Conheça os tipos de marketing mais populares e invista no que oferece melhor performance para o seu negócio!
Quais são os tipos de marketing mais populares hoje em dia? Você sabe? Pois bem, não se preocupe! Chegou a hora de conhecer as metodologias capazes de tornar a sua comunicação mais estratégica. Vem com a gente e descubra a melhor estratégia para o seu negócio!
Se você é um estudante ou mesmo um profissional da área de Marketing já deve ter se pego pensando sobre quais são todos os marketing tipos existentes.
Afinal, com o passar do tempo essa prática vem ganhando novas nomenclaturas e metodologias para se comunicar com o mercado.
Além disso, com tanta modernidade, os objetivos do Marketing ultrapassam relações entre empresa e consumidor, a verdade é que ele está em todo lugar, no cotidiano de todos nós.
Por isso, cada vez se torna mais importante adaptar essa prática aos mais diversos tipos de pessoas, estilos, necessidades, desejos e tudo isso em momentos diversos e desafiadores.
Parece até uma missão impossível, não é mesmo?
Mas essa missão se torna mais fácil e amigável à medida que o Marketing se reinventa com seus diversos tipos e consegue se adequar às novidades de um mundo cada vez mais moderno.
E é claro que nós não podemos ficar de fora dessa!
Então vamos conhecer por meio deste conteúdo os principais e mais usados tipos de marketing, assim, o seu departamento de promoção e divulgação será o mais completo, versátil e antenado possível!
Por que é importante conhecer quais são os tipos de Marketing?
Conforme vimos na introdução, em tempos modernos com consumidores cada vez mais exigentes, algumas áreas precisaram se adaptar.
Por isso quando o assunto é como elaborar um plano de marketing, essa realidade não seria diferente, pois não adianta mais traçar projetos com a mesma visão promocional de antes.
Uma campanha de sucesso é aquela feita por um profissional versátil que conhece todas as esferas da comunicação necessárias para impactar o público certo.
Sendo assim, se o seu público está mais presente nas redes sociais mais usadas no Brasil, por exemplo, e não consome materiais offline, não faz sentido promover e investir em campanhas fora desse cenário, certo?
Agir assim seria simplesmente dar tiros n’água.
Por isso tem se tornando tão relevante conhecer os Marketing tipos que vêm surgindo constantemente de acordo com novas necessidades e perfis de públicos cada vez mais ecléticos e híbridos.
Além disso, ao pensar em como elaborar um plano de Marketing com uma visão macro e não limitada das possibilidades existentes o seu poder de alcance se torna maior.
Afinal, é possível trabalhar com planos de ações diferentes, por meio de canais diferentes e podendo atingir um público maior por estar alcançando ele em diversas frentes.
Bom, agora você já viu alguns dos motivos pelos quais é interessante conhecer os tipos de Marketing, certo?
Isso significa que finalmente podemos conhecê-los! Vamos lá?
Conheça os principais tipos de Marketing
Sim, vamos ver a seguir quais são os tipos de marketing mais comuns para ajudar a minimizar a sua dúvida sobre como elaborar um plano de marketing eficaz para o seu negócio.
Antes, porém, é importante esclarecer que existe uma infinidade de ideias de marketing e tipos, no entanto, nos concentramos aqui em apresentar somente os mais populares e adaptáveis.
Ou seja, aqueles propícios a serem integrados nas suas estratégias de divulgação.
Então, vamos lá!
Marketing Digital
Se o assunto é sobre quais são os tipos de marketing, vamos começar com aquele que tem mais popularidade no momento: o Marketing Digital.
Essa metodologia reúne todas as ações de marketing de um negócio as quais são vinculadas ao ambiente digital. Esse traço, inclusive, é a característica mais forte da atividade.
O Marketing Digital vêm ganhando tanta força porque as pessoas estão cada vez mais presentes e ativas na web, ou seja, se o intuito dessa área é alcançar, impactar e se relacionar com pessoas é preciso dialogar com elas a onde quer que estejam.
Diante dessa realidade, as principais ações e objetivos do Marketing Digital são:
- Impulsionar o tráfego orgânico e aumentar a audiência por meio de algumas estratégias como o uso de técnicas de SEO, por exemplo;
- Criar e manter relacionamento com o público por meio de canais como e-mail marketing, redes sociais, blogs etc;
- Investir na produção e divulgação de materiais estratégicos.
Inclusive, para fazer o Marketing Digital entrar em ação, atualmente você pode contar com uma série de ferramentas de Marketing que visam oferecer mais praticidade e eficácia para em relação aos seus resultados.
E para encontrar ferramentas de Marketing capazes de automatizar todo o processo online, fique por dentro do Blog da Ideal Marketing que você conhecerá essas ferramentas de Marketing voltadas à web!
Inbound Marketing
Cada vez mais presente na rotina dos departamentos de Marketing e Vendas, o Inbound Marketing consiste no objetivo de captar clientes por meio de um relacionamento a longo prazo utilizando ações educativas.
Essa metodologia, ao contrário de outros tipos de ideias de marketing as quais vão atrás do consumidor e muitas vezes invadindo sua rotina de forma desagradável, preza pela atração do possível cliente de forma natural.
Isso porque entende-se que boa parte do mercado ainda não está consciente do que precisa para solucionar suas “dores”.
Por isso, o Inbound tem a missão de disponibilizar um conteúdo relevante e diversos tipos de materiais informativos com o fim de amadurecer o possível cliente e levá-lo, espontaneamente, à conclusão de que a sua marca é a mais capacitada para ajudá-lo.
Talvez você já tenha ouvido falar sobre a relação entre o Inbound Marketing e Marketing Digital, para esclarecer todas as suas dúvidas não deixe de conferir nosso conteúdo completo sobre o assunto!
Outbound Marketing
O conceito de Outbound é justamente o oposto do conceito citado acima.
Isso porque ele faz parte das ideias de marketing que têm uma abordagem direta para captar clientes.
Aqui, a marca vai até o consumidor, de forma ativa, com ações como distribuição de panfletos, flyers, ligações de telemarketing, grandes exposições de anúncios físicos etc.
A metodologia não caiu em desuso mas, atualmente, é preciso saber usá-la com mais critério, bom-senso e respeitando o espaço do consumidor.
Marketing de Relacionamento
Quando se pensa em como elaborar um plano de marketing, o foco em relacionamento não poderia ficar de fora, afinal empresas que não promovem e mantém um relacionamento duradouro com clientes e possíveis clientes simplesmente não solidificam a sua marca.
Por isso o Marketing de Relacionamento se dedica a estratégias cujo o fim é promover um relacionamento positivo com o cliente, abrindo espaço para uma comunicação de mão dupla.
Ou seja, o consumidor tem total espaço para opinar e, inclusive, é aconselhado a isso.
O relacionamento entre marca e cliente é uma forma de se destacar no mercado, pois ao criar conexões emocionais e de confiança, o vínculo ultrapassa as questões comerciais.
Marketing Social
Dentre as ideias de marketing, esse conceito também merece um grande destaque.
Isso porque a atividade de divulgação não é feita somente para causas comerciais como vendas de produtos ou serviços.
No Marketing Social, o objetivo é explorar uma causa que permeia os campos da sociedade e, por meio dos esforços de Marketing e Comunicação, atuar para que um problema que atinge pessoas comuns seja eliminado ou minimizado.
Quando se pensa em como elaborar um plano de marketing, pode ser interessante adicionar esse tipo de ação, pois o público tem dado cada vez mais valor a marcas que participam de práticas cidadãs.
Marketing de Conteúdo
Quando pensamos em como elaborar um plano de marketing é relevante unir ideias de marketing as quais se complementam.
O Marketing de Conteúdo é, inclusive, um dos braços do Inbound Marketing, pois conforme vimos mais acima esse último tem o objetivo de levar conhecimento aos possíveis clientes para torná-los mais conscientes e próximos da compra ideal.
E é justamente por meio de conteúdos valiosos que tal estratégia ganha força, pois ao publicar materiais atraentes em sites, blogs, redes sociais etc torna-se possível aproximar cada vez mais o consumidor da marca.
Marketing de Proximidade
Dentre o marketing tipos de metodologias com essa também são bastante estratégicas. Nesse caso, aqui temos um ótimo exemplo de Geomarketing.
Assim, o consumidor que se aproxima de determinado estabelecimento recebe, por exemplo, notificações, ofertas e conteúdos pelo seu celular.
Sua localização pode ser identificada pelo GPS, Bluetooth ou sinal de wi-fi.
Se estamos falando sobre como elaborar um plano de marketing, essa tática também é muito recomendável, inclusive se você tiver uma localização na qual seu público está frequentemente presente.
Já sabe quais são os tipos de Marketing principais? Escolha os mais adequados ao seu negócio e aumente seu alcance!
Agora definitivamente você é um profissional mais versátil do que quando iniciou essa leitura.
Afinal, descobrimos alguns tipos de marketing existentes, dentre os quais alguns poderiam ter passado despercebido nos seus planos.
E é claro que você não precisa trabalhar com todos, muito menos sair por aí investindo em todos os tipos de marketing que aparecerem.
O objetivo é ampliar o conhecimento e visão de mercado e, com isso, apostar nas metodologias mais capazes de o levar ao alcance de seus objetivos.
Por isso, seja com o Marketing de Conteúdo, Relacionamento, Proximidade ou qualquer um dos outros mencionados aqui, o importante é dialogar com o seu público da maneira mais pertinente, inteligente e, claro, capaz de gerar os tão esperados resultados!
E se você quiser ficar por dentro de todas as novidades do Marketing, além de conhecer quais as ferramentas de Marketing podem ser úteis para o seu negócio, fique por aqui no blog da Ideal Marketing e se prepare para o sucesso!
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