6 passos para criar um sistema comercial eficiente
Adotar um sistema comercial é essencial para uma melhor administração do seu negócio. Com ele é possível organizar melhor as vendas e até fazer o seu dinheiro render mais. Não é à toa que as grandes empresas do mercado já utilizam essa ferramenta!
Criar um sistema comercial é uma forma eficiente de organizar melhor a sua empresa, pois otimizando todos os setores da sua empresa é possível controlar lucros e gastos, manter o caixa cheio e ainda ter dinheiro para investir em crescimento!
Tanto é que, segundo uma pesquisa da Sage, as corporações que adotam esse sistema crescem 35% mais rápido se comparada as que não o utilizam.
Mas para o sistema gestão comercial ser eficaz, é preciso ter muita disciplina e ser guiado por parâmetros muito bem estabelecidos.
Além disso, todo esse processo exige muitas análises e estudos importantes sobre sua própria empresa e seu mercado de atuação.
Mas não se preocupe! Pois aqui iremos te ajudar a esclarecer todas as suas dúvidas sobre como implementar um sistema comercial e realizar um gerenciamento comercial efetivo!
E aí, se empolgou? Então aproveite e confira os assuntos que vamos analisar neste conteúdo:
O que é um sistema comercial?
Antes de entender o que é um sistema comercial, vamos tentar desvendar esse termo!
Sistema, segundo o dicionário, é um conjunto de elementos que, quando juntos, formam um todo que se completa. Já o “comercial”, nesse caso, diz respeito às vendas que sua empresa realiza.
Sendo assim, um sistema de gestão comercial é um conjunto de regras e parâmetros usado para organizar todos os processos relacionados às vendas da sua empresa.
E entre esses processos, podemos citar também outros fatores, como os gastos e a soma do lucro ou do prejuízo da empresa.
Além disso, assim como a própria definição de sistema mostra, é importante saber que todos esses elementos se completam e são fundamentais para o resultado um do outro.
Ou seja, se você não somar corretamente os gastos de um determinado mês, por exemplo, irá encontrar resultados equivocados na hora de analisar seu lucro.
E isso pode te dar uma falsa impressão sobre andamento do seu negócio e comprometer a administração dele.
Outra função importante do sistema de gestão comercial é arquivar informações importantes dos clientes e disponibilizar esses dados para a criação de ações para tentar prospectar novos.
Mas um sistema comercial não é um software de computador?
A resposta é sim e não!
Sim, porque você pode usar um software para gerenciar vendas e outros processos da sua empresa – o que, aliás, pode ser muito útil.
E não, porque, na verdade, qualquer método de gerenciamento que você escolha, desde que analise todos os principais fatores para o funcionamento da sua empresa, pode ser chamado de sistema comercial.
Por isso o ideal é ver o que mais se adequa à sua empresa, sendo que na maioria dos casos a solução mais eficiente e prática é criar seus próprios parâmetros e aplicá-los em uma plataforma digital que facilite sua vida.
E aí, entendeu o que é um sistema comercial? Saiba agora como criar um para sua empresa!
Aprenda a criar um sistema comercial eficiente em 6 passos
Você se considera disciplinado, focado e organizado? Se não, chegou a hora de se preocupar com isso!
E esses três adjetivos serão importantes para montar um sistema gestão comercial eficiente e que consiga abranger todos os elementos importantes para a organização da sua empresa.
Isso porque é preciso muita disciplina e organização para implementar o software gestão comercial e foco para perseguir os resultados.
Está pronto para receber dicas cruciais e, talvez, mudar alguns de seus hábitos como empreendedor? Então este é o momento!
Confira:
Controle suas vendas
Não importa se você trabalha com produtos ou serviços. O que vai fazer você saber se o desempenho da sua empresa está bom ou não é ter a noção exata de como estão suas vendas.
Por isso é preciso pensar não apenas no dinheiro que está entrando, mas também nas vendas que só lhe trarão lucro algum tempo depois, como as realizadas com cheques ou cartões de crédito.
Para ter controle de todas essas informações é preciso organizar um fluxo de caixa, ou seja, registrar toda a movimentação financeira do seu negócio, pois isso é essencial para o acompanhamento de suas vendas.
Outro ponto importante é que se você oferece algum serviço cobrado mensalmente, é preciso ter uma ideia da situação de todos os seus clientes.
Por exemplo, uma escola de inglês precisa saber se todos os seus clientes estão em dia e ainda se o número de matriculados atuais é suficiente para manter a empresa funcionando.
Também é importante analisar o desempenho do seu negócio e para isso você pode formular um gráfico mostrando a evolução ou a queda em suas vendas.
Dessa forma é possível planejar seus próximos passos como empresário.
Valorize seus recursos
Uma empresa enxuta, ou seja, que não realiza gastos desnecessários ou além da sua capacidade financeira tem mais chances de crescer no mercado
Por isso, é importante que você reveja todas as suas despesas. Como ensinamos no blog, para ter uma redução de custos é preciso manter apenas o fundamental e o que agrega valor aos seus negócios.
Um bom exemplo é rever o custo que você tem com todos os seus fornecedores. Depois disso, faça uma análise dos preços de outras empresas e veja se não compensa trocar de fornecedor.
Mas cuidado! Nada de reduzir a qualidade do produto oferecido comprando matéria-prima mais barata e nem contratando mão-de-obra menos eficiente e com custo menor.
Saiba como usar seu lucro
Depois de deixar sua empresa mais enxuta e organizar suas vendas, chegou a hora de analisar seu lucro e saber o que fazer com ele!
Esse é o momento de realizar uma divisão importante. Isso porque seu lucro serve, basicamente, para cumprir três funções: realização pessoal, manter a empresa e investir no crescimento da mesma.
Não vamos te dizer o que você deve fazer, pois quem deve decidir as prioridades do seu negócio é você!
Porém, é importante ter um objetivo definido, como, por exemplo, manter o tamanho atual da sua empresa ou investir pesado no crescimento da mesma.
Mantenha seus clientes e prospecte novos
Se estamos falando da importância de organizar suas vendas por meio de um sistema comercial, não poderíamos esquecer de uma parte muito importante: os clientes.
Isso porque o sistema comercial te ajuda armazenar dados estratégicos sobre eles, como informação de contato e preferências de compra.
E esse um dos principais métodos para manter os atuais clientes e conquistar novos, pois dessa forma é possível promover ações comerciais mais efetivas, além de deixar sua empresa mais atualizada quanto aos perfis de consumidores.
Organize os processos dos seus vendedores
Outra tarefa importante do sistema comercial é fazer um acompanhamento das atividades realizadas pelos seus colaboradores do setor de vendas.
Isso porque ele vai armazenar informações sobre todos os processos e assim você tem o controle do desempenho da sua equipe.
Além de ser um método de analisar a produtividade dos seus funcionários, com esses dados é possível alinhar as falhas de produção e até definir metas e recompensas para estimulá-los.
Dessa forma você garante contar sempre com a equipe mais afiada possível para aumentar os resultados da sua empresa.
Documente tudo
Ah, achou que tinhamos acabado? Não, meu amigo!
O que adianta seguir todos esses passos e não registrar nada em lugar nenhum?
É importante guardar todas as informações citadas acima em seu computador e atualizá-las frequentemente.
Como dissemos no começo do conteúdo, você mesmo pode definir os parâmetros do seu sistema comercial, porém recomendamos o uso de um software gestão comercial eficiente.
Com esse tipo de sistema, fica muito mais fácil manter tudo organizado e gerar relatórios importantes sobre sua empresa.
Como um sistema de gestão comercial pode ajudar sua empresa
Um sistema comercial eficiente pode ser o seu guia em decisões difíceis, como corte de custos, novos investimentos etc.
Imagine a seguinte situação: sua empresa tem a chance de abrir uma nova franquia, porém você não tem certeza se tem capital para realizar o investimento.
Com um sistema de gestão comercial, você consegue saber se esse investimento não é pesado demais para o seu orçamento atual e quais as chances dele lhe trazer retorno.
Além disso, esse sistema também pode gerar documentos que justifiquem decisões importantes para seus diretores ou sócios.
Como um sistema comercial online pode ajudar sua empresa
Bom, parece que já ficou clara a importância de ter um sistema comercial em sua empresa.
Mas por que será que você deve investir em um software gestão comercial?
A resposta é simples: otimização de tempo!
Como já dissemos e repetimos, quem define seu sistema comercial é você, porém ele pode ter a ajuda da tecnologia para funcionar com mais precisão e agilidade.
Por meio de um sistema comercial on-line fica mais fácil entender e atualizar seus dados, permitindo que sua equipe de vendas consiga contribuir com o cadastro de novas informações.
Além disso, como os parâmetros já são definidos pelo administrador do sistema de gestão comercial, todos os seus colaboradores terão regras na hora de implementar novas informações, ajudando a padronizar o gerenciamento da sua empresa.
Bônus: como escolher um sistema comercial online
Investir em um software gestão comercial requer muita pesquisa e análise do mercado, pois existem muitos disponíveis.
O segredo é descobrir qual oferece o melhor custo-benefício e se adequa mais à sua necessidade.
Conheça o funcionamento do sistema comercial
Analise os recursos do sistema comercial on-line que deseja contratar e veja se eles atendem as necessidades da sua empresa.
Em muitos casos, alguns softwares oferecem módulos desnecessários, fazendo que você invista em algo inútil.
Em outras situações, é provável que você sinta falta de algum recurso importante, prejudicando a gestão da sua empresa.
Por isso, leve em consideração outros requisitos na hora de escolher o seu sistema comercial, como o do tópico a seguir.
Não analise apenas o software
Um bom software gestão comercial, além de ter um sistema intuitivo e dinâmico, também conta com equipes de implementação e assistência técnica eficientes e atenciosas.
Além disso, consulte sites como o Reclame Aqui e tente saber se a empresa contratada possui uma boa fama no mercado.
Principais sistemas
Separamos três dos softwares gestão comercial mais conhecidos do mercado para te ajudar na escolha do seu. Confira!
O Agendor é um CRM de Vendas brasileiro com mais de 10 anos de mercado e mais de 10 mil empresas em sua base de clientes. A plataforma do Agendor é reconhecida no mercado B2B pela sua facilidade de uso, pelo suporte rápido e pelo ótimo custo-benefício.
Com foco em equipes de vendas consultivas, o CRM do Agendor atende tanto gestores comerciais quanto vendedores externos e internos, trazendo praticidade e agilidade para todas as etapas do processo comercial.
Entre as suas principais funcionalidades estão: múltiplos funis de vendas, campos obrigatórios por etapa do funil, geração de propostas personalizadas, envio de e-mails no CRM, campos personalizados, cadastro de empresas e pessoas, calendário de atividades, automações de tarefas e e-mails, relatórios e métricas de vendas, geração de leads, telefone virtual com inteligência artificial, personalizações e integração com WhatsApp. Além disso, a plataforma conta com aplicativos móveis gratuitos e API aberta para integração com outros softwares.
O Agendor disponibiliza um plano gratuito, com acesso às funcionalidades básicas da ferramenta, e planos pagos completos a partir de R$ 53 mensais por usuário.
A empresa oferece uma ferramenta chamada Sales Cloud, um sistema comercial online com o objetivo de automatizar tarefas e apoiar a gestão das áreas de vendas, marketing e atendimento ao cliente.
Segundo o próprio site da empresa, esse sistema de gestão comercial tem o intuito de ajudar os vendedores a se concentrarem em ações que fecham negócios.
A ferramenta pode ajudar sua equipe de vendas a fechar transações complexas e longas, mantendo tudo registrado e com parâmetros definidos.
Organize sua empresa e colha os frutos do sucesso!
Hoje você viu como implementar o sistema comercial no seu negócio é fundamental para organizar as vendas e manter sua empresa estável e em ascensão no mercado.
Para isso, é preciso rever a administração para cuidar de cada setor do organização.
E isso inclui começar a usar um fluxo de caixa para controlar melhor as finanças da sua empresa e também armazenar dados estratégicos sobre as preferências de seus consumidores.
Assim, dessa forma é possível atender melhor seus clientes e até aumentar os seus lucros!
E aí, está pronto para implementar o sistema comercial eficiente?
Se gostou do conteúdo e quer saber ainda mais sobre o tema, leia também o nosso texto sobre sistema de vendas e outros conteúdos do blog da Ideal Marketing.