Script de vendas para Whatsapp: como criar e usar com eficiência
Vender pelas redes sociais já é uma realidade para inúmeras empresas, automatizar e personalizar esses processos é o segredo para o sucesso. Aprenda a criar um script de vendas para WhatsApp e aumente a produtividade do seu negócio.
Em uma negociação o vendedor deve estar aberto a receber perguntas e preparado para responder, momentos como esse devem ser analisados caso a caso pois cada cliente tem suas próprias dúvidas.
Mas, não é em todos os momentos que a improvisação deve guiar a negociação, em diversas situações é preciso que exista um guia para ajudar o consultor a realizar a venda da melhor forma possível para todos os envolvidos.
É aí que o script de vendas se faz tão importante, ainda mais quando o diálogo é feito por meio de canais WhatsApp. Fato é que, com o aumento de vendas nessas plataformas o roteiro se tornou um aliado.
Quer saber mais sobre script de vendas para WhatsApp e como implementar no seu negócio? Acompanhe o conteúdo e fique por dentro de tudo.
O que script de vendas para WhatsApp?
O script de vendas é um roteiro criado por uma empresa com o objetivo de padronizar suas vendas. Ele serve como guia durante as negociações e conduz o vendedor ao caminho certo.
Pode parecer algo engessado, mas utilizar esse recurso ainda oferece espaço para criatividade e autenticidade. O segredo para o sucesso com essa abordagem é o equilíbrio entre a expertise do vendedor e o roteiro da venda.
No WhatsApp, esse recurso vem para otimizar a negociação e aumentar a produtividade da equipe. Isso porque, com as ferramentas da própria plataforma é possível criar um diálogo personalizado e altamente eficiente.
Na prática, o script de vendas para WhatsApp reúne os principais pontos que o consumidor pode abordar e oferece respostas assertivas, sem soar robotizado e com técnicas de Inside Sales.
Vantagens do script de vendas para WhatsApp
Elaborar um guia para os vendedores é o ideal para padronizar as negociações e contornar eventuais dificuldades que possam aparecer durante o diálogo.
Além disso, com o uso dos recursos disponíveis no WhatsApp Business, plataforma voltada para negócios, é possível programar respostas automáticas.
Confira a seguir as principais vantagens de colocar o script de vendas para WhatsApp em prática:
Maior otimização
Lidar com uma negociação por vez é algo que os vendedores tiram de letra, no entanto as coisas ficam um pouco mais complicadas quando várias vendas acontecem ao mesmo tempo. Nesses momentos, pensar nos detalhes fica mais difícil e erros podem acontecer.
Para evitar esse tipo de ruído, vale criar um roteiro com as respostas dos principais questionamentos que os consumidores fazem.
Dessa forma, as dúvidas são sanadas com maior assertividade e o vendedor pode se concentrar nas fases mais avançadas da negociação.
Por falar em dúvidas, vale programar respostas automáticas no WhatsApp Business para agilizar ainda mais o processo. Essa prática é ainda mais bem-vinda no primeiro contato de um lead com a empresa.
Por exemplo, uma loja pode criar scripts de respostas para dúvidas como:
- Local da loja física;
- Horário de funcionamento;
- Tamanho das roupas;
- Disponibilidade das peças.
Apesar de parecer simples, automatizar esse processo permite que os vendedores foquem em outras atividades, otimizando seu tempo.
Sem esperas no atendimento
Ao fazer uma compra, você já tentou encontrar em contato com a empresa e ficou o dia inteiro esperando uma resposta? Esse definitivamente não é o cenário ideal para se colocar um consumidor, afinal, ele pode escolher outro lugar a qualquer momento.
O script de vendas também é um grande aliado na hora de manter os atendimentos sempre funcionando. Isso porque, os vendedores conseguem mandar respostas mais rápidas, com informações assertivas para o que o cliente deseja.
Dessa forma, a pessoa não precisa ficar muito tempo conectada na conversa para sanar sua dúvida e o consultor pode passar para a próxima negociação.
Mas, é importante lembrar que, para manter a efetividade é preciso desenvolver um script com todas as informações necessárias, com clareza e sem enrolação. Dessa forma, o atendimento acontece de uma forma positiva para todos.
Melhor preparo do vendedor
Um vendedor preparado é um vendedor de sucesso. Durante uma negociação o cliente pode ter algumas objeções que fazem a venda andar com passos mais lentos e o consultor deve saber contorná-los.
Essas objeções podem ser trabalhadas no script para guiar o vendedor até o final da venda. Ter essas respostas na ponta da língua mostra ao cliente o bom preparo da empresa e tudo que ela pode oferecer.
Melhor entendimento sobre o cliente
Ao criar um script que faça sentido para cada momento da venda, é preciso conhecer bem quais são as necessidades, desejos e potenciais objeções que o cliente pode ter. Isso significa que a empresa deve prestar muita atenção em seus consumidores.
Isso não apenas torna o atendimento e a negociação mais fluidos, mas também oferece insights valiosos para outras estratégias de Marketing e abordagens de vendas. Esses conhecimentos fortalecem a marca e permitem um melhor entendimento dos clientes.
Mais autonomia
Para empresas que não possuem grandes times de vendas e atendimento, o script é uma mão na roda. Isso porque, com um roteiro é possível passar menos tempo pensando no que falar durante os atendimentos e focar em atividades mais urgentes.
Já para os empreendimentos que contam com inúmeros times, o script oferece uma padronização nas negociações, fazendo com que todos os clientes tenham o mesmo tratamento.
Aumento na produtividade
Quase como uma continuação do tópico anterior, o script de vendas para WhatsApp aumenta de forma excepcional a produtividade dos vendedores.
Isso acontece porque as pessoas responsáveis pela venda podem concentrar seus esforços em etapas mais avançadas e seguir o script em momentos mais simples, tendo em mãos um roteiro que os guiará durante todo o processo.
Dicas para criar um script de vendas para WhatsApp
Agora que você já sabe o que é script de vendas para WhatsApp e seus principais benefícios, é hora de criar o da sua empresa.
Veja a seguir os principais pontos a serem levados em consideração na elaboração do script:
Estude a persona
A persona é um personagem semi-fictício criado para representar de forma mais clara possível quem é o cliente ideal da empresa. Esse perfil deve ser considerado em todas as estratégias, do marketing até as vendas.
Isso porque, é por meio desse perfil que existe um direcionamento mais claro a respeito dos esforços necessários para se comunicar com o consumidor, o que inclui: canais de comunicação, tom de voz, abordagens de vendas de acordo com o funil e muito mais.
Portanto, para criar o script de vendas para WhatsApp ideal, leve em consideração as características da persona, como seus hábitos de compra, por exemplo.
Além de utilizar esses conhecimentos para encontrar os meios de se comunicar com os consumidores, a empresa pode dar um passo além e personalizar as mensagens de acordo com sua persona.
De uma forma prática, isso engloba a utilização de um tom de voz mais informal ou formal, mensagens mais longas ou curtas, uso de emojis e muito mais. Tudo isso, claro, sempre seguindo o perfil do público.
Determine as metas
O script de vendas é usado para vender, certo? Esse pode até ser o grande objetivo final, mas para chegar até ele é preciso definir pequenas metas para não colocar o carro na frente dos bois.
Durante a jornada de compra, os consumidores passam pela fase de educação, conhecimento das soluções da empresa e algumas outras etapas antes de chegar, de fato, na compra. Todos esses passos precisam de scripts bem feitos.
Por exemplo, uma pessoa que encontrou a empresa por meio de uma pesquisa no Google e decidiu enviar uma mensagem para saber mais. Esse lead ainda não está pronto para se decidir sobre a compra, portanto deve ser educado.
Para isso, é preciso desenvolver um script com informações necessárias para que ele entenda as soluções da empresa e como pode ser beneficiado com isso. Além de ser o momento para mostrar o diferencial que a marca oferece.
Já uma pessoa que passou por todo esse processo e fechou negócio deve receber um script de pós-venda que a faça querer continuar com seu relacionamento com a organização. Sendo assim, é preciso continuar oferecendo uma experiência positiva.
Personalize
Apesar de utilizar um roteiro, é preciso se lembrar que a personalização faz parte de uma experiência positiva, tanto para a empresa quanto para o consumidor. Sendo assim, é fundamental encontrar meios de tornar essa vivência o mais única possível.
Isso pode ser feito ao criar e estudar a fundo a persona, mas não apenas isso, no dia a dia é possível identificar formas de potencializar a boa experiência do cliente apenas com o tom de voz e uma abordagem que combine com o perfil do cliente.
Use o script da forma certa e venda mais
O script de vendas para WhatsApp é um recurso utilizado na plataforma para otimizar o tempo dos vendedores, além de servir como guia para as negociações.
Ele pode ser utilizado também de forma automatizada, oferecendo maior autonomia e aumento da produtividade dos vendedores. Além disso, ele permite um atendimento mais rápido, evitando que o cliente precise esperar.
Para elaborar um script de sucesso, é fundamental conhecer bem a persona, encontrar o tom de voz adequado, personalizar o texto e testar. Dessa forma, a empresa se torna capaz de oferecer uma experiência positiva ao seu consumidor.
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