SEO para TikTok: otimize conteúdos para pesquisa e feed
É possível otimizar conteúdos para aumentar as visualizações de vídeos? Conheça as técnicas de SEO para TikTok e alcance novos públicos no aplicativo.
Desde sua criação, o TikTok vem mostrando cada vez mais o seu potencial de ser uma das maiores redes sociais da atualidade. Atualmente, a plataforma já conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente ao redor do mundo.
Diante tamanha popularidade, não dá para ficar de fora do marketing dessa plataforma, não é? Por isso, hoje viemos te ajudar a entender um pouco mais sobre SEO para TikTok e como produzir conteúdos estratégicos que performam.
O funcionamento do algoritmo de buscas e feed do TikTok ainda não foi 100% desvendado pelos profissionais do marketing. Mas, algumas técnicas de SEO já tem eficiencia comprovada para quem quer impulsionar os números no aplicativo.
Neste conteúdo, separamos dicas de otimização para seu perfil, dê uma olhada nos tópicos que abordaremos:
O que é SEO para TikTok?
SEO para TikTok é o conjunto de boas práticas feitas para otimizar conteúdos para o aplicativo e seu mecanismos de busca. No caso do TikTok, as práticas de SEO não se diferem muito das utilizadas em sites e outras redes sociais.
O objetivo é fortalecer a sua marca e alcançar potenciais clientes com mais facilidade por meio da precisão do algoritmo. Para isso, é preciso entender como ele funciona e saber jogar com suas regras.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo New York Times, cerca de 40% dos jovens usam o TikTok e o Instagram como mecanismos de busca. Isso significa que, até mesmo as pesquisas mais cotidianas são feitas por essas plataformas.
Isso também vale para as buscas de produtos e serviços, já que, segundo a Opinion Box, 35% dos usuários já realizaram compras de produtos que viram no aplicativo, assim como 43% já seguiu alguma recomendação de algum perfil da rede.
Os 3 principais fatores de ranqueamento de SEO para TikTok
Com o termo esclarecido, podemos falar sobre os principais fatores de ranqueamento vigentes na plataforma. O objetivo é entender como as variáveis funcionam e usá-las ao seu favor.
Veja abaixo os três mais relevantes, de acordo com dados divulgados pelo próprio TikTok.
Engajamento
Em primeiro lugar, temos a criação de conteúdo interativo. O TikTok leva muito em consideração o engajamento dos usuários com os vídeos postados.
Estamos falando de todo o tipo de interação, desde assistir o vídeo até o final, curtir, salvar ou até denunciar.
Isso é importante para que a rede possa saber quais são os gostos daquele usuário e o que ele quer receber ou não. Afinal, o objetivo é prender a pessoa por mais tempo possível dentro do aplicativo.
Para isso, o funcionamento do algoritmo deve levar em conta a opinião dos usuários.
Informações sobre o vídeo
Sabe quando um vídeo ou trend viraliza e parece que aquela mesma música está por todos os lados? Então, isso não é por acaso.
Palavras-chave em alta, hashtags úteis, músicas e até mesmo a descrição podem influenciar no alcance do seu vídeo.
Como falamos no tópico anterior, isso acontece justamente porque o TikTok busca atender seus usuários da melhor forma possível e entregar conteúdos relevantes para as pessoas certas. Sabendo usar esses itens, suas postagens tendem a ser impulsionadas.
Configurações utilizadas
Por último, mas não menos importante, é fundamental estar atento às configurações da sua conta. Elas incluem o país de origem do perfil, idioma, tipo de aparelho, categorias de interesse e muitos outros.
Por mais que esse tópico venha em segundo plano, é importante atualizar as configurações e levar essa variável e consideração.
O número de seguidores afeta seus resultados de SEO no TikTok?
A resposta é bem simples: não. Nós sabemos como é difícil se destacar em uma rede social tão popular e o medo de ser sabotado pelo número de seguidores dos concorrentes é muito comum. Porém, se esse for o seu caso, pode ficar tranquilo.
Isso pode ser confirmado quando um perfil ainda novato viraliza “do nada”. Ou seja, a produção de um conteúdo relevante e de qualidade é muito mais importante do que os outros fatores externos.
Entendendo bem o seu público e sabendo trabalhar com o algoritmo da página For you, suas chances de sucesso são tão grandes quanto as de qualquer outro perfil.
Como fazer SEO no TikTok?
Antes de começarmos, é preciso saber que, por ser uma plataforma muito recente, as estratégias de SEO estão sendo testadas e futuras atualizações serão inevitáveis.
De qualquer forma, como a concorrência não é tão volumosa quanto no Google, é tempo de aproveitar as informações que temos disponíveis até agora e fazer seus próprios testes.
Defina seu público-alvo
Começando pelo mais óbvio: saiba com quem você está falando. Conheça quem é o seu público-alvo e entenda as necessidades dele. A partir disso, você pode começar a planejar os conteúdos que serão publicados.
Uma dica interessante é aproveitar as datas comemorativas que são relevantes para a sua audiência. Além disso, fique sempre atento aos comentários e as opiniões dos espectadores e sugestões de próximos vídeos.
Escolha suas palavras-chave
Para criar conteúdo de qualidade, deve-se levar em consideração o uso de palavras-chave. Nesse caso, é válido utilizar short tails e long tails para uma maior cobertura de interesses, sejam eles específicos ou não.
Pesquise sobre o volume de buscas daquele termo e a relevância para o seu nicho, assim como o nível de concorrência. Com tudo isso em mãos, você aumenta suas chances de atingir um público maior e conquistar os indecisos.
Use hashtags
Com sua lista de termos estabelecida, chegou a hora de utilizá-los para impulsionar o seu conteúdo. Utilize as hashtags para facilitar a busca de quem está procurando por algo bem específico e quer ver mais conteúdos relacionados.
Não se esqueça de usar variações do mesmo termo e deixe bem claro no seu perfil sobre o que ele se trata, assim, seus visitantes podem ter uma boa ideia de quem é você.
Além disso, o algoritmo do TikTok é capaz de identificar a palavra-chave quando falada em voz alta nos vídeos, por isso, o ideal é mencioná-la durante o conteúdo para garantir.
Crie conteúdos engajadores
Seja criativo e se atente às tendências que estão em alta no momento. Por ser uma rede muito volátil, o TikTok tende a valorizar conteúdos diferentes e com mais capacidade de viralizar.
Aproveite o espaço para mostrar todo o potencial da sua marca e não tenha medo de interagir.
Monitore seus resultados
Assim como todas as outras estratégias, os resultados do SEO para TikTok precisam de monitoramento devido às rápidas mudanças. Por sorte, já existe o TikTok Analytics para te auxiliar nesse processo.
Por meio dele, você fica sabendo qual conteúdo gera mais engajamento e qual não está funcionando tanto assim e pode trabalhar em cima de melhorias. Não deixe de analisar a concorrência e busque entender o que tem dado certo para eles.
Nem só de dancinhas o TikTok é feito
Depois desse artigo, você já entendeu a importância de estabelecer suas estratégias para TikTok, certo? Nós sabemos como é difícil gerir tudo sozinho quando não se tem uma equipe propriamente para te ajudar, mas é por isso que estamos aqui.
Por ser, de certa forma, uma novidade no mundo do marketing, o TikTok pode parecer complicado e incerto sobre suas métricas e algoritmos, mas não se acanhe. Uma vez que você se adapta à plataforma, fica muito mais fácil de se estabelecer dentro dela.
Procure definir seu público ideal e entender seus desejos. A partir disso, faça um levantamento de termos mais pesquisados por eles e crie conteúdos criativos e relevantes que possam ajudar ou entreter. Não tenha medo de experimentar!
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