Como fazer uma reunião de marketing produtiva e integrativa com outras áreas da empresa?

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Publicado: 31 de março de 2022 | Atualizado: 29 de março de 2022.

Reunião de marketing na sua empresa costuma ser demorada, sem seguir uma linha de raciocínio e não chega a lugar nenhum? Você chegou ao conteúdo certo para mudar essa realidade e começar a ter reuniões realmente produtivas.

Apostamos com você que já ouviu em algum momento da sua vida profissional alguém dizendo que queria escapar de determinada reunião. Isso é muito frequente quando o assunto é uma reunião de marketing e vendas.

Isso porque, esse tipo de encontro costuma ter muitas pessoas falando e uma dinâmica muito agitada, não é?Mas essa realidade precisa mudar se você quer ter reuniões mais produtivas e realmente eficazes.

Afinal, uma reunião é uma ferramenta vital para troca de informações, para facilitar a comunicação e progredir em direção aos objetivos da empresa. E no caso de Marketing isso não é diferente.

que a equipe se alinhe com a área de vendas em reuniões altamente produtivas. Mas como ter uma reunião de marketing produtiva? Por que é tão importante integrar as áreas de Marketing e Vendas? Todas essas respostas, e mais, você encontra neste conteúdo. Confira!

Dicas para fazer uma reunião de marketing produtiva

dicas para fazer uma reunião de marketing produtiva

Uma das coisas que mais incomoda as pessoas é fazer reuniões que ninguém sabe para que servem e sair delas com a sensação de tempo perdido.

Por isso, o ideal é você ter algumas dicas em mente na hora de propor uma reunião e de fato realizá-la. Por exemplo:

  • Convoque para a reunião as pessoas certas, ou seja, os tomadores de decisões do assunto;
  • Determine e esclareça para todos o propósito da reunião;
  • Prepare uma agenda para tratar durante a reunião;
  • Compartilhe essa agenda com os participantes com antecedência e confirme com eles se todos estão preparados para a reunião;
  • Nomeie uma pessoa para conduzir a reunião ou esclareça na agenda o momento de cada um colocar seus pontos;
  • Repense a reunião e entenda se a agenda está clara e objetiva para que não se perca tempo com assuntos que não trará resultados;
  • Documente tudo que está sendo falado;
  • Inclua tempo para fazer um brainstorming e garanta que todos tenham a oportunidade de falar;
  • Antes de começar, verifique se os equipamentos necessários estão funcionando bem;
  • Crie uma apresentação legível, clara e atraente;
  • Foque na resolução de problemas;
  • Antes de terminar a reunião, defina quais serão os próximos passos;
  • Use as plataformas de tecnologia a seu favor;
  • Se sua reunião for online, grave-as.

Essas são algumas dicas simples para garantir que uma reunião seja produtiva e flua bem.

Mas lembre-se: você não precisa esperar uma reunião acontecer para tratar de todos os problemas.

Até porque uma reunião de marketing tudo acontece com muita agilidade, então é imprescindível que você tenha noção do que é importante, o que é prioridade e o que é urgente.

O que for urgente não pode esperar uma reunião para ser resolvido.

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O que atrapalha uma reunião?

Em uma reunião de marketing existem alguns pontos que podem atrapalhar bastante a produtividade, tais como:

  • Resolver problemas pessoais dentro ou fora dos times durante a reunião (a não ser que esse seja de fato o tema da reunião);
  • Deixar para resolver problema de equipamentos, roteamento e afins durante a reunião;
  • Entender a reunião com uma pausa no trabalho em vez de um ambiente para tomadas de decisões;
  • Falar apenas de números sem interpretá-los e não chegar a novas ideias e soluções;
  • Inflar o ego de uma pessoa ou uma equipe em detrimento do trabalho da outra, valorize cada funcionário e equipe de forma meritocrática.

Levando esses pontos em consideração, você tem uma reunião de marketing mais produtiva e consegue integrar outras áreas nas reuniões de forma saudável e promissora.

Por que integrar a área de marketing e vendas?

por que integrar a área de Marketing e Vendas

Você já deve ter ouvido falar em vários lugares sobre reuniões de alinhamento entre as áreas de marketing e vendas, mas por que será que essas áreas precisam tanto estarem alinhadas?

Há quem diga que esses dois setores deveriam, inclusive, serem um só. Algumas empresas já até trabalham com o conceito de Vendarketing ou então Smarketing, que é justamente a junção do trabalho dessas duas equipes.

Isso porque essas áreas são complementares. Juntas elas criam a marca da empresa, e impulsionam suas vendas. E o esforço de um time impacta diretamente nos resultados do outro, vice e versa.

Se o marketing aumenta a quantidade de leads qualificados, por exemplo, o setor de vendas consegue fechar mais negócios assertivos e com mais agilidade.

Ou seja, reunião de marketing e vendas precisa ser uma constante entre as áreas, justamente para manter a qualidade de interações entre os dois times.

Assim, mantém-se o foco nos objetivos, além de ser possível ajustar o que for necessário o quanto antes, pensar em passos futuros e estabelecer responsabilidades e responsáveis.

Como a automação de marketing ajuda em uma reunião mais produtiva?

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Hoje temos a vantagem de contar com a tecnologia a nosso favor e isso não seria diferente em uma reunião de marketing.

Ao contar com uma ferramenta de automação de marketing qualificada, você consegue exportar todos os dados necessários para analisar e expor nas reuniões de forma simples e eficiente.

A Ideal Marketing tem uma ferramenta de automação de marketing completa, capaz de agilizar não apenas as reuniões mas também o dia a dia dos colaboradores que trabalham com ela. Afinal, eles encontram todas as soluções que precisam em um só lugar.

A facilidade que essa ferramenta de automação da Ideal Marketing traz para as reuniões, principalmente, é a integração dos dados de marketing e vendas.

Isso porque, um dos problemas encontrados por esses dois times é conseguir ter clareza dos dados quando eles são computados em sistemas diferentes. Por exemplo, geralmente a equipe de vendas usa o CRM e o Marketing usa planilhas e afins para fazer o controle dos dados.

Com a ferramenta de automação tudo fica unificado em um só lugar e não deixa dúvidas sobre o que de fato aconteceu em cada setor. Isso traz mais clareza do processo e unifica esforços.

Então conte com uma ferramenta de automação eficiente e agregue ainda mais potência à reunião de marketing e vendas.

Na ferramenta Ideal Marketing, você ainda conta com o suporte de profissionais altamente qualificados para implementar seu projeto e esclarecer todas as suas dúvidas sobre a ferramenta!

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Agora sim suas reuniões serão mais produtivas!

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Se você chegou neste conteúdo incomodado com o andar da sua reunião de marketing, agora você sabe como torná-la altamente produtiva e eficaz.

Inclusive, agora também ficou claro de vez por que é tão importante integrar os times de marketing e vendas.

E melhor ainda, você ainda viu como a automação de marketing pode trazer resultados super positivos para suas reuniões.

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