SMO: como otimizar conteúdos para as redes sociais do seu negócio

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Publicado: 6 de dezembro de 2022 | Atualizado: 6 de dezembro de 2022.

SMO ou Social Media Optimization é uma estratégia de Marketing Digital utilizada para aumentar a relevância e o alcance dos seus conteúdos nas redes sociais e melhorar os resultados das suas postagens.

A otimização de conteúdos para a internet é parte importante de qualquer boa estratégia de marketing digital. Não basta apenas produzir materiais de qualidade, também é preciso fazer com que eles cheguem até seu público-alvo.

Quando falamos em otimizar conteúdos para web imediatamente pensamos em SEO. No entanto, o universo digital não se resume aos resultados de pesquisa, as redes sociais

É aí que entra o conceito de SMO (Social Media Optimization), a otimização de mídias sociais, que permite potencializar o impacto da sua empresa nas redes sociais.

Ficou interessado no assunto? Então continue lendo para saber o que é SMO, seus benefícios, principais técnicas e muito mais. 

O que é SMO (Social Media Optimization)?

SMO é a sigla de Social Media Optimization ou, em bom português, otimização para mídias sociais

Esse conceito une diversas técnicas de marketing digital com o objetivo de aumentar sua relevância para suas publicações nas redes sociais. Consequentemente, o SMO potencializa o crescimento da sua empresa no ambiente digital. 

Mas antes de nos aprofundarmos no conceito de SMO é importante contextualizar a importância das redes sociais no universo do marketing digital, em especial nos últimos anos. 

Afinal, elas têm se tornado cada vez mais relevantes e mais importantes para empresas que estão com foco no digital. 

Isso porque o público passou a consumir conteúdos de marca (ou Branded Content) em um nível sem precedentes, seguindo e interagindo com as empresas nas mais diferentes mídias sociais.

Se por um lado isso é uma excelente notícia para sua empresa, por outro pode saturar a audiência. Quanto mais negócios presentes nas redes e produzindo diversos conteúdos, maior é a chance desses materiais serem pouco originais ou interessantes.

Esse é o grande desafio no qual o SMO te ajuda: produzir conteúdos relevantes que instiguem a audiência a curtir e compartilhar. Com isso, é possível aumentar a relevância da sua empresa no mundo digital.

Assim, o SMO permite estudar sua marca e seu público profundamente para que seu planejamento de conteúdo e a mensuração dos seus resultados sejam feitos assertivamente. 

Qual a importância do SMO?

smo

A importância da otimização das mídias sociais é compreendida quando olhamos para alguns dados importantes. 

Um estudo de previsão da empresa de dados Statista revela que, em 2022, mais de 165 milhões de pessoas utilizam redes sociais somente no Brasil. Esse número representa mais de 70% de toda a população brasileira.

Em comparação com 2020, podemos observar um aumento de quase 15 milhões de usuários totais. Essa informação ilustra o constante crescimento da utilização de social media em nosso país.

Outro dado importante é que cerca de 90% dos usuários do Instagram seguem pelo menos uma empresa, segundo a própria rede social.

Há uma quantidade impressionante de pessoas conectadas e acompanhando as empresas nesses ambientes.

Ao mesmo tempo, cresce o grupo de negócios que produzem conteúdos nas mídias sociais e esses dados também ajudam a entender o porquê.

É aqui que o SMO entra em campo para te ajudar a se destacar em meio à concorrência. Afinal, quem não quer tirar proveito desse grande potencial de crescimento?

Outro canal que faz da otimização das redes sociais uma ferramenta de grande importância é o Google. 

Há alguns anos, o principal buscador da atualidade passou a considerar o engajamento das páginas como um fator de ranqueamento. Então, até mesmo para impulsionar seu SEO é preciso ter relevância nas redes sociais.

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Quais são os maiores benefícios do SMO?

Uma boa estratégia de SMO vai muito além de aumentar seus números e gerar consciência de marca. 

Ao investir na otimização para suas redes, você também se beneficia de outras maneiras. Saiba como:

Redução dos custos de marketing nas redes sociais

Essa estratégia reduz a necessidade de grandes investimentos nas redes sociais.

Ao utilizar uma ferramenta de automação, por exemplo, você otimiza o tempo da sua equipe de criação de conteúdo e permite que consigam produzir com mais qualidade. Além de se dedicarem a outras tarefas importantes.

Aliás, existem softwares totalmente gratuitos para te ajudar com isso, como é o caso do Facebook Studio. 

Além disso, ao trabalhar com estratégias que instigam o engajamento dos seus conteúdos publicados, você aumenta a eficiência e o ROI das suas campanhas e anúncios. 

De nada adianta impulsionar sem possuir conteúdos interessantes para fazer seu público interagir. É por isso que o SMO ajuda a reduzir os custos de marketing para as redes sociais na sua empresa. 

Assim, você não apenas evita jogar dinheiro fora, como consegue maximizar seus resultados aumentando a geração de leads e oportunidades com boas chances de conversão.

Melhora na comunicação com o público

Atualmente, lidamos com um público que enxerga as marcas como iguais. Por conta disso, é preciso personalizar a relação com o público cada vez mais

Ao humanizar sua empresa você cria uma relação mais próxima com a sua audiência, gera engajamento e melhora a imagem do seu negócio no mercado. 

Para estreitar seu relacionamento com o público, o SMO orienta a criação de postagens incentivando a interação e o compartilhamento desses conteúdos. 

Isso gera identificação, impulsiona seus números e, de quebra, ajuda a fidelizar parte da sua audiência, criando defensores (ou embaixadores) da sua marca.

Integração entre as redes sociais e outros canais

Uma boa estratégia de marketing digital requer integração entre as redes sociais e os demais canais utilizados. 

Dentre as maneiras mais eficazes de fazer isso está o alinhamento geral do conteúdo. 

Isso significa que sua empresa precisa usar a mesma linguagem, design e temas de conteúdos abordados em cada uma das praças que ela ocupa no meio digital.

O SMO auxilia na integração desses elementos ao garantir que suas redes sociais estejam alinhadas com o que está sendo transmitido no seu site institucional e campanhas de e-mail marketing

Para isso, ele utiliza algumas técnicas específicas, como o direcionamento de posts do blog para seus perfis nas redes. Com isso você garante um tráfego de qualidade, aumentando as chances de converter os visitantes em leads e otimizando seus investimentos em social media.

As principais diferenças entre SEM, SEO, SMO e SMM

É natural se confundir com tantas siglas parecidas que remetem a estratégias de marketing digital. 

Portanto, separamos as mais conhecidas para explicar suas diferenças e evitar dúvidas sobre o que é Social Media Optimization. Confira:

SEM

SEM (Search Engine Marketing) significa marketing para os mecanismos de busca. É um conceito que reúne estratégias de otimização pagas ou orgânicas para otimizar as pesquisas feitas nos buscadores. 

Podemos dizer que o SEM reúne SEO e links patrocinados em uma única estratégia, mas sempre com foco em gerar bons resultados nas páginas de pesquisa.

SEO

SEO (Search Engine Optimization) é a mais famosa dentre as siglas que nós separamos para explicar. 

É um conjunto de práticas com foco em colocar seu site entre os primeiros resultados das pesquisas no Google e demais buscadores. 

Vale dizer que o SEO trabalha com uma otimização orgânica. Ou seja, sem o uso de ferramentas de anúncios como o Google Ads. 

Além disso, é uma estratégia que se alinha constantemente com o SMO.

SMM

SMM (Social Media Marketing) é similar à SEM, só que com foco nas redes sociais. 

Esse conceito reúne estratégias pagas e orgânicas para gerar engajamento e aumentar as vendas nas mídias sociais. 

O SMM utiliza técnicas de SMO, mas também trabalha com anúncios e demais recursos de mídia paga.

Mas afinal, quais são as principais técnicas de SMO?

smo

Agora que você já conhece o conceito de SMO e seus principais benefícios, vamos às melhores técnicas para você colocar a estratégia em prática na sua empresa. Veja mais:

Encontre o horário e frequência ideais para postar

Quando falamos em horário e frequência de publicação, cada caso é um caso. 

Não existe uma tabela com datas e horários predeterminados para obter sucesso com postagens. É preciso fazer testes para descobrir essas informações. 

Por exemplo: se a sua audiência engaja muito mais pela manhã do que pela tarde, publique mais cedo. Se o público recebe melhor um post a cada dois dias em vez de posts diários, adeque a frequência.

Reutilize bons conteúdos com inteligência

Seja inteligente com suas postagens. É natural não conseguir criar ótimos posts todos os dias ou com a frequência desejada e por isso é habitual utilizar os materiais que você já produziu.

Artigos épicos para o blog, por exemplo, demandam bastante tempo e trabalho. Por que não os utilizar para criar um gráfico relevante para o seu público?

Revisite suas produções e tire proveito do bom trabalho que você já fez. Nem tudo precisa ser uma ideia genial e revolucionária.

Produza materiais compartilháveis

Faz sentido, não? Se estamos falando sobre a importância de integrar as mensagens veiculadas nos diferentes canais da sua empresa, é natural que você precise criar conteúdos compartilháveis.

Mais do que isso: incentive o compartilhamento dos seus materiais. Crie chamadas para a ação, adicione botões de compartilhamento e peça que a audiência os utilize. 

Além disso, bons conteúdos são compartilháveis por natureza. A utilização adequada de imagens, GIFs e outros elementos visuais já funcionam muito bem para esse propósito, sem falar no bom texto, é claro.

Use o SMO a seu favor!

O SMO é um dos principais recursos para tirar máximo proveito da sua presença nas redes sociais. 

Ele auxilia na gestão dos seus perfis, gera engajamento nas postagens e torna sua empresa mais conhecida e relevante nesse universo.

Por isso, invista em técnicas de Social Media Optimization para obter bons resultados e fazer sua marca crescer nas redes sociais. 

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