SEO para Bing: como funciona e aprenda a garantir os primeiros lugares no buscador

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Publicado: 4 de abril de 2023 | Atualizado: 18 de maio de 2023.

SEO para Bing são estratégias de otimização pensadas especificamente para o buscador da Microsoft. Acompanhe o artigo e saiba como sua empresa pode utilizar esse recurso em suas estratégias.

O Google é o principal site de busca e domina quase 94% do mercado dos buscadores na internet. No entanto, outro nome tem conquistado espaço no mercado e se destacado nos primeiros meses de 2023.

O Bing foi criado pela Microsoft em 2009 e ocupa apenas o segundo lugar entre os buscadores. Porém, devido às melhorias de experiência do usuário e a integração do Chat GPT essa realidade tem grande potencial para mudar.

Profissionais que trabalham com Marketing Digital e SEO devem se atentar para essa mudança de comportamento dos usuários. Para isso, dominar os critérios de posicionamento do Bing é fundamental para conquistar tráfego orgânico e leads.

Acompanhe o conteúdo e saiba tudo sobre SEO para Bing e como sua empresa pode alcançar as primeiras posições do buscador.

Entendendo o Bing

A imagem mostra uma mesa vista de cima. Há um computador e em cima dele há um celular. No celular tem uma imagem do logo do Bing e da Microsoft

O Bing é um mecanismo de busca criado pela Microsoft em 2009. O buscador chegou para substituir os mecanismos antigos da empresa, como o MSN Search, Windows Live Search e o Live Search.

Esse buscador permite que os usuários realizem pesquisas na web por imagens, vídeos e mapas.

A mudança mais recente foi a integração da plataforma com a inteligência artificial do momento, o ChatGPT.

O navegador disponibilizou a opção de bate-papo integrado com inteligência artificial. Esse recurso permite que o usuário faça perguntas e receba exatamente o que procura.

Mais do que isso, o buscador tem se preocupado em realizar atualizações para melhorar seu sistema.

O novo Bing, como é chamado pela Microsoft, é capaz de “conversar” com o usuário para melhorar a experiência de busca.

Essa atualização garante resultados confiáveis e atualizados e também traz as fontes das respostas.

Ao realizar a pesquisa dessa maneira, o usuário recebe uma resposta assertiva para sua dúvida, em vez de encontrar milhares de opções.

Essa objetividade busca melhorar a experiência da pessoa ao realizar buscas na web. Diminuindo o tempo de procura e otimizando os retornos.

O que é SEO para Bing?

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de ações que busca a otimização para mecanismos de busca.

Quando falamos sobre marketing, o SEO funciona como otimização de sites para visibilidades nos buscadores.

Isso porque, as empresas trabalham em seus sites para ganhar destaque na SERP e assim serem encontradas com mais facilidade.

Ou seja, quanto melhor a otimização dos conteúdos, maior é o ranqueamento do site.

O SEO leva em consideração fatores como:

Quais os benefícios de investir em SEO para Bing?

Investir em SEO para Bing se tornou fundamental para estratégias eficazes de Marketing Digital.

É importante lembrar que outros buscadores como Yahoo e DuckDuckGo fazem parte do algoritmo do Bing. Sendo assim, ao otimizar para um você também está “posicionando” em outras plataformas.

Por outro lado, o Google ainda é a maior referência de mecanismo de busca em termos de SEO. Isso faz com que a concorrência no Bing seja menor e que o ranqueamento nessa plataforma seja mais fácil.

Confira as principais vantagens de levar o Bing em consideração:

Buscador popular

O Bing é padrão nos produtos da Microsoft, ou seja, esse buscador é padrão em qualquer dispositivo com o sistema operacional Windows.

Isso faz com que a predominância das pesquisas feitas em dispositivos iOS seja por meio do buscador da Microsoft.

Baixa taxa de rejeição

Com estratégias de SEO para Bing bem elaboradas, a empresa garante sucesso no ranqueamento de seus conteúdos e conquista números excelentes em relação a algumas métricas importantes de otimização,

No buscador da Microsoft a taxa de rejeição é menor que a do seu concorrente principal. Além disso, mais páginas de um site tendem a ser visualizadas.

Usuários exclusivos

A audiência de usuários exclusivos do Bing está em constante crescimento. Uma pesquisa realizada pelo Search Engine Watch mostra que 72% do total de pesquisas no Bing sobre finanças e negócios são de usuários que não estão no Google.

Esse número representa o potencial que o buscador tem em relação a nichos mais específicos.

Integração com o ChatGPT

A integração do buscador com o chatbot é a grande inovação que tornou o novo Bing tão falado nos últimos dias.

Segundo o vice-presidente corporativo da Microsoft, Yusuf Mehdi, o navegador Microsoft Edge também será integrado com a tecnologia do ChatGPT. Isso permite que as pesquisas sejam mais objetivas e com respostas que atendam exatamente o desejo dos usuários.

A empresa revelou que a atualização do buscador contém uma tecnologia semelhante ao GPT 3.5, linguagem por trás do ChatGPT, mas que é customizada especificamente para pesquisas.

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Como praticar SEO para Bing com assertividade?

O SEO para Bing segue a mesma lógica conhecida na otimização para o Google. No entanto, esse buscador possui algumas características únicas que devem ser levadas em consideração no momento de traçar uma boa estratégia de Marketing Digital.

Confira as principais dicas para acertar na hora de otimizar seus conteúdos para o buscador da Microsoft:

Considere o engajamento

O Bing utiliza o Pogo Sticking como métrica para identificar o nível de engajamento dos usuários.

Ele identifica o hábito de clique e permanência de um visitante em um site. Por exemplo, ao pesquisar por “Marketing de Conteúdo“, quanto tempo levou para o usuário entrar e sair do primeiro resultado que apareceu na SERP?

Ao sair rapidamente de um site que está posicionado, o buscador entende que aquela página não foi o suficiente para resolver a dúvida do usuário. Sendo assim, ela não tem a qualidade suficiente para permanecer naquela posição.

Para que essa queda no ranqueamento não ocorra no seu conteúdo, é preciso se certificar que ele atende as demandas da sua audiência.

Dessa forma, ao clicar no link, o usuário encontra exatamente o que procura e a página não é penalizada pelo Pogo Sticking.

Crie títulos e descrições atraentes

O Title e a Meta-Description são as primeiras coisas que um usuário vê quando está realizando uma pesquisa em um buscador.

Por esse motivo, desenvolver bons títulos e descrições é fundamental para atrair cliques.

Para isso, respeite a quantidade de caracteres recomendados e mostre para o usuário as vantagens que ele tem ao escolher o seu conteúdo.

Utilize backlinks

Para uma estratégia de SEO de sucesso, o uso de backlinks deve ser considerado. No entanto, é preciso estar atento às boas práticas.

Sendo assim, invista em troca de Guest Post, troca de conteúdo em sistema de parceria com outros sites. Isso porque, os mecanismos de busca entendem como positivo a recomendação de sites relevantes para as suas páginas.

Desenvolva conteúdos de qualidade

Investir em SEO on e off page é algo muito importante. Porém, de nada adianta aplicar inúmeras estratégias em um conteúdo cheio de erros.

Por esse motivo, é preciso se atentar às regras gramaticais, originalidade e bom uso de palavras-chave.

Invista em mídias sociais

Um dos fatores principais de ranqueamento no Bing é a integração com as redes sociais. Quanto mais os usuários engajarem conteúdos da empresa, melhor é o posicionamento.

Para isso, integre as publicações com os perfis nas mídias sociais para facilitar o compartilhamento e até mesmo melhorar as vendas pela internet.

As melhores ferramentas para estratégias no Bing

Para atingir os resultados esperados com o SEO para Bing, a empresa deve contar com a ajuda de alguns recursos essenciais. Confira:

  • Bing Webmaster Guidelines: o Webmaster do Bing é um manual que ensina exatamente o que fazer para obter sucesso no navegador;
  • Bing SEO Analyzer: ao colocar o link do seu site no SEO Analyzer, a empresa recebe uma série de pontos que podem ser melhorados;
  • XML Sitemaps: com o XML Sitemaps é possível mostrar ao bing quais são as páginas do site que você quer indexar;
  • Bing Search Quality Blog: o Search Quality Blog concede dicas sobre as melhores práticas para destacar o seu conteúdo no buscador;
  • Microsoft SEO Tool Kit: com o SEO Tool Kit é feita uma varredura nas páginas do seu site para que seja identificado quais são as que precisam de uma otimização melhor.

Não perca tempo e invista no SEO para Bing!

A imagem é uma foto de um monitor com a página inicial do Microsoft Bing

SEO para Bing é um conjunto de ações que busca a melhora na otimização de conteúdo para o mecanismo de busca da Microsoft.

Seguir essas boas práticas tem se tornado essencial com o aumento de usuários no buscador.

Para conquistar novos cliques e ficar por dentro das demandas dos usuários, as empresas precisam aprender a ranquear bem no Bing.

Essa tarefa é simples, basta utilizar os recursos certos e ficar por dentro das atualizações que a Microsoft traz para seu navegador e buscador.

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