Domine o Social Selling Index e se destaque como vendedor social

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Publicado: 22 de setembro de 2022 | Atualizado: 8 de fevereiro de 2023.

Social Selling Index é uma importante métrica desenvolvida pelo LinkedIn para determinar o nível do seu esforço como um vendedor social na plataforma. Entenda como funciona e o que fazer para melhorar a sua pontuação.

O Social Selling Index (SSI) é uma ferramenta do LinkedIn que faz um cálculo para analisar seu nível de vendas sociais na plataforma.

Com base em quatro pilares, o algoritmo dá uma nota de 0 a 100 para você entender o quanto pode ser visto e como melhorar a sua interação dentro da rede.

Com isso, é possível aumentar suas chances de concluir vendas, além de gerar leads e estabelecer contatos importantes para o seu negócio.

O Social Selling Index vai te ajudar a entender melhor como está a sua estratégia e, ainda por cima, te trazer todas as dicas em um índice detalhado de como ampliar sua rede de contatos.

Bom, já deu para entender um pouquinho da importância de se manter bem com o Social Selling Index do LinkedIn, certo? Então, fique atento aos próximos tópicos deste artigo:

O que é Social Selling Index?

Um homem de terno mostra um mapa mental com social selling ao centro e flechas que indicam suas vertentes

O LinkedIn usa o índice SSI para medir seus esforços de vendas sociais. Sendo assim, ele usa uma série de fatores para determinar sua pontuação, que pode variar de 0 a 100.

O Social Selling Index vai ajudar o seu negócio a evoluir na jornada de compra, com maior conversão dos leads.

Então, você precisa dominar a plataforma criada pelo LinkedIn para conseguir alcançar o seu público de forma estratégica e eficiente.

Por meio disso, você e sua empresa conseguem ter acesso a dados que ajudam a definir quais os próximos passos para alcançar o destaque pretendido.

Para ter uma boa classificação, as pessoas criam conversas sobre seus produtos e/ou serviços para naturalmente chegar a assuntos relacionados a vendas e seus negócios em geral.

Por que é importante iniciar suas vendas sociais?

O Social Selling Index vai te ajudar a entender onde você está errando e como melhorar isso. Assim, a sua venda social fica cada dia mais aprimorada e em destaque no B2B.

Não é só o LinkedIn que é usado para isso, apesar de ser o melhor local para se estar no quesito vendas sociais. Muitas pessoas também focam no Facebook e Twitter para ampliar a sua rede de conexões.

Foi justamente por ser o centro desse estilo de venda que o LinkedIn lançou em 2014 o Social Selling Index (índice de vendas sociais). Desta forma, é possível classificar e medir os esforços de cada vendedor.

Esses dados são retirados do Sales Navigator, também criado pela rede social. Essa ferramenta se baseia no algoritmo do LinkedIn para encontrar perfis que se encaixem com a persona da empresa.

Com essa pontuação, quem se destaca aparece mais e se conecta mais e é recompensado pela plataforma e seus algoritmos.

Não à toa, as empresas buscam entender como crescer e melhorar o seu SSI dentro da plataforma profissional.

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Como melhorar seu Social Selling Index

Para melhorar o seu Social Selling, é preciso entender um pouco mais dos quatro pilares definidos pelo LinkedIn. Trouxemos neste artigo, a explicação de cada um;

  • Estabelecer sua marca profissional: desenvolva um perfil que chame atenção do público-alvo. Para isso, deixe as informações claras e tenha um posicionamento conciso;
  • Encontrar as pessoas certas: criar conteúdos de qualidade é essencial, mas não é apenas isso que determina o sucesso das estratégias da sua empresa. Portanto, descubra onde está o público certo para criar uma conexão duradoura;
  • Focar em interação com insights interessantes: compartilhe informações relevantes com sua rede. Com insights de valor, relações mais profundas se estabelecem, além da sua empresa mostrar que possui autoridade no assunto;
  • Construir relacionamentos: com tudo que foi dito acima, podemos perceber que o principal objetivo do SSI é justamente esse, criar um laço com suas conexões. Por meio disso, a empresa consegue desenvolver planos de sucesso para seu crescimento.

Esses são os 4 pilares definidos pela própria rede social na hora de estruturar o índice de venda social da sua marca.

Para alcançar esta melhora e atingir o topo dos vendedores sociais da sua área, você precisa adicionar pessoas relevantes e que façam sentido à sua rede de contatos.

Além disso, usar mensagens inbox para estreitar esses laços, publicar, interagir e criar conversas na rede social são ações primordiais para este crescimento.

Basicamente, o LinkedIn precisa entender que você é relevante na sua área para, assim, recomendar o seu perfil aos de outros usuários de destaque na Social Selling Index.

Trabalhe a sua SSI desde já!

Uma pessoa mexem em um tablet e por cima da imagem há um filtro semitransparente com gráficos de barra

Agora, você já está apto a melhorar a sua Social Selling Index, que é o índice feito pelo LinkedIn para determinar quem são os vendedores sociais relevantes de cada área.

Não esqueça de se manter sempre ativo e em contato com a sua rede de seguidores. Dessa forma a plataforma vai te enxergar como alguém que busca realmente colaborar no crescimento das vendas sociais.

Estabelecer sua marca profissional, encontrar as pessoas certas, se envolver nas publicações e construir seus relacionamentos: esses são os 4 pilares que o LinkedIn vai julgar para definir a sua pontuação.

Com um bom score, você vai aparecer mais e, consequentemente, a sua marca vai crescer. Se lembre que os relacionamentos ali criados são de suma importância para gerar leads e evoluir na jornada de compra.

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