Tudo sobre redes sociais: confira o guia completo das mídias online
Você entende tudo sobre redes sociais? Tem certeza? Chegou a hora de dominar a arte da divulgação a partir dos benefícios e particularidades oferecidas pelas mídias online! Para isso, nada melhor que um guia COMPLETO sobre o tema!
As redes sociais surgiram muito antes do que você leitor imagina. Provavelmente você deve lembrar do extinto Orkut, ou até mesmo do saudoso MSN.
Quem não gostava de encher o saco da pessoa e usar aquele velho botão chamar atenção só para ver ela se estressar hein?
Saudosismo à parte, as redes sociais estão presentes na nossa vida desde muito tempo, hoje aquele que não tem um perfil no Facebook é considerado uma pessoa desatualizada.
A verdade é que, considerando uma maioria, somos dependente das redes sociais.
O que seria de nós sem o WhatsApp? Ou então, sem aquelas curtidas na foto que publicamos no Instagram?
Nos tornamos reféns dessa tecnologia e as empresas perceberam isso, portanto começaram a criar perfis nas redes para se aproximar do consumidor.
Muitas tiveram sucesso e atraíram mais clientes, por isso as redes sociais se tornaram fundamentais para o crescimento de uma empresa.
Por isso, se você quiser saber tudo sobre redes sociais acompanhe esse artigo feito especialmente para aumentar o seu conhecimento!
O que é rede social x O que é mídia social
Para entender tudo sobre redes sociais você precisa saber diferenciar o que é rede social de mídia social
E para a surpresa de alguns, elas não são a mesma coisa.
É muito comum ter essa dúvida e para ser sincero, até alguns anos atrás, eu também fazia parte do time das pessoas que não viam diferença entre: o que é rede social e o que é mídia social.
O que é rede social?
Existem diversos tipos de redes sociais, e você vai perceber isso agora com esse exemplo:
Sabe aquele grupo do futebol que você participa? Pois bem, é isso mesmo que você está pensando.
Essa é uma rede social!
Qualquer estrutura composta por seres vivos que possuem uma relação social em comum é considerada uma rede social.
É qualquer uma mesmo. Seu trabalho é uma rede social, a faculdade é uma grande rede social e qualquer lugar que você compartilhe valores e objetivos com outras pessoas.
Então você já pode tirar da sua cabeça aquela ideia que só Facebook, Twitter e Instagram são redes sociais.
Podemos dizer que as redes sociais existem desde os primórdios, quando os homens da caverna se relacionavam para aprender como fazer fogo.
Podemos dizer que as redes sociais não se limitam apenas a nós humanos. Você já deve ter visto, em um dia de sol, um bando de pássaros indo todos em uma mesma direção.
Isso também pode ser considerado uma rede social.
Por essa você não esperava não é mesmo?
Quando dissemos que você iria saber tudo sobre redes sociais não estávamos brincando e compreender o que é rede social é fundamental para entender melhor todo o contexto desse conteúdo.
O que é mídia social?
Depois de descobrir que redes sociais não tem a ver, necessariamente, com internet, é hora de apresentar o que é mídia social.
Essa sim se refere às comunidades criadas na internet para que os usuários possam se relacionar de maneira virtual.
As mídias tradicionais são aquelas velhas conhecidas, como: Televisão, revista, jornal e rádio.
Já quando queremos dar exemplos de o que é mídia social, podemos usar o Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, etc…
Algumas pessoas gostam de classificar mídias sociais como redes sociais on-line, você sabe a diferença entre mídias sociais e redes sociais?
Pensando bem essa é uma afirmação verdadeira, pois as mídias sociais nada mais são que uma ramificação das redes sociais, que seguiram para o mundo digital.
Então para ficar claro:
Toda mídia social é uma rede social, mas nem toda rede social é uma mídia social.
Portanto, acho que conseguimos explicar a diferença entre redes sociais e mídias sociais, mas caso não tenha ficado claro, nós encontramos um jeito de “desenhar” para não deixar dúvidas.
Esse é um exemplo simples, agora tenho certeza que você sabe o que é rede social e o que é mídia social.
Agora vamos dar continuidade ao nosso conteúdo, pois para saber tudo sobre redes sociais você precisa conhecer mais sobre esse assunto tão amplo.
Vamos falar sobre o surgimento das mídias sociais? Então sigam-me os bons.
Surgimento das mídias sociais
Existe uma pequena divergência quando o assunto é a primeira mídia social que já existiu, uns defendem que foi o SixDegrees e outros afirmam que foi o Classmate.
Mas como não queremos influenciar a sua decisão, vamos contar apenas os fatos do que realmente aconteceu.
Na teoria, realmente o Classmate.com foi o primeiro site que pensou em possibilitar criar relacionamentos na internet.
O objetivo dessa rede social era proporcionar às pessoas que já foram colegas de classe, seja da escola ou na faculdade, pudessem se reencontrar
Além de ser a rede social mais antiga, ela é a que está a mais tempo no ar, isso porque se você quiser acessar classmate.com agora mesmo, é possível, pois essa é uma das redes sociais antigas que fazem sucesso até hoje.
Nos Estados Unidos ainda não há algum sinal que essa mídia social está perdendo forças e pode pensar futuramente em encerrar suas atividades.
É claro que o sucesso que houve nos anos 90, quando o Classmate chegou a ter 50 milhões de usuários (segundo a própria rede social), provavelmente não voltará.
Mas hoje, muitos americanos usam essa rede social para tentar reencontrar seus amigos e têm sucesso em sua missão.
Enfim meus amigos, voltando de onde tudo surgiu… O Classmate.com surgiu no ano de 1995.
Já em 1997 surgiu o SixDegrees.com.
“Ué, mas se um surgiu em 1995 e outro em 1997, porque existe a dúvida de qual foi a primeira rede social do mundo?”
Essa pergunta faz todo sentido quando não se conhece tudo sobre redes sociais.
Alguns afirmam que o SixDegrees foi a primeira rede social pelo formato que ele teve, com publicação em um mural; possibilidade de adicionar amigos e o poder de enviar mensagens particulares a qualquer usuário.
A outra mídia social não permitia essas funções e por esse motivo, que existe a divergência sobre qual foi a primeira rede social do mundo.
Hoje o SixDegrees não está mais disponível, ele ficou no ar até 2001, totalizando 4 anos de existência.
Quando se procura por “redes sociais antigas” essas duas provavelmente aparecerão na lista encontrada.
Na época em que essas mídias sociais surgiram, provavelmente seus criadores não imaginavam que as redes sociais teriam o poder de persuasão que têm hoje.
É muito raro ver alguém que sai de casa sem antes dar uma checada no seu perfil nas redes.
Nem que seja só para ver quantas notificações têm no Facebook ou então só ver as novas conexões no LinkedIn, coisa rápida.
Por essa dependência tão grande do ser-humano, as empresas perceberam a grande oportunidade que estava surgindo no mercado, investir em marketing nas redes sociais.
Mas ainda vamos falar disso com mais ênfase, fique tranquilo e continue acompanhando o conteúdo para saber tudo sobre redes sociais.
Depois de conhecer as pioneiras, é o momento de ver quais os tipos de redes sociais existem. E ai, #partiu?
Tipos de Redes Sociais
É fundamental saber quais tipos de redes sociais on-line existem se o seu objetivo é conhecer TUDO sobre redes sociais.
Você precisa entender que muitas mídias sociais estão surgindo ideias inovadora e nem todas elas têm o mesmo objetivo.
Por exemplo, o objetivo do Facebook é conectar o mundo, assim como disse Mark Zuckerberg quando a rede social atingiu a marca de 2 bilhões de usuários.
Logo se conclui que essa é uma rede social de relacionamento
Já o YouTube não quer conectar o mundo, mas sim oferecer entretenimento para as pessoas disponibilizando vídeos on demand para os usuários.
Viu, não são objetivos iguais por isso existem diferentes tipos de redes sociais.
Em base, existem 4 tipos de redes sociais:
- Relacionamentos
- Entretenimento
- Profissional
- Nicho
Redes Sociais de Relacionamento
Todo mundo acha que as redes sociais são para relacionamentos, mas como explicamos não é bem assim.
As redes sociais de relacionamento, geralmente, são as que têm mais usuários ativos, como por exemplo: Facebook, WhatsApp e Messenger.
Segundo a psicologia, todos somos motivados a nos relacionar e nada melhor do que aproveitar as principais redes sociais para isso, ou eu estou errado?
Quem cria um perfil no Facebook quer, de algum jeito, se relacionar. E empresas que criam fanpages buscam impactar os usuários de uma maneira diferente e interessante.
As redes sociais de relacionamento permitem que os usuários mantenham ciclos de amizades antigos e possibilita a criação de novas amizades.
Você deve conhecer alguém que começou a falar com alguém na internet e hoje essas duas pessoas são amigas.
Ou então, já deve ter visto pessoas que começaram um relacionamento amoroso por meio de aplicativos como Tinder ou Badoo.
O leque de redes sociais de relacionamento tem aumentado a cada dia mais e na maioria das vezes em que você pesquisar pelas principais redes sociais, apareceram mídias sociais desse tipo.
Redes Sociais de Entretenimento
Algumas pessoas confundem essa com a citada acima.
Entretanto depois de conhecer bem os dois tipos de redes sociais, fica nítida a diferenças entre elas.
Vamos começar explicando a definição das duas palavras para você entender que são coisas diferentes.
Entretenimento = 1. ato ou efeito de entreter(-se), de distrair(-se). 2. aquilo que distrai, entretém; distração, divertimento.
Relacionamento = 1. ato ou efeito de relacionar(-se). 2. capacidade de manter relacionamentos, de conviver bem com seus semelhantes.
Percebe a diferença?
Portanto dá para concluir que são tipos de redes sociais diferentes.
Esse tipo de rede social tem como objetivo entreter o usuário, como o YouTube por exemplo. Essa também é uma das principais redes sociais nos dias de hoje.
O Spotify também é outro exemplo do que é uma rede social de entretenimento, pois as músicas são enquadradas como uma forma de entreter.
Podemos dizer que as redes sociais de entretenimento oferecem algo para o usuário, diferente das de relacionamento, que depende da interação dos próprios visitantes para “funcionar”.
O que seria do Facebook sem o compartilhamento de publicações dos seus amigos?
Agora pensa no Spotify, mesmo se o seu amigo não compartilhar uma playlist com você, existe a possibilidade de você criar a sua própria e curtir suas músicas independentemente.
Redes Sociais Profissionais
Essa é simples de entender, porque não existe nenhuma ambiguidade.
São redes sociais que tem o intuito de promover perfis no mundo profissional, sendo para criar novas conexões ou para buscar novas oportunidades.
O LinkedIn é o maior exemplo de tipos de redes sociais profissionais.
Essa mídia social permite aumentar seu networking, e também procurar oportunidades para novos empregos.
Temos também o BeBee, uma das redes sociais novas.
Surgiu em 2015 e promete crescer ainda muito mais no ambiente profissional, têm tudo para deslanchar e se tornar muito conhecida entre recrutadores e diretores de empresas.
Antigamente quem buscava um emprego ia “bater na porta” de todas as empresas que gostaria de trabalhar, para entregar seu currículo, afinal essa era a realidade daquela época.
Já em um passado não muito distante, você precisava mandar um e-mail descrevendo seu interesse em entrar na equipe de colaboradores da empresa para conseguir ao mínimo uma entrevista.
Atualmente isso acontece muito também, entretanto quando olhamos para o futuro não é essa perspectiva que enxergamos.
As redes sociais profissionais têm dominado o mundo empresarial!
Portanto se você está precisando de novos talentos para o seu negócio, é hora de abrir o olho para essas redes sociais novas que surgem.
*PS: algumas redes sociais de relacionamento podem se transformar em uma rede social profissional, por exemplo o Instagram.
Diversos fotógrafos têm usado o Insta, para os íntimos, como um portfólio on-line. Tem se tornado cada vez mais comum usar redes sociais para promover seu trabalho.
Redes Sociais de Nicho
Chegamos ao último dos tipos de redes sociais, apresentamos a vocês as redes sociais de nicho.
Esse formato visa reunir um público-alvo segmentado, e tratam de assuntos em comum entre esses usuários.
O bacana desse formato de redes sociais, e um diferencial também, é que ela permite você trabalhar com uma linguagem completamente direcionada à sua persona.
Persona nada mais é que uma representação daquele seu cliente ideal. Você precisa dar um nome, definir a idade, grau de instrução e muitos outros pontos.
Demos uma breve explicação sobre o que é persona, mas caso você queira se aprofundar temos esse conteúdo específico sobre o assunto.
Voltando às redes sociais de nicho, outro ponto forte para se investir nesse tipo de mídia social é que, o poder de engajamento é muito maior.
O Goodreads é um bom exemplo de redes sociais que exploram os objetivos.
Ele tem uma função básica: possibilitar ao usuário criar uma estante virtual para acumular diversos livros.
Ele atinge um público específico e único.
Principais Redes Sociais
É hora de você ver quais são as principais redes sociais que estão ativas na internet atualmente.
Importante frisar que estamos falando de redes sociais on-line, ou mídias sociais.
Então para simplificar, escolhemos 7 das redes sociais mais usadas e iremos falar um pouco sobre cada uma delas.
Vamos começar falando da rede social mais usada?
O Facebook conseguiu atingir a incrível marca de 2 bilhões de usuários em junho de 2017, e não para de crescer.
Essa rede social surgiu de uma ideia bem antiga do seu atual CEO Mark Zuckerberg, no começo da década de 2000.
O Facemash foi a primeira rede que o Mark criou, tinha como objetivo unir a foto de duas pessoas da faculdade de Harvard, a rede social só era aberto aos alunos, e escolher a mais atraente.
Alguns boatos pela internet dizem que Zuckerberg teve a ideia de criar o Facemash, pois uma garota havia dado um fora nele, e então ele queria mostrar que aquela garota não era “das mais bonitas”.
Ou seja, uma atitude um pouco estranha.
Entretanto, se isso aconteceu de fato, temos muito o que agradecer a essa senhorita! Foi daí que surgiu a ideia de criar uma rede social para conectar o mundo.
O Facebook propriamente dito surgiu em 4 de fevereiro de 2004. Na verdade, o nome era The Facebook e dentre os outros 3 fundadores um brasileiro estava envolvido.
As diversas funcionalidades que conhecemos hoje do Facebook foram surgindo com o tempo, isso quer dizer que, essa rede social que conhecemos hoje, em 2004 a mídia social não era assim.
Foram surgindo diversas atualizações do Facebook para que ele se tornasse o que é hoje.
E já que mencionamos a questão das atualizações, surgiu uma nova para o ano de 2018 onde muita coisa foi mudada.
Então, se você quiser conhecer as novas atualizações do Facebook, acesse este link.
Tenho certeza que ele será muito útil para você e para o seu negócio.
Hoje, o Facebook é uma das principais redes sociais do mundo, se não for A principal, e coleciona usuários de quase todas as idades (é permitido apenas para maiores de 13 anos).
Messenger
Essa é, na verdade, uma ferramenta do Facebook.
É o chat que, está incluso no próprio feed de notícias. Provavelmente o Facebook não imaginava que, um dia, iria comprar o WhatsApp.
Entretanto, em 2015 ele se tornou um aplicativo, mesmo sem deixar de ser uma ferramenta do Facebook.
Ok, sei que você pode estar confuso ainda, mas vamos ser mais didático.
Até 2015, quem tinha o app do Facebook instalado em seu celular, podia mandar mensagens pelo Messenger normalmente, sem sair do ambiente do Facebook.
Foi em 14 de dezembro daquele ano que se tornou obrigatório, apenas para celulares, baixar o app do Messenger para continuar enviando mensagens pelo seu perfil do Facebook.
Ou seja, para computadores nada mudou, até o dia atual.
O Messenger continua sendo uma extensão do Facebook, mas nos celulares é um aplicativo “independente”.
Por ser “independente” ela é classificada como uma rede social separada também e, por ter muitos usuários, é considerada uma das principais redes sociais.
Vou tentar descrever essa rede social em 140 caracteres ok?
Na verdade, com a atualização de 2017 os usuários agora têm o dobro de caracteres disponível para expressar sua opinião em um único tweet.
Portanto, se você não estava sabendo nós resolvemos esse problema, 280 caracteres é o limite para tweetar.
Quem imaginava que em 2006 quando a rede social, que até o momento era chamada de Status, poderia chegar ao nível que chegou.
O número de usuários chegou a ultrapassar os 328 milhões nos bons tempos.
Hoje esse número está um pouco abaixo, e o Twitter vem perdendo forças, entretanto, não deixa de ser uma das principais redes sociais do mundo.
Muitas empresas usam o Twitter para criar uma relação mais próxima com os clientes, pois essa é uma das redes sociais mais dinâmicas que existem.
Em 10 minutos, o seu tweet “some” da timeline das pessoas, pois as publicações que ficam no topo são as mais recentes.
Ou seja, você precisa do timing perfeito para atingir melhor os usuários.
Muitas empresas ficam com dificuldades para aumentar os seus seguidores, mas isso acontece por falta de conhecimento das melhores técnicas, como: uso de hashtag, broadcasts, entre outras.
Se você quiser aprender os métodos infalíveis para ganhar seguidores no Twitter também temos um conteúdo específico com as melhores dicas, e você só precisa clicar no link para acessá-lo.
Chegamos ao famoso zap-zap.
Esse aplicativo está no aparelho de diversos brasileiros. Pare para pensar comigo: Você conhece alguém que não tem um WhatsApp?
É muito difícil encontrar pessoas que não tem esse aplicativo em seu celular.
Tanto que, algumas empresas preferem usar o Whats, ele também tem outro apelido carinho, para estabelecer contato com os usuários.
Podemos dizer que esse serve como um SAC 2.0, onde os usuários podem fazer reclamações, e até realizar pedidos de negócios que funcionam como um delivery.
É mais comum ver negócios locais usando o Whats: pizzarias, cabeleireiros, bares, entre outros.
O WhatsApp surgiu em 2009, e hoje é unanimidade entre os brasileiros, e o crescimento do aplicativo foi realmente notável.
Mais de 10 bilhões de mensagens são trocadas diariamente no Whats.
10 BILHÕES POR DIA! É realmente muita mensagem amigo.
E depois de 2014, quando o Facebook comprou o WhatsApp por US$ 16 bilhões, o crescimento foi maior ainda.
Até a sua tia distante que mora no interior, tem WhatsApp atualmente.
Portanto, o WhatsApp está na lista das principais redes sociais do Brasil e do mundo facilmente.
WhatsApp Business
O WhatsApp Business, ou empresarial, foi feito especialmente para pequenos empresários conseguirem estabelecer uma melhor comunicação com o cliente.
Entretanto os clientes não precisam baixar esse WhatsApp para fazer contato com você.
Então, o ponto diferente é que, com o WhatsApp Business, você pode ter uma conta verificada, o que gera mais notoriedade e confiança à sua empresa.
Além disso, você pode responder as pessoas de maneira mais rápida, com a criação de uma lista com perguntas frequentes, assim ele terá a resposta rapidamente.
Mas se você quiser saber mais sobre WhatsApp Empresarial, confira esse conteúdo que está muito autoexplicativo.
Mesmo se você não conhecesse, depois de ler sobre redes sociais profissionais, agora você sabe para que serve o LinkedIn.
Se você quer criar uma conta em uma rede social para aumentar seu networking ou então procurar novas oportunidades de trabalho, o LinkedIn é o melhor lugar para fazer isso.
Como já dissemos em outro texto, no LinkedIn você não vai receber aquelas mensagens de bom dia no Smilinguido.
Essa é uma rede 100% profissional e por isso que, a cada dia mais, o número de empresas nessa mídia social só cresce.
Tanto que, atualmente, mais de 9 milhões de empresas possuem uma company page nessa rede social.
A company page equivale para o LinkedIn, o mesmo que a fanpage ao Facebook.
Portanto, se o seu negócio ainda não tem uma company page, nós estamos aqui para te alertar o quão importante é estar presente nessa mídia social para impactar o maior número de pessoas do seu público-alvo.
E se você quiser aprender como criar uma company page e quais os benefícios do LinkedIn para empresas, é só acessar esse conteúdo. Ele irá te direcionar da melhor maneira e ajudar a alavancar o seu negócio.
YouTube
Essa é a maior rede social de entretenimento. O YouTube revolucionou a maneira de assistirmos vídeos on-line.
Você consegue lembrar como funcionava quando queríamos assistir um vídeo em uma plataforma digital?
Não, você não lembra porque não existia! Bom, pelo menos com todas as funcionalidades que temos nada parecido tinha sido criado.
No YouTube são assistidas mais de 1 bilhão de horas em vídeos TODOS OS DIAS!
Isso equivale a incríveis 41 milhões de dias.
Acho que não existe dúvida que o YouTube foi uma das melhores invenções na internet. E ela é uma mídia social recente, pois surgiu em 2005 apenas.
Em 2006 o Google comprou o YouTube por, apenas, US$ 1,65 bilhões. Um belíssimo investimento, pois se colocar em uma balança o valor investido pelo valor atual, não há dúvidas do crescimento dessa mídia social.
Quer conhecer como criar um canal no YouTube, não deixe de conferir esse material imperdível.
Além de explicar o passo a passo para criar um canal, ele explica como ganhar dinheiro com o YouTube e a diferença de canal e conta.
Click ?
Desculpe pelo flash, queríamos registrar o momento em que você descobriu que íamos falar sobre o Instagram!
Quando essa rede social surgiu a sua ideia principal era estar disponível apenas na AppStore.
Isso quer dizer que, apenas quem tinha iPhone, iPad ou iPod podia ter o aplicativo instalado no seu dispositivo.
Era uma mídia social mais direcionada à um grupo de pessoas.
Entretanto, o sucesso foi tão grande que a rede social foi se tornando cada vez mais popular, e assim ela precisou se expandir.
A criação do Instagram foi ideia de um americano, Kevin Systrom, e de um brasileiro, Myke Krieger.
Quando se trata de redes sociais, podemos dizer que os brasileiros também estiveram presente na invenção de duas das quais mudaram os rumos da internet, o Facebook e o Instagram.
Pois é rapaz, nós podemos dizer que nossa nação contribuiu para a evolução de um dos maiores meios de comunicação.
Muitas empresas também aproveitam o Instagram para criar um engajamento maior com seus visitantes e investiram na criação de um perfil nessa que, sem dúvidas, é uma das principais redes sociais.
Se a sua empresa tem uma conta no Instagram e não está conseguindo ter muito sucesso, vale a pena dar uma conferida no conteúdo de como ganhar seguidores no Instagram.
Ele ensina dicas fundamentais para o sucesso das empresas que visam aumentar o número de seguidores e com isso, poder criar uma relação mais próxima ao visitante.
Portanto para você conhecer tudo sobre redes sociais, é hora de falarmos sobre as redes sociais mais usadas.
Vamos conhecer o Top 5 então?
Redes Sociais mais usadas
O Brasil é um país onde os internautas são muito engajados nas redes sociais, não há dúvidas disso não é mesmo?
Já somos mais de 120 milhões de internautas, isso equivale a 58% da população!
Sabendo disso é impossível afirmar que nós não somos apaixonados pela internet, afinal se você está lendo esse texto agora, é porque está…? Isso mesmo, na internet.
Então vamos apresentar esse ranking de forma decrescente, ok? Mas não pule essa parte, essa é mais uma informação importante para você conhecer tudo sobre redes sociais.
5º Instagram
Usuários ativos: 800 milhões mensalmente (FONTE: Carolyn Everson – executiva do Facebook)
Surgimento da mídia social: 6 de outubro de 2010
CEO: Kevin Systrom
4º Messenger
Usuários ativos: 1,3 bilhões mensalmente (FONTE: relatório financeiro Facebook)
Surgimento da mídia social: 14 de dezembro de 2015
CEO: David Marcus
3º WhatsApp
Usuários ativos: 1,5 bilhões mensalmente (FONTE: relatório financeiro Facebook)
Surgimento da mídia social: 4 de março de 2009
CEO: Jan Koun
2º YouTube
Usuários ativos: 1,5 bilhões mensalmente (FONTE: YouTube para imprensa)
Surgimento da mídia social: 14 de fevereiro de 2005
CEO: Susan Wojcicki
1º Facebook
Usuários ativos: 2 bilhões (FONTE: Mark Zuckerberg)
Surgimento da mídia social: 4 de fevereiro de 2004
CEO: Mark Zuckerberg
É incrível olhar para essas mídias sociais e perceber que o Facebook é o dono de quatro, das cinco redes sociais mais usadas no mundo.
A hegemonia fica clara e Mark Zuckerberg não para de crescer seu grupo a cada dia mais!
Caso te interesse, temos um conteúdo com o top 10 das redes sociais mais usadas no Brasil.
Enquanto isso, vamos dando na nossa caminhada de conhecer tudo sobre redes sociais.
Redes Sociais novas
Agora é o momento de você conhecer redes sociais novas para pensar e olhar para o futuro.
Afinal, o Facebook tem uma hegemonia, sim, quando falamos em mídias sociais, mas a pergunta que fica é: “Até quando essa permanecerá esse domínio da rede social de Mark Zuckerberg?”
Redes sociais novas vêm surgindo no mercado e crescendo aos poucos para procurar brechas no mercado e alavancar seu negócio.
Um exemplo de brecha no mercado foi o que houve com o Twitter no segundo trimestre de 2017, quando não houve nenhum crescimento da rede social.
No ano de 2012, quem poderia imaginar que isso aconteceria algum dia?
Por esse motivo que sempre surgem redes sociais novas, para dar novas opções aos internautas,
Quer conhecer algumas delas? Claro que sim, afinal você quer aprender tudo sobre redes sociais não é mesmo?
Então vamos combinar o seguinte, irei citar apenas 3 das redes sociais novas, e caso você queira conhecer mais sobre elas, você vai acessar o nosso conteúdo específico sobre o tema, fechado?
Então é hora de conhecê-las.
Slack
Essa é uma nova mídia social, que surgiu em 2014, e seu objetivo é facilitar a comunicação entre os colaboradores de uma empresa.
Sabe aquela troca de e-mails demorada e longa? Pois é, nas empresas que usam o Slack ela não acontece mais.
Com o surgimento dessa rede social, a conversa se tornou muito mais dinâmica e facilitou para todo mundo.
Provavelmente já deve ter acontecido com você de, ter uma dúvida simples, e precisar mandar um e-mail para esclarecer e demorar para ser respondido.
O Slack chegou para resolver esse problema.
Vero
Essa rede social é a mais promissora dentre as redes sociais novas, isso porque ela vem com a ideia de não exibir anúncios pagos, que nem é visto no Facebook por exemplo.
Outra ponto do Vero é que ele não terá um algoritmo de recomendação. Ela funcionará como o Twitter por exemplo, onde as publicações mais recentes ficam no topo, independente do perfil que postou.
Entretanto, por ser uma rede social livre de anúncios, ele precisa monetizar de alguma outra forma, certo?
A forma encontrada pelos criadores foi, cobrar um valor anual dos usuários, mas os valores ainda não foram divulgados.
Porém temos uma notícia boa, o primeiro milhão de usuários que se cadastrar na mídia social ficará isento de anuidade.
Então esse é o momento para correr e garantir seu cadastro no Vero! Não desperdice a chance de criar uma conta em uma das maiores promessas quando se trata de redes sociais novas.
Hello
A Hello surgiu no ano de 2014 e chegou para nós brasileiros no ano de 2016 apenas
Essa rede social nova foi ideia do indiano Orkut Buyukkokten.
Foi ele também que criou a rede social que bombou no Brasil até o ano de 2011 quando ela, para tristeza de muitos, fechou as portas.
Buyukkokten também criou o Orkut no ano de 2004, então já sabemos que ele tem boas mãos para criar mídias sociais que dão certo.
A ideia de Buyukkokten é fazer essa rede social parecida com o que já foi o Orkut um dia, e conectar o mundo é o principal objetivo da Hello.
Prontinho, tá aí para você 3 das redes sociais novas que têm tudo para ganhar o mundo daqui um tempo.
Como dissemos, estamos aqui para te ensinar tudo sobre redes sociais, mas para conhecer de verdade essas novas mídias sociais, acesse o conteúdo com o link no começo do tópico.
Marketing nas Redes Sociais
Qualquer empresa que visa se tornar uma grande corporação precisa investir em marketing nas redes sociais, afinal estamos em 2018 horas bolas!
É quase impossível crescer para “todos os lados” se não trabalhar com as mídias sociais, afinal somos mais de 120 milhões de brasileiros conectados à internet (segundo estudo feito pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento em outubro de 2017).
Com esses números, hoje somos o 4º país com mais internautas em todo o globo terrestre, ficando apenas de Estados Unidos, China e Índia.
Estamos na frente de potências como: Alemanha, Reino Unido e até o Japão!
É bem verdade que alguns desses países não tem nem 120 milhões de habitantes, mas podemos dizer que estamos na frente desses países. #AquiÉBrasil
Quem começa a investir em marketing nas redes sociais não quer mais parar, isso porque o retorno é notável, e o valor para ser investido é bem menor se comparado aos de mídias tradicionais.
Além de realizar ações de marketing nas redes sociais, existe a possibilidade da sua página funcionar como um SAC 2.0.
Quantas vezes você já não viu alguém ir até a página de uma empresa para fazer uma reclamação?
E quantas vezes você não viu aquela mesma empresa responder a reclamação/dúvida do cliente e, no final, todos saírem felizes?
Pois bem, olha quantos fatores positivos investir em marketing nas redes sociais pode trazer ao seu negócio.
Geralmente quando uma empresa começa a fazer esse tipo de marketing, um profissional é contratado apenas para fazer o gerenciamento e monitoramento das redes sociais.
Esse profissional tem um nome, e chama-se social media.
Vamos explicar mais afundo sobre quem é o social media, continue acompanhando o nosso material.
Outros pontos positivos (sim, tem mais!) de se investir em marketing nas redes sociais é que a internet é um ambiente propício para a divulgação e propagação da imagem da marca/empresa.
Além disso, o engajamento é muito maior no ambiente virtual, e o aumento de tráfego no seu site, seja ele um blog, e-commerce ou qualquer outro, vai ser muito maior.
Ah e não vamos esquecer, o aumento da carteira de clientes e das vendas é nítido!
Quando o objetivo é conhecer tudo sobre redes sociais, investir em marketing nas mídias sociais é um ponto fundamental a ser aprendido e discutido.
Agora você já sabe como é importante investir em marketing nas redes sociais, então não perca tempo, é hora fazer um bom estudo sobre os hábitos do seu consumidor e saber o momento ideal para criar ações nas mídias sociais.
Por exemplo, se fomos pensar em Facebook, onde o Brasil é o terceiro país com mais usuários ativos, ficando atrás apenas de Índia e Estados Unidos, estamos falando de muita gente.
Um anúncio no Facebook pode impactar o usuário “certo”, ou seja, aquele que realmente é o seu público-alvo, isso porque existem diversos formatos de criar um anúncio no Facebook.
O Facebook oferece ao social media a opção de escolher entre 3 segmentos de anúncios: Reconhecimento, Consideração e Conversão.
Cada um desses três segmentos tem outros subsegmentos dentro do tópico, cabe a você (ou melhor, ao social media) escolher qual é o que melhor se encaixa
Se pegarmos o LinkedIn como outro exemplo estaremos lidando com a maior rede social corporativa do mundo, além de encontrar a maior variedade de segmentação para impactar os usuários.
Com o LinkedIn Ads você pode escolher 16 opções de segmentação.
Desde a idade do público impactado, até o cargo em que a pessoa ocupa. Por exemplo, se você fizer um anúncio e quiser que apenas presidentes, diretores e gestores tenham acesso, é possível!
Se você soubesse de todos os conteúdos que temos neste blog, sua vida certamente seria outra, portanto irei fazer uma lista de artigos que podem te ajudar no quesito de anúncios nas redes sociais:
Como anunciar no LinkedIn
Como anunciar no YouTube
Facebook Ads
Instagram Ads
Twitter Ads
Gestão de redes sociais
Se o seu objetivo realmente é investir nas redes sociais e conquistar novos clientes, vale muito a pena conferir esses conteúdos citados acima, todos ensinam passo a passo de como anunciar na mídia social.
Portanto, seguimos fortes no caminho ideal para saber tudo sobre redes sociais, vamos para o próximo passo! ?
5 Motivos para investir nas Redes Sociais?
Tentamos mostrar no tópico acima como é fundamental investir nas redes sociais, mas caso tenha restado qualquer dúvida dentro de você, iremos resolvê-las agora mesmo.
Confira agora, 5 motivos que irão fazer você repensar se é realmente importante investir em mídias sociais, dá uma olhada:
1. Custo x Benefício
Investir em qualquer veículo de comunicação na internet é muito mais barato que investir nas grandes mídias.
Por exemplo, 30 segundos de comercial durante o intervalo do programa Domingão do Faustão custa “apenas” R$ 210.000,00.
Já em mídias sociais você pode criar um planejamento conforme o seu orçamento, por exemplo, você pode investir R$20,00 por dia ou R$200,00.
A única diferença é que, você vai impactar o tanto de pessoas que o seu orçamento permite. Quanto mais alto o valor investido, mais pessoas impactadas.
Entretanto pensando por outro lado, quem garante que o Domingão do Faustão vai ter telespectadores ativos no momento que seu comercial for para o ar?
Portanto, não se engane, as mídias sociais são boas e baratas! Nesse caso, aquela máxima “Tudo que é bom, não é barato” não se encaixa muito bem.
Não deixe de investir em marketing nas redes sociais.
2. Fidelização do Cliente
Fidelizar seu cliente é fundamental porque, segundo Kotler, pai do marketing, prospectar e conquistar um novo cliente custa de 7x à 8x mais do que fidelizar aquele que já compra da sua marca.
O pensamento antigamente não era esse, até que perceberam a real importância de ter um cliente fiel.
Além de “estar sempre vendendo” para um mesmo cliente, quando a fidelidade é verdadeira, geralmente ele se torna um divulgador espontâneo, ou seja, ele promove o seu produto/serviço de uma forma natural, indicando para amigos e familiares.
E dessa maneira você irá atingir novos clientes!
Então pare pra pensar comigo: Você investiu em fidelizar clientes, e aqueles que são fidelizados gerarão novos clientes, é o sonho dos empresários, não é mesmo?
3. Interação com o Público
Posts geram interação, isso é um ponto intocável. Nem que seja um “amei”, um “uau”, ou apenas uma simples curtida (pensando nas redes sociais que não possuem as reações) mas as pessoas gostam de curtir e interagir com os posts.
Mas não só de curtidas vive um post, comentários e compartilhamentos são fundamentais para o sucesso daquela publicação.
É aí que queremos chegar, na interação que um comentário ou compartilhamento pode gerar.
Você tem que se considerar como se fosse uma pessoas famosa e pensar com a cabeça do seu consumidor.
Geralmente quando um cliente comenta no seu post ele tem algum objetivo com aquele comentário, seja para falar de algum problema, marcar um amigo naquela publicação, ou as vezes só querer elogiar mesmo.
Agora imagina a sua empresa (ou a pessoa famosa) curtindo o comentário daquela pessoa, ou até respondendo o comentário!
Gera uma sensação muito boa ao consumidor, porque ele se sente importante e nota que sua opinião é relevante para aquele negócio.
Seu consumidor começa a olhar com outros olhos para sua empresa, e realmente é isso que você quer, ser notado e permanecer na mente do seu consumidor.
Portanto não deixe de interagir com seus consumidores.
4. Campanhas mais criativas
Geralmente as campanhas mais criativas surgem na internet.
Até vemos algumas campanhas geniais na televisão, principalmente as que são produzidas pela Havaianas, mas na internet esse fato, que se tornou incomum na televisão, é normal.
Isso porque o público na internet é mais jovem, e adora tudo que envolve criatividade.
Se você parar um jovem de 21 anos na rua e perguntar quando foi a última vez que ele viu o Jornal da Globo, provavelmente ele não irá se recordar.
Isso não é porque eles perderam o interesse por noticiários, mas sim porque os hábitos mudaram e hoje, os jovens se mantêm atualizados de outra forma, acessando o UOL, ou o G1.
E diga-se de passagem hoje os jovens são os mais atualizados do mercado.
5. Crescimento da Internet
No Brasil, a cada 2 segundos alguém acessa a internet.
Atualmente a maioria dos brasileiros têm acesso à internet, mesmo aqueles que pertencem as classes sociais mais baixas.
Isso porque as Lan-houses disponibilizam para aqueles que não podem ter um computador em casa, a possibilidade de acessar a internet por uma quantidade de tempo determinada, onde o valor cobrado depende do tempo de uso da internet.
Geralmente elas são divididas por hora, por exemplo, uma hora = R$3,00 e duas horas = R$ 5,00.
Então a cada dia mais, a internet pode ser considerada um ambiente para todos.
Por isso houve um grande crescimento da web e alguns empresários viram a oportunidade de criar o seu negócio virtual, pois os gastos seriam menores por demandar um número menor de funcionários.
Além disso, em um e-commerce você não precisa gastar com o aluguel de um espaço físico, o que geralmente é um dos maiores gastos de lojas físicas.
Hoje ter um e-commerce não significa se diferenciar da concorrência, mas sim que o seu negócio está adaptado às exigências do mercado.
E uma loja virtual tem uma facilidade maior para investir em marketing nas redes sociais porque você pode direcionar o cliente para o seu site e permite assim que, dependendo da sua vontade, o cliente possa comprar seu produto naquele instante.
Portanto, se você tem um negócio, principalmente se for virtual, não deixe de investir nessa vertente que cresce mais que um bambú nos dias inspirados.
Quem é o Social Media?
É o responsável por cuidar da imagem, divulgação e relação de uma pessoa ou empresa nas suas redes sociais.
Hoje existem diversas profissões que, há 15 anos atrás, ninguém imaginava que um dia existiria,
Por exemplo, quem imaginava nos anos 2000 que as pessoas iriam gravar vídeos e postar na internet? E o melhor, quem imaginou que isso daria retorno financeiro a essas pessoas?
Acho difícil alguém naquela época ter imaginado que hoje, os Youtubers seriam um sucesso.
Youtubers são as pessoas que têm um canal na plataforma e produzem vídeos com certa periodicidade, e monetizam através de curtidas na mídia social.
É doideira pensar isso não é mesmo?
E mais doideira ainda é pensar que, daqui alguns anos, provavelmente essa profissão estará ultrapassada e nem vai existir mais.
Além dos youtubers, hoje existe o profissional que cuida redes sociais de uma empresa ou de uma pessoa.
Este é o Social Media como dissemos.
Mas pelo amor de Deus, não confunda social media com youtuber. Pode até parecer que eles fazem a mesma coisa, mas quando comparamos percebemos a diferença.
Youtuber = produz material para ser publicado na plataforma do YouTube.
Social Media = gerencia e faz monitoramento das Redes Sociais de uma empresa.
Realizar postagens nas páginas, fazer o monitoramento das redes sociais, impulsionar os conteúdos são algumas das tarefas de um profissional de mídias sociais.
Entretanto um profissional precisa de algumas habilidades específicas para exercer a função com qualidade.
Ser persuasivo é uma das maiores delas, pois ele tem apenas uma certa quantidade de caracteres para passar uma ideia na legenda de uma publicação.
Precisa ter as mesmas habilidades que um profissional de copywriter tem.
Portanto, se você precisa de um social media para realizar o monitoramento das suas redes sociais, pense bem em quem vai contratar.
Não dá para contratar qualquer pessoa, você precisa de um especialista para o seu negócio.
Depois de entender o que é o social media podemos dizer que agora falta menos da metade para você realmente saber tudo sobre redes sociais.
Métrica das Redes Sociais
Esse tópico é o que dá sentido para o social media e para quem investe em marketing nas redes sociais.
Sabe porquê?
Por que esse é o estudo de todas as ações de marketing realizadas pelo social media. Ou seja, é a união dos dois últimos tópicos, não é?!
Fazer o monitoramento das redes sociais é de extrema importância para que as empresas possam investir no que realmente traz retorno para o seu negócio.
Não adianta investir no LinkedIn se o seu público está presente no Instagram, não é mesmo?!
Existem alguns pontos primordiais para serem avaliados. Vamos citar abaixo quais são, por isso não desgrude da tela:
Alcance
Nada mais é que a quantidade de pessoas que foram atingidas pela sua publicação.
É importante você conhecer esse dado para comparar com outras métricas que existem, por exemplo, o engajamento.
O alcance geralmente não é analisado sozinho, porque saber quantas pessoas foram atingidas é importante mas é uma informação muito vaga.
Engajamento
É o nível de interação do público com o seu post.
Ver quantas curtidas teve a sua publicação, se houveram muitos comentários, quantas pessoas compartilharam (retweetaram ou repostaram) o seu conteúdo, entre outros.
O engajamento é um dado que pode ser analisado sozinho, e pode ser analisado em conjunto, com o alcance por exemplo.
Vamos supor: sua empresa realizou uma postagem no Facebook, e teve um alcance de 10 mil pessoas, e teve apenas 30 curtidas.
Se isso aconteceu significa que alguma coisa está errada, não acha?
Portanto, o engajamento é um fator decisivo no monitoramento das redes sociais.
Tráfego de Rede Social
Você quer mandar bem nas redes sociais, todo mundo quer, mas precisa bombar o seu site particular também.
Com a análise de tráfego de rede social, é possível ver quem viu a sua publicação e foi direcionado ao seu site.
É outra métrica fundamental que empresas precisam usar caso busquem se tornar grandes negócios.
Não deixe de analisar esse tráfego para sua estratégia de marketing nas redes sociais ser completa.
ROI
Você sabe o que é ROI?
Essa é uma sigla em inglês e significa retorno sobre investimento, ou seja, é todo o lucro líquido obtido por uma empresa depois de um realizar uma ação paga.
Existe uma formula mágica que calcula quanto é o seu ROI, você precisa apenas saber o básico de matemática, qual foi o valor investido e de quanto foi o retorno do investimento.
A formula é simples:
ROI = (lucro total – custo do investimento) / custo do investimento
Essa métrica é fundamental para saber se o seu investimento trouxe um retorno notável, ou foi se foi “uma furada”.
Nós temos um conteúdo específico sobre o que é ROI, dá uma conferida que você não vai se arrepender, tenho certeza!
Você acabou de conhecer algumas das métricas mais importantes e chegou a hora de ver como se realiza uma postagem nas principais redes sociais.
Vamos lá, você já chegou até aqui! Não é hora de desistir. Falta pouco para saber tudo sobre redes sociais.
Postagens nas principais Redes Sociais
Estamos quase no fim do nosso conteúdo e falta pouco para você saber tudo sobre redes sociais.
Vamos simular uma postagem nas principais redes sociais agora.
Postagem no Facebook
Para fazer uma postagem em uma fanpage é muito simples na verdade. Você precisa ir até a página inicial e chegar até uma tela semelhante a essa:
Então você deve saber qual é o seu objetivo antes de realizar a postagem não é mesmo?
Se você quiser apenas realizar uma postagem normal, de um texto ou postar uma informação simples, precisa apenas clicar em “Escreva algo” e então você verá uma página igual a essa:
Você pode apenas escrever o que você quer e compartilhar.
Ou se quiser adicionar uma imagem, um sentimento, uma localização, se quiser restringir o público do post, ou até marcar um produto na publicação.
É bastante simples, não?
Postagem no Twitter
Pois é, agora com 280 caracteres fica mais fácil não é mesmo?
Mas vamos combinar que o Twitter é a mais fácil de realizar uma postagem não é mesmo?
Você precisa apenas acessar o seu perfil (não é igual ao facebook onde os usuários podem escolher entre um perfil ou fanpage, o twitter só possui um tipo de conta):
E depois de acessar, você deve clicar em “Tweetar” e então:
Em um tweet você pode adicionar uma imagem, um gif, criar uma enquete ou colocar uma localização. Então, você acabou de tweetar meu amigo.
Postagem no Instagram
É hora do Instagram! Você sabe que nessa rede social só pode postar imagens e vídeos não é mesmo?
Para postar você precisa abrir o seu feed, e ir no ícone do meio onde tem um quadrado com um mais no meio.
Quando você clicar, abrirá a opção de você escolher uma foto da sua galeria para postar, iniciar um vídeo, um tirar uma foto do próprio aplicativo para postar diretamente.
Daí então basta tirar a foto, gravar o vídeo ou então selecionar a imagem já existente para continuar com a postagem.
Depois disso, abrirá a opção de selecionar um filtro. Ou você pode editar a foto também, como brilho, saturação, nitidez, contraste, entre muitos outros…
Pronto você escolheu o filtro, editou a imagem da melhor maneira e agora você precisa clicar em avançar para concluir a edição.
E aí é possível escrever uma legenda, compartilhar em outras redes sociais, adicionar uma localização, marcar um outro perfil e até desativar os comentários nas configurações avançadas.
Pronto, você acabou de postar no Instagram, fácil também não é?
Melhor horário para postar nas Redes Sociais
Bom, o que adianta saber tudo sobre redes sociais, quando você não posta no horário certo e não consegue impactar o seu público-alvo.
Você passa horas e dias pensando na melhor legenda, passa um bom tempo editando a imagem e na hora que posta, tem poucas interações porque seus usuários não estão ativos no momento.
Aí não dá né? É para matar qualquer um do coração.
Por isso, pensamos em reunir informações sobre as principais redes sociais e te mostrar qual é o horário onde os usuários estão mais ativos.
É importante lembrar que cada público-alvo pode ter um horário específico, mas pegamos o horário médio onde os usuários em geral estão ativos.
Melhor horário para postar nas Redes Sociais
Bom, o que adianta saber tudo sobre redes sociais, quando você não posta no horário certo e não consegue impactar o seu público-alvo.
Você passa horas e dias pensando na melhor legenda, passa um bom tempo editando a imagem e na hora que posta, tem poucas interações porque seus usuários não estão ativos no momento.
Aí não dá né? É para matar qualquer um do coração.
Por isso, pensamos em reunir informações sobre as principais redes sociais e te mostrar qual é o horário onde os usuários estão mais ativos.
É importante lembrar que cada público-alvo pode ter um horário específico, mas pegamos o horário médio onde os usuários em geral estão ativos.
Melhor horário: 13h às 17h em dias da semana
Horário morto: 00h às 08h
Frequência: Pelo menos 5h de diferença entre de um post para outro, ou seja 4x no dia ao máximo
Melhor horário: 13h às 15h de segunda-feira à quinta-feira
Horário morto: 20h às 08h
Frequência: Twitter é uma rede social muito dinâmica, então não existe uma frequência mínima ou máxima.
Melhor horário: 17h às 18h em dias da semana
Horário morto: 00h às 08h
Frequência: 1x a cada 2 dias. Com o novo algoritmo do Instagram que dá relevância ao conteúdo importante para o usuário, uma postagem a cada 2 dias é uma boa opção.
IMPORTANTE: Oferecer um conteúdo de relevância ao seu cliente é fundamental, para que ele continue te seguindo nas redes sociais.
Se o seu conteúdo não for interessante e não estiver alinhado ao interesse do seu público, com certeza você irá começar a perder seguidores, portanto lembre-se:
Postar com uma certa frequência e não oferecer conteúdo de qualidade é a mesma coisa que dar um tiro no pé.
Dicas para conseguir mais seguidores nas Redes Sociais
Bom, chegamos ao último tópico do nosso texto, você já sabe tudo sobre redes sociais, entretanto acho que você ainda não vai sair do nosso texto.
Vamos apresentar 5 dicas, ou conselhos, que podem te ajudar a aumentar os seus seguidores. Confere ai:
- Interaja
- Compartilhe o conteúdo em todas as redes sociais
- Crie uma hashtag própria
- Apresente conteúdo relevante
- Explore os meios alternativos fornecidos pelas redes sociais
DICA PLUS: Não compre seguidores!
Existem diversos aplicativos em que você pode comprar seguidores, mas não recomendamos que você tome essa decisão.
Até porque desse jeito, você apenas terá mais números no seu perfil, e não verdadeiros clientes interessados no seu serviço ou produto.
Depois de conhecer tudo sobre Redes Sociais é hora de aplicar o conhecimento!
Apresentamos tudo sobre redes sociais e agora você pode dizer que é um expert no assunto.
Este conteúdo foi produzido para apresentar tudo sobre esse tema que é tão essencial para nós nos dias de hoje, principalmente quando falamos de marketing digital.
As redes sociais são, se não o melhor, um dos principais meios de estabelecer uma comunicação direta e mais íntima com o seu consumidor.
Portanto, invista em marketing nas redes sociais e realize monitoramento das mídias sociais para mensurar os dados e converter visitantes em futuros leads.
Agora você conhece tudo sobre redes sociais, é hora de pôr em prática o conhecimento adquirido no conteúdo.
Ainda ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!
Compartilhe conosco e nossos especialistas na área irão com todo o prazer te ajudar com esse problema. Até a próxima, nos vemos por ai!