Tudo o que você precisa saber sobre Gestão de Marketing

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Publicado: 11 de maio de 2022 | Atualizado: 11 de maio de 2022.

Hoje em dia, não basta ser bom; ter uma boa empresa, um bom produto, oferecer um bom serviço… Isso não é suficiente. Você precisa saber “vender seu peixe”, ou em outras palavras, saber fazer o marketing da sua empresa.

De tão complexo e cheio de responsabilidades para ser feito da maneira correta, o marketing é digno de um setor próprio dentro das empresas; setor este, formado por uma equipe que trace estratégias e tenha um profissional gestor para administrar esse fluxo de atividades.

Se você tem interesse em compreender o que é gestão de marketing e como aplicá-la na sua empresa, continue a leitura!

O QUE É GESTÃO DE MARKETING E POR QUE É TÃO IMPORTANTE?

Antes de nos aprofundarmos sobre a gestão de marketing, precisamos ter muito claro em nossa mente o conceito de marketing. Você sabe o que é marketing?

Marketing é o conjunto de atividades que tem o intuito de gerar valor para o público de determinada marca; atividades como: gestão de marca, publicidade e distribuição de conteúdo, relacionamento com o cliente, e tantas outras.

Vamos esclarecer, brevemente, também o conceito de gestão. Gestão é uma atividade de cunho administrativo que tem o objetivo de atingir determinadas metas da maneira mais eficaz possível.

Sabendo disso, fica muito mais fácil compreender o que é a gestão de marketing. Gestão de Marketing é a criação e monitoramento de um conjunto de atividades estrategicamente pensadas para gerar valor para o público da empresa e, desta forma, aumentar seu faturamento e melhorar sua posição no mercado.

E mais, a verdade é essa e não tem como fugir: as empresas que não estão investindo em uma gestão estratégica do seu marketing, estão ficando para trás!

O QUE UM GESTOR DE MARKETING FAZ?

O gestor de marketing é o profissional responsável por cuidar para que as estratégias traçadas no plano de marketing aconteçam. É como o capitão de um navio, que delega tarefas e administra a performance de cada membro da tripulação.

Esses profissionais têm o dever de identificar, estudar e estabelecer uma conexão com os públicos e mercados do produto/serviço da empresa, mantendo a comunicação e satisfação dos clientes, além de monitorar as tendências e tomar ações de resposta a esses fatores; um bom exemplo disso são datas comemorativas, como dia das mães, páscoa, natal.

O gerente de marketing sabe que essas datas são importantes e sabe que deve tomar decisões baseadas nelas.

Algumas das principais responsabilidades do gestor de marketing são:

  • Montar e fazer a gestão dos profissionais encarregados do marketing;
  • Gerir campanhas de marketing, observando de perto se estão performando bem para atingir as metas estabelecidas para tal.
  • Administrar estratégias de marketing em múltiplos canais, como diferentes redes sociais, sites e outras ferramentas novas.
  • Gerenciar orçamentos para o marketing da empresa.
  • Definir metas e acompanhar as métricas de marketing visando averiguar se a atividade atual está satisfatória ou se devem ocorrer mudanças para que as metas sejam alcançadas.
  •     Realizar pesquisas e estudos sobre os clientes e o mercado.

COMO APLICAR A GESTÃO DE MARKETING NA MINHA EMPRESA?

1. TRACE UM PLANO

Se você não tiver em mente aonde quer chegar, nunca chegará lá.

O primeiro passo é definir as estratégias que serão utilizadas para falar com o público.

Responda as questões:

  • Qual seu objetivo?
  • Quais são as estratégias que você irá utilizar para chegar lá?
  • Você está se baseando em que para traçar essas estratégias? Qual é o contexto?
  •     Quem é seu público-alvo?

         A partir dessas respostas, você conseguirá enxergar mais claramente o melhor caminho a ser tomado.

2. FAÇA BRANDING

Lembre-se: as pessoas não compram apenas seu produto/serviço; elas compras a sua marca.

A gestão da sua marca é essencial para destacar sua empresa no mercado. O branding irá lhe permitir explorar o valor da sua marca, posicionando-a de maneira forte e atraindo mais clientes.

3. ESCOLHA OS CANAIS CORRETOS PARA ATUAR

Não adianta “sair atirando para todos os lados”, ou em outras palavras, não adianta estar presente em todos os lugares e falar com todos os públicos se eles não são o seu público-alvo, isso só faz com que você perca tempo e recursos.

Para fortalecer a marca, o gerente de marketing deve, junto a equipe, fazer uma seleção estratégica de canais de comunicação onde a empresa deve se fazer presente, bem como a conexão entre esses canais.

4. ENTREGUE A MENSAGEM CERTA PARA AS PESSOAS CERTAS

Esse é o ponto mais importante, com certeza.

Ter os dados corretos de perfil dos seus clientes e as segmentações irá definir se o seu marketing vai, ou não, dar certo. Por exemplo, tente vender um creme anti-idade para um jovem de 17 anos no Whatsapp. Provavelmente, não vai dar certo. Mas, se você tentar vender o mesmo creme anti-idade para mulheres na faixa dos 40 anos pelo Facebook, os resultados podem ser bem diferentes. Entende?

CONCLUSÃO

Uma boa gestão de marketing pode definir o sucesso ou fracasso da sua empresa. Por isso, é importante selecionar um bom gestor de marketing e, junto a ele, montar a equipe que será responsável por esse setor da organização.