Conquiste uma imagem sólida tendo as Relações Públicas como seu braço direito em questões estratégicas!
Você conhece o poder das Relações Públicas? Não?! Então vamos entender melhor sobre as estratégias dessa profissão e como tornar a sua marca mais reconhecida que a maçã da Apple!
Dentro dos campos da comunicação social temos algumas habilitações específicas como Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Rádio, TV e Internet e Relações Públicas.
Essas profissões têm alguns pontos semelhantes, mas cada uma possui competências e habilidades bem particulares.
Ao contrário das demais, as atividades de Relações Públicas ainda não tem tanto espaço no mercado de comunicação social.
Isso porque muitas empresas não compreendem o real propósito das Relações Públicas e como o profissional dessa área pode ser decisivo para garantir relacionamentos de qualidade, resultados prósperos e uma gestão estratégica.
Duvida? Então, vamos entender exatamente o papel das Relações Públicas e como essa atividade pode ser crucial para o sucesso da sua empresa!
Dá só uma olhada no que encontrará por aqui:
O que é Relações Públicas?
Podemos entender a definição a respeito da atividade de Relações Públicas como o esforço da Alta Administração para estabelecer uma comunicação entre uma organização e seu público, assim como entre essa organização e todos os grupos aos quais está ligada.
Esse significado foi oficializada pela ABRP- Associação Brasileira de Relações Públicas e está disponível em mais detalhes no blog Todo Mundo Precisa de um RP.
A partir dessa definição, podemos perceber que essa atividade concentra seus esforços na administração de relacionamentos, visando principalmente, promover e manter relações próximas, saudáveis e completas.
Por “completas” queremos dizer que para ter efetividade a relação entre empresa e público precisa ir muito mais além de relações puramente comerciais ou de negócio.
Essa comunicação significa que a empresa não somente passa informações, mas também recebe feedbacks e toma decisões considerando esses retornos.
Afinal, o público só depositará credibilidade e confiança a empresa se o relacionamento entre eles for estreito e de “mão dupla”.
Por isso, o profissional de relações públicas precisa ser engajado, organizado e criativo. Além de promover esse tipo de conexão contínua com os diversos públicos da empresa, ele também precisa ser capaz de gerir aspectos da marca a fim de torná-la reconhecida.
Para isso, esse profissional estuda e analisa continuamente todo o ambiente interno e externo, fica na linha de frente na comunicação com clientes, entende as metas e valores da empresa, além de observar permanentemente o mercado.
Assim, com a junção de todos os pontos coletados a partir dessas análises é possível traçar estratégias e táticas capazes de tornar a marca positiva e relevante para todos os grupos ligados direta ou indiretamente a ela.
A história da profissão
As Relações Públicas surgiram oficialmente há cerca de 100 anos e se popularizaram nos Estados Unidos desde então.
Tudo começou porque o país vivia uma época de crescimento empresarial e econômico, porém cheio de insatisfação e exploração de trabalhadores.
Na época, os operários estavam bem articulados para contrariar e se manifestar em relação às injustiças trabalhistas e sociais promovidas pelas grandes empresas.
Mas eram tempos nos quais as reclamações do povo eram respondidas com “o público que se dane” – tipo de resposta dada pelo presidente da maior ferrovia americana, David Rockfeller.
Entretanto, as pessoas não estavam mais aceitando esse tipo de tratamento. A sociedade estava engajada em lutar pelos seus direitos e terem suas perguntas respondidas com verdade e respeito.
Com isso, as empresas precisavam se posicionar diante dessas exigências e reverter o cenário de opinião pública negativa. Finalmente elas entenderam a necessidade de se comunicar e transmitir uma imagem positiva para a sociedade.
Foi quando David Rockefeller contratou o jornalista Ivy Lee para que ele o ajudasse a se posicionar de forma positiva aos olhos dos trabalhadores e da sociedade em geral.
Ivy Lee foi a pessoa perfeita para reverter o cenário e abrir os olhos de todos os empresários americanos, fazendo-os entender que os lucros conquistados em cima da exploração trabalhista não seriam eternos e teriam consequências.
Com essa nova correção da postura empresarial para com os trabalhadores, Ivy Lee ganhou o mérito de pai das Relações Públicas.
Interessante, não é mesmo?
Então, quer saber mais sobre as atividades dessa área e como ela pode de ajudar a crescer sem parar?
Vem com a gente!
Algumas atividades da área
Por ser tão completa, a área de relações públicas abrange diversos tipos de atividades ligadas aos relacionamentos.
Vejamos quais são.
Assessoria de Imprensa
A assessoria de imprensa é um dos instrumentos da comunicação social e tem papel fundamental na gestão do relacionamento entre a organização e a mídia.
Ou seja, ela é a ponte entre o cliente atendido e os veículos de comunicação.
Por isso, maior objetivo se concentra no fortalecimento da imagem empresarial por meio dos veículos de comunicação.
Para realizar essa atividade, profissionais de comunicação de algumas áreas específicas precisam explorar suas habilidades de texto e convencimento.
Assim, a assessoria de imprensa permite a atuação, principalmente, de jornalistas e Relações Públicas, pois são os mais capacitados a exercerem as atividades de relacionamento com a mídia.
Mas, questões de planejamento estratégico e visão macro dos públicos são mais comuns ao profissional de RP.
Media Training
Em um cenário em que as pessoas têm cada vez mais acesso às informações e se tornaram altamente conscientes e críticas é importante para as empresas saberem se comportar diante da mídia e da opinião pública.
Pois qualquer deslize, qualquer palavra dita de forma errada pode simplesmente prejudicar toda a sua imagem.
Diante disso, as empresas precisam estar preparadas para se comunicar adequadamente e até mesmo saber contornar situações inesperadas.
E por isso temos o Media Training
Mas o que é Media Training?
Trata-se de um treinamento executivo a fim de capacitar colaboradores à exercerem função de representantes institucionais diante da mídia e de toda opinião pública.
Agora você deve estar se perguntando como o profissional de Relações Públicas se encaixa nesse contexto, né?
Bom, o profissional de RP tem seu foco totalmente voltado à excelência dos relacionamentos e por isso ele está capacitado a ministrar esse tipo de treinamento de media training.
Pois, tem habilidades de comunicação que o capacitam a dar dicas e direcionamento de discursos, posicionamentos ou respostas adequadas e de forma dirigida – sempre considerando o perfil e expectativas do público e da mídia.
Além do mais, por ser um profissional que também lida com comunicação e gerenciamento de crises, ele se vê constantemente preparado a pensar em saídas para situações delicadas ou inesperadas.
Ou seja, se inesperadamente ocorre um fato delicado com colaboradores dentro da sua empresa e quando você menos espera vários jornalistas estão batendo à sua porta em busca de respostas é preciso se posicionar!
O profissional de RP, nesse sentido, é o mais capacitado a preparar os porta-vozes, ou talvez ser o próprio porta-voz da empresa e dar as respostas mais adequadas aos questionamentos.
Isso tudo, tendo seu discurso sempre pautado na verdade e transparência, mas também direcionando a comunicação sob um viés que não prejudique a reputação da empresa.
Ou seja, se você entende a necessidade de ter uma marca capaz não só de promover, mas principalmente de manter uma imagem positiva mesmo diante de cenários delicados, o profissional de RP pode ser o seu melhor aliado!
Comunicação Interna
A comunicação interna preza pela excelência no relacionamento com os colaboradores de todas as áreas.
Busca-se tornar os colaboradores próximos da alta administração e fazê-los se sentirem integrantes de toda a missão da empresa.
Para isso, o profissional de RP concentra seus esforços em manter os colaboradores sempre informados sobre as decisões de todos os níveis – tático, operacional e estratégico.
Assim, eles entenderão não só suas “obrigações” mas também o porque aquilo foi designado à ele e como faz parte do crescimento em geral da empresa.
Além disso, a comunicação interna também promove contatos mais próximos com os funcionários como preparar matérias de parabenizações ou comunicados em geral.
A área também está capacitada na elaboração e coordenação de eventos internos ou externos.
Relações Públicas e o Marketing
Muito se discute sobre as características próximas ou opostas dessas duas profissões.
Então vejamos: a empresa que tem somente o departamento de marketing pode ser boa.
E a empresa que tem somente a área de RP também pode ser boa. Mas a empresa que possuir os dois profissionais trabalhado de forma integrada será excelente!
Isso porque a empresa precisa conquistar uma marca com maior autoridade e reconhecimento, certo?
Ainda mais em tempos tão modernos em que qualquer pessoa pode ser produtora de conteúdo, ou seja, a imagem da empresa precisa ser capaz de se destacar entre a multidão.
Com isso, o marketing é responsável por criar estratégias a fim de atrair clientes, disseminar conteúdos de qualidade, gerar leads e auxiliar no crescimento da empresa.
No entanto, conforme já mencionamos ao longo deste artigo, não basta promover a marca e achar que por si só ela se manterá relevante e bem vista aos olhos dos públicos.
E quem é o profissional capacitado a auxiliar o marketing nesse sentido?
Sim, o Relações Públicas!
Ele pode ajudar, por exemplo, nas estratégias de relacionamento do marketing digital, colaborando com a sua ótica de excelência e pensando sempre, no consumidor final.
Além disso, depois de resultados positivos conquistados pelo marketing as Relações Públicas trabalharão continuamente a fim de sincronizar esses resultados com uma imagem cada vez melhor.
As RP também vão colaborar na busca por aumentar a visibilidade da empresa e fazê-la alcançar cada vez mais públicos.
Pois, por mais que a sua empresa tenha um conteúdo muito bom, ele não terá muita serventia se não for visto e disseminado com bons comentários.
Para isso, as Relações Públicas investem no diálogo permanente com os consumidores a fim de torná-los parte essencial da empresa. E uma vez que eles se dão conta disso, acabam se tornando divulgadores espontâneos da sua marca e conteúdos.
Entendeu por que o Marketing e as Relações Públicas devem trabalhar juntos?
Então agora você está pronto para ir ao próximo tópico!
Como as Relações Públicas podem colaborar para a sua empresa
Bem, até aqui já vimos a função das Relações Públicas e algumas de suas atividades.
Agora vamos ser práticos: por qual motivo é importante para a sua empresa investir e contar com esse profissional?
Bom, consumidores, colaboradores, fornecedores, acionistas, parceiros – alguns dos públicos ligados à organização estão cada vez mais exigentes quanto as relações, certo?
Todos estão constantemente em busca de resultados efetivos e transparentes.
Para isso, o profissional de promove relações de trocas mútuas entregando ao público a melhor versão de empresa e esperando dele fidelidade, compreensão e parceria!
Além disso, se a sua empresa investir em um profissional desse nível estratégico, ela estará sempre preparada para evitar e contornar rumores ou pressões negativas.
Mas, ao mesmo tempo estará sempre aberta a dúvidas ou sugestões entendendo pontos a melhorar ou manter.
Além disso, com um profissional de Relações Públicas dentro de sua empresa, com certeza você terá a imagem e reputação de sua marca muito bem cuidadas, pois estarão nas mãos de um especialista.
Pois esse profissional investe toda a sua energia na excelência do relacionamento e da boa gestão, conseguindo dessa forma, uma visibilidade positiva aos olhos dos públicos.
Além do mais, as Relações Públicas não olham somente para questões externas, muito pelo contrário, conforme já foi mencionado, ela também está muito presente no relacionamento com os públicos internos.
Assim, a empresa pode entender as necessidades dos colaboradores, seus desejos, metas e identificar se os planos deles estão de acordo com os dela. Sempre fazendo-os sentir como parte constitutiva do negócio!
Dessa maneira é possível gerar o sentimento de pertencimento nos colaboradores, aumentar o alinhamento e a produtividade, melhorar o clima organizacional e principalmente: ter uma equipe feliz que pensa como dono!
Tudo isso é sempre pautado no monitoramento de resultados. As Relações Públicas entendem que não basta somente promover estratégias, táticas ou discursos.
Pois, para garantir resultados concretos e contínuos eles precisam ser constantemente analisados. Assim é possível manter planos ou reajustá-los.
Gostou? Então, confira outras atividades da área e entenda todo o campo no qual ela pode colaborar para o crescimento e boa imagem de sua marca:
- Elaboração de planejamento estratégico;
- Organização de eventos;
- Pesquisa de mercado;
- Produção de conteúdo;
- Gerenciamento de crises;
- Assessoria de Comunicação.
Já entendeu a função das Relações Públicas? Então você está pronto para se destacar!
Neste conteúdo, vimos que o profissional de Relações Públicas pode ser o seu braço direito tanto em questões estratégicas quanto em ações práticas.
Pois sua ótica empresarial serve tanto para promover e consolidar uma boa imagem corporativa como para sentar do lado de um colaborador e entender como está sendo o seu dia.
Além do mais, discutimos brevemente sobre algumas das suas atividades mais próximas e outras para qual a função está capacitada. Tudo com o fim de promover o completo entendimento dessa profissão.
Para isso, destacamos alguns exemplos práticos nos quais podemos perceber a relevância do profissional de Relações Públicas.
Fora isso, pontuamos que tendo essa área dentro de sua empresa é possível conquistar resultados não palpáveis mas também geradores de lucros.
Está pronto para investir em excelência e diferenciais?
Então tenha um profissional Relações Públicas como seu braço direito!
Para mais dicas capazes de contribuir com o crescimento da sua empresa, continue acessando o blog da Ideal Marketing.