Saiba como melhorar o relacionamento com cliente e fidelizar sua carteira
Relacionamento com cliente é fundamental para o desenvolvimento do seu negócio, podendo definir o sucesso ou fracasso da empresa. Mas afinal, o que deve ser feito para melhorar a gestão de relacionamento com o cliente?
Seja em grandes, médias ou pequenas empresas, o bom relacionamento com clientes é ponto-chave para o sucesso. Isso porque ter clientes satisfeitos e fidelizados é mais barato, rentável e sustentável para o negócio.
Em outras palavras, é a partir do bom relacionamento com os clientes que seu negócio pode ter maior previsibilidade de faturamento, se tornando consolidado e com maior tranquilidade para expansão.
No entanto, alcançar esse nível de relação e fidelidade não é tarefa simples. É preciso dedicar muito esforço, planejamento e criar uma cultura que seja focada em manter o cliente em primeiro lugar
Quer saber mais sobre relacionamento com cliente, seus benefícios e como conquistá-lo? Acompanhe nosso conteúdo repleto de dicas para ter sucesso com sua carteira:
O que é relacionamento com cliente?
Como o próprio nome já diz, relacionamento com cliente é a relação profissional da empresa com a pessoa que consome seus produtos ou serviços.
Mas não é só isso. Dentro do marketing, relacionamento com cliente também é definido como uma conexão entre empresa e cliente, sendo que a empresa tem como principal objetivo qualificar e fidelizar esse cliente.
E essa fidelização, que às vezes é pouco falada, é muito importante para o negócio. Isso porque mantém os clientes próximos da empresa, não apenas utilizando seus serviços de forma vitalícia, mas também fazendo aquela velha e boa propaganda boca a boca para conhecidos.
E bem, como você já deve saber, manter uma boa gestão de relacionamento com o cliente é muito importante para o seu negócio. Mas como isso deve ser feito? Mostraremos para você nos próximos tópicos do texto.
A importância de criar um bom relacionamento com cliente
Como falamos acima, criar um bom relacionamento com cliente é essencial para o futuro da sua empresa. Afinal, uma pessoa só volta a utilizar os serviços de uma empresa que ela confia e que mantém um bom nível de relação profissional com a mesma.
Para desenvolver esse bom relacionamento, é fundamental que seu negócio propicie a melhor experiência do cliente.
E para realizar essa tarefa, existem alguns comportamentos básicos. Como, por exemplo, atender os clientes da maneira perfeita, resolver eventuais problemas da forma mais rápida e eficaz possível e, é claro, oferecer produtos e serviços de qualidade.
Assim, a experiência do cliente com sua empresa será fantástica. Ele irá voltar a utilizar os seus serviços e ainda fará propaganda para amigos, parentes, conhecidos e etc. Eis a importância de criar um bom relacionamento com cliente, percebe?
As etapas do ciclo de vida do cliente
Agora que já entendemos a importância do bom relacionamento com cliente, vamos ver como conquistamos essa boa experiência do cliente para com a empresa. Não é fácil, mas se os passos (etapas do ciclo de vida do cliente) abaixo foram seguidos, tem tudo para dar certo.
1. Consciência
Primeiro, sua empresa deve atrair o cliente em potencial. Isto é, a partir do momento que ele conhece sua empresa, é seu dever apresentar tudo o que seu negócio tem a oferecer. Essa etapa é muito importante para reter esse futuro cliente.
2. Aquisição
Essa fase é um complemento do tópico anterior. É aqui que sua empresa vai conquistar o cliente. Portanto, apresentar bons produtos e serviços, bons resultados anteriores e promoções e brindes são fundamentais.
3. Fidelização
Nessa etapa, é imprescindível que o cliente se sinta à vontade com a empresa e seus serviços. O objetivo principal aqui é proporcionar a melhor experiência do cliente, fazendo com que o mesmo se fidelize com a empresa.
4. Retenção
Nesse nível, a empresa deve mostrar para o cliente porque ela é importante. Imagine que, por alguma razão, o cliente não deseja mais consumir seus produtos. O que deve ser feito?
Bem, para manter esse cliente, é importante que sua empresa recupere esse cliente, promovendo boas experiências, sejam elas através de brindes, promoções ou bons atendimentos.
5. Recuperação
Como o nome já diz, aqui você deve recuperar o bom relacionamento com cliente que está se perdendo. Portanto, só existe uma sugestão: ouça as reclamações e faça de tudo para resolver os problemas que estão incomodando esse cliente.
As etapas da gestão de relacionamento com o cliente
Para construir um ótimo relacionamento com cliente, é preciso seguir algumas etapas para proporcionar uma experiência do cliente positiva, o mantendo qualificado e fidelizado.
Chamamos de etapas da gestão de relacionamento com o cliente e aqui estão elas:
- Conheça o cliente em potencial;
- Entenda as necessidades do cliente em potencial;
- Construa ferramentas para atender bem;
- Ofereça sempre a melhor experiência para o cliente.
5 formas de se relacionar com seus clientes
1. Nível básico de relacionamento com cliente
Nesse nível, a empresa está preocupada apenas com número de vendas e lucros. É importante mudar essa mentalidade e começar a pensar no relacionamento com o cliente e na experiência do cliente com a empresa.
2. Nível reativo de relacionamento com cliente
Nessa altura, seus vendedores reconhecem os clientes mais rentáveis e importantes. Entretanto, eles tentam fechar as vendas a qualquer custo, pouco se importando com o perfil de cada cliente. Melhor que o primeiro nível, mas ainda longe do ideal.
3. Nível responsável de relacionamento com cliente
Aqui, a empresa começa a reconhecer a importância do estudo sobre o cliente. Os vendedores são instruídos a melhorar o atendimento com o cliente, buscando solucionar seus problemas e oferecendo serviços melhores.
4. Nível proativo de relacionamento com cliente
No nível proativo, a empresa já entende completamente a importância do relacionamento com o cliente. Os vendedores estão em contato constante com os clientes e as resoluções de problemas e atendimento são prioridades.
5. Nível de parceria de relacionamento com cliente
Por fim, temos o mais alto nível na gestão de relacionamento com o cliente. Nesse estágio, o cliente é fiel à empresa e só utiliza os produtos da mesma. Os vendedores auxiliam nos problemas dos clientes de forma integral.
Dicas e sugestões para manter um bom relacionamento com cliente
- Entenda as necessidades do cliente;
- Seja simpático no atendimento;
- Passe confiança para o cliente;
- Resolva os problemas de forma rápida;
- Ouça o que o cliente tem a dizer.
Relacionamento com cliente é fundamental para a longevidade da sua empresa
Como mostramos acima, manter um bom relacionamento com cliente é fundamental para aprimorar a experiência do cliente e criar uma fidelização, o que é importante para manter o fluxo de vendas e cliente da empresa.
Com as dicas e informações passadas acima, com certeza o relacionamento da sua empresa com os clientes vai crescer bastante, aprimorando cada vez mais suas relações profissionais.
Portanto, se você gostou do texto e quer saber mais sobre gestão de relacionamento com o cliente e experiência do cliente com a empresa, não perca mais tempo e acesse já o nosso blog. Estamos te esperando!