Sistema de gerenciamento de conteúdo: o que é e a importância da ferramenta para o seu negócio
Sistema de gerenciamento de conteúdo é uma ferramenta muito mais importante do que você imagina e chegou a hora de entender os porquês!
Seu domínio está registrado e tem uma boa hospedagem de site também? Então, um sistema de gerenciamento de conteúdo é seu próximo passo nessa jornada!
Primeiramente, para entender o que é esse sistema, também conhecido como CMS, saiba que ele serve para deixar bem definido como você construirá sua página.
E para acertar na escolha, é preciso considerar o que você pretende criar, suas capacidades técnicas e o que mais atenderá suas necessidades.
Então, fique com a gente neste conteúdo e encontre tudo o que você precisa saber sobre o mundo o sistema de gerenciamento de conteúdo.
O que é CMS?
A sigla CMS (Content Management System) significa um conjunto de funções usadas para facilitar a criação de páginas na web.
Assim, a ideia é facilitar a vida de um criador de conteúdo que busca criar e editar os elementos de uma página sem, necessariamente, entender de programação.
Mas além de um conceito amplo, o CMS também pode ser personalizado por plugins feitos para completar funções, além da possibilidade de usar templates e temas personalizados.
Agora que você sabe o que é CMS, chegou o momento de conhecer seus benefícios. Acompanhe o próximo tópico!
Os benefícios do CMS
Utilizar um sistema de gerenciamento de conteúdo pode te trazer muitos benefícios como empreendedor.
Confira os pontos a seguir para ter cada vez mais claro o que é CMS e quais seus benefícios:
Praticidade para criar possibilidades
Se você tem ou quer ter um site, sabe que isso é sinônimo de estar sempre atento às tendências, certo?
E com um bom CMS você consegue, por exemplo, abrir uma nova aba no site e adicionar conteúdo em diferentes formatos, sem profundo conhecimento em programação.
Facilidade para abertura e atualização
Um dos principais benefícios do CMS para sua empresa é a facilidade em desenvolver uma página para ela e manter as atualizações em dia.
Isso porque tudo é feito do navegador sem um software específico e você aproveita melhor as oportunidades de mercado e entregar conteúdos com mais qualidade.
Aplicabilidade das técnicas de otimização para a busca orgânica
Querer que seu site se torne referência no mercado digital é também conhecer e aplicar técnicas de otimização para a busca orgânica, o SEO (Search Engine Optimization).
Dito isso, pode ser difícil manter essa otimização de forma adequada, mas com um CMS tudo pode ser feito de maneira muito mais fácil.
Entenda porque você deve adotar esse sistema
É preciso sempre buscar novas maneiras de melhorar a experiência do usuário no seu site unindo bons recursos oferecidos e uma boa gestão das ações.
Para isso, o caminho pode ser mais prático e assertivo quando você conta sabe o que é CMS e conta a ferramenta no seu dia-a-dia.
Mas lembre-se: apesar de toda a facilidade, esforços continuam sendo exigidos, o CMS não fará o trabalho todo por você. Embora ele consiga otimizar muito algumas funções!
Os 3 principais sistemas de gerenciamento de conteúdo
Todos gratuitos e podem ser instalados com extrema facilidade na maior parte dos planos de hospedagem de sites.
Então, chegou a hora de conhecer os 3 principais CMS. Acompanhe:
1. WordPress
Este é o CMS mais popular do mercado. Aproximadamente 40% dos sites que utilizam um sistema de gerenciamento de conteúdo escolhem WordPress.
Afinal, esse é o CMS que mais dispõe de plugins e temas para os usuários.
A comunidade que usa o sistema é muito ativa, o que torna a solução de eventuais problemas bem prática!
2. Joomla
Pode ser considerado um CMS intermediário, entre recursos avançados e facilidades de edição, com muitos plugins e temas disponíveis e uma comunidade bem ativa!
A partir disso, Joomla é indicado para quem tem a intenção de construir sites de comércio virtual, apresentando recursos que privilegiam especialmente essa prática de mercado.
3. Drupal
Uma plataforma mais antiga e a mais desenvolvida que proporciona várias personalizações e modificações de back-end. Este é o Drupal.
Ainda podemos destacar que você tem a possibilidade de criações e edições com certa facilidade com a exigência de alguns conhecimentos sobre linguagem de programação.
Porém, sendo uma forma mais completa, permite mais alterações, é mais flexível e pode ser usado em vários tipos de projetos que demandem um CSM.
Tudo pronto para aplicar conhecimentos e gerenciar seu conteúdo?
O que é CMS, seus benefícios, porque adotar um sistema de gerenciamento de conteúdo e os 3 principais sistemas para que você escolha de acordo com suas necessidades.
Desse modo podemos resumir bem os tópicos abordados neste conteúdo, que teve como objetivo te dar as melhores informações para trabalhar com seu conteúdo digital.
Pois agora que você teve acesso a tudo isso, que tal aplicar todos os conhecimentos e gerenciar de forma eficaz o seu conteúdo?
E para turbinar ainda mais o seu projeto, aqui vai mais uma dose de estratégias para seu conhecimento: Como criar um projeto de Inbound Marketing de resultado. Confira!
Inclusive, um CS pode ser essencial para sua estratégia de Inbound Marketing.
Seus resultados só dependem de você!