Saiba o que é ROAS para investir com inteligência nos seus anúncios publicitários
O ROAS é uma métrica importante que calcula os gastos com publicidade e permite identificar canais e estratégias de mídia paga que fazem mais sentido para o seu negócio.
Parte fundamental do trabalho de um profissional de Marketing é entender quais são os canais e estratégias que fazem mais sentido para direcionar seus investimentos.
Nesse aspecto, existem algumas métricas bastante importantes que você pode utilizar para realizar esses cálculos, como o ROAS, por exemplo.
O Return on Advertising Spend (retorno sobre gastos com publicidade) é um conceito relativamente novo que se popularizou bastante nos últimos anos.
Afinal, a dinâmica de investimentos com publicidade na era digital mudou e requer ferramentas próprias para monitorar e calcular esses gastos.
Continue a leitura para entender o que é ROAS, sua diferença para ROI e como calcular essa métrica para otimizar os seus investimentos publicitários.
O que é ROAS?
ROAS é a sigla que representa o retorno do seu investimento em publicidade.
Basicamente, o ROAS responde à seguinte pergunta: ao investir certa quantidade de dinheiro em campanhas publicitárias, qual é o meu retorno?
É importante dizer que o ROAS é parecido com o ROI (retorno sobre investimento), com a diferença de que seu foco é 100% direcionado aos gastos com publicidade.
Dito isso, o cálculo do ROAS permite que o gestor consiga identificar as estratégias mais rentáveis e os canais mais adequados para direcionar seus recursos.
A métrica pode ser aplicada em todo e qualquer canal ou estratégia de Marketing da sua empresa que possua algum tipo de investimento publicitário, como:
- Blog;
- E-mail;
- Whatsapp;
- E-mail;
- Redes sociais.
Qual a influência do ROAS no Marketing Digital?
O Marketing Digital é responsável por todas as ações de publicidade online da sua empresa.
O ROAS, por sua vez, monitora cada uma dessas ações para orientar quais devem ser mantidas, reforçadas ou descontinuadas com base nos resultados obtidos.
Pense em uma empresa de pequeno porte em que e-mail marketing e redes sociais são os únicos canais com investimento publicitário.
Ao calcular o ROAS de cada um deles, o gestor percebe que o e-mail marketing é muito mais rentável que as redes sociais, com um retorno econômico 50% maior.
Dessa maneira, ele reduz os gastos com ações para redes sociais e reforça o investimento em e-mail marketing.
Principais diferenças entre ROAS e ROI
ROI e ROAS são indicadores de desempenho, mas cada um possui sua própria função.
O ROI calcula o retorno sobre todo o investimento realizado, o que inclui o salário dos funcionários, custo de manutenção do espaço físico de trabalho, equipamentos, etc.
Já o ROAS se preocupa apenas com os gastos e os retornos obtidos nas campanhas de publicidade, sem considerar fatores alheios a isso.
Por isso, na hora de medir o sucesso dos seus investimentos em mídia paga, o ROAS é a métrica mais recomendada.
Afinal, é ele quem vai mostrar se uma campanha está gerando receita ou causando prejuízo. Assim, na hora de aumentar, reduzir ou redirecionar seu orçamento publicitário, você tem uma visão clara do que vale a pena manter ou reforçar.
Como calcular o ROAS?
A fórmula para calcular o ROAS é bastante simples e pode ser usada de diferentes formas. Para facilitar a compreensão, optamos pelo seguinte formato:
- ROAS = [Renda obtida com anúncios / custo dos anúncios] x 100.
Pense no seguinte exemplo:
No último mês, as suas campanhas renderam R$ 2.000, enquanto o custo total delas foi de R$ 1.000.
Seguindo o modelo que colocamos acima, o seu cálculo deve ser: 2000/1000, que dá 2, e então 1 x 100, que dá 100.
Tenha em mente que o resultado final da conta é a porcentagem de retorno sobre o que você investiu nas campanhas. Ou seja, no nosso exemplo hipotético, as campanhas tiveram um retorno de 200%.
Nesse caso, então, o seu ROAS é 2. Se o retorno tivesse sido de 500%, o ROAS seria 5, e por aí vai.
O que pode ser considerado como um bom ROAS?
Em linhas gerais, não existe um consenso sobre o que é um ROAS bom ou ruim, já que isso varia de negócio para negócio.
Dito isso, um ROAS 2 ou superior costuma ser considerado positivo, já que representa um lucro de 100% ou mais sobre o valor investido.
Por outro lado, um ROAS 1 ou inferior merece alerta vermelho: suas campanhas só estão rendendo o que foi investido nelas ou te dando prejuízo, o que requer mudanças na estratégia.
Como sua empresa pode melhorar o ROAS
Campanhas de mídia paga não são feitas para te deixar no vermelho, mas para te fazer lucrar com elas.
Por isso, separamos 3 dicas valiosas para você melhorar seu ROAS e garantir rentabilidade às suas estratégias.
1 – Otimize seus anúncios para mobile
A maior parte do tráfego online acontece em celulares, tablets e outros dispositivos móveis. Por isso, eles devem ser a prioridade nas campanhas de mídia paga.
Adapte os anúncios para que eles funcionem perfeitamente nesses aparelhos. Afinal, você quer que os usuários tenham a melhor experiência possível, então foque em garantir uma exibição responsiva.
2 – Faça testes A/B
A melhor maneira de saber que tipos de anúncios funcionam melhor com o seu público-alvo é a partir de testes A/B.
Varie seus canais, utilize diferentes formatos e mensure os resultados de cada experimento.
Veja o que aumenta suas conversões e potencializa bons resultados para, enfim, definir as melhores estratégias.
Dessa forma, você otimiza os resultados e aumenta o ROAS das suas campanhas.
3 – Segmente seus anúncios
Além de realizar testes e otimizar suas campanhas para Mobile, a segmentação dos anúncios é uma excelente forma de melhorar o seu ROAS.
Para isso, estude o seu público-alvo, ou seja, as pessoas que você deseja transformar em clientes.
Descubra os melhores horários, tipos de conteúdo e demais preferências dessas pessoas. Assim, você aumenta – e muito – as chances de conquistar cliques nas suas peças publicitárias.
Utilize o ROAS para melhorar os resultados da sua empresa
Como deu para perceber, o ROAS é um indicador importante que serve para determinar o sucesso das suas campanhas de mídia paga.
Ele é crucial para você otimizar os seus investimentos publicitários e ter melhores resultados, já que mostra de maneira clara seus lucros e prejuízos em cada um deles.
Além de explicar o conceito e as diferenças para o ROI, o conteúdo conta com dicas valiosas para você melhorar o ROAS das suas campanhas e aumentar seus rendimentos.
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