Sales Operations: entenda como essa área pode ajudar sua empresa

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Publicado: 20 de setembro de 2022 | Atualizado: 9 de fevereiro de 2023.

Apesar de ainda não ser um departamento tão comum nas empresas, o Sales Operations tem crescido. Os profissionais que dominam a estratégia têm sido procurados para estruturar os processos de vendas. Saiba como seu negócio pode aproveitar essa área da maneira correta.

O Sales Operation é o departamento diretamente responsável pela estruturação e otimização dos processos realizados pela área de vendas de uma empresa.

O objetivo desse time é melhorar os procedimentos comerciais focando sempre nas metas do negócio. Afinal de contas, as vendas são o combustível de qualquer marca.

Este artigo vai mostrar o passo a passo dessa área tão importante. O objetivo é que você use os conhecimentos para o desenvolvimento do seu empreendimento.

É necessário ter em mente que a área de vendas precisa ser organizada e que o time seja bem orientado. Tudo isso garante a conquista dos melhores resultados sem ruídos no processo.

E é justamente aí que está a importância do Sales Operations. Para que você saiba como atingir bons resultados, este artigo vai abordar os seguintes tópicos:

O que é Sales Operations?

A imagem foca na mão de um homem tocando na tela de um tablet. Em segundo plano está uma ilustração com gráficos.

Também chamado de Sales Ops, este termo pode ser definido como o departamento ou função.

Ele está inserido dentro de um grupo empresarial, atuando no alinhamento da estratégia e a aplicação no mercado.

O objetivo é eliminar ruídos entre os processos de vendas e aumentar a produtividade e eficácia do time comercial.

Em outras palavras, é o setor, ou profissional, que cuida das operações comerciais. Tudo isso por meio de:

  • Pesquisas de mercado;
  • Análises de desempenho das equipes;
  • Avaliação de performance de produtos;
  • Análise dos processos de vendas.

Este departamento é mais comum de ser encontrado nos negócios B2B.

Apesar disso, as empresas de menor porte podem contar com um bom profissional de Sales Operations, sendo necessário apenas estruturar esta equipe de uma forma que faça sentido para a empresa e seus objetivos principais.

A área é responsável por identificar problemas e apontar soluções nos processos de vendas das equipes.

É um setor que acompanha os dados coletados que medem os esforços do time de vendas e também mostra os gargalos existentes.
Com essas informações, a equipe responsável apresenta insights para melhoria.

Em resumo, os responsáveis organizam os processos enquanto os vendedores se preocupam exclusivamente com as suas vendas.

Como o time da Sales Ops pode melhorar suas vendas

Se você chegou até aqui, já sabe que o Sales Operations tem como foco a otimização de processos. Além, é claro, de exercer influência direta nas práticas do setor comercial.

Agora chegou a hora de saber como todo esse sistema pode ser usado a favor do seu negócio.

Uma das principais qualidades do Sales Ops é que ele é capaz de reunir em um só lugar todas as informações sobre vendas.

Como tem o objetivo de qualificar e otimizar as suas vendas, podemos afirmar que todos os processos do grupo empresarial são impactados.

Desta forma, é possível estruturar um modelo único de negociações com a participação de outras áreas. Isso envolve outros departamentos do grupo.

Além disso, também agiliza o dia a dia do vendedor, reduzindo as dificuldades na hora de uma negociação.

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Como implementar o Sales Operations na sua empresa

Agora você já conhece o significado do conceito e de que forma ele ajuda as equipes de vendas. Chegou o momento de você saber como fazer para implementar o setor no seu negócio.

O primeiro passo é buscar profissionais qualificados e que já possuam experiência na área.

As pessoas que fazem parte do departamento de Sales Ops devem saber operar o uso de dados para vendas. Tenha em mente que é possível montar um time completo de bons profissionais nessa área.

É um investimento que, com certeza, vale a pena para a sua empresa.

Pense também nas estratégias de negócios. Ou seja, a área de Sales Ops deve sempre estar alinhada com os demais setores e com os objetivos finais da sua empresa.

Dê especial atenção aos ajustes no setor de vendas. Afinal, este é um dos departamentos que mais devem ficar atentos às mudanças de comportamento dos clientes.

Se lembre da importância de medir e planejar o tempo inteiro. Sempre ajustando a equipe às novas tendências e aos novos cenários de consumo.

Como funciona o departamento de Sales Operations

É importante ressaltar que os profissionais da equipe de Sales Operations não atuam no que chamamos de linha de frente das vendas.

Não são esses colaboradores que lidam diretamente com os clientes, todo o seu trabalho é feito nos bastidores.

Tudo isso sempre com o objetivo de tornar os processos de vendas mais eficazes, produtivos e com melhores resultados.

É o departamento que determina as etapas, as ferramentas e metodologias da gestão e fechamento da área comercial.

Eles são responsáveis pela elaboração das estratégias para atingir os consumidores. A partir dos dados, o Sales Operations estrutura e elabora todo o processo de vendas.

Ele também define as fases do funil de vendas e as metas de conversão para cada etapa. Indicando, ainda, como deve ser o modo de atuação dos vendedores.

Além disso, tem a função de indicar meios de otimização para melhorar de forma contínua e frequente o processo de vendas.

Sales Operations a seu favor!

Agora você entende e conhece o conceito, já sabe quais as vantagens e como ele funciona. Então, chegou a hora de usá-lo a seu favor e do seu negócio.

A depender do tamanho e estrutura da sua empresa, planeje o investimento em uma equipe ou em um bom profissional da área.

Ao final da implementação, todo o processo de vendas da sua empresa só tem a ganhar.

O resultado, com certeza, é a otimização das suas vendas e o aumento do seu faturamento.

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