URL amigável: descubra porque usar e como criá-la para aumentar seu alcance nos buscadores

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 12 de fevereiro de 2020 | Atualizado: 4 de março de 2020.

URL amigável, você sabe o que é isso? Chegou a hora de aprender boas práticas para aumentar seu alcance nos buscadores!

Você produz conteúdos incríveis, mas dificilmente eles são encontrados? Uma URL amigável com certeza é o que você precisa, e aqui você descobre como criá-las e porquê.

Isso porque com algumas técnicas simples e bem executadas, é possível transformar aqueles links confusos e cheios de códigos em verdadeiros imãs de cliques.

Nesse caso, tudo o que você precisa é entender porque usar e como fazer da melhor forma sua URL amigável.

Então, acompanhe este conteúdo e aproveite cada uma das dicas! Vamos lá?

E-book gratuito da Ideal Marketing com dicas para aumentar as vendas com Marketing Digital

O que é URL?

Caso você não seja familiarizado com o conceito, ou saiba pouco a respeito, vamos começar com uma pequena introdução: afinal, o que é URL?

Primeiramente, a sigla significa Uniform Resource Locator (ou traduzida para o português, Localizador Padrão de Recursos) e condiz sempre com um endereço virtual.

Por exemplo, utilizando uma metáfora, imagine que você quer ligar para alguém e tem a opção de digitar o número, ou buscar pelo nome dela na sua lista de contatos. O que é mais fácil?

Certamente a segunda opção, não é mesmo?

No caso da URL, ela é como se fosse o “nome do contato” para o número de IP que faz a comunicação entre seu navegador e o servidor do site.

O que é URL amigável?

Agora que passamos por esse tópico introdutório, vamos começar a explicar o que realmente te trouxe até aqui: entender o que é URL amigável.

Pois bem, você já deve ter notado que existem URLs diferentes. Algumas cheias de letras e números, numa sequência sem sentido, por exemplo:
https://exemplo.com.br/dbi02-double/?XE-MIDBI02V-SUBER-2011121-X-X-txt&YW5nxhLm9saXZlaXJhQGlnbmljYW9kdpdGFsLmNvbS5icg==

Assim como outras, que mostram exatamente o que você está buscando de forma simples e organizada, por exemplo:
https://www.idealmarketing.com.br/blog/marketing-digital/

A segunda opção é muito mais clara, não é? Afinal ela deixa claro o que você encontrará naquele endereço eletrônico. Mas afinal, por que usar URLs amigáveis?

Por que usar URLs amigáveis?

Já te apresentamos a primeira e principal dúvida deste conteúdo: o que é URL amigável?

Então, chegou o momento de entender porque de fato é importante utilizar esse conceito em suas URLs.

Sem dúvida, o principal motivo é a influência sobre o SEO da sua página (aquela série de técnicas de otimizações que te faz ficar em melhor posição no Google e outros buscadores).

Mais um motivo para você optar por esse modelo de URL é que elas sempre demonstram segurança para o usuário.

E de cara temos dois efeitos positivos: quem lê consegue prever o conteúdo e a URL ao menos não aparentará a possibilidade de conter vírus.

Por fim, uma URL amigável é muito mais fácil de ser compartilhada. Por ser mais curta, é mais fácil de enviar para redes sociais com limites de caracteres, por exemplo.

Quais regras preciso seguir para ter URLs amigáveis?

Banner de Download do Ebook Gratuito "Como Usar o Marketing Digital Para Vendas Complexas"

Passamos por etapas importantes para entender o que é e porque usar URLs amigáveis.

Então, chegou o momento da prática: quais regras são necessárias para ter URLs amigáveis?

Não utilize símbolos e letras maiúsculas

Reserve a escrita totalmente correta para o momento de produzir e compartilhar seu conteúdo, mas não para a sua URL.

Pois letras maiúsculas e alguns símbolos são muito comuns na nossa língua, como acentos, til e cedilha.

Mas usá-los na URL pode causar incompatibilidade, por isso a melhor alternativa é escrever sem o uso deles.

Utilize a palavra-chave

Como um todo, a palavra-chave é um elemento essencial para posicionar bem sua página nos mecanismos de busca, sendo uma boa parte dos esforços de SEO.

Para a URL amigável, sempre utilize a palavra-chave no endereço, mesmo que outros termos a acompanhe, o foco deve estar na palavra-chave.

Organize a informação

A regra aqui é categorizar as informações da sua URL. Crie e aplique diretórios para facilitar a localização da informação.

Por exemplo, em www.seunegócio.com.br/produtos/biquínis, observe que o último termo está dentro da seção anterior.

Encurte sua URL

Mesmo com atenção à palavra-chave como elemento essencial, cuidado para não deixar sua URL muito longa.

Assim, a média é de até 5 palavras, para um bom posicionamento no Google, as quais devem ser separadas por traços entre elas.

Finalize com a barra ou a extensão

Para finalizar sua URL amigável, use a extensão .html ou a barra (/).

A extensão até pode ser bastante usada, mas a barra tem a vantagem de deixar o endereço mais curto.

E não se esqueça de criar mecanismos de redirecionamento (redirect 301). Eles serão úteis, pois levarão o usuário à página que deseja, mesmo se esquecer de digitar a barra.

Agora você já está pronto para criariar as melhores URLs amigáveis!

É hora de criar as melhores URLs amigáveis que os buscadores já viram!

Neste artigo você teve acesso à importância da URL amigável, começando pelo conceito de URL e o que é URL amigável, assim como sua diferença.

Te explicamos também porque URLs amigáveis devem ser aplicadas, ou seja, quais benefícios elas podem trazer a quem apresenta seus conteúdos nas redes.

Por fim, foi a vez de te mostrar de fato quais são as práticas necessárias para criar URLs amigáveis e poder aproveitar seus benefícios.

Nesse sentido, lembre-se que o esforço de criar boas URLs refletirá em melhores experiências para o usuário e melhores resultados para quem produz!

E para não perder o fio da meada, que tal adquirir ainda mais conhecimento? Acesse Melhores técnicas de marketing digital e saiba muito mais para fazer sucesso da web!

Compartilhe nas Redes Sociais!