O que é ticket médio? Aprenda TUDO sobre o tema e ainda confira 3 dicas para aumentar as vendas da sua empresa
Você sabe o que é ticket médio? Bom, você deve saber que o quanto seus clientes gastam em uma compra é essencial para o sucesso de um negócio, certo? E é exatamente isso que o conceito trata! Afinal, dessa forma é possível planejar melhor as ações que devem ser realizadas e fazer as correções necessárias para possibilitar o crescimento saudável do seu negócio!
Na administração de um negócio, muitos números estão envolvidos. Afinal, são gastos, receitas, investimentos…enfim, tudo o que envolve o andamento dele.
Mas ao analisar esses dados, você também pensa no valor médio gasto pelos seus clientes?
Apostamos que agora te pegamos de calça curta, hein!
Sim, pode até parecer uma perda de tempo, mas saber o quanto seus clientes andam gastando em média com sua empresa pode te ajudar estruturar melhor o processo de venda e, assim, será possível traçar planos visando lucrar ainda mais!
Viu só como pode ser interessante saber como calcular a média do ticket de uma empresa?
Então, para começar, você quer deve estar querendo saber exatamente o que é ticket médio e como fazer seu cálculo, certo? Sendo assim, confira o conteúdo a seguir, pois ainda temos dicas focadas em te fazer vender ainda mais!
O que é ticket médio?
Você já parou para pensar em quanto cada cliente gasta em média com produtos da sua empresa?
Não?! Bom, talvez agora você comece a se interessar pelo assunto.
Isso porque entender sobre esse conceito pode te ajudar e muito na tarefa de fazer sua empresa crescer, como falaremos mais adiante.
Mas antes de mais nada, você precisa entender: ticket médio nada mais é do que o valor gasto, em média, por cada cliente durante um determinado período.
E tão simples quanto entender esse conceito, é saber como calcular o ticket médio da sua empresa. Por isso, vem com a gente aprender também!
Como calcular o ticket médio de uma empresa?
Você também se assusta quando escuta alguém falar em cálculos?
Se sim, pode começar a ficar tranquilo, pois esse dado é tipo um cachorro que late, mas não morde, pois é extremamente simples de calcular!
Isso porque a forma usada para calcular a média do ticket de uma empresa é pegar o total de receita obtida por meio das vendas e dividir pelo número de clientes no mesmo período.
Para exemplificar, vamos considerar a seguinte situação:
Imagine um cenário no qual uma loja de roupas teve de faturamento bruto R$ 40.000 em um mês no qual 250 clientes efetuaram compras lá.
Para saber qual foi o ticket médio nesse período basta dividir os 40.000 pelos 250 clientes. Então, a conta seria a seguinte:
Ticket Médio: 40.000 / 250 = 160.
Portanto, o ticket médio, ou seja, o valor médio gasto por cliente nesse período foi de R$ 160.
Está bem, entendi o que é ticket médio e como calcular esse dado de uma empresa, mas como usar esse número estrategicamente?
Bom, vamos para o próximo tópico, pois iremos te explicar TUDO!
Por que é importante saber como calcular o ticket médio de uma empresa?
Se você já sabe o que é ticket médio, saber como calculá-lo é muito importante para o futuro e o sucesso do seu negócio.
Isso porque com o resultado obtido é possível acertar o processo de vendas, gerenciar melhor o estoque e até proporcionar um atendimento mais adequado aos seus clientes.
Assim, você consegue criar estratégias para aumentar o valor do seu ticket, e, consequentemente, o lucro da sua empresa, fazendo ela caminhar rumo ao sucesso e ao crescimento sustentável!
Mas quais estratégias são essas?
Bem, chega de papo! Vamos logo a parte tão importante quanto aprender o que é ticket médio: as dicas para aumentar suas vendas!
3 dicas focadas no aumento de vendas do seu negócio
Se você começou a calcular o ticket médio da sua empresa e não ficou satisfeito com o resultado encontrado, calma! Pois esse número não precisa ficar aí para sempre.
Isso porque existem estratégias as quais podem ser usadas para aumentar o seu número.
Ficou interessado, né? Então vamos às dicas!
1. Garanta aos seus clientes a oferta de uma grande variedade de produtos
Um dos segredos utilizados por quem quer aumentar o valor médio gasto por cada cliente é oferecer a eles uma grande variedade de produtos.
Isso porque dessa forma eles poderão encontrar tudo o que precisam no seu negócio e não vão precisar ir até concorrência procurar ofertas adicionais.
Além disso, esse recurso também possibilita a prática de upselling por parte dos seus vendedores.
Hã? Upselling?
Bom, como já te contamos aqui no blog, upselling é o nome dado a tática de oferecer um produto similar, porém mais caro e com mais recursos.
Sabe quando você está numa loja olhando um celular, por exemplo, e um vendedor vem te atender e não só mostra o aparelho o qual já estava olhando, mas também te apresenta modelos mais caros e completos?
Então, essa é a técnica de upselling! E se você quiser saber mais sobre o assunto, confira a nossa publicação sobre o tema.
2. Disponibilize seus produtos de forma estratégica
Sabe quando você vai almoçar em um restaurante self-service e conforme anda pela mesa de comidas, vai pegando um pouquinho de cada coisa, afinal quem resistiria a tanta tentação?
Pois bem, quando for disponibilizar os seus produtos, tenha em mente essa premissa: fazer o consumidor olhar para o lado e não conseguir dizer não!
Aliás, no mercado, essa técnica é chamada de cross selling, ou vendas cruzadas no bom e velha português.
Essa técnica consiste exatamente nisso: estimular o cliente a comprar não só um produto, mas outros complementares a ele também.
Ficou um pouco confuso? Vamos imaginar a seguinte situação: o dono de um supermercado precisa vender mais espetos de churrasco para equilibrar o estoque.
Bom, para isso, por que não colocá-lo estrategicamente perto da seção de açougue?
Além disso, por que também não deixar os sacos de carvão por perto?
Dessa forma, se um cliente foi apenas comprar umas carninhas para queimar, pode acabar lembrando que precisa de carvão e de espeto, ou seja, ele será estimulado a levar tudo.
Então, seguindo essa mentalidade em todos os outros setores do mercado, fica fácil aumentar o valor médio gasto por cada cliente, não acha?
Aliás, se você quiser mais dicas sobre o tema, veja nossa publicação sobre o que é cross selling e aprenda como fazer uma venda cruzada.
3. Ofereça condições especiais para compra
A última dica para aumentar o valor médio gasto por seus clientes é bem simples.
Isso porque mesmo todo mundo amando realizar compras, infelizmente o dinheiro no nosso bolso não acompanha o tamanho das nossas vontades, não é mesmo?
Por isso, se antecipe a essa preocupação e se proponha a oferecer um desconto ou condições especiais de pagamento nessa ou em uma próxima compra.
Dessa forma o consumidor vai se sentir tentado a comprar mais, afinal a vida dele foi facilitada!
Comece a calcular o ticket médio do seu negócio e ponha em prática as dicas para aumentar vendas!
Hoje você aprendeu o que é ticket médio e como é importante ter noção do quanto os seus clientes andam gastando em sua loja.
Isso porque dessa forma dá para estruturar melhor o seu negócio com o objetivo de colocá-lo no caminho das grandes vendas e do sucesso.
Além disso, você também aprendeu a calcular seu a média do seu ticket e ainda viu dicas para fazê-lo aumentar.
Pois é, por hoje é só, mas se quiser saber TUDO sobre vendas e ainda descobrir 7 dicas de como vender mais e alavancar seu negócio, confira o blog da Ideal Marketing.