Conheça os 4 tipos de persona que podem ajudar a sua empresa ter ações mais assertivas
Conhecer os tipos de persona é fundamental para o desenvolvimento de estratégias mais assertivas, pois dessa forma você consegue segmentar o público de acordo com as suas necessidades. Por isso, saber quais são as personas tipos disponíveis é essencial se você quer fazer a sua empresa crescer.
Todo empreendimento nasce a partir da vontade de atender a uma necessidade de um certo público.
Mas para descobrir se o seu negócio está sabendo responder a expectativa, é preciso investir em meios de conhecer essas pessoas.
Uma das formas de se fazer isso é começar a criar personas, isso é, montar o perfil do seu cliente ideal por meio de pesquisas com seus atuais consumidores.
Assim você consegue criar ações mais assertivas, bem como proporcionar um atendimento adequado os seus atuais e futuros clientes.
Entretanto, é preciso destacar que para cada necessidade, existem tipos de persona mais adequados que outros.
Isso porque durante o seu processo de criação você poderá direcionar melhor as pesquisas de acordo com o seu objetivo e esclarecer todas as dúvidas a respeito da tarefa.
Então, se você ficou curioso e quer saber mais sobre as persona tipos, confira o conteúdo:
O que é persona?
Bom, antes de mais nada, precisamos relembrar o conceito básico o qual já vimos aqui no blog sobre o que é persona.
Persona é a representação semi-fictícia do perfil do seu cliente ideal.
Por meio de pesquisas com seus atuais consumidores, é possível conhecer gostos, hábitos, preferências e condições as quais levaram aquelas pessoas a realizarem uma compra na sua empresa.
Ao reunir essas informações, você consegue criar o perfil daquele que pode ser considerado o seu cliente ideal!
Isso porque esse processo é extremamente específico, pois ele investiga cada detalhe da jornada do consumidor a fim de entender o porquê das pessoas comprarem de você.
Ok, já lembrei o conceito de persona, mas o que eu ganho tendo esse trabalhão todo?
Calma, amigo! Vamos te contar no próximo tópico.
Por que é importante desenvolver um dos tipos de persona?
Criar ou não um dos tipos de persona pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio, sabia?
Isso porque ao criar uma das personas tipos é possível desenvolver ações mais assertivas e direcioná-las de forma correta.
Por exemplo, você descobriu que a sua persona se chama Zé, um degustador de vinhos de 25 anos e passa o dia olhando o feed da sua conta no Facebook atrás das hamburguerias mais baladas de São Paulo.
Então, se coloque no lugar de um restaurante desses. Qual seria a melhor forma de atingir o Zé e fazer com que ele conheça os seus serviços?
Ora, agora que você conhece os hábitos de sua persona, o Zé, fica fácil perceber que o melhor canal de divulgação é por meio de uma fanpage no Facebook!
Lá você pode postar fotos dos hambúrgueres, divulgar promoções e cupons de descontos, enfim, o que mais a criatividade mandar. Investir em ações de marketing para restaurantes no Facebook será um diferencial para essa persona.
Além disso, você também pode adaptar seu processo de vendas e no atendimento ao cliente às preferências do cliente.
Dessa forma é possível criar um ambiente agradável e confortável o qual não despertará vontade nesse consumidor de ir atrás da concorrência.
E se não bastasse isso, de quebra você também ganha um promotor da marca, pois quem é que não gosta de contar para os amigos uma boa experiência que teve?
Viu só como criar o perfil do seu cliente ideal é importante? Mas para garantir a assertividade das suas ações, primeiro é preciso conhecer os tipos de persona!
Então, vamos lá conhecer as personas tipos?
Conheça 4 tipos de persona: uma para cada necessidade!
Tão importante quanto entender o conceito é conhecer as personas tipos, afinal elas são a base da criação de uma estratégia assertiva.
Por isso, vamos te apresentar agora as 4 personas tipos existentes e que podem te ajudar nessa missão.
Buyer Persona
A buyer persona é a forma mais usada dentre as personas tipos existentes.
Lembra do Zé, exemplo que usamos nos tópicos anteriores? Então, ela é um exemplo dessa categoria dentre as outras de personas tipos.
Isso porque a buyer persona representa o comprador e em seu processo de desenvolvimento se procura entender comportamentos e preferências do público na hora da compra.
Assim você consegue saber o que o seu público gosta e espera encontrar na sua empresa e pode tomar atitudes para fazer isso acontecer.
Audience Persona
Se a buyer persona está relacionada ao consumo de produtos ou serviços, essa entre as outras personas tipos foge um pouco disso.
Afinal, a audience persona é a representação do perfil dos usuários que andam consumindo seu conteúdo em suas plataformas online.
Sendo assim, se você deseja aumentar a visibilidade da sua marca, a persona tipos mais adequada seria audience.
Isso porque dessa forma é possível conhecer os hábitos de quem anda visitando o seu site ou blog e saber o que eles esperam encontrar lá.
Assim dá para criar conteúdos mais interessantes aos olhos do público, seja pelo tema ou formato preferido.
Proto Persona
Pode-se dizer que a proto persona é uma espécie de versão inicial, a qual antecede a buyer persona.
Isso porque é criada a partir de dados e pesquisa entre os clientes, mas sim de uma sessão de um brainstorming dentro da própria empresa.
Entretanto, ela não serve de substituta de nenhuma das outras personas tipos, viu?
Pois a proto complementa as outras personas tipos e serve para te ajudar a ter uma uma ideia de como a marca é vista pelos olhos do público.
Assim você consegue entender o comportamento dos consumidores e já começar a pensar em estratégias para melhorar alguns pontos.
Brand Persona
Achou que persona era apenas relacionado aos seus clientes? Pois achou errado!
Isso porque a brand persona é uma das personas tipos a qual é voltada ao perfil da sua empresa.
Da minha empresa? Mas por que eu teria esse trabalho todo?
Oras, porque isso te ajuda a deixar o seu negócio com uma visão mais humana e próxima de seus clientes!
E para isso acontecer, basta reunir a equipe em uma sessão de brainstorming e pensar:
Se a empresa fosse um ser humano, quais características ela teria? Como vocês gostariam que as pessoas a enxergassem?
Assim vocês conseguem trabalhar em cima da representação da marca de forma a deixar com um visual mais atrativo aos atuais e futuros clientes!
Comece a desenvolver os diferentes tipos de persona e fique mais perto de atrair mais clientes para a sua empresa!
Nesta publicação você relembrou o que é persona e viu como é importante ter uma ideia do perfil do seu cliente ideal a fim de atrair mais consumidores para o seu negócio.
Além disso, entramos mais nesse universo e ficamos sabendo que existem algumas personas tipos diferentes de acordo com a sua necessidade.
Se o seu objetivo for entender o comportamento de compra dos seus clientes, umas das personas tipos indicadas podem ser a buyer e a proto.
Mas se você pretende aumentar a visibilidade da sua marca e atrair mais visitantes ao seu site, a audience persona é a mais indicada.
Por fim, ainda vimos que também dá para melhorar a representação da imagem da sua empresa com as personas tipos, principalmente se for a brand.
Agora, se depois de saber tudo sobre as personas tipos você já quer começar a criar a sua, saiba que não precisa passar vontade!
Para isso, basta acessar nosso conteúdo de Como criar uma persona para o seu negócio? e começar a brincadeira!