SaaS de gestão em saúde e marketing: um trabalho em equipe
Você sabe o que é uma empresa SaaS de gestão em saúde e por que esse tipo de empreendimento e o marketing devem trabalhar em constante parceria?
SaaS são as empresas que comercializam praticamente tudo que nós utilizamos no nosso dia a dia e não prestamos atenção no tipo de produto que estamos consumindo. Muitas vezes até conhecemos o produto, mas não entendemos direito o mecanismo que os encaminha até nós.
A sigla SaaS significa Software as a Service, e o produto vendido é exatamente esse: softwares. De todos os tipos.
Plataformas que acessamos através dos nossos dispositivos, SaaS de gestão em saúde, que controlam agendamentos, prontuários médicos eletrônicos, SaaS de armazenamento em nuvem, e inúmeros outros tipos.
Temos alguns exemplos bem famosos daquilo que consumimos na nossa rotina e estão enquadrados nesse tipo de serviço.
Você precisou compartilhar fotos e vídeos para para um trabalho, arquivos bem pesados que precisavam ficar armazenados em algum lugar que não fosse a sua máquina, e utilizou o Google Drive ou o DropBox? Bem vindo ao SaaS.
Depois de terminar esse trabalho intenso, é hora de um descanso. Você chega na sua casa, tira os calçados, deita no sofá, pega o controle e entra no catálogo da Netflix para assistir aquela série que não terminou no dia anterior: você continua utilizando o Software as a Service.
Agora, se você pegou chuva no trajeto do escritório até a sua casa, esqueceu de trocar a roupa molhada e acordou gripado no dia seguinte, você provavelmente enviará uma mensagem à clínica do seu médico para agendar uma consulta.
No instante em que você pegar o celular, enviar a mensagem e receber de volta uma pequena ficha solicitando alguns dos seus dados, enquanto verifica quais são os horários disponíveis de consulta… Bem ali, naquela tela, você está lidando com um SaaS!
É nesse último passo que você encontrará o software de gestão de clínicas da Amplimed.
Como o marketing colabora para atrair pacientes para um SaaS de gestão em saúde
A estratégia de uma empresa SaaS de gestão em saúde não deve se manter no lugar comum, e o melhor a fazer é contar com um bom especialista em marketing digital para alavancar as vendas do seu produto.
Como o próprio nome já determina, o serviço comercializado aqui é o software si, e, diferentemente de produtos em que podemos tocar ou experimentar, os meios de atração devem ser diferentes dos convencionais.
Um aplicativo é hospedado dentro de um servidor e instalado nos aparelhos móveis, notebooks e desktops. Como fazer o público alvo ter interesse em consumir a plataforma comercializada é uma tarefa de estratégia de marketing complexa e que necessita de conhecimento total sobre as ferramentas e benefícios do produto em questão.
No caso do SaaS de gestão em saúde da Amplimed, as vantagens e recursos oferecidos tem um público alvo bem definido: médicos e profissionais da saúde que trabalham por conta própria, ou clínicas médicas que desejem aplicar o sistema nos dispositivos de todos os especialistas colaboradores.
As principais ferramentas e diferenciais oferecidos pelo software da Amplimed são:
- Prontuário eletrônico do paciente (PEP) integrado à telemedicina;
- Sistema de armazenamento em nuvem;
- Plataforma segura seguindo a conduta da LGPD (Lei geral de proteção de dados);
- Documentos e exames anexados a qualquer momento, de qualquer lugar;
- Faturamento TISS;
- Controle financeiro com gestão de fluxo de caixa
Após conhecer seu público e as principais funcionalidades de seu sistema, que podem colocá-la num patamar elevado, uma plataforma SaaS de gestão em saúde deve estabelecer os meios de atração que deseja utilizar para uma estratégia de marketing funcional.
Uma plataforma de marketing como a Ideal, especialista em Inbound Marketing como uma forma não invasiva de mostrar à persona que um SaaS de gestão em saúde pode ser um produto do interesse dela, é essencial na caminhada de impulsionamento da plataforma.
Existem quatro métricas importantes a serem seguidas para o sucesso do marketing de uma empresa SaaS de gestão em saúde. São elas:
- Os visitantes, importantes para acompanhar o crescimento do site da sua plataforma;
- A taxa de conversão, os visitantes do site devem passar consumidores em potencial para consumidores efetivos, assim é possível mensurar o real sucesso da estratégia de marketing, com a venda consolidada;
- Taxa de rotatividade, é o que vai avaliar se o modelo de teste da sua plataforma SaaS de gestão em saúde atende às necessidades do público ou se precisa passar por melhorias;
- Costumes Lifetime Value (CLV), durante o tempo em que permanece como cliente da SaaS de gestão em saúde, quanto aquele consumidor gera lucro para a empresa.
SaaS são o futuro e o mundo está preparado para acompanhar essa evolução
O SaaS de gestão em saúde está cada vez mais presente, já que a proporção de distância em quilômetros entre as pessoas cresce na mesma medida que a popularização das telas.
Antigamente assistíamos às dificuldades de implementação de um SaaS de gestão em saúde, por ser majoritariamente virtual, porque sabíamos que a terceira idade era uma das maiores demandas de cuidados médicos, e uma das faixas etárias menos tecnologicamente adaptadas ao sistema softwares e de aplicativos.
Hoje, especialmente em uma realidade pós pandêmica, as distâncias encurtaram e, até mesmo a terceira idade se viu no dever de entender como a tecnologia poderia servir como abraço.
É o melhor momento para uma plataforma SaaS de gestão em saúde evoluir, e o acompanhamento próximo de uma gestão de marketing é a melhor forma de alavancar esse mercado.
O software de saúde da Amplimed, juntamente com a Ideal Marketing, pode provar que estratégia e saúde andam lado a lado em um ambiente conectado e de cuidado.