Como fazer uma reunião de marketing produtiva e integrativa com outras áreas da empresa?
Reunião de marketing na sua empresa costuma ser demorada, sem seguir uma linha de raciocínio e não chega a lugar nenhum? Você chegou ao conteúdo certo para mudar essa realidade e começar a ter reuniões realmente produtivas.
Apostamos com você que já ouviu em algum momento da sua vida profissional alguém dizendo que queria escapar de determinada reunião. Isso é muito frequente quando o assunto é uma reunião de marketing e vendas.
Isso porque, esse tipo de encontro costuma ter muitas pessoas falando e uma dinâmica muito agitada, não é?Mas essa realidade precisa mudar se você quer ter reuniões mais produtivas e realmente eficazes.
Afinal, uma reunião é uma ferramenta vital para troca de informações, para facilitar a comunicação e progredir em direção aos objetivos da empresa. E no caso de Marketing isso não é diferente.
que a equipe se alinhe com a área de vendas em reuniões altamente produtivas. Mas como ter uma reunião de marketing produtiva? Por que é tão importante integrar as áreas de Marketing e Vendas? Todas essas respostas, e mais, você encontra neste conteúdo. Confira!
Dicas para fazer uma reunião de marketing produtiva
Uma das coisas que mais incomoda as pessoas é fazer reuniões que ninguém sabe para que servem e sair delas com a sensação de tempo perdido.
Por isso, o ideal é você ter algumas dicas em mente na hora de propor uma reunião e de fato realizá-la. Por exemplo:
- Convoque para a reunião as pessoas certas, ou seja, os tomadores de decisões do assunto;
- Determine e esclareça para todos o propósito da reunião;
- Prepare uma agenda para tratar durante a reunião;
- Compartilhe essa agenda com os participantes com antecedência e confirme com eles se todos estão preparados para a reunião;
- Nomeie uma pessoa para conduzir a reunião ou esclareça na agenda o momento de cada um colocar seus pontos;
- Repense a reunião e entenda se a agenda está clara e objetiva para que não se perca tempo com assuntos que não trará resultados;
- Documente tudo que está sendo falado;
- Inclua tempo para fazer um brainstorming e garanta que todos tenham a oportunidade de falar;
- Antes de começar, verifique se os equipamentos necessários estão funcionando bem;
- Crie uma apresentação legível, clara e atraente;
- Foque na resolução de problemas;
- Antes de terminar a reunião, defina quais serão os próximos passos;
- Use as plataformas de tecnologia a seu favor;
- Se sua reunião for online, grave-as.
Essas são algumas dicas simples para garantir que uma reunião seja produtiva e flua bem.
Mas lembre-se: você não precisa esperar uma reunião acontecer para tratar de todos os problemas.
Até porque uma reunião de marketing tudo acontece com muita agilidade, então é imprescindível que você tenha noção do que é importante, o que é prioridade e o que é urgente.
O que for urgente não pode esperar uma reunião para ser resolvido.
O que atrapalha uma reunião?
Em uma reunião de marketing existem alguns pontos que podem atrapalhar bastante a produtividade, tais como:
- Resolver problemas pessoais dentro ou fora dos times durante a reunião (a não ser que esse seja de fato o tema da reunião);
- Deixar para resolver problema de equipamentos, roteamento e afins durante a reunião;
- Entender a reunião com uma pausa no trabalho em vez de um ambiente para tomadas de decisões;
- Falar apenas de números sem interpretá-los e não chegar a novas ideias e soluções;
- Inflar o ego de uma pessoa ou uma equipe em detrimento do trabalho da outra, valorize cada funcionário e equipe de forma meritocrática.
Levando esses pontos em consideração, você tem uma reunião de marketing mais produtiva e consegue integrar outras áreas nas reuniões de forma saudável e promissora.
Por que integrar a área de marketing e vendas?
Você já deve ter ouvido falar em vários lugares sobre reuniões de alinhamento entre as áreas de marketing e vendas, mas por que será que essas áreas precisam tanto estarem alinhadas?
Há quem diga que esses dois setores deveriam, inclusive, serem um só. Algumas empresas já até trabalham com o conceito de Vendarketing ou então Smarketing, que é justamente a junção do trabalho dessas duas equipes.
Isso porque essas áreas são complementares. Juntas elas criam a marca da empresa, e impulsionam suas vendas. E o esforço de um time impacta diretamente nos resultados do outro, vice e versa.
Se o marketing aumenta a quantidade de leads qualificados, por exemplo, o setor de vendas consegue fechar mais negócios assertivos e com mais agilidade.
Ou seja, reunião de marketing e vendas precisa ser uma constante entre as áreas, justamente para manter a qualidade de interações entre os dois times.
Assim, mantém-se o foco nos objetivos, além de ser possível ajustar o que for necessário o quanto antes, pensar em passos futuros e estabelecer responsabilidades e responsáveis.
Como a automação de marketing ajuda em uma reunião mais produtiva?
Hoje temos a vantagem de contar com a tecnologia a nosso favor e isso não seria diferente em uma reunião de marketing.
Ao contar com uma ferramenta de automação de marketing qualificada, você consegue exportar todos os dados necessários para analisar e expor nas reuniões de forma simples e eficiente.
A Ideal Marketing tem uma ferramenta de automação de marketing completa, capaz de agilizar não apenas as reuniões mas também o dia a dia dos colaboradores que trabalham com ela. Afinal, eles encontram todas as soluções que precisam em um só lugar.
A facilidade que essa ferramenta de automação da Ideal Marketing traz para as reuniões, principalmente, é a integração dos dados de marketing e vendas.
Isso porque, um dos problemas encontrados por esses dois times é conseguir ter clareza dos dados quando eles são computados em sistemas diferentes. Por exemplo, geralmente a equipe de vendas usa o CRM e o Marketing usa planilhas e afins para fazer o controle dos dados.
Com a ferramenta de automação tudo fica unificado em um só lugar e não deixa dúvidas sobre o que de fato aconteceu em cada setor. Isso traz mais clareza do processo e unifica esforços.
Então conte com uma ferramenta de automação eficiente e agregue ainda mais potência à reunião de marketing e vendas.
Na ferramenta Ideal Marketing, você ainda conta com o suporte de profissionais altamente qualificados para implementar seu projeto e esclarecer todas as suas dúvidas sobre a ferramenta!
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Agora sim suas reuniões serão mais produtivas!
Se você chegou neste conteúdo incomodado com o andar da sua reunião de marketing, agora você sabe como torná-la altamente produtiva e eficaz.
Inclusive, agora também ficou claro de vez por que é tão importante integrar os times de marketing e vendas.
E melhor ainda, você ainda viu como a automação de marketing pode trazer resultados super positivos para suas reuniões.
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