessada e mais.
Fazer isso tudo manualmente não só ocuparia todo o tempo da sua equipe de marketing, como, em empresas com uma captação de leads eficiente, seria impossível de ser realizada sem a ajuda da tecnologia.
Em resumo, uma das vantagens da automação de e-mail marketing que não podemos esquecer jamais é a capacidade de ampliar a produtividade do setor de marketing, ao mesmo tempo que melhora a comunicação, oferecendo uma melhor experiência aos leads e trazendo economia para a empresa.
Na lista de vantagens da automação de e-mail marketing ainda podemos citar:
- mais eficiência no trabalho de educar os leads, facilitando o avanço para as próximas etapas do funil de vendas,
- permite a segmentação das mensagens de acordo com o perfil e interesses de cada lead,
- facilita o envio de e-mails personalizados para clientes,
- evita que você envie e-mails em massa ineficientes que vão parar na caixa de SPAM,
- facilita a qualificação de leads,
- aumenta a taxa de conversão de leads em clientes pagantes,
- gera um ROI maior,
- amplia a assertividade na seleção de leads qualificados para vendas, contribuindo para a maior produtividade do setor de vendas;
- facilita a priorização de leads que estão prontos para comprar,
- reduz o tempo gasto com leads não qualificados,
- acelera o processo de vendas,
- diminuiu o custo de aquisição do cliente,
- aumenta a produtividade da equipe de marketing,
- facilita o monitoramento de métricas de cada campanha, facilitando a correção de falhas e gargalos, o que gera mais eficiência na melhoria das ações e mais.
Como você viu até aqui, as vantagens da automação de e-mail marketing são diversas, afetando os resultados gerais da empresa. Por isso, se a sua empresa busca um crescimento sustentável e escalável, indicamos que considere a implementação de sistemas que vão te ajudar na gestão das estratégias de e-mail e outras campanhas de marketing.