TikTok para empresas: use a rede social do momento para impulsionar seu negócio
O TikTok para empresas permite que as marcas se aproximem de suas audiências, ganhem novos clientes e gerem defensores fiéis de seus produtos. Continue a leitura e aprenda a desenvolver conteúdos assertivos para sua empresa.
As estratégias de TikTok para empresas vêm ganhando cada vez mais força no mercado. Afinal, estamos falando da rede social que mais cresce no mundo nos últimos anos, sendo o aplicativo mais baixado em 2020.
A prova disso é o sucesso estrondoso das famosas “dancinhas” e outras trends do TikTok na internet. Mas afinal, o que isso tem a ver com as empresas?
São mais de 74 milhões de usuários ativos dessa rede social somente no Brasil. Ou seja, ao criar estratégias de TikTok para sua empresa, você anuncia a marca para todas essas pessoas.
Dito isso, continue a leitura do artigo para você se aprofundar nas melhores técnicas de TikTok para empresas e impulsionar a sua presença na rede social do momento.
O que é o TikTok?
O TikTok é uma rede social chinesa lançada em 2016 que permite a publicação de vídeos curtos com grande potencial de viralização.
A marca estimula que cada usuário seja um criador de conteúdo para a plataforma, indo além de fazer publicações voltadas para os amigos e familiares.
Além de ter um grande poder de viralização, os vídeos do TikTok são bastante lúdicos e estimulam a interação dos usuários.
Quando pensamos nessas duas vantagens de criar conteúdo para o aplicativo, fica fácil entender o valor do TikTok para empresas.
Afinal, é possível criar peças de divulgação para produtos e serviços de maneira leve e estimulante. Assim, você não só dialoga e cria relacionamentos com a sua audiência, como pode alcançar o seu público-alvo sem ser invasivo.
A relação entre TikTok e Marketing Digital
O TikTok se tornou um dos canais mais valiosos para estratégias de Marketing Digital na internet.
O sucesso da plataforma nos últimos anos se deve, em parte, ao ambiente favorável que ela oferece para as empresas, com vantagens como:
- Alto poder de compartilhamento dos conteúdos;
- Grande engajamento dos usuários;
- Formato intuitivo da plataforma;
- Capacidade de atingir diferentes públicos de forma orgânica.
Com isso, o TikTok pode ser usado como um suporte para estratégias de Marketing Digital. Isso porque ele oferece uma plataforma completa para divulgar e viralizar vídeos corporativos para a sua audiência.
Vantagens de utilizar o TikTok para empresas
É hora de abordar mais a fundo as principais vantagens de utilizar o TikTok para empresas, a começar por alguns dados:
- O TikTok é a 6ª rede social mais utilizada no mundo;
- A rede possui mais de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente;
- Entre setembro de 2021 e janeiro de 2022, a plataforma teve um aumento de usuários de quase 40%;
- O TikTok é a rede social com a maior taxa de engajamento por postagem.
Também é importante dizer que usar o TikTok para empresas não significa que você deve fazer coreografias para divulgar seu negócio.
Conteúdos bem feitos saem na frente da concorrência por natureza, com ou sem elas.
Se você já utilizou o app, com certeza já se deparou com alguma propaganda bastante criativa e só foi perceber isso no final do vídeo.
Com isso, podemos concluir que o TikTok para empresas permite atingir um público gigantesco e gerar valor para essas pessoas com materiais divertidos e de qualidade.
Mas afinal, como fazer isso? Continue a leitura para descobrir.
Como usar o TikTok para empresas?
Para aplicar ações de TikTok para empresas do jeito certo, existem algumas boas práticas que ajudam bastante. Vamos conhecê-las mais a fundo:
Entenda seu público
Conhecer o próprio público é um requisito para qualquer boa estratégia de TikTok para empresas.
Isso impede o desperdício de recursos valiosos com ações que simplesmente não fazem sentido para a sua realidade.
Para entender sua audiência profundamente, faça pesquisas com os seus clientes para criar (ou atualizar) suas personas e saber se vale mesmo a pena investir no TikTok.
Crie conteúdos criativos
O TikTok é famoso por seus vídeos curtos e atrativos que estimulam o engajamento do usuário.
Portanto, é esse o formato que você precisa seguir na sua criação de conteúdo.
Publique vídeos dos bastidores, dicas de como usar os produtos, faça lançamentos e convide os seguidores em outras plataformas para te acompanhar no TikTok.
Além disso, foque no bom humor e na originalidade: faça conteúdos que representem a sua empresa, que falem o seu idioma e o dos seus consumidores.
Realize parcerias com influencers
O TikTok é um terreno fértil para os influenciadores digitais. Ou seja, criadores que contam com uma base de seguidores fiel e engajada.
No entanto, nem todo influenciador é uma boa opção para fazer parcerias e divulgar uma marca. É preciso encontrar pessoas alinhadas à empresa e que possam despertar interesse no público-alvo.
Por exemplo: se você tem uma loja de roupas, vale a pena fazer parceria com uma influencer estilista provando as peças e utilizando sua expertise para dar bons feedbacks.
Essas parcerias geram autoridade para a marca na plataforma e atraem seu público-alvo para mais perto.
E não para por aí: existe uma plataforma no TikTok chamada “Creator Marketplace”, que coloca marcas e influencers em contato para realização dessas parcerias.
Utilize conhecimentos de SEO
Assim como Google, Bing, Yahoo e YouTube, o TikTok também funciona como um mecanismo de busca.
Os usuários estão usando o aplicativo como verdadeiras fontes de pesquisa sobre os mais variados assuntos – e ele tem respondido muito bem.
Você pode otimizar o posicionamento dos conteúdos usando hashtags relacionadas aos assuntos, por exemplo. Assim, quando um usuário fizer uma pesquisa relacionada ao que você publicou, o seu conteúdo vai aparecer como uma das opções.
Utilize o TikTok Ads
Como uma das grandes redes sociais, o TikTok também possui a sua própria ferramenta de anúncios, o TikTok Ads.
Para utilizá-la, é preciso criar uma conta nessa plataforma, fornecendo dados da empresa e seus objetivos principais.
Com isso, você já pode começar a fazer anúncios para os conteúdos, fazendo a segmentação adequada, definindo as metas das campanhas e o orçamento destinado a elas.
Existem diferentes tipos de anúncios e cada um possui suas particularidades. No entanto, são dois formatos principais:
- Anúncios in-feed: são aqueles que aparecem no feed do usuário à medida que ele vai passando de um vídeo para outro;
- Top View: são vídeos de até 60 segundos que aparecem para o usuário assim que ele abre o aplicativo.
Analise as métricas
Analisar as métricas é fundamental para o bom funcionamento da sua estratégia.
Somente assim você consegue identificar os tipos de conteúdo que funcionam melhor com a sua audiência, conseguindo traçar um perfil detalhado dos seus consumidores.
Faça seu negócio crescer com o TikTok para empresas
Neste conteúdo você aprendeu que o TikTok é um excelente canal para promover a sua empresa na internet.
Por se tratar de uma das maiores e mais relevantes redes sociais do mundo, ela oferece um grande potencial de crescimento para seus criadores de conteúdo e as marcas não são uma exceção.
Portanto, utilize as nossas dicas para colocar uma estratégia de TikTok para empresas em prática e aproveitar ao máximo os benefícios desta plataforma.
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