O que é texto âncora? Confira 4 dicas para aplicar essa técnica no seu site
Criar um texto âncora de qualidade é fundamental para o sucesso das linkagens feitas no site ou blog da sua empresa. Por isso, quem quer ser conhecido como referência na área de atuação domina esse conceito como ninguém!
Dentro do Marketing Digital, para atrair cada vez mais visitantes para a página da web ou blog da sua empresa, é preciso investir no que chamamos de técnicas de SEO.
Isso porque esse conjunto de técnicas de otimização de sites tem como objetivo melhorar a experiência do usuário e aumentar a sua credibilidade na internet.
Para tanto, uma dessas práticas são os backlinks, isso é, colocar links internos ou para sites externos por meio de um texto âncora em um conteúdo para agregar mais informação e valor ao visitante.
Espera um pouquinho… Você não sabe o que é texto âncora? Não tem problema! Confira os próximos tópicos e saiba mais sobre essa importante técnica!
O que é texto âncora?
O texto âncora é a parte clicável do texto, geralmente colorida e sublinhada para indicar que ali tem um link que é capaz de levar o usuário a um outro site.
Para tanto, ele deve descrever exatamente o conteúdo da página de destino para que o leitor possa ser contextualizado a respeito do que irá encontrar naquele link âncora.
Por isso, o texto âncora é uma ótima técnica para evitar que a leitura fique truncada com diversas referências, uma vez que os links são inseridos naturalmente e uma frase.
Para entender melhor, leve em consideração a seguinte frase: fazer backlinks é importante para o ranqueamento no Google.
Nela, a palavra backlinks é o texto âncora do link que te levará para uma página relacionada ao assunto.
Em termos de programação, o código HTML para realizar esse link âncora seria o seguinte: <a href=”https://www.idealmarketing.com.br/blog/backlinks/”>backlinks</a>.
Viu só como é simples? Agora que você já entende o conceito, é hora de entender os diferentes tipos de texto âncora.
Conheça os diferentes tipos de texto âncora
Além da correspondência exata, isso é, quando o texto âncora corresponde a palavra-chave da página de destino, como mostramos no exemplo de backlinks, existem outros tipos de link.
Para início de conversa, tem a correspondência parcial, na qual o link âncora compreende a palavra-chave mais uma parte do texto da página de destino.
Além disso, o texto âncora pode ser o nome de uma marca sozinho ou acompanhado de uma palavra-chave e ainda a URL da página de destino por extenso ou encurtada.
Por fim, também é possível fazer o link âncora genérico, como termos como saiba mais, descubra etc. Essa não é uma prática recomendada, pois palavras desse tipo não agregam valor semântico ao conteúdo.
Vale ainda dizer que imagens podem servir como texto âncora, desde que você a otimize pela tag alt text para que o Google consiga identificar o link.
Entenda a importância de saber como usar âncora
O Google utiliza o texto âncora para identificar o assunto o qual uma página se refere e indexá-la em seu acervo de dados sobre aquele tema.
Sendo assim, para facilitar que o seu site seja encontrado pelo mecanismo de busca, é importante usar a palavra-chave do conteúdo ou termos relacionados no seu link âncora.
Isso porque como o Google entende a semântica das palavras, ele compreende que o texto âncora se refere ao mesmo tema e apresenta esse site como resultado de uma pesquisa a respeito do assunto.
Por isso, seja para backlinks internos ou externos, é preciso tomar cuidado com a qualidade de cada link âncora, bem como outras técnicas de SEO para aumentar as chances de um bom ranqueamento no Google.
Descubra como fazer âncora com 5 dicas simples
Garantir uma boa experiência ao usuário deve ser o principal objetivo de um site para que ele consiga um bom ranqueamento no Google.
E entre tantos critérios para cumprir essa meta, criar um texto âncora de qualidade é um deles. Aliás, você sabe como fazer âncora?
Não? Então confira as próximas dicas e veja como é fácil!
1. Crie um texto âncora objetivo
Selecione um texto pequeno para colocar seu link âncora, com palavras que descrevam bem a página de destino que você deseja levar o usuário.
Isso porque além de ser mais atrativo para o leitor, muitos termos sublinhados e com uma cor diferente pode deixar o conteúdo poluído.
Por isso, quando se trata de texto âncora, o segredo é bem simples: menos é mais.
2. Evite fazer um link âncora repetido
Como o algoritmo para ranqueamento do Google fica cada vez mais inteligente, ele passou a punir aqueles sites que fazem diversas linkagens para o mesmo conteúdo.
Por isso, é importante criar texto âncora em uma quantidade equilibrada a fim de não abusar da sorte.
Portanto, insira seu link âncora em lugares que façam sentido no conteúdo, que agreguem valor ao usuário e para uma página de destino com boa autoridade de domínio.
3. Não crie texto âncora para sites ruins
Além do texto âncora, o Google também analisa a qualidade das páginas de destino das suas linkagens.
Por isso, avalie qualidade dos sites para os quais vai linkar e exclua aqueles que não tem uma boa autoridade de domínio.
Isso é importante para não prejudicar a autoridade da sua página, bem como as suas chances de ranqueamento no Google.
4. Faça link âncora para páginas relevantes
Para o Google, linkar para páginas superficiais, como as de produtos ou até a inicial, não é natural.
Por outro lado, posts de blog com conteúdos relevantes costumam ser vistos com bons olhos pelo mecanismo de busca, pois eles têm mais valor para o usuário.
Sendo assim, procure fazer link âncora para páginas que complementem o assunto abordado para proporcionar uma boa experiência ao usuário.
Já sabe como fazer texto âncora? Então mãos à obra!
Neste conteúdo você viu que para proporcionar uma boa experiência ao usuário e, assim, se candidatar a um bom ranqueamento no Google, é preciso investir em algumas técnicas de SEO.
E foi justamente uma delas o tema central deste artigo: o texto âncora, isso é, a parte do texto que recebe um link para levar o leitor a outro site.
Por isso, mostramos ao longo do conteúdo por que é importante investir nessa técnica e ainda 4 dicas para você criar um link âncora de qualidade.
Então, agora é hora de colocar tudo o que aprendeu hoje em prática! Aproveite e confira nosso conteúdo sobre as melhores técnicas de marketing digital e otimize a sua estratégia!