Aprenda como fazer thumbnail, o que é e qual a importância dela na sua estratégia de Marketing Digital

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Publicado: 1 de fevereiro de 2018 | Atualizado: 29 de julho de 2019.

Como fazer thumbnail? Ou melhor, você sabe o que é? Se você se considera uma pessoa atualizada, sua resposta precisa ser “sim”. Dica: é uma estratégia incrível para o seu canal no YouTube! Não tem ideia? Sendo assim, sigam-nos os bons, pois iremos explicar tudo que você precisa saber sobre o assunto.

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Thumbnail é um termo surgido como muitos outros atualmente, ou seja, a partir do neologismo, o qual é o ato de criar novas expressões e palavras e atribuir novos sentidos a termos já existentes.

Esses termos/palavras podem ser artificiais ou espontâneos, embora o segundo caso seja mais frequente.

Essa prática, além de influenciar em nosso idioma, impacta também no nosso ambiente virtual, fazendo nascer assim novos conceitos.

Neste artigo você aprenderá o que é uma thumbnail, para que ela serve, como fazer thumbnail e como aplicá-la no seu negócio. Acompanhe-nos!

O que é thumbnail?

Thumbnail é uma expressão em inglês que, na tradução literal, significa unha do polegar (thumb: polegar; nail: unha).

Esse nome foi dado por conta do tamanho da imagem em questão.

Algumas pessoas acreditam que essa terminologia surgiu da mania popular de medir tudo e qualquer coisa posicionando-a entre o dedo polegar e o indicador.

O que é uma thumbnail

Mesmo a maioria das pessoas não sabendo o que é uma thumbnail, provavelmente já se depararam com várias delas ao longo da vida, principalmente no ambiente digital, afinal thumbnail é o termo usado para designar uma imagem em miniatura.

Por exemplo, sabe aquela imagem que aparece em um vídeo no YouTube, ou aquelas fotos de tamanho reduzido em uma galeria de celular? Pois é, são thumbnails!

Um exemplo prático e rápido de thumbnail: vá até o Google e digite algum termo.

Thumbnail Paisagens

Antes de escolher a imagem mais adequada ao seu desejo e clicar para vê-la em tamanho maior, você vai primeiro ter contato com uma série de thumbnails.

Ou seja, elas são a representação do seu conteúdo, independente de qual seja a extensão dele (áudio, vídeo, imagem e assim por diante).

Para que servem as thumbnails?

As thumbnails apresentam um tempo menor de carregamento dos conteúdos, afinal são arquivos muito leves.

Tendo o carregamento de suas páginas otimizado, você pode investir em múltiplas imagens de ilustração, prática fundamental atualmente, pois as pessoas estão cada vez mais visuais.

Além disso, convenhamos, uma imagem é capaz de falar muito mais que mil palavras. Imagine então um conteúdo com diversas imagens?! Ou melhor, diversas thumbnails?

Essa prática começa então a fazer mais sentido em uma estratégia de Marketing Digital, afinal ela oferece otimização do tempo de carregamento de páginas, naturalmente melhora a experiência do usuário e adivinhem quem ama isso?

O Google! Sim, o buscador tem os usuários como seus clientes.

Se eles estão vivenciando boas experiências, naturalmente utilizarão ainda mais os serviços, sendo assim, como “retribuição”, o Google ajuda você a posicionar suas páginas nas páginas de busca, o que é fundamental para sua visibilidade e crescimento.

Mas o Google não leva apenas esse fator em consideração. Aprenda mais sobre esse assunto no link!

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Aplicando a técnica de thumbnail no meu negócio

Antes de entender como fazer thumbnail, vamos primeiro entender como aplicar essas miniaturas em seus conteúdos on-line.

Não só usadas em conteúdos de blogs e sites, as thumbnails também são muito encontradas atualmente em vídeos.

Thumbnail Youtube

Isso acontece, pois cerca de 90% dos usuários tomam decisões a partir de vídeos, um usuário comum assiste em média 32,3 vídeos por mês, relatórios do YouTube apontam que o consumo de vídeos através de dispositivos móveis aumenta 100% a cada ano e assim por diante!

Números incríveis, não é mesmo?

Não é atoa que as thumbnails começaram a ser usadas como estratégia de vídeo também, afinal esse mercado cresce constantemente.

Uma boa thumbnail pode significar a diferença entre uma visualização no seu vídeo e a desistência do usuário.

Nas Redes Sociais, não apenas no YouTube como nas demais redes também, a thumbnail pode ser o primeiro contato do usuário com o seu conteúdo.

Embora títulos sejam muito importante, a capa do seu conteúdo é a alma dele.

A importância de uma thumbnail para o sucesso de um canal no YouTube

No YouTube, a thumbnail é conhecida como “miniatura personalizada”, a qual pode ser inserida no momento de edição e postagem de um conteúdo.

Ela é responsável por oferecer uma previsão sobre o conteúdo do vídeo.

Além disso, é uma boa maneira de divulgação da sua marca e fortalecimento da identidade visual da sua empresa, desde que você saiba como fazer miniaturas de qualidade e assertivas para o seu negócio.

P.S: Um usuário precisa identificar um conteúdo através da sua linguagem visual e as thumbnails são responsáveis por te ajudar nessa missão, por isso é importante saber como fazer thumbnail de qualidade (e já já aprenderá isso aqui).

Por exemplo:

Thumbnail YouTube

Essa é a identidade visual do canal do YouTube chamado 5 Minutos, produzido pela YouTuber Kéfera Buchman. Com certeza o público-alvo deste canal o reconhece quando veem sua identidade visual ou thumbnail.

Isso acontece por conta da estratégia de branding, a qual é fundamental para a imagem das marcas.

Quais os componentes e características da thumbnail?

A primeira coisa que você precisa saber é: o YouTube também é um mecanismo de busca, assim como o Google. Portanto, ele possui também algoritmos destinados a ranquear os vídeos mais importantes e trazer maior qualidade à experiência do usuário.

A thumbnail é um elemento fundamental no momento de escolha do internauta, afinal ela deve expressar o que será visto no conteúdo.

A partir disso ela vai ajudá-lo a receber mais cliques, visualizações, curtidas, comentários, compartilhamentos e todos os demais efeitos do engajamento.

Para isso é necessário investir em:

  • Texto;
  • Cores;
  • Imagem/thumbnail;
  • Ícones, emojis e memes.

Uma thumbnail precisa das seguintes especificações:

  • Resolução de 1280×720;
  • Largura mínima de 640 pixels;
  • Formato de .JPG, .GIF, .BMP ou .PNG;
  • Tamanho inferior a 2 MB;
  • Proporção de 16:9.

Para a thumbnail ser inserida em um vídeo no YouTube é necessário seguir os seguintes passos

  1. Faça login no Google e acesso o YouTube.
  2. Clique na foto do canal, no canto superior à direita, e selecione “Estúdio de Criação”.  Ou simplesmente digite www.youtube.com/dashboard no seu navegador.
  3. Escolha o vídeo e clique em “Editar”.
  4. Ao lado da tela de pré-visualização, clique em “Miniatura personalizada”.
  5. Faça o upload da sua imagem, sua thumbnail.
  6. Clique em “Salvar alterações”;
  7. Vá até o seu perfil e confira como ficou sua thumbnail.

Certamente, seguindo essas dicas práticas, você conquistará sucesso ao criar suas thumbnails e otimizará as visualizações no seu canal no YouTube.

Ok, mas como criar uma thumbnail?

Você já aprendeu o que é thumbnail, para que serve, como aplicar ao seu negócio, quais os componentes e características dessas miniaturas, mas ainda deve estar se perguntando como fazer miniaturas incríveis, não é?

Ou seja, como fazer thumbnail? É isso que vamos explicar agora!

Criar boas miniaturas para seus vídeos é muito mais simples do que parece.

Mas ainda assim, deve ser feito com muito cuidado e técnica.  Então atente-se aos seguintes pontos:

Atualmente, para saber o tamanho certo de como fazer thumbnail é simples. Elas não precisam ser produzidas já tão pequenas, pois a maioria das plataformas de hospedagem diminui o tamanho de acordo com o local de exibição do vídeo.

Sendo assim, como dissemos acima, recomendamos o tamanho de 1280×720 pixels para a sua thumbnail, para que você garanta o máximo de resolução independentemente do tamanho.

Mas caso queira fazer uma imagem um pouco menor, procure manter dentro da proporção 16:9.

A escolha do programa para ter como fazer thumbnail

Para ter como criar uma thumbnail você precisa de um programa de criação e/ou edição, como os que verá abaixo.

Iremos apresentar 3 ferramentas para a produção das miniaturas: uma fácil, uma intermediária e outra que necessita de conhecimentos mais específicos, respectivamente.

Assim você pode escolher a que melhor se adequa à sua necessidade e seus conhecimentos.

1. Flimbo

O Flimbo é muito fácil de usar. Nele você tem como fazer thumbnail de maneira ágil, simples e assertiva a partir de modelos já criados e preestabelecidos.

Basta clicar e arrastar ícones para trocá-los, colocar novas imagens, substituir os títulos e fazer thumbnails atrativas e ideais para a sua estratégia.

2. Fotor

Essa ferramenta também oferece meios de como criar uma thumbnail, porém tem nível intermediário de dificuldade.

Esse editor é on-line e oferece alguns recursos gratuitos e outros pagos.

Com ele você ainda poderá ter como fazer miniaturas de maneira fácil e prática.

3. Adobe Photoshop

Essa ferramenta, embora muitas pessoas usem para a criação de imagens, foi feita com o intuito de realizar edição apenas, ou seja, auxilia em como fazer thumbnail.

Para usar essa ferramenta com facilidade é necessário ter conhecimento de edição.

Esse software é utilizado para a criação de diversos tipos de imagens, inclusive thumbnail, mas para quem está familiarizado com ele, o programa começa a ficar mais simples, caso contrário pode parecer bastante complicado por conta dos seus inúmeros recursos.

Se você ainda não conhece o Photoshop, você pode baixar um demonstrativo de 30 dias grátis no site da Adobe para testar o programa e começar já a ter como fazer thumbnail.

A escolha da imagem

Para escolher a imagem certa e saber como criar uma thumbnail de qualidade, analise seu conteúdo, entenda o engajamento do seu público e, a partir disso, decida qual a melhor estratégia para o seu canal.

Se seu conteúdo for mais descontraído, por exemplo, a ideia de utilizar um print cômico do seu vídeo pode ser interessante, mas claro, sem dar spoilers!

Pense no que será atrativo para o seu público.

Por exemplo:

Thumbnail Imagem

Esse é o canal do YouTube da Giovanna Ewbank.

Nele existe um quadro chamado “Na cama com Gio Ewbank e….”. No canal, Giovanna leva artistas e famosos para participar de um bate-papo informal, para saber mais da pessoa e de suas histórias.

Pode ver que a maneira de como fazer thumbnail, nesse caso, é a partir de cenas que acontecem no próprio vídeo e são acompanhadas por uma tipografia padrão, garantindo uma linha visual constante.

Essas características tornam a thumbnail fácil de ser reconhecida pelo público do canal e funciona bem, mesmo sendo simples.

Mas dependendo do seu público e da sua estratégia, você pode também pensar em editar e combinar algumas imagens. O canal “Você sabia?” é um dos que adotam essa prática, por exemplo.

Thumbnail Miniatura

O canal combina em sua thumbnail uma imagem relacionada ao tema que vai ser explorado no vídeo, com uma captura de expressões feita ao longo do vídeo, as quais eles editam e fazem uma montagem para evidenciar o assunto.

O importante a entender é que a criação de uma thumbnail é livre e depende do tema e da estratégia adotada, tal como análise de público e outros aspectos do seu canal.

Procure encontrar o tipo de capa que melhor se adequa à sua necessidade e siga essa linha para os outros vídeos para a padronização da sua linha visual, a qual permitirá que seu público te identifique sempre que ver sua thumbnail.

Atente-se ao texto

Entenda “texto”, nesse caso, como cores e fonte!

Uma vez que você já definiu sua imagem, agora precisa providenciar a parte escrita da sua miniatura para saber como fazer thumbnail de total qualidade.

Fonte

Quando o assunto é como fazer thumbnail, em relação à fonte do texto, o ideal é usar uma única linha visual para criar e manter sua identidade, ou seja, utilize uma mesma fonte em todas as suas thumbnails.

Vale investir em letras menos cursiva e decoradas, pois é necessário garantir que o texto da sua thumbnail seja lido e compreendido facilmente.

Tudo vai depender da sua estratégia, afinal tipologia é um estudo que deve ser levado a sério, pois é ela quem vai mostrar se sua marca vai ser vista de maneira mais sóbria, mais sofisticada, mais cômica e assim por diante.

Por exemplo:

Thumbnail Miniatura Youtube

Viu como mesmo alterando a imagem de fundo da thumbnail, a tipologia se manteve com uma mesma identidade?

Essa é a ideia!

Cores

Você pode tanto seguir as cores já usadas na sua marca, quanto procurar outras que combinem melhor com sua estratégia, caso queira variar e saber como fazer thumbnail ainda mais empoderada. Como a fonte, essa também é uma escolha livre.

Vale buscar por cores contrastantes (entre fundo e texto) e chamativas. Afinal, o que adianta acrescentar texto às suas miniaturas se ele não ficar legível e não chamar a atenção?

Para isso, fontes em negrito, com contorno ou sombra para destacar a imagem sempre foram trunfos para destacar os textos das imagens de fundo.

Para te auxiliar nesse momento, você pode contar com ferramentas como a Get Colors From Image ou o Adobe Color, por exemplo.

Na Get Colors From Imagem você tem como trabalhar com cores específicas, como a função de Conta-Gotas do Photoshop e Illustrator.

Essa plataforma permite que você envie uma imagem, clique em “Escolher arquivo” e selecione qual cor você deseja descobrir.

Assim, ao selecionar, o código hexadecimal aparecerá embaixo, o qual simboliza a cor que você está procurando.

Thumbnails Cores

Já no Adobe Color você pode encontrar combinações de cores!

Basta selecionar uma cor principal (ou inserir o código hexadecimal dela, no campo HEX) e escolher a combinação que atenda sua necessidade, seja ela análoga, monocromática, tríade, complementar, composta, sombras ou personalizada.

Porém, essa ferramenta é uma extensão do Photoshop, ou seja, é paga.

Uma vez definidos o texto, a cor e a fonte, dê zoom in e zoom out na sua imagem para saber se o texto continua legível em todos os tamanhos. Se sim, resta apenas garantir que sua miniatura seja atraente.

Você já sabe então como fazer thumbnail, mas vamos te dar mais uma dica:

Lembre-se que a imagem é uma miniatura, ou seja, quanto menos poluída for a imagem e menos itens escritos tiver, melhor.

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Bônus

Agora que você já sabe como fazer thumbnail, precisar garantir que ela será o diferencial de sucesso da sua estratégia, para isso:

  1. Tenha certeza que sua thumbnail é sincera quanto ao conteúdo do vídeo;
  2. Combine suas miniaturas com o título dos vídeos;
  3. No momento que estiver gravando seus vídeos, pense em tomadas bacanas que possam render boas thumbnails;
  4. Pesquise sua concorrência para entender a melhor forma de como fazer miniaturas que se destaquem entre as demais;

Crie uma thumbnail diferente para cada vídeo, mas mantenha sua identidade visual.

Here we go!

Thumbnail para blog

Pronto, agora você já sabe como fazer thumbnail de sucesso e agora é só começar a planejar, criar, divulgar e disfrutar dos resultados incríveis trazidos pela estratégia de uso de uma thumbnail!

Você aprendeu o que são as thumbnails, para que elas servem, como fazer thumbnail e como usar e aplicar esse conceito em sua estratégia de Marketing Digital. Agora você não tem mais desculpas para não construir conteúdos completos, estratégicos e poderosos. E para aprimorar sua estratégia, aprenda tudo sobre Marketing Digital na prática neste nosso conteúdo.

Lembre-se sempre: conhecimento nunca é demais! Busque aprimorar suas estratégias cada vez mais e tenha a certeza de um sucesso garantido.

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