Conheça os tipos de segmentação de leads e aprenda a fazer sua taxa de conversão decolar rumo ao sucesso
Você conhece os tipos de segmentação de leads? Será que sua empresa usa os critérios corretos para segmentar seus possíveis consumidores? Chegou a hora de aprimorar o relacionamento com seu cliente por meio da análise de qual fase da jornada de compra ele se encontra!
Aposto que você já se pegou com a missão de enviar um email aos seus leads depois da visita deles em seu site, certo?
Isso porque, obviamente, depois que um potencial cliente passa por qualquer um dos canais representantes da sua empresa o próximo passo é investir no relacionamento com ele a fim de encaminhá-lo ao momento da compra.
Mas para isso acontecer é preciso interagir com ele, educá-lo, entender suas necessidades e verificar como ele está disposto a resolvê-las, além de manter uma comunicação frequente, mas sempre no momento oportuno.
Isso porque é muito pouco provável que o lead faça todo o caminho até a venda sozinho, é como se você precisasse pegar na mão dele e o acompanhar por todo o trajeto, até o destino final – a batida de martelo.
No entanto, para percorrer esse caminho juntos e de maneira correta você precisa, em primeiro lugar, entender em qual estágio de venda esse potencial cliente se encontra, só assim será possível direcioná-lo à rota mais eficaz para levá-lo ao destino da forma mais conveniente para ele.
A boa notícia é: todos os tipos de segmentação de leads são seus melhores amigos nessa missão!
Isso porque eles farão de dados a estrutura necessária para te ajudar a entender como, quando e por qual canal abordar o seu lead!
Por isso, preparamos especialmente para você este artigo destinado a te ensinar os tipos de segmentação de leads e como aproveitá-la para ver seus números de venda decolarem. Vamos começar?
Por que é importante segmentar seus leads?
Com o fortalecimento da metodologia de marketing digital, a maioria das empresas passou a investir na captação de clientes por meio da oferta de conteúdos relevantes, geração e relacionamento contínuo com leads.
Porém, juntamente com essa estratégia, veio a dificuldade de realizar uma segmentação de leads de maneira realmente eficiente.
Ou seja, de maneira que a equipe de marketing consiga identificar o perfil do potencial cliente e em qual estágio do processo de venda ele se encontra.
Podemos dizer que, de um modo geral, a dificuldade dessa segmentação de leads se dá por conta da variedade de fases pelas quais um potencial cliente pode passar.
Fora isso, muitas empresas ainda não conhecem a necessidade de investir nas técnicas de segmentação porque acreditam que para gerar lucros basta conseguir desenvolver uma grande base de leads.
No entanto, após captar os dados dos leads e iniciar o encaminhamento deles às próximas etapas de negociação, será justamente a “triagem” que permitirá que a equipe de marketing direcione a comunicação adequada no momento adequado.
Dessa maneira as suas chances de efetivar um negócio serão muito maiores.
Isso porque durante o processo de vendas não é a quantidade de leads em seu banco de dados que vai ditar seus lucros, mas sim a personalização de uma boa mensagem. Pois ela dará a sustentação e o caminho para o sucesso do seu relacionamento com o cliente.
E aí, a ideia te parece interessante? Não se preocupe, pois chegou o momento de conhecermos quais são os tipos de segmentação de leads!
Conheça as formas de segmentação de leads
Sim, em primeiro lugar, vale importante destacar que existem várias maneiras de segmentar seus leads.
Podemos exibir tanto os critérios iniciais e básicos dos possíveis clientes, como idade, gênero, grau de escolaridade, cargo etc como outras maneiras mais profundas as quais te permitirão entender a real necessidade do consumidor e como abordá-lo.
Ou seja, é necessário adequar seus critérios conforme a persona do seu negócio.
Por isso, a fim de garantir a sua completa assimilação do tema, vamos apresentar a seguir os principais tipos de segmentação os quais integram a maioria das estratégias de marketing digital. Confira:
Percurso do visitante no site
Bom, na maioria das vezes, o relacionamento do cliente com a sua marca vai começar por meio da visita dele em seu site ou blog.
E como tempo é dinheiro e não temos nenhum centavo a perder, a segmentação de leads já começa nesse momento!
Isso porque o comportamento e trajeto do visitante em seu canal já apresenta um indicativo sobre as suas necessidades e em qual estágio do processo da venda ele se encontra.
Aliás, uma boa ferramenta para lead scoring e lead tracking pode te auxiliar a descobrir as ações do usuário em seu site.
Pois será possível checar, por exemplo, as páginas as quais ele visitou, como abas de contato, sobre a empresa, downloads gratuitos, publicações, trabalhe conosco e muito mais.
Além disso, é possível verificar também o nível de engajamento do lead durante essas passagens, ou seja, quais ações foram realizadas em seguida, tempo médio gasto em cada conteúdo etc.
Com a coleta e análise dessas informações será possível identificar se o visitante está em uma etapa inicial ou mais avançada no processo de compra.
Isso porque se ele tiver demonstrado interesse nos materiais mais amplos e generalizados é sinal de que está no começo da jornada, já se ele tiver buscado por conteúdos informativos mais pontuais é sinal de que já está no meio da jornada.
Mas, se tiver visitado páginas de preços, condições de pagamento etc é um claro sinal de que já está inclinado a concluir o negócio.
Percebe como dessa maneira sua segmentação já começa de maneira totalmente analítica e assertiva? Ou seja, sua abordagem seguinte será baseada em dados concretos e altamente relevantes.
Nível de engajamento com as suas campanhas de e-mail
Bom, conforme falamos anteriormente, depois que o cliente passa por algum dos canais representantes da sua empresa o próximo passo é iniciar uma comunicação estratégica com ele, com foco em conversão, certo?
Assim, a maneira inicial mais clássica com certeza é o disparo de email marketing o qual buscará oferecer oportunidades para conversão, as quais serão embasadas no comportamento que ele apresentou em seu site, conforme vimos no tópico anterior.
Dessa maneira, depois de enviar emails considerando o percurso do potencial cliente em seu site, o próximo passo presente nos tipos de segmentação de leads é verificar o nível de interação com a sua comunicação.
Para isso você deve observar métricas como a taxa de abertura e a taxa de clique em seus emails.
Pois esse indicador te ajudará a perceber se o lead está de fato interessado na proposta da sua empresa, ou seja, se tem potencial para avançar no funil de vendas ou se ainda precisa ser abordado com conteúdos mais educativos.
Por isso, o seu email marketing precisa oferecer oportunidades de conversão estratégicas.
Pois, seja por meio de downloads de e-books, infográficos, campanhas de descontos etc, o importante é investir em materiais os quais te permitam identificar qual a etapa seguinte mais adequada para esse potencial cliente.
Informações coletadas por meio de formulários
Os dados coletados por meio de formulário de contato e landing pages também são peça-chave nos tipos de segmentação de leads, pois seus passos seguintes ganham mais assertividade se forem embasados neles.
Isso porque conforme o potencial cliente vai avançando na jornada de compra, mais informações sobre ele podem ser absorvidas permitindo personalizar as futuras abordagens.
Por isso, a dica é definir atenciosamente quais serão as informações solicitadas nos formulários, pois esses dados serão fundamentais para segmentar seu público e pautar a comunicação futura nos dados mais relevantes sobre o perfil dele.
Assim, a experiência do lead com a sua marca será melhor e mais completa por receber os materiais certos.
Consequentemente, ao propiciar um relacionamento mais personalizado pautado em uma segmentação correta, a empresa conseguirá potencializar sua taxa de vendas por atender as necessidades do cliente no momento adequado às expectativas dele.
Você já conhece os tipos de segmentação? Mãos à obra!
E então, pronto para abordar os seus potenciais clientes da maneira mais estratégica possível? Certeza que sim!
Isso porque te mostramos ao longo deste conteúdo os tipos de segmentação de leads e como você pode usá-los no momento de definir a comunicação mais assertiva com cada cliente.
Por isso, não perca mais tempo! Conforme indicamos, busque pela ajuda de uma boa ferramenta e descubra o percurso do visitante em seu site, assim você já terá o primeiro passo da sua segmentação.
Além disso, verifique como ele reage e interage com os materiais enviados por email e não se esqueça de analisar cautelosamente os dados fornecidos por meio dos formulários.
Acredite, com esse conjunto de ações a sua segmentação de leads vai poder te levar a resultados inimagináveis!