Taxa de conversão no e-commerce: como melhorar o desempenho da sua loja virtual

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Publicado: 1 de fevereiro de 2023 | Atualizado: 7 de fevereiro de 2023.

A taxa de conversão e-commerce é uma métrica usada para analisar de forma precisa se a empresa está obtendo sucesso em suas estratégias. Acompanhe o artigo e entenda como realizar esse cálculo.

A taxa de conversão é um indicador fundamental para analisar a eficiência das diferentes estratégias digitais de um e-commerce

Isso porque ter um bom tráfego não é suficiente para criar oportunidades de negócio: é preciso implementar táticas para qualificar esses visitantes e transformá-los em leads. 

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para explicar o que é uma taxa de conversão no e-commerce e oferecer dicas valiosas para você aumentar a sua e obter bons resultados com a sua loja virtual. 

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Taxa de conversão e-commerce: o que é?

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Em linhas gerais, a taxa de conversão ou taxa de conversão no e-commerce é o indicador que analisa o sucesso das estratégias implementadas nas lojas virtuais.

Uma conversão é qualquer tipo de ação tomada pelo usuário que tenha sido pensada pela empresa.

Estamos falando de uma série de interações – até mesmo as mais simples-, como:

  • Baixar um material rico;
  • Se inscrever em uma newsletter;
  • Preencher um formulário;
  • Colocar itens em um carrinho de compras virtual.

O importante é que uma conversão é necessariamente uma ação estabelecida como meta e monitorada pela empresa. É por isso que quanto maior ela for, maior é o sucesso das suas estratégias.

A taxa de conversão de e-commerce ajuda a orientar essas metas dentro de uma loja virtual. Isso porque ela oferece dados concretos indicando o que está funcionando e o que precisa melhorar. 

Dessa forma, é fundamental utilizar esse indicador para obter mais conversões e, consequentemente, melhorar seus resultados. 

A importância do funil de Marketing para o cálculo

A taxa de conversão e-commerce precisa ser calculada considerando todas as etapas do funil de marketing.

O funil é composto por topo, meio e fundo, e cada etapa deve ser orientada por diferentes tipos de conversão.

Ao formular estratégias de topo de funil, que tem como foco a atração, uma ótima taxa de conversão a ser calculada é o número de visitas ao seu blog.

Já no meio de funil, em que o objetivo é a captação de leads, monitore a quantidade de pessoas que preencheram formulários ou se cadastraram para receber a sua newsletter.

Por fim, o fundo do funil tem foco na geração de oportunidades e realização de vendas. Logo, uma boa taxa de conversão para essa etapa é a quantidade de pessoas que solicitaram demonstrações dos seus produtos e serviços.

Tendo essas informações à sua disposição, mensure suas taxas de conversão para dar sentido a esses números e aprimorar as estratégias do seu e-commerce.

Como calcular a taxa de conversão e-commerce?

A taxa de conversão no e-commerce pode ser usada para medir o sucesso de uma série de ações. 

Dito isso, você pode utilizar a seguinte fórmula para calcular, digamos, o seu sucesso em vendas. Confira:

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É um cálculo simples, já que tudo que você precisa fazer é dividir o número de vendas pelo número de visitas ao seu site e multiplicar por 100.

Logo, se o seu site teve 1000 visitantes em um dia e 50 deles realizaram uma compra, utilizando a fórmula acima você percebe que sua taxa de conversão é 5%.

Além disso, é importante saber preencher as lacunas dessa fórmula para não realizar cálculos indevidos e prejudicar a análise dos seus resultados. 

Dicas para aumentar a taxa de conversão e-commerce

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Agora que você sabe o que é uma taxa de conversão e-commerce e como calcular, vamos a 7 dicas para aumentar suas conversões:

1 – Defina o seu público-alvo

Ao estabelecer qual é o seu público-alvo é possível conduzir suas estratégias com mais assertividade e melhorar suas taxas de conversão.

Tendo um profundo conhecimento sobre a sua audiência é possível personalizar a linguagem das ações, saber que tipo de conteúdo produzir, os melhores canais para investir e mais. 

2 – Analise as taxas de conversão atuais

Toda estratégia para melhorar suas taxas de conversão precisa partir de uma análise cuidadosa dos seus números atuais.

Para fazer essa análise você pode utilizar ferramentas como o Google Analytics, que fornece dados importantes como tráfego, pesquisas internas, taxa de saída, entre outros. 

Além dele, existe uma série de outros softwares (gratuitos ou pagos) que permitem mensurar abandonos de carrinho e outras estatísticas importantes para auxiliar na sua estratégia.

Tendo como base essa rede de informações concretas do seu negócio, fica mais fácil traçar caminhos para melhorar as taxas de conversão do e-commerce.

3 – Invista em bons materiais gráficos

Quando um consumidor entra no seu site ele precisa ser convencido pelo que está vendo. Caso contrário, vender se torna uma tarefa praticamente impossível.

Imagens de alta qualidade e boas descrições dos produtos são imprescindíveis para atrair a atenção desejada. 

Além disso, vídeos fazendo unboxing funcionam muito bem para esse propósito, já que demonstram ao consumidor o que ele irá receber ao comprar de você.

4 – Disponibilize cupons e promoções 

Cupons são uma ótima maneira de aproveitar abandonos de carrinho. Você pode oferecer um desconto especial para a primeira compra, um produto em específico ou acima de determinado valor.

Com isso, você consegue realizar vendas que outrora estariam fadadas a não acontecer. 

5 – Ofereça métodos de pagamento variados

É impossível pensar nos métodos de pagamento mais dinâmicos da atualidade sem o PIX. Os clientes buscam por formas mais ágeis para efetuar suas compras e essa é a principal delas.

Além do PIX, é importante oferecer outras formas para os seus clientes realizarem o pagamento de maneira flexível. Além, é claro, das tradicionais – como cartão de crédito e boleto bancário.

Dessa forma, seu cliente pode pagar pelos seus produtos em poucos cliques, evitando taxas e uma série de burocracias.

6 – Faça conteúdos de qualidade

Milhões de pessoas utilizam a internet para buscar por soluções para seus problemas e conteúdos bem produzidos fazem esse papel com maestria. 

Portanto, abasteça seu blog com artigos relevantes e produza materiais ricos (como e-books) para estimular suas conversões. 

7 – Invista em SEO 

A dica acima vai totalmente de encontro com esta: invista em SEO para fazer seus conteúdos chegarem ao maior número de pessoas possível!

As boas práticas de otimização dos motores de busca é a maneira ideal de gerar tráfego orgânico. 

Ao seguir essa estratégia é possível  gerar inúmeras oportunidades para melhorar a taxa de conversão do seu e-commerce.

Melhore sua taxa de conversão para virar referência no mercado 

Como você pôde perceber, a taxa de conversão é uma importante métrica para estipular o sucesso das estratégias do seu e-commerce.

Existem diversos tipos de conversões que podem ser monitoradas. Desde o número de visitantes para cada novo cliente até a quantidade de cliques em determinada campanha de mídia paga.

É fundamental entender o funcionamento desses indicadores e implementar diferentes estratégias para aumentar suas taxas de conversão.

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