Entenda a importância de um site otimizado para buscadores (e para pessoas)

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Publicado: 20 de abril de 2022 | Atualizado: 20 de abril de 2022.

Você provavelmente já ouviu falar de otimizar o site para mecanismos de busca como o Google, certo? Mas… Você sabe porque é importante fazer isso? Muitas pessoas têm um site e já ouviram que é importante cuidar da otimização dele, mas não sabem o motivo e por isso, muitas vezes, deixam essa otimização em segundo plano.

Já faz algum tempo que os sites deixaram de ser apenas um cartão de visitas da empresa e se tornaram, muitas vezes, o meio principal de vendas dela. Esse crescimento foi ainda mais potencializado pela pandemia. 

Em casa, as pessoas foram ainda mais estimuladas a navegar e comprar no mundo online, o que trouxe crescimento para empresas inseridas na internet. Logo, aparecer nos primeiros lugares de busca orgânica do Google é bem importante, uma vez que o usuário geralmente não passa das primeiras páginas, e muitas vezes, nem dos primeiros resultados de busca.

Aparecer como um dos primeiros resultados de busca é um desejo válido inclusive para quem não vende diretamente produtos, mas oferece algum serviço ou consultoria.

Ok. Aparecer nos primeiros resultados de busca é importante. Mas como isso acontece?

O que acontece é que quando você busca por um termo de pesquisa na barra de pesquisa, o buscador tem diversos resultados em sua base para exibir. Mas, ele procura promover a melhor experiência possível para seus usuários. Por isso, ele seleciona aquelas que ele considera como “melhores páginas” para exibir para seu usuário nas primeiras posições orgânicas.

Sabe como você pode ser uma das “melhores páginas”, selecionadas e exibidas pelo Google? Otimizando o SEO do seu site geral e o SEO da matéria que você está buscando ranquear.

O que é SEO e por que o Google tem interesse nele?

Search Engine Optimization ou SEO é um conjunto de ações ou estratégias de Marketing Digital que visam aumentar o tráfego do seu site e melhorar o ranqueamento dele de maneira orgânica. 

Esse conjunto de ações pode ainda ser dividido em dois: SEO On Page e SEO Off Page. O primeiro, On Page, fala sobre um conjunto de estratégias que são aplicáveis dentro do seu site, em suas páginas. Saiba como executá-lo.

O SEO Off Page faz referência à como seu site ou página são vistos na internet. Uma das principais técnicas Off Page é a estratégia de link building, que significa ser referenciado por outros sites (e em troca, referenciá-los). Essa é uma estratégia que deve ser aplicada com cuidado, pois é necessário buscar sites qualificados para citar e para que você seja citado nos conteúdos.

Vale destacar ainda que as técnicas de SEO não se limitam ao Google, mas podem ser aplicadas para ranqueamento em outros buscadores, como Bing e Yahoo, por exemplo. Para a explicação, continuaremos utilizando o Google como um buscador-modelo. 

O Google entende que esse conjunto de técnicas otimizam o site de maneira que ele fique mais confortável e otimizado para leitura dos usuários. Ele faz isso para garantir que sejam exibidos bons resultados nas primeiras posições, assim, o usuário não gasta muito tempo na busca nem busca o mesmo resultado na concorrência (outros buscadores).

Além disso, o SEO mantém as principais informações com acesso fácil e otimizadas para o buscador, o que significa que ele conseguirá linkar mais facilmente o assunto de sua matéria com o que está sendo pesquisado pelo usuário.

Seu objetivo final é encontrar um site que traga o conteúdo desejado, além de ser rápido e seguro para navegação.

Gostei. Quero começar agora! Quando terei resultados?

O trabalho de SEO é um trabalho de médio a longo prazo. Leva tempo até que seu site esteja todo otimizado para buscadores. Este é um trabalho que deve ser feito em todas as páginas do site, a fim de que o resultado possa ser potencializado.

Isso porque, quando falamos a respeito do tempo que demora até que possamos ter resultado com SEO, falamos de algo que depende de vários fatores. Por exemplo, o tráfego do site, a idade do domínio, a concorrência e o público que você pretende conquistar, entre outros tópicos.

Sendo assim, pensar nessa estratégia de ranqueamento é pensar em uma estratégia semelhante a uma poupança: quanto mais você investe e quanto mais tempo investido, melhores os resultados.

Por isso, não desanime se na primeira semana, seu site não estiver com uma boa colocação. Invista na estratégia e com o tempo, você verá os avanços e colherá os frutos do trabalho da otimização.