O que é SEO off page? 5 dicas para realizar um bom trabalho e provar a relevância da sua marca
Saber o que é SEO off page é essencial para quem quer ser líder de mercado. Afinal, apenas quem conhece esse conceito consegue provar que é referência no assunto e se destaca da concorrência.
Quem trabalha com Marketing Digital sabe que poucas estratégias de divulgação online são tão eficientes quanto aparecer nos resultados de pesquisa do Google.
Isso porque diariamente milhares e milhares de pessoas realizam buscas no site, o que significa que a sua marca conquistaria um alcance de público inimaginável.
Mas primeiro é preciso atender aos fatores de ranqueamento do Google para conseguir provar que o seu site é capaz de proporcionar uma boa experiência ao usuário.
Para isso existem as técnicas de SEO, ou seja, de otimização de site. E podemos dividi-las em duas vertentes: o SEO on page e off page.
O SEO on page é uma prática a qual corresponde a qualidade do conteúdo produzido e o uso de palavras-chave, por exemplo, tudo dentro do seu próprio canal.
Já o SEO off page se refere às técnicas fora dos domínios do seu site e as quais conseguem provar a autoridade da sua empresa no assunto.
Ainda não sabe o que é SEO off page? Então confira o conteúdo e saiba tudo sobre o tema:
O que é SEO off page?
O nome pode parecer de algo bem complicado, mas na verdade se refere a uma prática mais simples do que poderiamos imaginar.
Isso porque dentro das técnicas de SEO, o off page se refere a todas as práticas fora de uma página na web e que fogem do controle do gestor dela.
Ou seja, ele é o termo técnico usado para falarmos dos links internos, externos ou até os de entrada, aqueles feitos por outros sites para direcionar ao seu.
Apesar de parecer uma simples troca de links, na verdade elas representam votos capazes de comprovar a relevância e autoridade da sua página para os critérios de ranqueamento do Google.
Mas antes que você saia por aí caçando links, primeiro é preciso saber o que faz um link ser considerado um bom voto.
Conheça os fatores off page
Como vimos anteriormente, o SEO off page é uma das principais técnicas para otimização de sites.
Isso porque dessa forma você vira referência em determinado assunto e comprova a sua autoridade nele para o Google quando ele estiver analisando o seu site antes de definir que posição ele irá ocupar na página de resultados.
Por isso, não é qualquer link que irá preencher os exigentes requisitos do mecanismo de busca, afinal com tantos conteúdos espalhados pela web, precisamos separar o joio do trigo.
Entretanto, não precisa ficar preocupado com isso, pois preparamos uma lista com alguns dos critérios analisados pelo Google para julgar a qualidade dos fatores off page:
- a quantidade de sites os quais fazem link para o seu site;
- o Page Rank dos sites que estão linkados com o seu site;
- quais sites possuem link para o seu;
- há quanto tempo o seu site está sendo linkado;
- a relevância das páginas as quais têm links apontando para o seu site;
- o texto âncora utilizado no link o qual aponta ao seu site.
Se atentando a esses detalhes, você já pode desbravar o mundo das técnicas de otimização de sites!
Mas antes, vamos conferir as vantagens de realizar todo esse trabalho.
Descubra a importância dessa prática
Atualmente, não existe vitrine melhor na internet do que o Google.
Segundo o Mashable, são realizadas mais de 100 bilhões de pesquisas, por mês, no mundo todo.
Imagina então ter sua marca exibida a uma quantidade inimaginada de pessoas sem gastar muito por isso?
Ou seja, investir em técnicas de SEO off page pode significar o seu cartão de entrada nesse universo. Além disso, dessa forma é possível reforçar a autoridade da sua marca no ramo.
E nós sabemos que na hora da dúvida sobre o que comprar, vamos sempre preferir uma empresa confiável e referência na área.
Dessa forma, você aumenta o alcance do seu negócio e ainda atrai um público propenso a comprar, afinal ele reconhecerá a sua autoridade no assunto.
Viu só como uma simples troca de links pode significar o aumento das vendas e do sucesso da sua empresa?
Se quiser saber como efetuar um bom trabalho de SEO off page, confira o tópico a seguir.
Veja 5 dicas e saiba como realizar um bom trabalho
Já entendemos o seguinte: links são bons para provar a autoridade do seu site, mas também sabemos que eles não vão se materializar do nada.
Mas quanto a isso pode ficar tranquilo, pois vamos apresentar 5 dicas as quais te ajudarão na melhoria da estratégia de SEO off page!
1. Produza conteúdo relevante
Uma característica de quem é referência em uma área é o quanto ela entende sobre o setor e como compartilha esse conhecimento.
Por isso, invista na produção de um conteúdo rico em informações, o qual consiga trazer informações relevantes para o visitante e tirar todas as dúvidas dele.
Assim, quando alguém for falar sobre a sua área de especialização, com certeza irão fazer referência ao seu conteúdo.
2. Interaja em blogs e fóruns da área
Além de produzir um conteúdo relevante, para conseguir bons links também é preciso investir em relacionamento como estratégia de divulgação.
Por isso, pesquise quais são os principais blogs e canais de discussão da área da sua empresa e participe da conversa.
Dessa forma vocês compartilham conhecimento e você consegue atrair tráfego de qualidade para a sua página.
Isso sem contar com o seguinte: Quando precisarem referenciar alguém da área, eles não pensarão duas vezes antes de mencionar a sua marca!
3. Crie guest posts
Além de escrever conteúdos para o seu próprio site, você também pode escrever artigos para outras páginas relacionadas a área de atuação da sua empresa.
Essa técnica, conhecida com guest post, é excelente para se beneficiar de sites com uma maior taxa de tráfego e aumentar a visibilidade da sua empresa ao linkar para a sua página.
Outra vantagem da prática é que dessa forma você terá controle sobre a forma como o seu site será linkado, pois o Google também observa a qualidade do conteúdo ao redor do link.
4. Compartilhe seu conteúdo nas redes sociais
Ser popular nas redes sociais é um dos fatores capazes de reforçar a autoridade da sua marca perante as concorrentes.
Por isso, quando criar o seu conteúdo, não se esqueça de investir na divulgação por meio das mídias sociais as quais o seu público está presente.
Dessa forma é possível nutrir e engajar a audiência a fim de te ajudar a provar a autoridade da sua empresa no mercado.
5. Disponibilize botões de compartilhamento
Por último, disponibilize botões de compartilhamento no seu site e deixe o público também te ajudar na conquista de mais links.
Isso porque apesar de simples, quando um link é compartilhado isso significa que terão mais pessoas vendo e acessando o seu site.
Consequentemente, mais produtores de conteúdo têm a chance de conhecer a sua marca, o que aumenta as suas chances de ser usado como referência em uma publicação.
E esse é um processo capaz de se auto-alimentar ao mesmo tempo em que reforça a autoridade da sua empresa!
Incrível, não é mesmo?
Turbine a sua estratégia de SEO off page e veja o topo do Google ficar mais perto!
Neste conteúdo você aprendeu o que é SEO off page e viu o seguinte: Ele se refere a parte de compartilhamento do seu material por terceiros.
Além disso, viu também que essa prática é importante pois reforça a relevância e a sua autoridade para o Google, um dos principais canais de divulgação online.
Mas para aproveitar todas as vantagens dessa técnica é preciso conhecer algumas dicas, por isso te mostramos 5 formas de conseguir mais links.
E se quiser saber mais sobre como aparecer no Google, confira nossa publicação sobre Técnicas de SEO 2018: confira os fatores de ranqueamanto no Google.
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