Guia prático de como criar uma URL rastreável

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Publicado: 26 de fevereiro de 2018 | Atualizado: 27 de agosto de 2019.

Como uma URL rastreável pode facilitar o controle das campanhas que sua empresa tem? As facilidades em ter uma URL rastreável vão muito além de garantir maior conhecimento sobre as suas ações de marketing. O objetivo é auxiliar o Google a encontrar determinada página através desse rastreio. Mas como fazer isso?

Uma URL rastreável é uma forma de identificar de onde estão vindo os acessos ao seu site. É muito utilizada pelo Google Analytics, que é uma ferramenta de análise de acessos que o Google oferece aos sites para obterem dados sobre campanhas, de modo geral.

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Pensando nisso fizemos este artigo que irá te ensinar tudo sobre o que é URL rastreável, como criar uma URL no Google e como analisar os resultados e fortalecer seu site com esta técnica de marketing digital em passos simples. Vamos lá:

O que é URL rastreável?

O que e url rastreavel

Existem diversos motivos para você criar uma URL rastreável e o principal é o monitoramento dos dados de uma campanha.

Por mais que muitas informações das páginas possam ser acompanhadas pelo Google Analytics, sem o rastreamento da URL fica difícil saber qual campanha está funcionando e qual não está.

Por exemplo, a sua campanha da nova coleção Outono-Inverno pode gerar muita receita, mas se você exibi-la em diferentes redes sociais é importantíssimo saber quais delas estão direcionando os clientes para sua empresa e quais deles estão gerando receita para o seu negócio.

Além disso, se você oferece versões diferentes da campanha por e-mail, anúncios no Youtube e no próprio aplicativo, é possível comparar os resultados de cada um e decidir onde o seu modelo de campanha é mais eficiente.

Mas como será que isso acontece?

Quando o usuário clica em um link com url de referência, os parâmetros são enviados ao Google Analytics e estes dados poderão ser analisados no seu Relatório de campanhas.

Mas que parâmetros são esses?

Os parâmetros adicionados à URL são direcionamentos específicos para um tipo de campanha, o que auxilia a identificar de onde está vindo “este” ou “aquele” acesso, fazendo o relatório do Analytics ser mais preciso.

Você pode aplicar cinco parâmetros às URLs:

1. utm_source (origem da campanha)

Neste você vai identificar o anunciante, o site ou a publicação que envia tráfego para a sua URL (exemplo: google, newsletter4, billboard).

Isso serve para que o Google saiba onde a campanha está sendo vinculada, sua origem de postagem.

2. utm_medium (mídia da campanha)

Neste você indica qual estratégia de publicidade ou marketing usar na sua campanha (exemplo: cpc, banner, email newsletter).

Isso ajuda a identificar a melhor ferramenta de divulgação, de acordo com os objetivos do seu negócio.

3. tm_campaign (nome da campanha)

Neste você poderá colocar o nome da campanha específica, o slogan, o código promocional e uma série de outras definições.

Todas com o objetivo de identificar sua URL por meio do nome da campanha.

4. utm_term (termo da campanha)

É um campo opcional, pois é usado para controle interno das campanhas. Normalmente quando uma ação de marketing possui mais de um link.

Se você estiver codificando de forma manual, use o parâmetro utm_term para especificar qual palavra-chave quer focar seu rastreio.

5. utm_content (conteúdo da campanha)

Este parâmetro é usado para diferenciar conteúdo semelhante ou um link do próprio anúncio.

Ou seja, se você tiver dois links de Call to Action na mesma mensagem e-mail, você utiliza este parâmetro para definir valores distintos para cada um deles. Essa é uma forma de saber qual deles é mais eficiente.

Depois de preencher todos os dados de cada parâmetro é só clicar no botão “Gerar URL”.

Definindo parâmetros

Cada parâmetro atribuído a sua URL precisa ser pareado a um valor atribuído por você. De forma prática, você pode definir nos parâmetros os seguintes termos:

  • Tráfego de uma campanha por e-mail (utm_source = autumn-mailer );
  • Tráfego da campanha por e-mail comparado com a campanha dos aplicativos (utm_medium = email );
  • Tráfego da campanha de um modo geral (utm_campaign = autumn-sale).

Se você usar estes parâmetros para sua URL, a campanha ficará como este exemplo fictício abaixo:

*https://www.example.com/?utm_source=summer-mailer&utm_medium=email&utm_campaign=autumn-sale*

A URL rastreável serve para que, a partir desses dados específicos que são coletados, a equipe de marketing possa atuar de forma competente na campanha.

Desse modo, é possível identificar os pontos que podem ser melhorados e investir o uso de estratégias que têm mais aceitação do público.

Veja agora uma explicação mais detalhada de algumas situações em que a URL rastreável pode ser utilizada com o objetivo de melhorar a capacidade de alcance de métricas de análise e resultados.

Links Patrocinados

Este é um dos mais eficientes modelos de URL rastreável, pois é importante que os links das campanhas sejam monitorados sempre para que seja possível encontrar qual tem sido o desempenho de cada campanha.

No caso dos links patrocinados, a URL rastreável pode identificar qual a taxa de cliques em um determinado anúncio, além de permitir uma análise da taxa de conversão na página de destino, monitorando a qualidade das informações na página.

Com esses recursos, um endereço da web pode indicar quais alternativas apresentam melhores resultados e firmar estratégias que serão mais bem-sucedidas.

A URL rastreável também é muito eficiente para diferentes tipos de mídias pagas, como:

  • Instagram Ads;
  • Remarketing;
  • Rede Display;
  • Facebook Ads;
  • Rede de pesquisa.

Banners

No caso dos banners, a URL rastreável permite que você perceba o sucesso da sua campanha na mídia paga.

Você precisa saber em quais mídias sociais o banner tem mais aceitação, ou seja, se o tráfego é mais intenso a partir de display ou de uma pesquisa.

Com a resposta em mãos é hora de fazer testes A/B para potencializar os resultados.

Neste caso, por meio do endereço do banner é possível trocar a chamada (texto), cores e imagens, por exemplo.

Pop-ups

Usar pop-ups é muito comum nos sites que oferecem conteúdo rico.

Neste caso, a URL rastreável pode ser usada para definir qual o tipo de pop-up é mais chamativo para o usuário.

Porém, para ter sucesso com essa técnica são necessários alguns cuidados como:

  • Localização do pop-up na página;
  • Tipo de chamada;
  • Conteúdo usado;
  • Cores utilizadas.

Por que ter uma URL rastreável no seu site?

Pense em uma campanha de e-mail marketing com um link para download de uma oferta, por exemplo.

Se o endereço da oferta não for rastreável, a sua equipe de marketing não poderá saber se o material por trás do download foi acessado e por quantas pessoas, afinal de contas, não haverão métricas para acompanhar a campanha.

Sem isso você não poderá ter a noção de como anda a sua campanha e nem como ela pode, de alguma forma, melhorar.

No entanto, se o endereço for rastreável e tiver os parâmetros certos, a possibilidade de análise aumenta de forma significativa. Desse modo, é possível saber a quantidade de cliques no link e de onde eles vieram, por exemplo.

A partir desses dados é possível identificar quais aspectos podem ser otimizados para melhorar a impressão do usuário.

Este é só um dos inúmeros exemplos do porque é tão importante usar URL rastreável.

Mas qual ferramenta é usada para melhor o desempenho das suas ações de marketing digital?

O que é URL Builder?

Url rastreavel

O URL Builder é uma ferramenta usada para melhor o desempenho das suas ações on-line a partir dos parâmetros estipulados e do desempenho de uma URL.

Com o URL Builder, quando um link for acessado, as informações serão encaminhadas direto para sua conta do Google Analytics, tornando possível identificar o desempenho de cada campanha, tudo através da URL.

Sua URL rastreável com parâmetros específicos para cada campanha é algo que apenas você terá.

Podemos fazer uma comparação com o CPF de uma pessoa, só existe o seu com esses números. A ideia de uma URL é um pouco parecida, afinal apenas o seu site terá esse domínio na web.

É possível identificar o desempenho de cada campanha criada e os resultados obtidos pela URL, desse modo você conhece a eficiência dos conteúdos, da usabilidade da página e dos gatilhos de conversão.

Saber usar o URL Builder é essencial se você pretende criar uma URL Rastreável, afinal, essa ferramenta será uma grande amiga e aliada no processo.

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Entendeu porque usar uma URL rastreável é tão importante para usa estratégia on-line?

É claro que cada empresa e cada gestor de marketing tem uma forma de trabalhar, mas se tem uma coisa que todo gestor gosta, essa coisa é mostrar resultados positivos! É ou não é?!

Existe uma série de vantagens em se utilizar uma URL rastreável, algumas delas possuem muita importância para qualquer empresa que vai investir em Marketing Digital. Por exemplo:

  • Métricas com a estratégia;
  • Monitoramento de campanhas;
  • Ajustes das campanhas;
  • Mídias variadas para campanhas;
  • Melhorias e otimizações.

Para que você possa apresentar sempre dados positivos para a sua empresa aos diretores e CEOs, conte com o trabalho das ferramentas de Marketing Digital, como o URL Builder, e use a URL rastreável.

Com o uso do endereço para tornar os links mais fáceis de serem “encontrados“, as suas estratégias de marketing podem trazer resultados muito mais rápidos e eficientes.

Confie na competência das Urls Rastreáveis e aproveite o sucesso da sua empresa.

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