Saiba quais são os principais KPIs para SEO para sua estratégia digital
Métricas e KPIs estão entre as partes mais importantes de sua estratégia de SEO, concorda? Porém, essa também é uma das partes mais negligenciadas!
Quando os KPIs para SEO não são monitorados, não é possível definir se sua campanha está sendo eficaz e, até mesmo, garantir que seus esforços estão valendo a pena. Afinal, como você tomará decisões estratégicas no escuro?
Aqui vale destacar que mais do que saber quais são os indicadores, é extremamente importante que você consiga avaliá-los e seja capaz de tomar as decisões adequadas com os resultados encontrados.
Quer saber quais são os principais KPIs para SEO que você precisa acompanhar na sua empresa? Então, acomode-se e aproveite a leitura!
Visitantes únicos
Os visitantes únicos fazem parte do quadro de KPIs para SEO. E, como o próprio nome diz, esse número analisa quantos visitantes únicos acessaram o site.
Aqui, o principal fator avaliado é a capacidade que as páginas têm para atrair diferentes pessoas.
Por exemplo, você pode cruzar sessões orgânicas e visitantes únicos para descobrir a quantidade de sessões médias por usuários, sabia?
Sessões orgânicas
Podemos definir as sessões orgânicas como sendo os acessos realizados no seu site por uma mesma pessoa. Ou seja, ela entra em uma página, navega na mesma e por outras e, então, sai.
Nesse caso específico, o usuário veio de maneira orgânica (sem o uso de anúncios pagos) pelos buscadores.
Resumindo: se o número de sessões orgânicas está alto, significa que os conteúdos estão otimizados corretamente para SEO.
Número de visualizações de página
Outra métrica que compõem o time de KPIs para SEO é o número de visualizações de página. Esse indicador mostra o número de views em uma determinada página, durante certo período de tempo.
Ele é interessante para avaliar conteúdos que têm maior capacidade de atração de pessoas para o seu site.
Custo por lead
O Custo por lead, ou CPL, indica qual foi o investimento pulverizado por cada novo lead adquirido na campanha realizada.
Ranking de palavras
Nesse indicador, você pode observar as palavras-chaves que estão indexadas para o seu site e em que posição se encontram nas pesquisas.
Um exemplo prático? O ranking de palavras pode ser analisado para entender se os termos ranqueados estão realmente relacionados ao conteúdo da página.
Taxa de rejeição
Já a taxa de rejeição é um KPIs para SEO que te permite mensurar quantos visitantes acessaram o site, mas não realizaram nenhuma outra atividade dentro das páginas, abandonando o endereço rapidamente .
Duração média da sessão
A duração média da sessão é outro KPI importante que indica por quanto tempo o usuário ficou navegando pelo conteúdo do site.
Uma boa retenção, avaliada adequadamente, pode significar um material relevante para o visitante.
Tempo de carregamento da página
Você tem paciência para ficar esperando um site carregar? Pois é, certamente os usuários que navegam pela sua página certamente também não têm.
Resumindo: é essencial realizar a otimização de SEO para que os conteúdos do seu site carreguem o mais rápido possível. De acordo com o Google, o tempo ideal é de 0,5 a 2 segundos de espera.
CTR
A Click-Through Rate (CTR), ou em português taxa de cliques, indica a relação entre cliques e impressões.
Ou seja, esse KPI para SEO mensura o percentual de cliques em comparação ao total de exibições do anúncio.
Por exemplo, se um anúncio recebeu 200 cliques e foi exibido 2.000 vezes, significa que o CTR é de 10% (2000 ÷ 200).
Backlinks conquistados
Os backlinks são links feitos de um site para outro. Ou seja, os motores de busca entendem os backlinks como uma espécie de indicação, se um outro site fez um link para o seu, é porque ele acredita que o seu conteúdo é de qualidade, concorda?
E, os backlinks conquistados são fundamentais para trazer autoridade ao domínio. Desse modo, esse indicador mensura quantos novos links externos o site conseguiu em determinado período.
Erro de rastreamento
Os erros de rastreamento ocorrem quando um usuário tenta acessar algum link que não existe mais.
Essa falha, por sua vez, pode comprometer a navegabilidade do visitante, fazendo com que ele finalize a sua sessão antes do tempo.
Sendo assim, esse KPI para SEO é importante para analisar possíveis falhas capazes de fazer com que as pessoas saiam do site cedo demais.
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