O que é teste AB? Como fazer e mensurar os resultados dessa técnica na sua empresa

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Publicado: 27 de agosto de 2018 | Atualizado: 5 de abril de 2022.

Se seu negócio está presente no mercado do marketing digital, é bem provável que você já tenha ouvido falar em teste AB. Afinal, essa técnica pode ser o que falta para impulsionar as conversões de seu site!

O teste AB é um técnica que pode soar comum para muitas pessoas que conhecem um pouco sobre marketing digital.

Isso porque dados da Wishpond afirmam que aproximadamente 66% das empresas já usam ou usaram o teste AB.

Ou seja, 66% das empresas por aí, podem ter um conteúdo mais atraente que o seu na internet, pois o teste AB dá para as empresas a oportunidade de analisar e ver quais layouts e experiência são mais bem recebidas por seu público.

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Então se você quer saber como fazer teste AB também, continue em nosso post para entender como funciona.

O conteúdo foi separado nos seguintes tópicos:

O que é teste AB?

Entenda o que é teste AB

O teste AB é uma técnica que você usa quando quer melhorar alguma variável do seu conteúdo digital, seja ela os acessos, as vendas, conversões ou engajamento, por exemplo.

Esse teste é feito colocando duas opções do seu site no ar. Uma dessas versões seria a versão A, ou controle, a qual deve ser veiculada junto com a versão B, a variável.

E em cada uma delas você terá algum detalhe diferente da outra que deve estar atrelado ao que você espera melhorar em seu site.

Além disso o teste AB pode ser feito em outras plataformas além de sites. Você pode aplicar o teste em posts de redes sociais, anúncios ou e-mail marketing por exemplo.

Assim, a partir de uma análise dos dados obtidos em cada um dos casos e opções dentro deles, você define qual teve melhor aproveitamento.

Ou seja, os teste AB é exatamente o teste de dois conteúdos sendo usados ao mesmo tempo para analisar o confronto de um contra o outro.

Quando fazer um teste AB?

Apesar de o teste AB parecer algo muito fácil de ser feito, não é sempre que ele é a melhor opção.

Isso porque páginas no começo da circulação, perfis recentes em redes sociais, ou instagram novos não são boas opções para aplicar o teste AB.

Afinal, enquanto a circulação dessas páginas for baixa os números para análise da taxa podem não ser decisivos.

E como fazer teste AB pode demandar um investimento para a produção de duas páginas, os resultados podem te prejudicar mais que ajudar em algo.

Por isso, espere uma estabilidade de visitas e compras do seu site: assim será mais fácil perceber o que realmente teve algum crescimento devido as alterações do teste.

Além disso, antes de poder analisar os dados obtidos com o teste AB você deve fazer um levantamento dos seus dados anteriores ao texto, para que a comparação possa ser feita no futuro.

Ah! E não faça os testes em datas atípicas como black friday ou próximo à ela, por exemplo. Para que os resultados dos testes não sejam alterados pela época.

Agora que você já sabe o que é teste AB, vamos ver como fazer teste AB. 😉

Como fazer teste AB?

Aprenda a fazer o teste AB

Depois de entendido quando fazer o teste AB, você precisa saber como realizar o teste de maneira certa para compreender os resultados da maneira certa.

Antes

O primeiro passo para a construção do seu teste AB é entender o que você quer melhorar em sua página.

Se você quer melhorar suas conversões, algumas alterações na página de check-out pode ser um opção.

Se você quer melhorar o nível de engajamento dos seus clientes, você pode ainda deixar comentários destacados para estimular a participação dos visitantes.

Esses são só exemplos de objetivos e ações, mas você pode ter outras diversas intenções quando pensar no seu teste AB.

Mas antes de começar a fazer os testes, você deve ver como seu cliente se comporta em seu site.

Uma boa opção para entender isso melhor, é analisar os dados por meio de heatmaps para identificar quais áreas de sua página atraem mais o cliente.

A técnica de heatmaps significa que você vai rastrear a experiência dos clientes em seu site com mapas de calor que indicam onde as pessoas interagem em seu site.

Os espaços com menor interação, ficarão em tons de azul, mudando gradativamente para o vermelho conforme a intensidade de interação muda.

Uma vez que você sabe o que atrai e o que afasta seu cliente, pode começar a pensar nos detalhes que serão colocados em prova no seu teste AB.

Mas antes de alterar algo em seu site, lembre-se de mexer em poucas detalhes por vez. Caso contrário, não vai ser possível calcular com exatidão qual foi o detalhe que fez a diferença em cada página.

Então depois que pensar nos seus objetivos, defina em quais itens mexer. Algumas das opções que você pode alterar, por exemplo são:

  • CTA’s
  • Imagens
  • Fontes
  • Cores
  • Selos de confiança
  • Disposição do material

Além desses você tem ainda outras opções como trabalhar o conteúdo relevante, uma maneira de atrair leads.

Aliás, o conteúdo é um fator decisivo em qualquer um dos seus objetivos.

Quando aplicado da maneira correta, e com as técnicas corretas como o próprio Marketing de Conteúdo, o Inbound Marketing ou SEO.

Todas geram as opções, quando bem aplicadas, podem gerar aumento de tráfego, o que impacta diretamente no resultado do seu teste AB.

Um último detalhe no processo anterior ao início do seu teste AB, use padrões nas duas páginas.

Porque se sua página de controle e variável forem muito diferentes, não vai ser possível um resultado mais próximo do real, uma vez que as páginas são tão diferentes.

Durante

Nesse estágio do seu teste AB a calma é segredo.

Vamos supor que você já fez seu teste e colocou as duas opções no ar e na primeira semana a página A teve 45% mais conversões que a B.

Então você tira a versão B do ar, certo?

Na verdade não. Você precisar dar um tempo para as coisas acontecerem, é possível que alguma variável como um compartilhamento, por exemplo, tenha impulsionado a versão A do seu teste AB.

Mas ao longo do desempenho, pode ser que isso mude.

Então defina um prazo e uma meta de resultados como um aumento significativo da taxa de conversão, algo como 80% de crescimento em 3 meses, por exemplo.

Assim você consegue saber quando realmente algum resultado aconteceu, o que foi eficaz e quando parar de fazer o teste AB.

Depois

Saiba o que fazer com os resultados do teste AB

Você não precisa se prender ao que mudou em uma página só, se você ver que a opção A gerou maior conversão, mas a versão B gerou mais engajamento.

Estude as duas!

Veja onde e o que pode ser responsável por esses comportamentos dos clientes, assim você pode aliar algumas coisas de cada página, em uma terceira opção, ou seja, como uma opção C.

Mas não fique maluco com esses detalhes, só faça isso se ver algum resultado, mas que sozinho ainda não alcance sua meta.

Caso contrário, em um momento seu site vai estar sobrecarregado de informações e isso pode acabar com a eficácia do seu teste AB.

E isso com certeza não é o que você quer.

Ferramentas

Conheça ferramentas para fazer o teste AB

Assim como muitas técnicas de marketing digital, o teste AB também tem ferramentas que podem te ajudar nesse processo.

Algumas delas são pagas, outras não e outras oferecem serviços limitados dependendo do investimento. Veja algumas das ferramentas disponíveis:

  • Google Optimize
  • Optimizely
  • Ferramenta Ideal Marketing

Essas são algumas das ferramentas que você pode usar para aplicar e estudar os dados do seu teste AB.

Agora é a hora de colher o fruto

Use as dicas e faça teste AB

Agora que você já aprendeu o que é teste AB, e como fazer teste AB, já pode começar a aplicar essa técnica e analisar seus resultados até conseguir os números desejados.

Não tenha receio de ir alterando aos poucos alguns detalhes em sua página, visando a melhor experiência para seu cliente e garantindo o desenvolvimento do seu negócio!

Além disso, se você quiser mais dicas para melhorar os resultados de sua empresa, confira o conteúdo sobre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

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