Supply Chain: o que é, como funciona e dicas para otimizar sua cadeia de suprimentos

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 4 de julho de 2023 | Atualizado: 4 de julho de 2023.

Supply chain é o conjunto de todos os processos que um produto passa até chegar ao consumidor final. Essa cadeia de suprimentos engloba todos os pontos da fabricação, logística e distribuição das mercadorias.

Um fator bastante comum entre empresas líderes de mercado é uma cadeia de suprimentos otimizada e funcional

Até porque, para se manter acima da concorrência, é preciso assegurar que todo o processo de criação, logística e distribuição dos seus produtos funcione perfeitamente bem. 

Esse conjunto de processos que envolvem um produto é chamado de supply chain, cuja gestão precisa ser uma das prioridades da sua marca. 

Isso garante eficiência máxima às suas operações internas e assegura que suas soluções cheguem ao consumidor com a maior qualidade possível. 

Logo, a experiência do cliente tende a crescer, assim como o seu faturamento. Quer saber mais sobre o assunto e otimizar sua operação como um todo? Então continue a leitura do nosso artigo! 

O que é supply chain?

A supply chain, também conhecida como cadeia de suprimentos, é o grupo de processos e eventos que envolvem os produtos de uma empresa.

Ou seja, estamos falando de: 

  • Compra de insumos;
  • Armazenamento;
  • Transporte;
  • Embalagem;
  • Gerenciamento interno;
  • Venda;
  • Distribuição.

Além dessas operações, toda a infraestrutura física e de processos necessária para sua operação comercial também fazem parte da cadeia de suprimentos.

Por fim, o processo de supply chain também pode incluir tarefas adicionais, como controle financeiro, atendimento ao consumidor e campanhas de marketing

Sendo assim, a gestão de supply chain envolve interagir com diversas marcas e profissionais, desde os fornecedores primários até distribuidores e lojistas/vendedores. 

Na cadeia de suprimentos há diversos setores da sua empresa, cada um com suas tarefas e responsabilidades. Com isso, o desempenho de cada um tem impacto considerável no funcionamento da sua operação – e, com isso, no produto final que chega até seus clientes.

Diversas caixas de papelão passando pela esteira de uma fábrica

O que é o Supply Chain Management?

O Supply Chain Management (SCM) é o conceito que organiza tudo que abordamos no último tópico. Ou seja, trata-se da gestão da rede de fornecedores, distribuidores e processos que compõem a criação dos seus produtos. 

O SCM orienta o planejamento, a produção e entrega desses produtos e/ou serviços em qualquer tipo de rede de suprimentos. O termo foi criado pelo professor Jay Wright Forrester no MIT em 1962.

Com uma boa gestão da cadeia de suprimentos, o seu negócio consegue gerar valor líquido a partir de uma infraestrutura clara e organizada, logística bem estabelecida e fornecimento adequado em todos os níveis da operação.

Quais são as principais funções da supply chain?

A supply chain é uma maneira de identificar de maneira prática como seu segmento funciona e o que deve ser feito para mantê-la operando a 100% de sua capacidade.

Sendo assim, a principal pergunta que a cadeia de suprimentos te ajuda a responder é: como atender seu consumidor de forma imediata e satisfatória? 

Portanto, uma das principais funções de uma supply chain é te ajudar a fazer uma estruturação de cada processo relacionado à disponibilidade dos seus produtos.

É preciso compreender suas demandas e o mercado em que você atua, para se ter uma visão clara do ciclo de vida da mercadoria. Por exemplo: 

  • Seus fornecedores oferecem pronta-entrega ou trabalham sob encomenda? 
  • Quais são os prazos de entrega? 
  • Em que períodos do ano cada produto tem maior e menor procura?

Perceba que cada pergunta listada acima te ajuda a ter um controle maior sobre a cadeia de suprimentos. 

Ao garantir que os fornecedores cumpram com os prazos requeridos pela demanda dos seus clientes, seu negócio tende a faturar mais e se tornar cada vez mais sólido.

Outro fator importante é ir além do conhecimento técnico sobre as suas soluções. Afinal, por mais que isso seja importante, trata-se de uma entre muitas etapas da sua cadeia de suprimentos. 

Como já mencionamos, a supply chain controla os processos de compra de mercadorias, armazenamento, pedidos, entregas, devoluções etc.

Ou seja, é um processo que comporta diferentes empresas e profissionais, com o lojista ficando à frente dessa cadeia para garantir que seu produto chegue prontamente ao consumidor final.

Como se dá um esquema de gestão de supply chain?

A gestão da cadeia de suprimentos deve ser feita considerando o tipo de produto, modelo de negócios e o porte da empresa. 

Em linhas gerais, essa gestão se apresenta da seguinte maneira: 

  1. Planejamento de compras de suprimentos e demais insumos com base nas estimativas de oferta e demanda;
  2. Identificação e cotação de fornecedores dos produtos e matérias-primas necessárias;
  3. Fabricação do produto (se preciso);
  4. Armazenamento do produto;
  5. Venda e entrega;
  6. Troca e devolução (se solicitado pelo consumidor);
  7. Coleta de feedbacks para melhorias no serviço.

Esses são alguns dos desafios logísticos da supply chain para garantir que seu negócio atenda às demandas dos seus clientes com prontidão. 

E-book com dicas de Marketing Digital para aumentar suas vendas e fazer sua empresa crescer

Por que é importante otimizar a cadeia de suprimentos da sua empresa?

Um gerenciamento eficiente da cadeia de suprimentos resulta em uma série de benefícios fundamentais para você atender ao consumidor final da maneira ideal. Por isso, separamos alguns dos principais benefícios da uma boa SCM na sua empresa:

Melhoria dos serviços

Uma supply chain otimizada garante um bom funcionamento dos serviços na sua empresa, garantindo que os produtos estejam disponíveis e sejam entregues dentro do prazo. 

Isso evita produtos em falta ou em excesso, já que a gestão de estoques estará em dia. 

Redução de custos

O ponto anterior está diretamente ligado à redução de custos operacionais. A SCM te ajuda a armazenar o que for necessário, evitando que os produtos passem do prazo ou fiquem presos no estoque. 

Aumento do seu faturamento

Sempre que um cliente for à sua loja e não encontrar o produto que esperava por uma falha na cadeia de suprimentos, você terá perdido uma venda.

Sendo assim, a gestão de supply chain faz com que você maximize seu faturamento com o cliente final a partir de processos bem estruturados com os fornecedores. Sempre que alguém quiser comprar algo que você comercializa, a venda será concretizada.

Ademais, esse gerenciamento da cadeia permite criar parcerias com empresas de confiança, que oferecem preços competitivos e cumprem com os prazos. 

Assim, você evita pagar mais do que deveria por um serviço e consegue atender às demandas dos clientes com agilidade.

Dois profissionais conversando ao redor de contêineres.

Entregue o melhor para seus clientes!

Com a leitura do nosso conteúdo, você descobriu o que é uma supply chain, como fazer uma gestão adequada e os principais benefícios dessa prática na sua empresa.

Por mais que suas mercadorias precisem de qualidade, isso não é tudo. Os processos que envolvem a produção, armazenagem e distribuição também impactam diretamente na experiência do consumidor! 

Sendo assim, aplique os insumos que aprendeu no decorrer do artigo para que seus clientes sejam atendidos da melhor forma possível. 

E se você gostou do conteúdo, aproveite para continuar lendo outros materiais relevantes do nosso blog.

E-book gratuito da Ideal Marketing com dicas de gestão empresarial

Trilha de conteúdos de Marketing Digital:

  1. O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa
    1. 3 exemplos de persona para entender de uma vez por todas como criar a sua
  2. O que é posicionamento de marketing? Aprenda a posicionar sua marca de forma eficiente
  3. Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso
    1. Os 5 Ps do Marketing: saiba mais sobre Pessoas!
  4. Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo
  5. Como divulgar minha empresa online? Aprenda TUDO sobre as melhores formas de divulgação pela internet e se prepare para o sucesso!
  6. O que é marketing? Confira TUDO neste guia completo para dominar o assunto
  7. Marketing Digital: Aprenda TUDO sobre o assunto na prática
  8. O que é Inbound Marketing? Conheça tudo sobre a estratégia capaz de atrair os consumidores sem ser invasivo
  9. Entenda o que é SEO e conheça o poder dessa técnica para alavancar seu negócio!
    1. Saiba como aparecer na primeira página do Google com 5 dicas
    2. Conheça as 5 melhores ferramentas de SEO para te ajudar a otimizar o posicionamento do site da sua empresa
  10. Descubra o que é o Instagram Ads e como criar campanhas para conquistar clientes
  11. Mude o seu conceito sobre anúncios com o Facebook Ads e crie sua campanha em 8 passos simples
  12. TikTok Ads: Saiba o que é, como funciona e como aderir
  13. Aprenda o que é landing page e desenvolva uma com capacidade de aumentar suas conversões
    1. Conheça 5 modelos de landing page que fizeram sucesso e se inspire no momento de criar a sua
  14. O que é Marketing de Produto e por que ele é essencial para o sucesso do seu negócio
  15. 5 cases de sucesso no marketing digital para inspirar suas ações

Compartilhe nas Redes Sociais!