Tipos de conteúdo: 10 formatos que podem encantar os seus leitores!
Você sabe quais tipos de conteúdo aplicar no seu negócio? Se não, então se prepare para conhecer os principais formatos que podem encantar os seus leitores e aumentar as vendas dos seus produtos ou serviços.
O mercado está cada vez mais competitivo e, por isso, é preciso ter debaixo da manga as melhores estratégias para se destacar diante da concorrência.
Uma alternativa para driblar essa dificuldade e ter autonomia no seu segmento, bem como conquistar mais clientes é produzir alguns tipos de conteúdo que encantem os seus leitores.
Ficou curioso para saber quais são os formatos de conteúdo mais usados pelas empresas? Então leia agora este conteúdo!
A importância de conhecer os diversos formatos de conteúdo para adequar ao seu negócio
A produção de conteúdo é excelente para a geração de mais leads para o seu negócio.
Leads? Mas o que é isso?
Leads são oportunidades de negócio, que também podem ser classificados como potenciais clientes do seu empreendimento.
Quando uma pessoa passa informações de contato, como nome e telefone, por exemplo, em troca de algum material oferecido por você, isso significa que esse indivíduo se tornou lead da sua empresa.
Isso porque quando você oferece conteúdos em troca das informações dessas pessoas, isso significa que elas demonstraram ter um certo interesse pelo seu segmento e está disposto a ouvir mais a respeito da sua área e quem sabe dos seus produtos ou serviços.
Ou seja, quando você faz conteúdos relevantes e de qualidade, os visitantes do seu blog ou site podem muito bem passar as informações que você deseja para gerar novas oportunidades de negócio.
Por esse motivo, a produção de conteúdo é muito importante para um empreendimento, especialmente aquele que está começando.
Para facilitar, que tal conhecer os 10 tipos de conteúdo mais usados no mercado digital? Só descer para o próximo tópico!
Conheça os 10 principais tipos de conteúdo
Conteúdo é a grande moeda da vez. Por ser barato, há muitos formatos de conteúdo integrando estratégias de marketing de diversas empresas.
Para novos empreendimentos, fica um pouco difícil decidir quais são os tipos de conteúdo que mais valem a pena o investimento de tempo e dinheiro.
Afinal, não é qualquer pessoa que vai escrever um texto ou realizar uma pesquisa sobre um determinado tema, por isso é preciso que você tenha os melhores profissionais no seu time!
Como sempre estamos prontos para ajudá-lo em momentos de dúvida, resolvemos separar os 10 principais tipos de conteúdo para você usar na sua estratégia.
Preparado? Então vamos lá!
1. Posts para blog
Fazer posts para blog é uma maneira simples de educar o seu público-alvo a respeito do seu segmento de atuação.
Afinal de contas, é por meio de textos que você vai começar a induzir os seus potenciais clientes a comprarem produtos ou serviços da sua marca.
No entanto, é bom ressaltar: os posts para blog não devem ser feitos para vendas, mas para a educação de mercado.
Isso porque se tem algo que o Inbound Marketing ensinou é que o conhecimento e a disseminação de informação relevante é fundamental para a geração de leads.
Quando se faz posts de qualidade para blog, você consegue consolidar a sua marca como referência diante do competitivo mercado.
2. eBooks
O ebook é um dos tipos de conteúdo mais utilizado dentro de uma estratégia de Inbound Marketing, pois diferente dos posts para blog, eles são mais ricos de informação, tornando-o bem maiores.
Não à toa, esse é um dos principais formatos de conteúdo para converter usuários em leads, já que os mesmos precisam deixar dados de contato em um formulário para conseguir ler o material.
Outra diferença entre o ebook e um post para blog é o design. Normalmente, esses materiais se diferem daquele no formato em que é distribuído.
Isso porque o ebook é disponibilizado em arquivos PDFs, que pode ser baixado e lido de maneira offline, enquanto os posts para blog não.
Contudo, para otimizar as ações, é possível criar ebook a partir de blogpost já é existentes. Nesse caso, é preciso aprofundar e enriquecer o material para que o download valha a pena.
3. Infográficos
Um dos formatos de conteúdo que está chamando bastante a atenção é o infográfico, mostrando excelente resultados.
Isso porque com o infográfico você é capaz de expressar grandes ideias em poucas palavras, unindo imagens chamativas e que agreguem valor ao leitor.
Por isso, um infográfico pode ser utilizado tanto para gerar mais potenciais clientes para o seu negócio quanto para engajar outras marcas a selarem parceria com você, pois eles são muito queridos entre as pessoas, uma vez que é dinâmico e interativo.
Para que um conteúdo de infográfico seja realmente relevante, o ideal é você fazer pesquisas a respeito de cada assunto, reunindo dados e relatórios de outros sites de referência. Posteriormente, é necessário pensar em como fazer e a melhor forma de apresentar as informações.
4. Whitepaper
Diferente do ebook e o infográfico, o whitepaper é um dos formatos de conteúdo textual que está ganhando popularidade.
Em forma de documento, esse material tem a finalidade de se aprofundar em um determinado assunto, tentando esclarecer as causas, conceitos e soluções de problemas.
Por esse motivo, o whitepaper é um conteúdo mais complexo de ser escrito.
Para conseguir fazer um whitepaper de sucesso, os seus leitores e consumidores devem confiar na sua marca há um tempo, enfrentando alguns problemas sobre a área de atuação do seu negócio.
Ou seja, a partir do momento em que você começa a falar na mesma língua dos seus visitantes, a probabilidade de os mesmos se tornarem potenciais clientes é bem maior.
Sendo assim, tenha total domínio sobre o seu segmento e quais são os problemas enfrentados pelos seus leads.
5. Webinars
Derivado das palavras Web e Seminar, o webinar é um conteúdo que vem sendo bastante difundido devido ao seu custo relativamente baixo, já que basta um computador e um microfone para fazer uma gravação.
Mas para que os webinars sejam até mais interessantes que conteúdos textuais, é preciso se organizar.
Por isso, defina a duração e o formato que o webinar terá e a data em que o vídeo será transmitido para os seus potenciais clientes e visitantes.
Além disso, escrever um roteiro é quesito fundamental para saber o que falar durante o webinar.
6. Podcasts
Você acha que o rádio está ultrapassado? Pois saiba que os podcasts vieram para resgatar essa tendência!
Um dos formatos de conteúdo mais acessíveis para as pessoas, os podcasts normalmente são feitos sob demanda e podem ser escutados no momento em que o ouvinte quiser.
O melhor de tudo é que esse tipo de conteúdo garante dinamismo e consegue passar informações úteis de maneira bastante divertida e criativa.
Vale ressaltar também que os podcasts podem ser utilizados para a disseminação de conversas e outros debates a respeito do seu segmento.
7. Entrevistas
Entrevistas com outras pessoas da sua empresa para ressaltar um determinado assunto também pode ser uma chance de atrair mais potenciais clientes.
Normalmente usado em webinar, as entrevistas são um dos tipos de conteúdo capazes de engajar o seu público-alvo com a sua marca.
Para tanto, convide personalidade e até mesmo influenciadores digitais para que sejam explicados assuntos relacionados ao seu mercado.
Uma vez que essas pessoas são entrevistas, é bem provável que você passe a criar conteúdo de qualidade para o seu blog.
8. Tutoriais
Posts para blog e materiais ricos são excelentes para ensinar o seu público-alvo a executar uma determinada ação.
No entanto, esses tipos de conteúdo não tão eficientes quanto os tutoriais, que também podem ser considerados como “passo a passo”.
Isso porque por meio dos tutoriais você ensina o leitor a realizar uma atividade da maneira correta, seja para fazer uma omelete ou editar uma imagem no Photoshop, por exemplo.
Quando você precisar fazer tutoriais, tente se lembrar que a pessoa que está lendo o seu conteúdo vai fazer exatamente o que você está explicando.
Para tanto, seja criativo e dê uma linguagem leve e fácil de ser entendida, utilizando também imagens auto-explicativos em ordem cronológica para que a pessoa não se confunda.
9. Reviews
Tenha certeza de uma coisa: o seu público-alvo vai fazer diversas pesquisas antes de comprar os seus produtos ou serviços.
Por exemplo, é extremamente comum nos dias de hoje alguém pesquisar a fundo sobre os melhores smartphones do momento e quais deles possuem um preço acessível.
Como a internet possui milhares de conteúdo de qualidade a respeito do seu mercado, você consegue aprender como ensinar outras pessoas sobre o segmento em que você atua.
Por isso, você pode começar a usar o blog do seu negócio para colocar reviews que estejam relacionados ao seu mercado de atuação.
Voltando aos smartphones: se você é daqueles que possui uma loja de eletrônicos, seria de grande ajuda para o seu público ter uma opinião sobre os celular mais modernos e baratos do momento.
O essencial, antes de escrever um review, é ler bastante sobre a sua área para passar conhecimento necessário.
10. Experiência
Pense em todas as coisas que você aprendeu em um único dia. Que tal transformá-las em experiências para passar para os seus leitores?
De forma simples, as experiências podem ser passadas em formas de conteúdos textuais, como posts para blog, ebook, infográficos, whitepaper etc.
Para isso, é necessário ter uma excelente organização e saber colocar a sua experiência a respeito de um projeto no papel.
Afinal de contas, aprendizados não foram feitos para serem guardados, mas sim espalhados para outras pessoas.
Enfim, esses são os 10 tipos de conteúdo que você pode começar agora mesmo a elaborar para a sua estratégia de Inbound Marketing.
Mas antes disso, é necessário que você saiba de uma estratégia extremamente fundamental para a criação de qualquer material, seja ele textual, de vídeo ou de imagem: o Marketing de Conteúdo.
Vamos lá?
Como utilizar o Marketing de Conteúdo a seu favor?
Nós apostamos que você é um empreendedor que está em busca de se posicionar positivamente no mercado de uma maneira barata.
Investindo em estratégias de Marketing Digital, já é possível ter autonomia diante do seu segmento de atuação, se comparado a outras empresas.
E uma dessas estratégias é o Marketing de Conteúdo, que é considerado um dos principais pilares do Inbound Marketing.
Isso porque com ele você é capaz de engajar o seu público-alvo por meio da criação de conteúdo relevante, usando e abusando os que mencionamos no tópico acima.
Além disso, você atrai novos potenciais clientes e os envolvem a fim de gerar mais valor para o seu empreendimento.
Outro ponto interessante do Marketing de Conteúdo é que os custos de divulgação por meio de mídia tradicional são reduzidos.
Isso porque as suas campanhas podem ficar no ar mesmo que você diminua o ritmo de postagens de conteúdos.
Por fim, o Marketing de Conteúdo também possibilita aumentar a visibilidade da sua marca no mercado digital.
Quer ver mais motivos para investir em Marketing de Conteúdo? Então acesse o nosso blog e confira o post sobre “Aprenda a aplicar técnicas de storytelling e crie uma estratégia de marketing de conteúdo de sucesso”.
Já sabe quais os tipos de conteúdo criar? Então mãos à obra!
E então, já sabe quais os tipos de conteúdo criar? São muitos, não é mesmo? Mas fique tranquilo, pois, organizando todos os processos do seu empreendimento, você será capaz de produzir todos eles.
O que importa agora é saber se você realmente entendeu a relevância de conhecer os formatos de conteúdo existentes e como eles podem influenciar os seus leitores a engajarem mais com o seu negócio.
Para que isso aconteça com sucesso, o Marketing de Conteúdo se mostra uma maneira eficaz e barata para te dar autonomia diante do competitivo mercado.
Quer melhorar ainda mais o seu desempenho? Então conheça as 5 principais técnicas de marketing digital para você incluir no seu negócio!