Tendências de marketing 2022: 15 apostas de sucesso para o ano
Tendências de marketing 2022 são a pedida do momento para quem está pensando em como ter sucesso esse ano! Se você quer saber se o seu planejamento de marketing está caminhando lado a lado com as tendências para o ano, este conteúdo é para você!
Dentro e fora do universo digital, o marketing precisa de foco total em 2022. Isso porque a pandemia causada pelo coronavírus impactou, e muito, nas estratégias e as empresas precisaram se reinventar para alcançar o público.
E em 2022 existem muitas promessas para um ano muito mais positivo, tal como a Copa do Mundo, as Eleições, a superação da pandemia, embora o cenário ainda seja imprevisível.
Também é ano de acompanhar os estudos e crescimentos de estratégias e tecnologias de dados, inteligência artificial e do tão falado metaverso.
A questão é que o ano traz muitas mudanças e, com isso, inúmeras apostas para quem quer ter resultados positivos. E você chegou ao conteúdo ideal para entender como se planejar para sua estratégia de marketing 2022.
Confira o que selecionamos como apostas para o ano:
SEO
Se quer falar sobre tendências de marketing 2022 é impossível não citar o SEO!
A otimização de sites já é muito utilizada pelas empresas que querem apostar em alcance orgânico nos buscadores como o Google.
E conforme os algoritmos dos buscadores mudam, as empresas precisam se adaptar para continuar tendo bons resultados.
Além disso, as empresas precisam ficar sempre atentas aos novos hábitos dos consumidores e quais ações precisam realizar para aparecerem na primeira página do Google.
Inclusive, o SEO impacta muito nos resultados quando trabalhado em conjunto com o Marketing de Conteúdo (que é um dos tópicos que citaremos aqui no conteúdo).A produção de conteúdo e a otimização de páginas são estratégias orgânicas com alto poder de ROI (Retorno sobre investimento).
Ou seja, o marketing de conteúdo e SEO tendem a ser estratégias privilegiadas no orçamento das empresas, pois não exigem investimento direto em mídia e trazem resultados consistentes no médio e longo prazo.
Isso torna o SEO atrelado ao conteúdo uma das principais tendências de marketing 2022!
A Era sem cookies de terceiros
Os cookies de terceiros são dados registrados no histórico de navegação de um usuário, os quais são coletados pelo Google Chrome, por exemplo.
Isso é bastante valioso para os profissionais de marketing, pois mostra os hábitos dos usuários na web.
Porém, em janeiro de 2020, o Google anunciou que esses dados não estariam mais disponíveis para as empresas, em um processo gradual que terminaria em 2022.
Sobretudo, isso não deve ser motivo de desespero, e sim oportunidade de novas tendências de marketing 2022. Ainda é possível colocar tudo que foi coletado até o momento em prática, transformar em ação e inovação para o negócio.
Além disso, os profissionais podem:
- Investir em diferentes maneiras de coletar dados (como a política de cookies, por exemplo);
- Desenvolva um pixel para rastrear dados first-party;
- Explorar outros canais para obter dados;
- Ficar de olho nas novidades do Privacy Sandbox do Google (iniciativa do Google para reduzir o acesso a dados privados).
Marketing de conteúdo
O Marketing de Conteúdo é muito procurado por quem quer ter resultados positivos no Marketing Digital. Isso porque o investimento é mais acessível a médio e longo prazo.
E uma das tendências de marketing 2022 vai ser cada vez mais investir em conteúdos inovadores e relevantes para chamar a atenção dos usuários.
Principalmente quando esses conteúdos forem baseados em dados e análises mais profundas, para tornar toda a estratégia mais valiosa e assertiva.
Inclusive, dentro do Marketing de Conteúdo, podemos ainda destacar algumas tendências de marketing 2022 específicas, tais como:
Curadoria de conteúdo e newsletters
O CEO da The News, Hernane Jr., disse recentemente que “A gente vive uma época em que é muito fácil produzir e acessar conteúdo, e é mais fácil ainda se perder nesse conteúdo”.
A própria The News teve boa experiência editando sua newsletter, que possibilitou às pessoas encontrarem conteúdos relevantes. E isso só é possível por conta do trabalho de curadoria.
Inclusive, vale dizer que projeto de conteúdo é projeto de longo prazo, pois você precisa saber falar bem sobre seu nicho de atuação até começar a ser visto como referência. E para agilizar o processo, é possível fazer parcerias ou mesmo adquirir newsletters que já têm um público fiel.
De qualquer forma, é preciso que a comunicação faça sentido para seu público e seus objetivos, só assim poderá apostar em curadoria de conteúdo e newsletters como uma das tendências de marketing 2022.
Conteúdo de valor
Embora vídeos curtos sejam mais comuns nas redes sociais atualmente, o slow content e os conteúdos mais duradouros são uma das tendências de marketing para 2022.
Apostar em criar semanalmente um conteúdo aprofundado e reflexivo, assim como nos textos longos para blogs, são práticas interessantes para o ano.
Isso porque as produções de materiais educativos e mesmo blogposts mais longos geram mais interesse, criam leitores cativos e geram Leads por mais tempo, justamente por entregarem alto nível de valor para os usuários.
Personalização de conteúdo
Se está querendo se adequar às tendências de marketing 2022, tenha claro que não faz sentido fazer ofertas e mandar mensagens que não dizem nada para os seus Leads, você precisa entregar valor.
E uma das possibilidades oferecidas pela automação de Marketing atualmente é a chance de personalizar mensagens enviadas ao seu público.
É possível criar jornadas super personalizadas! Ou seja, conteúdos direcionados para o seu público para se conectar com ele.
Isso pode ser feito por meio de e-mail marketing, por exemplo. Você pode mandar para seus leads conteúdos que ajudem-o a ter mais conhecimento e crie um relacionamento com eles em paralelo.
Assim, a sua empresa ganha tempo investindo nesse contato para, no fim, conseguir realizar o momento crucial da oferta.
Para isso, trate seu lead como gostaria de ser tratado: de forma única! Um conteúdo personalizado e mais humano é, com certeza, uma das tendências de marketing 2022.
Google Web Stories
O Google Web Stories é uma GRANDE pedida para as tendências de marketing 2022.
Você pode criar resumos em listas de blog posts, com links para os usuários se aprofundarem, por exemplo.
Até porque você pode colocar CTAs nos Web Stories, então o usuário pode fazer uma conversão, assim como já acontece no Instagram Stories.
Conteúdo interativo
Vamos a mais uma das tendências de marketing 2022? O foco é mais na interatividade e menos na multimídia, afinal a estrela é mesmo o texto escrito.
Unir texto, vídeo, áudio, imagens e muita interatividade em um só lugar é o presente e futuro do conteúdo!
Redes Sociais
Se você prestou atenção em tudo que aconteceu no ambiente digital durante a pandemia, sabe que as redes sociais tiveram um BOOM muito forte!
Então, é claro que elas não poderiam ficar de fora quando o assunto é tendências de marketing 2022.
Trouxemos aqui alguns pontos fortes que deve considerar para o seu ano.
Vídeos
Em 2022 as estratégias de vídeos dentro do Instagram com o reels e lives e com o TikTok, plataforma de vídeo, estão cada vez mais em alta.
Então, as empresas precisam entender como criar conteúdos para seu nicho de atuação que dialoguem com aplicativos como o TikTok e Instagram, afinal essa é uma das estratégias de marketing que fazem sucesso.
Consolidação definitiva do TikTok
Por ser consolidado no mercado, o aplicativo hoje é quem tem ditado as regras quando falamos de trends, do tipo de conteúdo produzido, do consumo de vídeos curtos etc.
Sendo assim, o app deve crescer muito nos próximos meses como um canal de aquisição no Marketing Digital.
Você pode testar fazer anúncios na plataforma levando os usuários para posts no seu site, gerando tráfego, por exemplo, e usar CTAs para gerar conversões a um custo bem baixo.
O algoritmo do TikTok favorece a criação de conteúdos divertidos, então aqui é a plataforma para abusar da criatividade.
Sendo assim, entenda as tendências do TikTok e adapte-as para a sua realidade, isso com certeza é uma das grandes tendências de marketing 2022.
Marcas fazendo entretenimento no Instagram
O Instagram recentemente resolveu deixar claro a todos que é uma rede social de vídeos e não mais de fotos.
Isso faz com que as empresas que apostam nesse canal para ações de branding e de vendas passem por uma mudança de estratégia.
É preciso aprender a fazer entretenimento para atrair o público para ter sucesso com a plataforma atualmente.
E essa é uma das fortes tendências de marketing 2022.
As empresas precisam encontrar um equilíbrio perfeito entre os posts que entregam conhecimento e os que apenas divertem a audiência. E para isso é preciso planejamento.
Apenas dessa forma as empresas conseguem se inserir no momento de relaxamento dos seus seguidores de forma inteligente, reforçando a presença digital da sua empresa e quebrando expectativas.
Novos tipos de influenciadores
O marketing de influência já não é novidade, porém muitas empresas aprofundaram essa relação transformando influenciadores em embaixadores, que se tornam a cara da marca em parcerias de longo prazo, e essa é uma das grandes tendências de marketing 2022.
Em 2021 vimos atletas se tornando influencers, por exemplo. Mas outro tipo de influenciador que ascendeu são os virtual influencers.
Eles não são “pessoas reais”, mas já estão nas campanhas das marcas e na admiração dos usuários como se fossem, como é o caso da Lu do MAGALU, que é uma das influencers não-humanas com mais seguidores do mundo!
E, diferente do que muitos acreditam, o nome dela não é Luiza, de Magazine Luiza, e nem Lucia, por exemplo. É apenas “Lu”.
É a representação completa da marca, capaz de jogar games, realizar entrevistas, explicar e comprar produtos, combater fake news e assim por diante.
Employee Advocacy
Em tradução livre, Employee Advocacy significa “Colaboradores Defensores da Marca”.
A ideia é muito simples e poderosa: ter pessoas que conhecem a fundo sua marca, gostam e confiam nela para espalhar as mensagens da empresa de forma orgânica.
Isso porque os colaboradores conhecem a empresa, incorporam a cultura e podem influenciar sua rede de contatos passando grande credibilidade para ela.
Mesmo que sua audiência seja pequena, o poder de influência nesse caso é grande, afinal um conteúdo compartilhado por colaboradores recebe 8x mais engajamento do que conteúdos compartilhados por canais da marca, por exemplo.
O Employee Advocacy é uma estratégia ainda pouco conhecida no Brasil, mas uma dar fortes tendências de marketing 2022, e empresas inovadoras como Sankhya e Unico, por exemplo, já utilizam com sucesso.
Social Selling
Se as redes sociais fazem todo esse barulho, você tem dúvida de que elas são fortes plataformas de vendas atualmente?
A questão é que vender nas redes sociais não é uma novidade, mas o formato do Social Selling, sim. É uma das tendências de marketing 2022.
Com os anúncios cada vez mais caros e o alcance orgânico das páginas de marcas e empresas cada vez mais reduzido, chegou a vez dos funcionários se posicionarem como referência no LinkedIn, Facebook e outros.
Isso está diretamente ligado ao que falamos no subtópico anterior, que é a ideia de ter microinfluenciadores internos, que criam e/ou distribuem conteúdo educativo relevante sobre o mercado de um negócio.
Esses profissionais, por seu engajamento e pela força como você pode e deve trabalhar o conteúdo de forma estratégica, conseguem fazer com que os usuários avancem na jornada de compra.
Assim, é possível fazer abordagens de vendas mais precisas, já que o colaborador consegue ter mais clareza de quem é a pessoa responsável pela tomada de decisão, por exemplo.
Assim, os usuários não veem a empresa apenas como um CNPJ, eles entendem que do outro lado da mesa existem pessoas de verdade, gerando mais engajamento e confiança.
Mudanças no streaming de vídeo
Um estudo da Kantar mostrou que 65% dos consumidores que usam serviços de TV por assinatura ou streaming de vídeo semanalmente assistem a 2 horas ou mais de conteúdo pago diariamente.
Ainda no formato de streaming, outra tendência importante é o Live Streaming, ou seja, a transmissão ao vivo de conteúdos, sem necessidade de fazer download de dados.
Com esse recurso, as marcas podem fazer transmissões online de eventos, uma das grandes tendências de marketing 2022, a qual ainda falaremos mais aqui no conteúdo.
E em 2022, outro formato de transmissão que tende a crescer muito é o de Live Commerce, que se popularizou MUITO durante da pandemia.
Na Black Friday 2021, por exemplo, diversas marcas utilizaram o Live Commerce com artistas e influenciadores famosos para promover as vendas.
A Magazine Luiza, por exemplo, trabalhou também com anunciantes de grande porte, como Itaú e Toyota, na sua transmissão.
Product Marketing
Já ouviu falar em Marketing de Produto? Não?! Saiba que essa é uma das grandes tendências de marketing 2022.
Isso porque ele atua com um olhar estratégico durante todo o ciclo de vida de um produto.
O Product Marketing coleta e analisa tendências de mercado, quem está comprando ou não seu produto e quais movimentações competitivas estão acontecendo.
Essa é a estratégia também que é a voz do produto para o mercado, ou seja, ela cria posicionamento, messaging e definições estratégicas de como levar um produto para o mercado ou a base de clientes.
Inclusive, se tem interesse em saber mais sobre o Marketing de Produto, acesse nosso conteúdo do blog e fique por dentro dessa que é uma das tendências de marketing 2022!
Marketing digital e venda juntos
As equipes de Marketing e Vendas trabalhando juntos não é uma novidade tão grande, inclusive temos conteúdo aqui no blog que fala sobre o Smarketing, que é exatamente a estratégia que une as áreas.
A questão é que nos próximos anos será muito comum ter o marketing e a equipe de vendas trabalhando juntos voltados para o digital.
Dessa forma, juntas as equipes poderá planejar, analisar e unificar todo o processo para ter conteúdos assertivos, o que dá ainda mais força para quem aposta em Marketing de Conteúdo e afins.
Ou seja, as tendências de marketing 2022 estão todas interligadas, de uma forma ou de outra.
Trabalho remoto X Retorno dos eventos presenciais e híbridos
Por conta da pandemia, a adoção do home office passou a ser realidade para a maioria das empresas.
E para a surpresa dos brasileiros, que não estavam acostumados com esse modelo de trabalho, boa parte das pessoas parecem ser mais produtivas trabalhando de casa.
Segundo a pesquisa da Prudential, em marketing, 76% dos profissionais adotarão o trabalho remoto para os próximos anos.
Mas essa não é uma das tendências de marketing 2022 só por conta da produtividade dos profissionais, mas também pela diminuição de gastos por parte das empresas, que passaram a economizar com vales transporte, estrutura física e assim por diante.
Porém, em contrapartida, com todos os cuidados e respeito às regulamentações de cada cidade, os eventos presenciais estão voltando a acontecer.
Embora muitos encontros virtuais tenham acontecido com muita qualidade e entregando conteúdo de ponta, as pessoas estão com muita saudade da vida presencial.
A questão é que uma das tendências de marketing 2022 é saber unir de forma interativo o digital e o offline. Ou seja, os eventos deverá integrar bem as duas realidades.
Crescimento do uso da inteligência artificial
Se você for uma pessoa atualizada no mercado digital, deve já ter escutado que o uso da inteligência artificial é uma das fortes tendências de marketing 2022.
As ferramentas, plataformas e aplicativos usados no marketing digital estão adotando a inteligência artificial para ter interações com os usuários e os clientes.
Por isso, as empresas estão apostando com força nos bots e chats, que podem incorporar recursos de voz para ter conexão mais ampla e tornar a experiência cada vez mais humana e qualificada.
Forte adoção de dados
Para continuar seguindo tendências de marketing 2022 de forma estratégica e inteligente, os profissionais precisará usar muitos dados, só assim poderá criar estratégias de forma assertiva.
De acordo com o relatório da Exame, cerca de 78% dos profissionais afirmam já utilizar dados para orientar nas estratégias utilizadas. E esse dado tende a aumentar ainda mais em 2022.
Afinal, não adianta planejar e executar, se você não estiver preparado para analisar dados tanto de resultados quanto de referências para o seu negócio.
Criatividade
Como falamos de tendências de marketing 2022 sem falar de criatividade? Impossível!
Com a ascensão de “novas redes sociais”, como o TikTok, algoritmos mudando e criação de novos recursos nas plataformas, os profissionais precisam de criatividade para desenvolver conteúdos que consigam captar a atenção dos usuários.
Então, a criatividade é uma das soft skills que está entre as tendência para os próximos anos.
A questão é que para entender de tendências de marketing 2022 você precisa ser um heavy user (que são usuários assíduos) das plataformas digitais de modo geral e acompanhar constantemente as mudanças que acontecem no digital.
Só assim saberá o que o mundo está fazendo e terá também insights de criatividade para aplicar no seu negócio.
Diversidade e inclusão no marketing
Trabalhar com diversidade e inclusão não é apenas uma das tendências de marketing 2022, e sim um compromisso que o marketing deve assumir.
Não foi à toa que Philip Kotler avisou quando escreveu Marketing 3.0, “o consumidor não quer mais apenas comprar — ele quer que você defenda causas, assuma compromissos com o planeta e gere impacto positivo na sociedade.”.
Muitas marcas já começaram a assumir esses compromissos em suas campanhas e passaram a criar anúncios que incluem pessoas negras e indígenas, que se posicionam a favor de pessoas LGBTQIA+, que defendem os direitos das mulheres, o que já é, sim, uma grande evolução no marketing!
Porém, os consumidores querem mais! A sociedade pede por mais.
A diversidade e a inclusão devem ir além do que mostram as câmeras. As empresas precisam incorporar essa nova realidade em sua essência, na gestão, no quadro de funcionários, no desenvolvimento de produtos.
Uma gestão diversa e inclusiva que reflete no marketing da empresa conquista não só consumidores, mas também admiradores e defensores.
Inclusive, já te falamos aqui no contéudo que uma das tendências de marketing 2022 é tornar tudo cada vez mais humanizado. E saber lidar com essas questões sociais e inclusivas é uma das formas de humanizar tudo e de forma consciente.
Responsabilidade ambiental
Assim como em causas sociais, a população também cobra pelo posicionamento e ações de empresas com o meio ambiente.
Não apenas no discurso do marketing verde, mas principalmente na prática, nos processos, na essência dos seus negócios.
O compromisso ambiental não é novidade, mas é, com certeza, uma das tendências de marketing 2022.
A 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), realizada entre outubro e novembro de 2021, mostrou que não dá mais para adiar as medidas de preservação do planeta.
No contexto da COP26, grandes anunciantes do mundo inteiro cobraram os gigantes da internet sobre a disseminação de fake news sobre as mudanças climáticas.
Por isso, em outubro de 2021, o Google passou a banir anúncios negacionistas sobre o clima em suas plataformas, inclusive o YouTube.
E em 2022 as empresas não podem fugir desse tema.
Sustentabilidade não é mais apenas falar da preservação da natureza ou separar o lixo reciclável, é muito mais que isso! É um compromisso com a produção sustentável em toda a cadeia de valor, inclusive na geração de conteúdo da empresa.
Então passa a ser também um compromisso do marketing, que deve transparecer para o consumidor os valores que a marca defende e a mensagem que deseja passar.
Por isso, as empresas podem adotar estratégias como o storytelling, por exemplo, para contar uma história autêntica sobre os seus compromissos com o meio ambiente e acompanhar ainda mais as tendências de marketing 2022.
O metaverso
Por fim e de forma alguma menos importante, estamos aqui para falar que uma das grandes tendências do marketing 2022 é um dos termos que mais vem sendo citados nos últimos tempos: o metaverso!
E ele chegou até a ser reportagem no Fantástico!
O conceito em si não é novo, mas Mark Zuckerberg colocou essa palavra nas conversas do mundo inteiro em outubro de 2021 quando anunciou que sua empresa passaria a ter um novo nome: “Meta”.
Tal nome faz referência direta ao metaverso, que é a nova realidade que ele quer construir.
O metaverso representa a “substituição” do mundo real pelo digital, diríamos assim.Isso porque o metaverso é um tipo de universo virtual, que engloba tecnologias de realidade virtual, realidade aumentada, inteligência artificial e a internet.
E, claro, se a vida passa a acontecer em uma realidade virtual, é lá que as marcas querem estar.
Inclusive, os influenciadores virtuais que falamos aqui no conteúdo são a representação clara de que tudo isso já começou a acontecer. O social commerce também!
Mas, com certeza, muitos outros espaços de mídia e relacionamento devem surgir nos próximos tempos e uma série de tendências de marketing 2022 também!
Agora você está pronto para ter sucesso em 2022!
Se você estava perdido em relação a quais são as tendências de marketing 2022, essa realidade já mudou!
Aqui no conteúdo trouxemos as principais tendências para o ano e ficou claro que todas elas acabam se interligando de alguma forma, não é mesmo?
O marketing digital é um foco constante de toda e qualquer estratégia, além da humanização das empresas e suas representações.
Sendo assim, você já tem o caminho das pedras para o sucesso, agora depende de você.
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