O que é Slow Marketing? Conheça esse movimento e sua importância

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Publicado: 9 de novembro de 2023 | Atualizado: 9 de novembro de 2023.

Slow Marketing é uma abordagem de produção orgânica de conteúdos, inspirado no movimento Slow Living, essa nova forma de criação preza pela qualidade e não quantidade. Acompanhe o artigo e saiba tudo sobre o assunto.

Na era do Marketing de Conteúdo, a produção em massa se tornou quase obrigatória. Ainda mais com a disponibilidade de recursos como Inteligência Artificial e inúmeras automações.

E é em meio de tantas redes sociais, diversas opções para se escolher e conteúdos cada vez mais curtos que o Slow Marketing mostra seu diferencial e conquista novos adeptos. 

Essa nova forma de produção é um dos braços do Slow Living, movimento que prega a qualidade acima da quantidade e onde uma pessoa pode escolher em qual ritmo deseja viver, sem seguir regras impostas à ela.

São essas características que mostram o grande potencial dessa prática, isso porque, mais pessoas estão em busca de materiais de qualidade.

Acompanhe o conteúdo e saiba tudo sobre o Slow Marketing e como implementar essa prática no seu negócio.

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O que é Slow Marketing?

Slow Marketing é uma abordagem de produção que preza pela proximidade entre marca e consumidor, conteúdos de qualidade e maior consciência e preocupação na hora de mostrar produtos ou serviços.

O grande diferencial dessa proposta está em sua forma de criar para a internet. Enquanto as inúmeras redes sociais demandam conteúdos curtos e genéricos, o Slow Marketing preza pela qualidade, profundidade e sentido.

Seu objetivo principal é fugir das necessidades irreais dos algoritmos e produzir pensando em quem realmente importa, as pessoas. Mas é claro, de uma forma que faça sentido para a realidade da web.

Portanto, a palavra-chave desse movimento é o equilíbrio, onde as marcas devem compreender o que o digital pede e encontrar meios de não passarem despercebidos nos feeds de seus clientes.

Vantagens do Slow Marketing

Investir nessa estratégia pode assustar algumas pessoas, isso porque, tem sido cada vez mais comum a produção de conteúdo em massa para as inúmeras rede sociais e demais plataformas que fazem parte da vida dos clientes. 

No entanto, em meio a essa demanda também existe espaço para criar algo diferente. Confira as vantagens que o Slow Marketing oferece:

Aumento da autoridade da marca

De forma prática, a autoridade da marca é como uma instituição trabalha sua imagem perante seu público. Isso ocorre por meio de aspectos como identidade visual, conteúdos, relação com os consumidores e mais. 

Com a abordagem Slow, as marcas podem focar em criar conteúdos de alta qualidade, podendo investir mais tempo e recurso em criações específicas que passam as mensagens certas.

Além disso, é ideal para empresas que não possuem grandes equipes de conteúdo. 

Melhora a identidade da empresa

Com conteúdos melhor direcionados é mais fácil mostrar qual é o assunto que a empresa domina. Com isso, a marca se torna capaz de mostrar ao seu público-alvo qual é a sua identidade e como ela pode ajudá-los.

Além disso, conteúdos de qualidade se tornam referência para as pessoas que buscam pelo assunto. Isso potencializa o nome da empresa, tornando-a a primeira coisa que o potencial cliente pensa na hora de efetuar uma nova compra.

Aumento engajamento

O engajamento é a nova moeda de troca na era das redes sociais, é com ele que uma empresa pode medir o sucesso das suas estratégias de marketing por meio de curtidas, comentários e reposts.

Com conteúdos mais profundos existe uma maior identificação da parte dos seguidores, que por sua vez se sentem confiantes em continuar com o diálogo que a marca criou em suas produções. 

Além de ser importante para a autoridade da empresa, esse engajamento mostra aos algoritmos que existe uma conversa orgânica acontecendo entre o perfil e seus seguidores.

Entrega valor

Quando falamos de valor, queremos dizer aquilo que uma instituição pode oferecer ao seu público e como essas pessoas a enxergam. De forma prática, diz respeito à percepção que as pessoas têm sobre uma marca.

Os conteúdos produzidos com maior profundidade não se encerram em si, eles oferecem oportunidade de continuar em outras plataformas e formatos. Uma marca de beleza, por exemplo, pode criar artigos em seu blog que levam a vídeos e materiais ricos.

Com essa ligação de conteúdos, a marca se torna capaz de mostrar ainda mais o que tem a oferecer aos seus potenciais clientes.

Como colocar o Slow Marketing em prática

Agora que você já conhece os benefícios do Slow Marketing, chegou a hora de aprender a colocá-lo em prática.

Confira as principais dicas para produzir conteúdos de qualidade e com muito valor

Conheça o público

Antes de começar a produzir conteúdos, é preciso saber o que o público precisa e deseja ver. A partir dessas informações é possível definir com mais clareza quais serão os conteúdos produzidos.

Nesse momento é preciso conhecer aspectos como:

  • Quais as plataformas mais usadas;
  • Formato ideal de conteúdo;
  • Tom de voz;
  • Necessidades;
  • Desejos;
  • Objeções;
  • Dificuldades.

Para isso, realize pesquisas com a audiência e fique de olho nos hábitos dos consumidores. Vale também observar o que as pessoas estão procurando nas redes sociais e criar conteúdos que respondam às dúvidas dos clientes.

Faça Slow Content

O Slow Content é um movimento do Marketing de Conteúdo que preza pela qualidade antes de quantidade. Nesse modelo, o criador de conteúdo segue seu próprio ritmo de criação, saindo do piloto automático.

Ao seguir esse modelo, a marca possui mais tempo para criar conteúdos de valor ao seu público. Além disso, é a forma ideal para elaborar materiais estratégicos e não investir recursos com uma produção em massa que não traz resultados a longo prazo.

Seja transparente

Um dos aspectos mais importantes do Slow Marketing é a produção consciente, isso significa não usar as estratégias de Marketing apenas para vender e sim para construir uma relação de confiança com o consumidor ao mostrar como a empresa pode ajudá-los.

Para que essa conexão seja construída de forma orgânica, é preciso que a instituição siga seus valores. Isso porque, o consumidor busca por uma marca de confiança e que cumpra com o que foi prometido.

Use Storytelling

Storytelling é a arte de contar histórias, essa abordagem é a ideal para criar uma conexão mais próxima com o consumidor. Isso porque, com uma narrativa bem escrita, é possível emocionar e cativar o público.

Grandes marcas como Coca-Cola, Always e Spotify usam o storytelling para tornar o consumidor o protagonista de sua história, trazendo emoção e criatividade em cada ação. 

No Slow Marketing, a arte de contar histórias pode ser utilizada na criação de artigos mais longos e aprofundados para passar informação, educar e envolver o leitor.

Crie materiais ricos

Materiais ricos são peças fundamentais para educar e informar os leads, isso porque, por meio dele uma empresa pode se aprofundar mais em um assunto de seu domínio, levando o consumidor até a etapa de compra. 

Esses materiais podem ser feitos em diferentes formatos, como:

  • E-books;
  • Calculadoras;
  • Planilhas;
  • Infográficos;
  • Webinars.

O intuito com esse tipo de abordagem é se fazer útil na vida do potencial cliente, ao escolher um formato que faça sentido para ele a empresa se certifica de que será útil e lembrada no momento da compra. 

Crie conteúdos no seu ritmo

O Slow Marketing é uma abordagem de criação que preza pela qualidade, com conteúdos pensados para fazer a diferença na vida do leitor, seja por meio de materiais ricos, até as redes sociais ou divulgações offline.

Aqui o foco é a proximidade entre marca e consumidor, criando uma conexão real e escolhendo materiais que façam sentido, sem focar tanto nos algoritmos. 

Com isso, a empresa conquista mais autoridade e melhora sua identidade, sem deixar de lado sua personalidade e transparência. Para isso é preciso conhecer bem o público-alvo e trabalhar lado a lado com as plataformas.

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