SQL Marketing: saiba como identificar mais oportunidades
Saber reconhecer um SQL Marketing é fundamental para melhorar os resultados da sua empresa. Afinal de contas, só quem sabe trabalhar seus leads e aumentar as oportunidades de vendas consegue conquistar mais clientes e se destacar no mercado.
Um dos principais objetivos do Inbound Marketing é atrair pessoas e fazer com que elas se interessem pelos produtos ou serviços que a sua empresa têm a oferecer.
E como isso é feito através da produção de conteúdo relevante, você consegue fazer mais com menos, uma vez que essa metodologia não exige grandes investimentos.
Mas para ter o sucesso esperado, é necessário conhecer algumas dicas a respeito de como cuidar dos seus leads e classificá-los de acordo com a sua fase no funil de vendas.
Dentro disso, saber o que é SQL Marketing é fundamental para aumentar suas oportunidades e melhorar seus resultados.
Espera… Você não sabe do que estamos falando? Então leia agora mesmo este conteúdo!
Primeiro, o que é MQL?
MQL significa Marketing Qualified Leads, que em português quer dizer lead qualificado para o Marketing.
Em outras palavras, o potencial cliente classificado como um MQL é aquele já passou pelo primeiro fase da sua jornada de compras, isso é, Aprendizado e Descoberta.
Isso significa que ele reconhece que enfrenta um problema e que precisa de uma solução para saná-lo.
Para tanto, o lead começa a procurar por empresas do setor, a fim de entender mais sobre as saídas para sua questão.
Então, ele vai querer encontrar conteúdos que expliquem isso, seja publicações em blogs, redes sociais ou até materiais ricos, como ebooks e whitepapers.
Por isso, o lead nessa fase é classificado como qualificado para o Marketing, ou MQL, pois está pronto para ser atingido por as suas estratégias de nutrição.
Dessa forma, é preciso produzir conteúdos e emails marketings relevantes que façam o prospect entender o valor da sua solução, a fim de torná-lo um SQL marketing.
E o que é SQL Marketing?
Saber o que é SQL é fundamental para dar continuidade às vendas dos produtos ou serviços da sua empresa.
Afinal, essa sigla significa Sales Qualified Lead, que, em tradução para o português, fica como lead qualificado para vendas, fundamental para manutenção do seu negócio.
Além disso, o sales lead é uma oportunidade para a sua empresa é muito importante, pois ajuda na otimização de diversos processos de vendas.
De modo geral, o sales lead é caracterizado pela sua empresa a partir do momento em que ele demonstra algum interesse pelo o que você tem a oferecer como solução.
Isso porque o potencial comprador compreendeu que a sua proposta pode resolver o problema que ele está enfrentando.
Para reconhecer um sales lead, verifique se foi solicitado algum contato comercial, que também pode ser chamada de levantada de mão.
Outra maneira para descobrir o que é SQL e se ele está pronto para o seu negócio é por meio do lead scoring, ou seja, a pontuação que mostra o fit do lead com o seu cliente ideal.
Não à toa, é preciso contar com toda a ajuda da equipe de marketing para qualificá-lo corretamente, tornando-o a melhor opção para fechar um contrato.
Entenda como funciona a passagem de MQL para SQL
Após entender de uma vez por todas o que é um Marketing Qualified Lead e um Sales Qualified Lead, é hora de descobrir como funciona a passagem de um para o outro.
De maneira bem resumida, a passagem funciona a partir do momento em que a equipe de marketing transfere o lead para a equipe de vendas.
Parece ser bem simples, mas há muito mais trabalho por trás disso, que começa quando o Marketing gera leads a partir do site ou blog da sua empresa.
Para tanto, é necessário investir na produção de conteúdo relevante a fim de conseguir convencer o usuário a preencher o formulário com suas informações de contato.
Caso esse lead tenha afinidade com a sua persona e possua poder de compra, o Marketing começa a nutri-lo com conteúdos de valor por meio de email marketing, redes sociais etc.
Aqui é importante ressaltar que seu departamento de marketing e de vendas devem alinhar até que ponto deve nutrir um lead para que ele seja um sales lead.
Caso isso não aconteça, a probabilidade de repassar um MQL fora do “perfil” ou não preparado para comprar os produtos ou serviços da sua empresa é muito grande.
Nesse cenário, o departamento de marketing deverá refazer todo o trabalho de qualificação novamente, demorando mais para que a venda seja concretizada.
Porém, se o lead está bem nutrido e preenche todos os requisitos estipulados, ele acaba se tornando um SQL marketing – ou sales qualified lead.
A partir daí, os vendedores da sua marca acabam sendo os responsáveis pelo fechamento de um novo contrato de maneira mais prática e rápida.
O que diferencia um MQL de SQL?
A partir do momento em que um MQL é identificado, a equipe de vendas precisa trabalhar com um filtro para entender se ele pode ser transformado em sales lead.
Assim, podemos dizer que o SQL é um lead qualificado pela área de vendas.
Para definir um sales qualified lead, a equipe de vendas pode estruturar um trabalho manual ou utilizar ferramentas de automação de marketing digital.
Em ambos os casos, é preciso ter em mente o funil de vendas para entender as necessidades de seu lead e o que falta para ele tomar a decisão de compra.
Isso porque por meio dele é possível reconhecer quais conteúdos são ideais para a nutrição de um sales marketing, a depender da etapa do funil em que ele se encontra.
Fazer esse trabalho manualmente pode ser muito complicado, por isso utilizar uma ferramenta de automação de marketing digital pode ser extremamente eficaz.
Com isso, você otimiza seu tempo e dinheiro, já que a ferramenta acompanha todos os SQL para que seus vendedores definam as melhores estratégias para convertê-los em clientes.
Descubra por que deve fazer o filtro de MQL para SQL
Só a partir dos resultados filtrados que as oportunidades de SQL Marketing podem ser vistas de forma integral pela equipe de vendas.
Desse jeito, o closer, que é a pessoa responsável por fechar a venda, tem maior liberdade para conseguir trazer novos contratos para a sua empresa.
Além disso, é uma maneira de fazer com que ele não perca tempo investindo em alguém que não está qualificado para comprar os seus produtos ou serviços.
Comece a trabalhar o SQL marketing e aumente as chances de fechar novos contratos
Neste conteúdo, você viu como é importante definir se um potencial cliente dos seus produtos ou serviços é um MQL ou um SQL (Sales Qualified Lead).
Para isso, os times de marketing e vendas da sua organização precisam estar bem alinhados, afinal, o primeiro é que passará o contato para o segundo.
Nesses momentos, o segundo precisa fazer um filtro do qual classifica se o lead está realmente pronto para fechar um contrato com a sua empresa.
Então, agora que você sabe o que é SQL e o que é MQL, que tal descobrir como otimizar o seu trabalho e ter resultados mais rápidos?
Para tanto, confira nosso conteúdo com dicas imperdíveis para sua estratégia de inbound marketing.