Como utilizar um sistema ERP na sua estratégia de Marketing
Conheça os principais benefícios deste software para a divulgação e como incorporar o sistema ERP no marketing do seu negócio!
É possível utilizar o sistema ERP no marketing das empresas?
Com este texto queremos te mostrar que sim!
Os benefícios da tecnologia no dia a dia influenciam todos os setores da sua empresa. Na divulgação e captação de novos clientes não é diferente, sendo o sistema ERP no marketing uma das ferramentas base para a obtenção de melhores resultados.
Quer saber como?
Acompanhe este conteúdo especial que preparamos para você!
O que é ERP?
Inicialmente, é interessante pontuarmos o que significa esta sigla que envolve o tema do nosso conteúdo.
O Sistema ERP nada mais é do que um software de planejamento e gestão de recursos de uma empresa, integrando todos os dados e informações envolvidos no negócio.
Ou seja, ele integra em um mesmo local os dados de todos os setores do seu negócio, facilitando a gestão operacional e a criação de estratégias para aproveitar as oportunidades e diminuir os custos e perdas que possam estar sendo gerados.
E para o marketing não é diferente.
Veja a seguir:
Como funciona o marketing de uma empresa?
O marketing é peça chave para a obtenção de resultados de um negócio.
Sem ele seus produtos e serviços ficam “escondidos” e os consumidores ficam sem aproveitar as possibilidades que eles oferecem.
Além disso, sua empresa passa a agir no escuro, sem os dados e informações dos consumidores.
O marketing pode ser encarado como uma ferramenta de relacionamento com os clientes, atuando desde o primeiro contato da marca com o público-alvo até o fechamento da venda e a satisfação de determinada necessidade.
Antigamente, ele era entendido a partir do uso de banners, faixas, fachadas e cartazes físicos. Até mesmo telefonemas e cartas eram utilizados para chamar a atenção das pessoas para o negócio.
Hoje em dia, o digital é o ambiente ideal para conquistar os resultados esperados.
Neste sentido, estratégias e ferramentas, como:
- E-mail marketing;
- Sites;
- Conteúdo para redes sociais;
- Anúncios pagos;
- Materiais educativos.
Servem para atrair as pessoas, convertê-las em possíveis clientes, criar formas para um relacionamento duradouro com elas e assim, vender.
Tudo isso dentro do ambiente digital, que é onde elas estão.
E para isso, contar com um software como o ERP fortalece a estratégia e o planejamento das ações de divulgação e propaganda do seu negócio.
Confira agora como utilizar o sistema ERP no marketing do seu negócio!
Como utilizar o sistema ERP na sua estratégia de marketing?
Como destacamos acima, o sistema ERP age como um suporte na gestão de toda a operação da empresa.
Desde o estoque, contas a pagar e receber, geração de relatórios e outras funções essenciais para o monitoramento do gestor.
Com isso, os empreendedores conseguem, por exemplo:
- Analisar as principais demandas dos clientes;
- Conferiais quais produtos que não estão tendo saída;
- Verificar a qualidade de produtos e os fornecedores que estão atendendo à empresa;
- Ajustar e melhorar a fluidez operacional;
- Analisar e capacitar suas equipes.
Para o marketing o ERP auxilia principalmente na obtenção de indicadores de consumo, como os KPIs (indicadores de performance) de cada área, principalmente, no caso do marketing, nos dados e informações do setor comercial.
E este fator dá o suporte ideal para a criação do planejamento de estratégias mais certeiras e efetivas para atingir o público destinado.
Os dados dos produtos, estoque e movimentações financeiras contidos no ERP ajudará no entendimento do comportamento do consumidor e dará o suporte para que ações sejam criadas com maior segurança.
O entendendimento do comportamento do consumidor passa por questões, como:
- Os locais que ele costuma procurar informações sobre as soluções que busca: São nas redes sociais que o seu cliente procura serviços e produtos como os que você oferece? Ou é no google? Estas informações darão base para criar conteúdos e anúncios.
- Quais itens ele leva em conta na hora de consumir um produto: Preço? Qualidade? Indicação? Com isso você consegue traçar o perfil ideal do cliente que sua empresa busca, entendendo quem ele é, quais suas referências e informações como: localização, idade e formação.
Com isso em mãos, você e seu time de marketing irão conseguir mapear algumas questões, como:
- Diferenciais do seu produto em relação aos concorrentes
- Pontos positivos para usar de destaque em materiais de divulgação
- Timing de ações comerciais de acordo com o maior período de consumo
E muito mais.
Ou seja, o sistema ERP no marketing serve como ferramenta de sustentação de ações de divulgação e relacionamento e no fortalecimento das estratégias do seu negócio, personalizando sua comunicação e todo atendimento ao cliente.
Confira agora exemplos de ações de marketing com o uso do ERP
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Criação de conteúdo para o canal de comunicação mais consumido pelos seus clientes
Seus clientes consomem informações no TikTok ou no Linkedin?
Esta resposta, dará a base para a criação de conteúdos personalizados e específicos para cada rede social.
Se seu público é mais jovem, por exemplo, no caso de hamburguerias com temática de jogos e filmes, é interessante criar vídeos curtos e seguir trends (tendências de músicas, memes e estilos de conteúdo) para divulgar sua empresa.
Já se o seu público é empresarial e busca por conteúdos mais aprofundados e educativos, que tal investir em publicações no LinkedIn?
Você precisa estar onde seus clientes estão, e falar a “língua” deles.
Com o sistema ERP é possível cadastrar os clientes e analisar suas informações de sexo e idade, para conseguir definir estes canais e formas de comunicação.
2. Disparos personalizados de e-mail e SMS
Existem sistemas de ERP, que possuem um módulo específico para o marketing e oferecem a possibilidade de agendar o envio ou o envio imediato de e-mail e SMS para seus clientes.
Isto auxilia na criação de campanhas promocionais, de vendas e até mesmo informativas para seus clientes.
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Segmentação dos clientes
Uma empresa pode contar com diferentes públicos em sua base de clientes.
Com o uso do sistema ERP no marketing é possível filtrá-los e gerar campanhas específicas para cada segmento.
No caso de academias, por exemplo, os gestores podem criar ações específicas para mulheres e até mesmo com programas de fidelidade filtrando a frequência de consumo dos clientes.
Assim, usar um sistema ERP no marketing do seu negócio auxilia na personalização de suas ações, gerando maior identificação da sua base de clientes, na criação de planejamento e estratégias específicas e monitoramento das métricas de cada ação.
E aí, o que acha de contratar este sistema e colocar seu negócio em outro patamar de produtividade e branding?