Tendências de mídias sociais para 2023
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 13 de fevereiro de 2023 | Atualizado: 13 de fevereiro de 2023.
Cada vez mais as pessoas dedicam tempo do dia no celular, passeando nas redes sociais. Por isso, entender quais são as tendências das mídias sociais para 2023 se tornou essencial.
Afinal, é parte da rotina dos consumidores, representando alto potencial de negócio. Assim, entender e aplicar tais redes precisa fazer parte do seu planejamento anual.
Para auxiliar no processo, consultorias de mídias sociais e profissionais do marketing acompanham métricas, se atualizam e elaboram estratégias para atingir o público-alvo.
Por outro lado, a alta concorrência nas redes sociais exige uma estratégia clara para ser visto e obter bons resultados.
Para se destacar perante os concorrentes, é necessário ter valor e fazer a mensagem chegar ao público. Dessa forma, confira a seguir as principais tendências das mídias sociais para 2023.
7 tendências das mídias sociais para 2023
Antes de mostrar quais são as tendências, é preciso diferenciar as mídias sociais das redes sociais.
Basicamente, uma mídia social é tudo o que é publicado na internet, ou seja, vídeos, fotos, notícias, vídeos, etc.
Já a rede social é um local de interação entre pessoas e depende diretamente de um público para interagir.
Em outras palavras, é preciso que curtam, comentem, compartilhem e se engajem nela.
Agora que você entendeu a diferença, chegou a hora de conferir sete tendências das mídias sociais para 2023. De modo geral, são as principais tendências:
- Conteúdos de qualidade, mas curtos;
- Redes sociais de nicho;
- Remoção de curtidas e ascensão de vídeos;
- Expansão do comércio Social;
- Aplicação de Realidade Virtual;
- Crescimento do marketing de influência;
- Mais controle das informações.
1. Conteúdos curtos e objetivos
Com o sucesso do TikTok e dos Reels no Instagram em 2022, a tendência é que conteúdos dinâmicos e formatos ágeis como esses continuem se destacando em 2023.
A ferramenta de conteúdo vertical é o atual destaque e seguirá popular. E essa é uma boa razão para apostar nos stories, pois gera engajamento do público, promove humanização em modelos de vídeos curtos.
Por ser envolvente e viciante, o público confere um story atrás do outro de forma contínua.
O formato também permite que você também compartilhe um pouco dos seus bastidores.
No entanto, o sucesso depende do valor agregado ao material e, obviamente, todo conteúdo precisa ser de qualidade.
2. Plataformas sociais de nicho despontam como tendência
Instagram e Facebook já dominam o mercado, porém o TikTok teve um bom crescimento nos últimos anos.
Atualmente, o TikTok é a nona rede social mais utilizada e só perde para as mais conhecidas, como o Instagram, Facebook e YouTube, segundo levantamento do site Statista.
Em outros contextos, outras plataformas também se destacam.
Por exemplo, o público B2B prefere o LinkedIn, enquanto quem joga online tende navegar na Twitch.
Com isso, fica cada vez mais clara a importância de entender o nicho da empresa e, em seguida, apostar na estratégia que dialogue com o seu público-alvo.
3. Remoção de curtidas e conteúdo em vídeo
Há pouco tempo o Instagram testou remover as curtidas em um teste beta, e a razão para isso foi o fato que se um usuário sabe a quantidade de curtidas de um post, isso pode mexer com a sua saúde mental.
No entanto, há quem defenda que é uma estratégia para “induzir as pessoas” a criar campanhas e medir o alcance a partir do ROI.
Assim, a tendência consiste em encontrar formas de mensuração e qualificação dos conteúdos, indo além de métricas de vaidade como as curtidas – ao passo que a experiência na plataforma pode ser melhorada.
Em outro pólo, um dos formatos mais valorizados são os vídeos. Nesse sentido, o Tik Tok e os stories no Instagram não fazem sucesso por acaso.
Embora as legendas ainda sejam relevantes, cada vez mais os Reels e posts no TikTok se destacam por conta da dinamicidade das plataformas e a facilidade de absorção dos conteúdos.
4. Expansão do comércio social
Facebook, Instagram e Pinterest são plataformas de mídias sociais que possibilitam a venda de produtos. Isso se deve a um motivo: o comércio social se tornou uma forma de vender de forma ágil e prática, sem tirar os usuários da plataforma.
Para que a ação dê certo – considerando o crescimento desse processo – é preciso lembrar que “pessoas compram de pessoas”.
Sites e lojas offline ainda são relevantes, mas cada vez mais o comércio social se tornará parte do varejo online.
Consequentemente, grandes players do mercado olham para isso e investem em estratégias de marketing para vender por meio desses canais, estimulando ainda mais esse movimento.
5. Realidade virtual ainda mais em alta
A mídia social verá um aumento de tecnologias baseadas na realidade aumentada e virtual em 2023.
Um bom exemplo disso é o Facebook Horizon, que é um ambiente virtual em VR da plataforma Oculus.
O ambiente mistura elementos de Minecraft e Second Life e, para usar a plataforma, basta criar o avatar e explorar o mundo.
Além disso, o Instagram também tem filtros de realidade virtual e esse movimento indica a alta que esse tipo de tecnologia terá nos próximos anos.
6. Crescimento do marketing de influenciadores
Influenciar as pessoas é uma das tendências das mídias sociais para 2023 – o que vem se intensificando nos últimos anos.
Grandes influenciadores terão impacto de massa sobre seus seguidores, mas os influencers menores também terão destaque.
Por serem extremamente populares em nichos menores, alguns conseguem ter um bom alcance e mais valor dentro da comunidade em que atuam, tendo em vista o relacionamento mais próximo com o público.
7. Mais controle e fiscalização
Apesar de existirem diversos rumores que as redes sociais vendem dados de usuários para as empresas, as mídias sociais tomam cada vez mais cuidado com a privacidade das pessoas.
Por isso, para 2023, as redes sociais e órgãos reguladores devem restringir suas normas e criar mais políticas de segurança e privacidade.
Qual será o impacto nas redes sociais para 2023?
O público digital busca mais autenticidade e, por isso, as empresas devem alinhar o discurso com a prática.
Na criação de campanhas busque influenciadores que reflitam os valores do universo do negócio.
Esse é um dos motivos para os micro influenciadores criarem conexões mais profundas entre as marcas e os perfis de consumidor. Com isso, estão mais próximos das pessoas e conseguem ter uma mensagem mais impactante.
Os seus seguidores devem se sentir parte valiosa do negócio e precisam ser ouvidos, uma vez que querem se comunicar.
Diante disso, estude o algoritmo das redes sociais que sua marca usa em 2023 e entenda como a sua conta pode ter mais relevância.
Ofereça ao público vídeos curtos, ou seja, as famosas pílulas de rápido conteúdo. Inclusive, segundo a pesquisa de YOUPIX e Nice House, mais de 85% dos profissionais que utilizam essa estratégia possuem bons resultados.
Além disso, aposte em um procedimento para gerenciamento de crises nas redes sociais e foque no atendimento qualificado ao cliente, pois as pessoas usam as redes sociais para tirar dúvidas e obter auxílio da marca até o processo de compra.
Com isso, a experiência será toda otimizada e você conseguirá atuar rapidamente em casos de insatisfação, melhorando ainda mais a presença e os resultados online.
Texto originalmente desenvolvido pela BYOUNG SOCIAL MEDIA CO, consultoria de mídias sociais brasileira que atende marcas globais no Brasil e América Latina.