Shadowban no Instagram: o que é e como recorrer minha punição
O Shadowban no Instagram é uma punição que a plataforma aplica em perfis que não seguem suas boas práticas. Ser atingido pode desencadear uma série de problemas para as redes da sua empresa. Aprenda a identificar essa prática e como recorrer a ela caso necessário.
Quem está tentando aumentar os seguidores no Instagram, para melhorar sua estratégia no marketing digital, precisa seguir diversas práticas.
O uso de hashtags, qualidade das publicações e engajamento são fatores determinantes para ampliar o seu alcance nas redes sociais.
Com isso, todas as plataformas possuem regras e com elas surgem também as boas práticas.
Seria desanimador se, de repente, você percebesse que seu conteúdo não está aparecendo em lugar nenhum, certo?
Uma dessas punições, é o Shadowban no Instagram, ele reduz drasticamente o alcance do conteúdo compartilhado quando o usuário não segue as diretrizes da plataforma.
Ficar atento a isso é essencial para o bom desenvolvimento da sua estratégia nas redes sociais. Por isso, acompanhe o conteúdo e saiba mais!
O que é o Shadowban no Instagram?
O Shadowban no Instagram é o bloqueio do conteúdo de um usuário específico, sem aviso prévio.
Quando ele ocorre, todos os conteúdos param de ser exibidos em resultados de hashtags, localização ou do explorar na plataforma.
Um dos efeitos dessa prática é que o conteúdo que você produziu para de aparecer no feed dos usuários, com exceção de quem já o segue.
Embora até hoje o Instagram não tenha assumido a sanção, reconheceu o problema existente e já passou algumas dicas sobre como evitar essas punições.
É válido observar que a plataforma também altera seu algoritmo com frequência. Essas atualizações podem contribuir para a queda de engajamento de um perfil.
Caso sua conta tenha sido afetada pelo Shadowban, é importante que você tome as providências necessárias para que seu conteúdo volte a ser visto.
Como saber se meu perfil foi realmente atingido pelo Shadowban?
O Shadowban no instagram realmente causa muita preocupação nos usuários, principalmente, por afetar o alcance e dificultar a prospecção de uma audiência maior.
Mas afinal, como saber se o seu perfil foi realmente atingido? Para descobrir, recomendamos seguir os seguintes passos:
- Publique algum conteúdo no perfil que suspeita ter sofrido Shadowban;
- Nessa publicação utilize alguma hashtag;
- Solicite a algum perfil, que não te segue, para buscar pela hashtag que você usou;
- Verifique se o perfil está aparecendo no feed de hashtags.
Feito isso, se a conta conseguir ver o seu conteúdo pode ficar tranquilo que seu perfil não está sendo penalizado.
Porém, se o resultado for o inverso, você pode sim ter sofrido um Shadowban.
Principais motivos do Shadowban
Existem algumas razões para um perfil ter sido afetado pelo Shadowban no Instagram.
Para evitar que isso aconteça, separamos abaixo alguns motivos que podem ocasionar esse problema:
Usar bots ou outra ferramenta automatizada
Não é fácil conseguir novos seguidores. Sendo assim, muitas pessoas acabam utilizando bots e outras automações para aumentar seus números.
O Instagram não gosta dessas práticas e aconselha os usuários a ter uma estratégia que se concentre em se conectar com o público certo. Por isso a utilização de bots é considerada como spam.
Usar hashtags inadequadas
O uso de hashtags faz parte de uma estratégia que visa aumentar o alcance da publicação.
Quando os usuários buscam por uma determinada hashtag, todos os posts que a utilizam aparecem na tela.
Por ser um recurso popular, às vezes ele é usado com conteúdo que não tem nenhuma relação.
Quando isso acontece, o Instagram pode remover a hashtag ou limitar seu uso. Além de marcar a publicação como spam.
Conta denunciada
Quando uma conta recebe muitas denúncias por usuários, a plataforma entende que algo não está certo.
Com isso o Instagram pode aplicar o Shadowban ao deduzir que existem produtos inadequados ou violação de seus termos.
Estratégias para um perfil ideal
Ser punido pela plataforma atrapalha a comunicação com o público de uma empresa que está utilizando as redes sociais em suas estratégias de marketing.
Por conta disso, é imprescindível estar atento às movimentações realizadas no perfil. Separamos algumas dicas para sua conta não ser penalizada pela plataforma, confira:
Pare de usar bots automatizados
Se você usa bots, compra seguidores, curtidas ou algo semelhante, pare nesse exato momento.
Se quiser ter certeza que essas contas não estão mais vinculadas a sua, vá até seu perfil no Instagram, clique em “Editar perfil” e depois em “Aplicativos autorizados”.
Feito isso, se você perceber que existe alguma conta de bot na lista, basta clicar em “revogar acesso”. Dessa forma ela será removida completamente.
Use bem suas hashtags
Vale conferir suas publicações para procurar e remover todas as hashtags que não fazem sentido com o seu conteúdo.
Tenha em mente que a partir desse momento você deve tomar cuidado na hora de selecionar suas hashtags. Observe também as hashtags proibidas na rede social.
Interação de forma moderada
Como precaução extra, não faça ações de grande volume na plataforma. O Instagram pode pensar ser um bot realizando o trabalho novamente.
Evite curtir e comentar um conteúdo várias vezes em um curto espaço de tempo.
Como precaução extra, não faça ações de grande volume na plataforma. O Instagram pode pensar ser um bot realizando o trabalho novamente.
Evite curtir e comentar um conteúdo várias vezes em um curto espaço de tempo.
Informe o problema ao Instagram
Se após todas as tentativas você continuar com a conta banida, pode ser o momento de informar a plataforma.
Entre em contato com a rede social e deixe que eles façam a investigação do problema.
Estratégias para um perfil ideal
Além de entender como reverter o Shadowban é essencial se precaver para que isso não aconteça com seu perfil.
Separamos um resumo do que fazer para que isso não ocorra com você:
- Faça um estudo detalhado e selecione com cautela suas hashtags;
- Tenha ações de forma moderada, como curtir e comentar muitos conteúdos em um curto intervalo de tempo;
- Pense e pesquise muito bem antes de postar algum conteúdo, para que ele não seja considerado como ofensivo;
- Não recorra a automações.
É muito importante publicar conteúdos autênticos e úteis, obedecendo às boas práticas do Instagram.
Conheça a plataforma!
Antes de usar qualquer plataforma é necessário ter noção do terreno que está se aventurando.
Seguir as diretrizes do Instagram e seus termos de uso é a melhor forma de evitar transtornos como os citados acima.
Não existe nada mais efetivo do que conhecer completamente tudo o que as redes consideram como boas práticas. Sendo assim, é muito melhor investir um pouco de tempo para entender como elas funcionam.
O sucesso nas redes sociais para sua campanha de marketing digital está ligado com o quanto você conhece o espaço que utiliza.
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