SEO Friendly: como otimizar seus conteúdos para os buscadores
SEO Friendly é o termo que representa um conteúdo otimizado para os buscadores, como Google, Bing e Yahoo. Sendo assim, seguir essas boas práticas na sua produção impulsiona o tráfego, posicionamento e autoridade dos seus materiais.
A produção de conteúdo SEO Friendly é um desafio constante para profissionais de marketing. Afinal, existe uma série de requisitos e boas práticas que precisam ser seguidas.
Logo, muitos dos produtores de conteúdo não têm conhecimento técnico ou as ferramentas necessárias para desenvolvê-los.
Uma pesquisa realizada pela SEMrush revela que 46% dos profissionais de marketing consideram a performance em SEO fundamental para o sucesso do Marketing de Conteúdo.
Sendo assim, percebemos que o aspecto SEO Friendly é visto como essencial para a produção de conteúdo capaz de impulsionar empresas na internet.
Pensando nisso, criamos este conteúdo com dicas valiosas para você otimizar suas produções.
Continue a leitura, aplique os insights no seu conteúdo e prepare-se para colher excelentes resultados!
O que é um conteúdo SEO Friendly?
Em resumo, um conteúdo é considerado SEO Friendly quando ele conta com otimizações para os mecanismos de busca.
É importante entender que otimizar um material para SEO não significa que ele deve ser feito pensando no buscador. Qualquer conteúdo precisa ter foco nas pessoas, ou seja, o público-alvo que você deseja alcançar e gerar valor.
Afinal, o foco no usuário é um fator de ranqueamento do Google, anunciado na atualização Helpful Content (conteúdo útil) em 2022.
Assim, criar materiais pensando somente em “agradar” o buscador tende a deixá-lo para trás da concorrência.
Dito isso, seu conteúdo pode ser SEO Friendly sem deixar de lado o foco no usuário. Para isso, basta incluir e otimizar elementos que facilitem o entendimento do Google sobre o seu material, como:
- Título;
- Imagens com atributo ALT;
- Links de referência bem contextualizados;
- Meta description;
- Palavras-chave bem distribuídas.
Quanto melhor você trabalhar cada um desses (e outros) elementos de SEO, maior é a chance de você alcançar o topo dos buscadores.
Como criar conteúdo otimizado para SEO?
Agora que já abordamos os aspectos de um conteúdo SEO Friendly, é hora de descobrir como produzi-lo!
Para isso, vamos aos pilares fundamentais de um material amigável para os buscadores:
Defina suas palavras-chave
A primeira etapa da criação de conteúdo SEO Friendly é a definição das palavras-chave que serão trabalhadas.
O estudo de palavras-chave é um aspecto importante do SEO, porque é a partir dele que se estrutura um conteúdo capaz de alcançar o topo do Google. Para isso, pense no que o seu público-alvo costuma pesquisar.
Crie um material otimizado e relevante para esses termos. Dessa forma, você conquista uma posição de destaque na SERP e faz seu conteúdo chegar até a audiência desejada.
Portanto, busque entender o comportamento de pesquisa da sua audiência. Encontre os termos mais buscados e crie conteúdos otimizados a partir deles.
Assim, quando você conquistar relevância e posicionamento, o público que irá acessar seus conteúdos é o mesmo que você quer transformar em clientes da sua marca.
Descubra a intenção de pesquisa e o melhor formato para cada material
A intenção de pesquisa de uma palavra-chave é o que o público deseja aprender ao buscar por aquele termo.
Dessa forma, podemos resumir a intenção de busca às perguntas que o usuário quer que sejam respondidas ao fazer uma consulta.
Com isso, o Google prioriza os materiais que correspondem a essas características, entregando um material de valor ao usuário.
Portanto, o formato e conteúdo do material devem ser pensados para se adequar ao que o leitor quer encontrar após uma consulta.
Vale dizer que nem toda intenção de busca tem como objetivo o aprendizado. O usuário pode simplesmente estar em busca de um site específico ou querendo comprar determinado produto.
Tendo em vista o tipo de conteúdo desejado e a palavra-chave definida, você consegue escolher o melhor formato para a sua produção, como:
- Artigo;
- E-book;
- Infográfico;
- Vídeo;
- Landing Page;
- Glossário.
Crie um título atraente e otimize seu meta-title
O título do seu artigo não é o que aparece nos resultados de busca. Afinal, estamos falando do meta-title, ou seja, o título SEO Friendly do conteúdo.
Esse recurso precisa ser pensado para não ocupar muito espaço (até 60 caracteres) e deve conter a palavra-chave foco do seu artigo.
Um title com mais de 60 toques é cortado nos resultados de busca. Isso é visto pelos buscadores como um ponto negativo do conteúdo.
Seu meta-title precisa ser visto de forma integral pelo usuário logo de cara, então não passe do limite de caracteres.
Já o título do artigo, que o usuário vê ao acessar o conteúdo, pode ser maior e mais descritivo. Não se preocupe com limite de caracteres: transmita a mensagem central do texto!
Para otimizar sua H1, utilize termos do tipo: “Por que”, “Quando”, “Como”, “O quê” e “Onde”. Eles transmitem ao leitor a ideia de que ele irá aprender algo valioso ao continuar a leitura.
Além disso, crie listas e utilize números para agregar ainda mais valor ao título. Se ao menos um desses elementos estiver presente no seu H1, o conteúdo passa a ser ainda mais atraente para sua audiência.
Crie uma meta description inteligente
A Meta description (meta descrição) é o texto que o usuário vê logo abaixo do título de um conteúdo na página de pesquisa.
Ela é fundamental para o usuário clicar no seu conteúdo no lugar de um concorrente. Por isso, precisa estar bem otimizada para atrair mais acessos, e separamos algumas regrinhas para você seguir na hora de criar as suas:
- Garanta que todos os conteúdos tenham uma meta description condizente com o que o texto aborda;
- Inclua sua palavra-chave foco;
- Evite escrever mais de 160 caracteres. Mesmo que não haja um limite, esse é o máximo que você consegue escrever sem que parte da MD deixe de aparecer;
- Se preciso, inclua uma CTA chamativa para induzir o leitor a realizar uma ação desejada.
Estruture o texto de modo que faça sentido para o leitor
Construa parágrafos mais curtos e inclua H2 e H3 no decorrer do texto para tornar a leitura do seu conteúdo SEO Friendly o mais fluida possível.
Os subtítulos são vistos com muito bons olhos pelos mecanismos, já que facilitam a varredura dos robôs de busca. Eles dividem e criam um layout otimizado para o texto posicionar nos primeiros lugares da SERP.
No que diz respeito aos parágrafos, o ideal é criar pequenos blocos de até 3 linhas de texto. Vale, também, mencionar a importância de frases mais curtas – de até 25 palavras.
Esses fatores potencializam seus resultados nos buscadores e oferecem uma experiência de leitura mais positiva.
Adicione imagens otimizadas
O apelo visual da internet é inegável. Com isso, as imagens ganham cada vez mais
relevância como um aspecto de SEO.
Nesse contexto, os buscadores passaram a entendê-las como um ativo fundamental para a experiência do usuário em uma página de conteúdo.
Porém, não basta apenas encher seus conteúdos de imagens. Elas precisam servir a algum propósito, seja educativo (como gráficos e tabelas) ou lúdico (fotos que representam situações levantadas no texto).
Toda imagem publicada por você deve conter o atributo ALT, um recurso de acessibilidade valioso. Ele serve para descrever a imagem ao máximo para que pessoas com deficiência visual consigam compreendê-la e é fator de ranqueamento.
Além desse atributo, inclua nomes descritivos nas imagens e redimensione cada uma delas para que tenham o tamanho certo.
Com isso, suas imagens carregam com mais facilidade e aprimoram a experiência do usuário.
Utilize links internos
O uso de uma estratégia de links internos permite elevar a relevância das páginas mais estratégicas do seu site sem precisar de referências de terceiros.
Para isso, você deve seguir dois caminhos: crie grupos de tópicos que façam sentido e insira links relevantes nos conteúdos produzidos.
Os tópicos do seu site devem incluir temas centrais do seu conteúdo. Essa organização ajuda a direcionar o tráfego e gerar mais cliques para materiais estratégicos da sua marca.
Além disso, temos a inserção de links internos feita em cada conteúdo produzido, assim como estamos fazendo neste.
Repare que as referências são colocadas de maneira natural para aprofundar sua leitura e oferecer uma experiência mais satisfatória.
Logo, o texto âncora deve representar o conteúdo que está sendo “linkado”. Do contrário, os buscadores tendem a ignorar a referência ou direcionar seu tráfego para as páginas erradas.
Aplique o que aprendeu no seu Marketing de Conteúdo!
Utilize o conhecimento adquirido neste artigo para criar conteúdo relevante para a sua audiência e impulsionar seus resultados na internet.
Com materiais SEO Friendly, você tende a se tornar referência na sua área de atuação e atrair um público cada vez mais qualificado para consumir suas soluções.
E para continuar aprendendo ainda mais sobre a otimização para os mecanismos de busca, confira os demais conteúdos de SEO e preparamos aqui no blog Ideal Marketing.
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