O que é SERP? Veja como é formada a página de resultados que aparece em suas pesquisas
O que é SERP? Apesar da sigla ser estranha, ela representa simplesmente todas as páginas de resultados dos mecanismos de busca. E saber como essa ferramenta funciona é fundamental para estruturar uma estratégia de marketing digital capaz de aumentar a visibilidade do seu negócio.
SERPs nada mais são que todas as páginas que aparecem nos mecanismos de busca quando o usuário realiza uma pesquisa.
Ok, mas como isso pode agregar nos meus negócios?
Bem, considerando que atualmente, os relacionamentos comerciais estão crescendo cada vez mais por meio da internet é extremamente importante ter um posicionamento relevante e forte na web, não é mesmo?
Por isso, quando você entende o que é SERP é possível compreender que dentre todos os resultados de busca é importante garantir que o seu canal de divulgação online esteja no topo do ranking.
Afinal, não é difícil perceber que os usuários não vão muito além da primeira página, certo?
Então, a todo momento milhões de pesquisas estão sendo realizadas.
Com isso, no meio da multidão de resultados online, se o seu site aparecer entre os primeiros em uma página de busca isso é um sinal de que sua marca está sendo vista pelo maior número possível de pessoas, e inclusive por futuros clientes!
Sendo assim, saber o que é SERP e quais critérios os mecanismos de busca utilizam para ranquear, dentre os quais, o pagerank é muito forte, é essencial.
Pois dessa forma você consegue montar um planejamento estratégico para otimizar o seu site e ficar no topo da página de buscas.
Descubra como crescer sua empresa com Marketing Digital
Pare de perder espaço no mercado! Tudo que você precisa saber sobre as tendências de Marketing Digital reunidas neste eBook Gratuito.
Ficou interessado no assunto? Então chega mais e dá uma olhadinha neste conteúdo:
O que é SERP?
Bom, para começar a entender o que é SERP, precisamos saber o seguinte:
SERP é a sigla para a expressão em inglês Search Engine Results Page, ou página de resultados do mecanismo de busca, em nosso bom e velho português.
Ou seja, sabe aquela página com os resultados de uma pesquisa na web? Então, ela é a SERP!
Desenvolvida para otimizar a experiência online do usuário, ela foi construída com base em diversos fatores para eleger quais são os canais capazes de oferecer o melhor resultado ao usuário com base em sua pesquisa.
Por isso, pode até não parecer, mas uma SERP nunca é igual a outra! Isso porque cada página de busca é baseada nas palavras pesquisadas e, além disso, na localização física do usuário e no histórico de navegação dele.
Ou seja, são vários os pontos por trás das páginas apresentadas ao internauta.
Bom, agora você deve estar curioso para saber TUDO sobre essa refinada seleção de conteúdos, mas calma! Antes de desvendar esse mistério e saber cada vez mais o que é SERP temos que conhecer melhor a estrutura dela. Vamos lá?
Cara, crachá: conheça a estrutura de uma SERP
Depois de te contar o que é SERP, agora vamos conhecer melhor a sua aparência.
Isso porque mesmo ela apresentando resultados diferentes de acordo com cada usuário, a estrutura não muda.
Vamos pegar como exemplo o Google, site mais acessado no mundo. Ao digitar os termos de pesquisa na caixa de texto, a página de busca seguinte exibirá essa aparência padrão:
Bem, nessa página irá aparecer os 10 melhores resultados sobre o assunto buscado, com o título e descrição de cada site e, inclusive, com a palavra pesquisada em destaque.
Além disso, no final da página, a Google SERP irá listar sugestões de pesquisa, caso a atual não tenha resolvido o seu problema.
Fora isso, pensando em otimizar ainda mais a experiência do usuário, a Google SERP agora inclui nos resultados da página de busca os chamados snippets.
Aliás, como explicamos no blog, ele é feito por meio da inserção de um código HTML no seu site que a Google SERP vai ler como uma amostra a mais de conteúdo relevante.
Essa prévia pode ser uma tabela, as últimas notícias, informações, avaliação de qualidade e até uma rota do Google Maps.
E por tornar a vida do usuário muito mais fácil, o mecanismo de busca costuma ranquear os snippets na posição zero dos resultados, ou seja, acima de todos os outros sites.
Além disso, a Google SERP também pode incluir links patrocinados entre os resultados.
Viu como é simples? Bom, agora que você já sabe o que é SERP e como ela é, é hora de saber o porquê dela ser tão importante!
Por que a SERP é tão importante para o sucesso do seu negócio?
Saber o que é SERP está diretamente relacionado com o sucesso da sua empresa na web.
Sim, é verdade! Isso porque para aumentar a visibilidade da sua empresa e fortalecer a imagem da marca é preciso saber como a ferramenta funciona.
Pois só conhecendo os critérios que os mecanismos de buscas utilizam para ranquear o conteúdo você consegue criar estratégias para otimizar o seu site e atender a tais exigências.
Assim as suas chances de aparecer no topo de uma Google SERP será maior, bem como de ser visto por um número maior de pessoas, incluindo os seus futuros clientes, como te mostramos quando te contamos os segredos dos campeões em como vender mais!
E aí, quer aproveitar o conhecimento sobre o que é SERP para ver mais e mais consumidores fazendo parte do seu negócio? Então confira o próximo tópico!
Como aparecer entre os primeiros resultados de uma Google SERP?
Um bom posicionamento na Google SERP só é possível se você adotar algumas estratégias para provar a qualidade do seu site, pois a página de buscas só classifica bem aqueles que irão proporcionar uma experiência de excelência ao usuário.
E para verificar se cada página na web tem o que é necessário para merecer o topo dos resultados de pesquisa, o Google desenvolveu o pagerank.
Já ouviu falar nele? Não? Então vamos conhecê-lo agora mesmo, entender mais sobre o que é SERP e saber como melhorar o pagerank do seu site!
Entenda mais sobre a SERP conhecendo o pagerank
Bem, como te contamos quando explicamos o conceito de algoritmo, as principais plataformas da internet precisaram desenvolver uma programação para organizar e analisar a grande quantidade de conteúdo produzido hoje em dia.
Aliás, o Google não divulga exatamente quais são as suas métricas para julgar a qualidade de um site, mas sabemos o seguinte: sua principal ferramenta de avaliação é o pagerank.
Na prática, o pagerank, ou seja, o algoritmo google vai analisar as características de um site e dar uma nota de 0 a 10 a ele, além de ajudar na organização das posições de ranqueamento nos resultados de busca.
Nesse momento você pode estar pensando o seguinte: as páginas na web com as notas mais altas dadas pelo pagerank são as melhores posicionadas, mas não é bem assim!
Isso porque a nota do pagerank serve mais como um feedback aos donos dos sites, assim cada um sabe em quais pontos estão acertando e em quais podem melhorar.
Já sei o que é SERP, mas como melhorar o pagerank?
Bem, lembra quando falamos sobre o pagerank analisar as características de um site?
Então, uma dessas características examinadas é o SEO!
Mas o que é SEO?
Para refrescar a memória, SEO é o nome dado ao conjunto de estratégias para otimizar um site, como a produção de conteúdo relevante e o uso de palavras-chave, ou seja, os termos mais pesquisados sobre um determinado assunto.
E inclusive já até te ensinamos como realizar uma pesquisa de palavras-chave aqui.
Então, para ganhar uma boa nota do pagerank e aparecer nas primeiras posições da Google SERP é preciso respeitar todos os critérios de avaliação do rankeamento do Google.
Se quiser saber mais sobre o assunto, veja o nosso guia COMPLETO do tema!
Bom, depois dessa ajudinha para entender o que é SERP e aprender como melhorar o pagerank, você está pronto para otimizar o seu site.
Vamos lá?
Já sabe o que é SERP? Então faça do pagerank seu aliado e posicione no topo!
Hoje você aprendeu o que é SERP e como ela é importante para o sucesso do seu negócio.
Isso porque aparecer entre os primeiro resultados de uma página de buscas é fundamental para aumentar a visibilidade do seu negócio e se aproximar de seus futuros clientes.
E para isso acontecer, você conheceu também o pagerank, principal ferramenta de avaliação da Google SERP, além de saber quais critérios o seu site deve seguir para conquistar o topo das buscas do Google.
Além disso, você também aprendeu como melhorar o seu pagerank e se destacar na Google SERP.
Por fim, o último passo é pegar seus novos conhecimentos sobre o que é SERP e pagerank e colocar seu site no topo do Google! Então, mãos à obra!
Se deseja saber ainda mais sobre temas de rankeamento, confira o blog da Ideal Marketing.
[…] quando ele pesquisar essa palavra no Google seu canal terá muitas chances de ser sugerido na SERP […]