Como o SEO local pode alavancar pequenos negócios
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 14 de junho de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.
Graças a acessibilidade à internet, o meio digital ganhou muita popularidade nos últimos anos, principalmente no Brasil.
Segundo especialistas em SEO local e estratégias digitais locais, as empresas e prestadores de serviços regionais precisam estar na internet, afinal, grande parte dos concorrentes estão presentes quando um consumidor busca por serviços e produtos.
Mas, o que é SEO local?
O SEO local consiste em colocar uma empresa nas primeiras posições do Google sem ter que pagar por publicidade.
Para isto, é necessário ter um website responsivo, rápido e otimizado, pois, o trabalho de otimização é feito no site.
O SEO é uma das estratégias de marketing que possibilita o maior retorno sobre investimento, sendo capaz de alavancar empresas de diferentes portes e segmentos.
5 dicas de como fazer SEO local
Confira estas dicas de como fazer SEO local para o site da sua empresa.
1 – Tenha um site
Caso sua empresa não tenha um site, você pode criar um site de graça em ferramentas como o WIX.
Este tipo de site não é o ideal, mas, cumpre com o propósito de ter um site caso sua empresa não possa realizar este investimento.
2 – Crie e configure uma conta no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta fantástica para SEO local, possibilitando que a empresa apareça na serp com um destaque ao lado direito.
Além disso, estando cadastrado no Google Meu Negócio com uma ficha otimizada, é possível aparecer no Google Maps, o que aumenta a descoberta da empresa para potenciais consumidores do seu serviço.
3 – Otimize seu site com SEO
O SEO local exige menos esforço para posicionar um site, afinal, o website terá sua competitividade apenas na região onde a empresa atua.
Assim sendo, o esforço para chegar nas primeiras posições do Google é muito menor que comparado ao ranqueamento nacional.
4 – Faça marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo consiste em criar conteúdos relevantes para a sua audiência, mostrando para o seu público-alvo que a sua empresa entende do segmento em que atua.
Esta estratégia permite a descoberta da marca e possibilita a geração de leads qualificados para empresas de qualquer segmento.
5 – Consiga avaliações dos seus clientes
Tanto no Google Meu Negócio quanto nas páginas do Facebook e no Yelp (catálogo de empresas) é possível conseguir avaliações dos seus clientes.
Quanto mais avaliações positivas uma empresa tem, maior tende a ser a visibilidade.
Além disso, uma empresa com muitas avaliações positivas passa mais credibilidade para o público.
6 – Faça linkbuilding em sites, portais e blogs da sua região
O linkbuilding consiste em conseguir links em sites de terceiros apontando para o seu site, com isso, seu site recebe mais autoridade, o que impacta diretamente o posicionamento do seu site, o que é fundamental para o SEO local.
Assim sendo, quando você consegue links em sites, portais e blogs da região onde você atua, melhor tende a ser a confiança que o seu site recebe perante o Google e outros mecanismos de buscas.
Dica bônus: estude a sua persona
De nada adianta pensar em SEO local se a sua empresa ainda não possui uma persona definida.
O que é persona?
A persona é a representação do cliente ideal da sua empresa, uma representação do seu público-alvo, com mais detalhes.
Algumas características de uma persona:
- Nome;
- Idade;
- Profissão;
- O que gosta de fazer no tempo livre;
- Quais assuntos se interessa.
Quanto mais características e riqueza de detalhes a sua persona for definida, melhor será o impacto do seu SEO local e das outras campanhas de marketing digital que a sua empresa realiza.
Conclusão
O SEO local é uma estratégia de otimização de sites voltada para o posicionamento de sites em nível regional.
Mesmo demandando um investimento menor, o SEO local possibilita um ótimo retorno sobre investimento para pequenas e médias empresas que atuam apenas na região onde estão sediadas.