Segredos da automação para escalar suas vendas em lançamentos digitais

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Publicado: 11 de março de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

Com o mercado digital cada vez mais em alta, é praticamente impossível não ser impactado por algum anúncio convidando para o famoso evento 100% online e 100% gratuito que promete entregar conteúdo de valor. 

Sabemos qual será o final do evento: abertura de carrinho por pouco tempo para uma oferta irresistível. 

E essa famosa estratégia de venda, conhecida como lançamento de infoproduto, continua gerando muitos resultados, ano após ano.

Só que, naturalmente, o jogo está evoluindo e “fazer mais do mesmo” dificilmente ajudará a melhorar os resultados.

Além de ter um produto realmente de valor para entregar ao comprador, é vital manter sua estratégia de lançamento continuamente aperfeiçoada, acompanhando as mudanças do nosso adorado ecossistema digital.

E é aqui que temos um poderoso aliado: as automações digitais.

Dentre os segredos para melhorar nossa performance digital e impactar positivamente nas vendas, é crucial explorar as opções das automações, pois um dos maiores benefícios do lançamento é justamente a escala.

E quando consideramos um público em escala, qualquer alteração gera impacto relevante.

Por exemplo: digamos que numa base de 50.000 leads, você descobre que uma mensagem gera uma taxa de abertura 10% maior? Isso significa que a mensagem errada perde 5.000 oportunidades. 

É comum associar o lançamento à necessidade de gestão de tráfego e copywriting, mas nem sempre fala-se muito na infraestrutura associada à geração de resultados.

Sem infra, um lançamento não acontece. E um dos aspectos da infra é a automação de mensagens.

Por isso, separamos 4 dicas para melhorar os seus resultados através de recursos de automação de email.

1)Testes A/B

Não são todos que configuram o envio de email marketing para apenas uma parte da base da sua lista com 2 versões de assunto de email. 

Após o 1o disparo, identifica-se qual título gerou melhor conversão para dispará-lo ao restante da base. Isso é especialmente mais poderoso quanto maior for a sua lista. 

Se você quer maximizar as oportunidades da sua base de emails, jamais negligencie testes a/b em suas mensagens.

2) Segmentação

Segmentar sua base de emails conforme características específicas também é vital. Imagine que você é do ramo pet e separa sua lista de donos de cães e donos de gatos. 

Nem precisamos pensar muito para inferir qual comunicação para o público performará melhor dependendo do produto/oferta.

3) Recuperação de vendas no email

Além de segmentar por interesses, é possível criar públicos específicos. 

Por exemplo, lista de usuários que chegaram no carrinho de compra e não finalizaram ou tiveram a compra reprovada. 

Esse monitoramento permite recuperar vendas através de sequência de emails específicos, que conversem melhor com o público mais quente da sua base.

4) Multi-canal

Se o público é omnichannel, quanto mais pontos de contato disponibilizar para seu potencial cliente, melhor. Assim, adicionar um botão direcionando ao whatsapp comercial em emails estratégicos, por exemplo, também faz todo sentido para melhorar seus resultados.

Também sabemos bem o quão desafiador pode ser tocar um lançamento quando não se tem qualquer apoio. 

Por mais que as automações sejam grandes facilitadores, é vital “um cérebro” por trás que desenhe estratégias para usar as ferramentas de acordo com os objetivos do negócio.

Muitas vezes, uma agência de lançamento pode desempenhar um papel inestimável. 

E, falando nisso, vale considerar as possibilidades de estreitar parcerias com agências de lançamento também como estratégia de melhorar a performance das suas automações, especialmente em períodos de lançamentos digitais.

Uma das modalidades também em ascensão é a coprodução digital. 

Numa coprodução, as tarefas envolvidas no lançamento passam a ser assumidas e distribuídas com maior clareza, especificidade e organização.

Dica bônus: Apoio de coprodutores em automações

Já dizia Clarice Lispector:

 “Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe.”

Com o boom de lançamentos no mercado digital, as parcerias com lançadores, produtoras e agências ganharam ainda mais relevância.

Isso porque num universo de múltiplas responsabilidades, a gestão de uma automação (cujo papel, por sinal, é tão importante) pode ser fatalmente negligenciada conforme sua agenda de tarefas se intensifica.

Seja para cuidar de atribuições específicas como a gestão do tráfego ou copywriting, seja para tecer uma parceria de coprodução digital, os lançamentos digitais que contam com apoio de agências especializadas encontram um oceano de oportunidades e tendem a se destacar.

Delegar também é uma arte. Quando você distribui tarefas a profissionais especializados, seu negócio  pode conquistar mais equilíbrio e você pode focar nas suas melhores atribuições, faz sentido?

Conteúdo produzido por Diogo Albrecht, Co-Founder da Agência do Site